O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Igorclxt 19/03/2023

O encontro de Eduardo Marciano com Deus.
"Você acredita em Deus? Não sabia por que, sentia que deveria decidir-se, era uma pergunta que ficara sem resposta, queria sempre poder responder a tudo, estar pronto a ser interrogado, fugir às respostas dúbias, hesitantes, que nada diziam. Olhou pela janela o céu estrelado, a imensidão infinita do céu... Não foi preciso muito para concluir que, sem Deus, jamais chegaria a entender onde o universo começava e onde acabava, de onde vinha ele, para onde iria. Concentrou-se, respirou fundo, e declarou com firmeza:
? Acredito."

O único romance do Fernando Sabino e muito provavelmente o meu romance preferido da vida. Já sou apaixonado por romances de formação, mas O encontro marcado é especial: o protagonista do Sabino é um personagem perfeito em suas imperfeições, e sua busca constante por afirmação, liberdade e felicidade, mesmo que permeada por muitos erros e atos inconsequentes, definem, como disse Gustavo Corção, "o drama dos moços sem raízes que não sabem o que fazer do corpo, da alma e da vida." Não me espanta o fato de muitos se identificarem tanto com o personagem Eduardo Marciano e suas crises existenciais, e este livro ser uma grande inspiração, principalmente para os escritores, para os que vivem ou pretendem viver das letras. O encontro marcado é um livro para ler e reler (eu mesmo já mergulhei nessa história três vezes e sinto que, em outro momento da minha vida, mergulharei de novo).

"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."

aik0_0 19/02/2023

Montanha russa
Esse livro foi uma confusão, pelo menos ao meu ver. Era legal pensar junto com Eduardo, mas o caos mental dele é meio contagioso? enfim, o fim me surpreendeu mais do que imaginava

Laís 19/01/2023

Que livro!
Que livro bom, meu Deus! Várias questões existenciais envolvidas que tenho certeza que Eduardo resolveria boa parte com uma boa terapia ?
Li esse livro no colégio ainda com 15 anos e só reli agora, 15 anos depois. Como é bom ter relido, ver a história com outros olhos também. Recomendo a todos que façam isso sempre. Releiam livros que vocês leram há muitos anos. A perspectiva sempre muda com a nossa experiência de vida.

Thiago Somma 11/01/2023

Angústia e aceitação
Uma vida, sem dúvidas uma vida. Angustiante, um romance realista. Dividido em duas partes, corridas cheias de esperanças, conquistas, amores e decepções.

Um livro de aceitação da realidade, de quebra de espectativa, de avisos para uma pessoa precoce que tem a vida rápida demais.

"Não pegue o fruto verde e o deixe apodrecer em sua mão".

Segundo livro que eu leio do Fernando Sabino, adimiro muito a sua forma de escrita e o amor que tem em sua obra. Tem um "Q" de autobiográfico assim como no "O menino no espelho", mas mostra uma vida muito mais angustiante e criada através da realidade infeliz do desafio que é viver.

Carolina 30/12/2022

O livro é muito bom e o Eduardo passou por tudo aquilo pra saber que sim ele acreditava em Deus.
"De tudo ficarão três coisas:
a certeza de estar sempre começando,
a certeza de que é preciso continuar
e a certeza de ser interrompido antes de terminar.
'Fazer da queda um passo de dança,
do medo uma escada, do sonho uma ponte,
da procura um encontro.'"

Vittorio.Freitas 14/12/2022

boa noite, eu sinceramente estou sem palavras para esse livro, se vc estiver deprimido sem ruma na vida tendo algumas dificuldades não leia, você vai se sentir muito mal, e no fim do livro você espera um fim triste mas o personagem aceita o sua realidade muito lindo a devoção de Fernando Sabino nessa obra e o ,
plot Twist nessa obra meus Deus eu não esperava, o meu ator preferido obrigado por deixar sua arte.

Bárbara 30/10/2022

" Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro"
Temos aqui um romance de formação com um quê autobiográfico e metalinguístico (pois o protagonista compartilha características com o escritor Fernando Sabino e o livro fala da arte de escrever e as dificuldades de um escritor/poeta), onde acompanhamos Eduardo desde de a infância até a vida adulta. Ele vai de um menino birrento para um adolescente “sonhador” até um adulto desiludido e preso nos “e se” da vida.
A narrativa é fluida, já que tem bastante diálogos e frases curtas, estando de acordo com o estilo e o fluxo de vida do protagonista, que vive com muita intensidade e pressa. No começo fiquei um pouco confusa com a rapidez da história que mudava de um lugar pra outro do nada e com as inúmeras citações de escritores e de livros que, na maioria das vezes, nunca tinha ouvido falar, mas depois acostumei.
Gostei bastante da história e de sua forma de falar sobre o cotidiano de forma simples e profunda ao mesmo tempo com personagens reais e falhos, sobre a passagem para a vida adulta e o choque com a realidade nu e crua e como consegue abordar diversas duvidas existenciais que todos nós temos pelo menos uma vez por mês (ou por dia). Essa é um dos livros que quero reler no futuro com um olhar mais maduro.
Por fim, todos temos um pouco de Eduardo Marciano.

analuisatl 11/10/2022

Meu melhor amigo do ano - O encontro marcado
Para mim, o que resume o livro é a palavra QUEDA. Escorregar e cair, esse é o destino de Eduardo. A história traz a personagem principal junto de dois amigos, Mauro e Hugo, e ela se desenvolve a partir da vida dos três amigos.
A princípio, o narrador nos conta da infância de Eduardo e a sua evolução (ou regressão) durante os anos de sua vida, fazendo-nos criar uma certa compaixão por ele. A partir disso, junto com o decorrer da história, vamos tomando conta das experiências dos amigos e de suas angústias: as preocupações com a vida adulta, as desilusões do amor e do trabalho. Uma coisa interessante é estar morando em Belo Horizonte, durante a leitura desse livro, e poder imaginar algumas cenas aqui hoje :)
Com uma postura quase inteiramente niilista, percebi que eu também me sentia desiludida, junto com e por causa de Eduardo, de um modo que a leitura me fez sentir identificação e ódio, ao mesmo tempo, por ele. Também percebi que, ao levar uma vida completamente boêmia e sem amor, o protagonista sempre se afundava mais em um abismo existencial, ficando ainda mais agudas as suas crises... Pesado!
Esse livro me acompanhou por váaarios dias, estando em todos os lugares comigo, e sempre me surpreendendo! Me deixou perceber mais claramente as minhas quedas e os meus valores. O encontro marcado, com certeza, me mudou!
Recomendo MUITO!!

Geovanna 08/10/2022

O Encontro Marcado | Fernando Sabino
De fato, um encontro.
Com si, com o outro, com a vida.

Fernando Sabino, em sua genialidade e sabedoria, escreveu a obra mais intensa e imprescindível que já encontrei nesses 20 anos de vida.

Ubiratan 22/09/2022

Livro ansioso
"Pela primeira vez pensou na morte como solução. Um dia ia abrir a boca na sua roda costumeira no bar da cidade, para dizer alguma coisa, viu que não tinha nada a dizer, não chegou a abrir a boca. Vasculhou-se interiormente, não encontrou nada; nem uma ideia, um pensamento aproveitável. Estava vazio, literalmente vazio, nada interessava, nada tinha importância".

Esse trecho é o sintoma do que aflige o Marciano, protagonista desta história: um certo tédio pela vida, uma apatia de viver, um vazio interno. Mas se engana quem pensou que Eduardo passa a história inteira em cima duma cama: essa apatia geral é levada à base de muita farra, muito chope, muita noite virada, muito bar, muito tudo. Sim, o sujeito está insensível à vida, mas na farra. E o ritmo que impõe a tudo isso é o da ansiedade: nada é vivivo com atenção, paciência, tudo é sofreguidão.

O jeito com que se conta a história inclusive reforça a falta de importância que o mundo tem para o Eduardo: amigos e colegas entram e saem na narrativa sem muita cerimônia ou explicação, nenhum personagem merece descrição, todo cenário é só rapidamente insinuado, as situações se sucedem de forma encavalada, umas por cima das outras, alguns diálogos são cruzados e superpostos numa técnica estranha que faz você ler dois ao mesmo tempo, gerando de fato uma ansiedade, uma sensação de que nada daquilo importa, e de que a vida só valeria a pena de ser vivida na velocidade 2x, como um áudio acelerado de Whatsapp.

Isto aqui, no entanto, me parece descrever não só como Eduardo vive, mas como a maioria de nós adultos tocamos o barco:
"O tempo já não tinha importância: não se contava senão em anos, para que se pudesse ver a curva dos dias com mais perspectiva, já convertidos em experiência..." .

Deus me livre de viver os dias como minutos, os meses como semanas, os meses como os anos, mas é exatamente essa lógica de vida que a gente aceita quando começa a dizer o bordão "...e vida que segue" pra todo impasse. Porque não, não é vida que segue, é vida que pare. Estamos correndo demais. E em direção ao túmulo. Eu quero viver. Coisa que esse Eduardo não parece ter feito.

Mary Maia 11/09/2022

Feliz por mudar de opinião
Até a página 76 eu ainda não estava disponível para vivenciar mais uma linda história de Sabino. Esse livro entrou "forçado" na minha lista e acabei antecipando a leitura ao invés de deixar fluir como de costume. É preciso que nós estejamos afinados e com o coração disponível para receber o que a obra tem a oferecer. Ainda bem que eu não abandonei a leitura e que eu passei a me apaixonar pela vida do Eduardo Marciano e do seu olhar sobre o mundo.
Como é bom mudar de opinião.

Miria80 26/06/2022

Insatisfação interior
Eu já tinha tentado ler esse livro em 2015 mas não consegui, acabei abandonando. Esses dias fiquei pensando nele e decidi que deveria tentar novamente e consegui. O mesmo já me aconteceu com "Feliz ano velho" e outros livros, acredito que cada livro tenha seu momento certo de ser lido e quando não flui não adianta forçar... foi uma leitura demorada, pois tenho tido pouco tempo e ainda tinha as coisas da faculdade para fazer, então li durante dois meses e meio, mas eu gosto de ler assim, curtindo bem cada parágrafo. É um livro cheio de diálogos e conta a história de Eduardo Marciano, desde sua infância, percorrendo diversas fases de sua vida. Não é uma história dinâmica, é um tanto parada. No meu ponto de vista, Eduardo é um sujeito atormentado e complicado que vive num eterno estado de insatisfação e acredito que o autor soube retratar muito bem esse estado de depressão do personagem, de forma que eu parecia conseguir sentir seus sentimentos de desespero e tristeza, quando assim ele se sentia. Gostei bastante da leitura! Para mim serviu de lição que toda incapacidade de Eduardo de estar satisfeito só lhe trouxe aborrecimentos e confusão! Fernando Sabino escrevia muito bem e talvez esse livro tenha um pouco de seu interior!