O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Marina :) 01/06/2023

Que obra de arte
Eu sempre gostei bem dos livros de Fernando Sabino, mas dessa vez , eu tô simplesmente encantada. O jeito como o Eduardo foi descrito, foi tão surpreendente pra mim que não me deixou soltar o livro por momento nenhum

Apesar de ser narrado em terceira pessoa, temos muito a visão do protagonista, mesmo que nem sempre o narrador mostra que Eduardo está certo. Acho que é um livro muito importante para se ler na adolescência, já que apresenta os pensamentos dele e como a vida pode ser tornar.

Acredito que todos nós nos identificamos de algum modo com Eduardo, seja na auto sabotagem, nas atitudes precoces ou na imaturidade. Mesmo que sua maneira de agir nem sempre tenha sido a melhor, é bom ter uma ideia, gosto mto disso!

vspadd 26/05/2023

Nao consigo descrever o sentimento que esse livro me trouxe. a gente acompanha a vida de edurado marciano, que desde sempre foi uma pessoa curiosa e um tanto ansiosa. em tantos momentos que a gente se identifica com o eduardo: ele criança, ele adolescente, ele adulto. todos os momentos, as frustrações, as alegrias, o ciume, o luto, a tentação, em todos os momentos fernando sabino descreve de uma forma tao direta e simples, mas ao mesmo tempo tao poética e sentimental que é impossivel nao se encontrar nesse livro. minha experiência com essa obra definitivamente foi um encontro marcado: no momento em que eu o vi na estante daquele sebo eu sabia que eu estava predestianda a lê-lo.

Mary 23/05/2023

O Encontro Marcado (Fernando Sabino)
É impressionante como uma história tão simples _ a vida de um belo-horizontino comum chamado Eduardo Marciano _ pode se tornar uma leitura tão cativante. Não tem dragões, duelos de magia e nem mesmo seres míticos. E mesmo assim a história é realmente fantástica. Com cenas divertidíssimas e escrita fluida, o livro te leva a profundas reflexões sobre a vida. Enfim, recomendo muito!
Mary 24/06/2023minha estante
Obs: meu primeiro livro do Sabino; me conquistou!

Danilo.Araujo 21/05/2023

1° Sinopse "O encontro marcado".
Olá, leitor!
Amei a primeira parte do livro, como mostra a evolução gradual de vida de um personagem, podemos perceber as diversas fases da vida de um homem como a gente, durante a primeira parte do livro gostei bastante por tratar de questões filosóficas, sociologicas, os amigos, os vícios, as nossas frustrações, as nossas conquistas, relações com os pais, etc.
A segunda parte não me agradou tanto, por se tratar de uma vida adulta e os casos em que o personagem se mete, todavia, mostra a Literatura bem presente na vida da galera, achei isso incrível, personagens que nos trazem uma reflexão profunda da religião, do amor, das nossas ações como adulto, adolescente, e ser humano.
Outro aspecto bastante interessante e que chamou a atenção foi a solidão, e os meios subversivos de como se livrar dela, a recorrência da libertação dela, com a busca nos amigos, na escrita de livros e leitura deles também. A amizade está frequentemente sendo tratada nesse livro, algo mágico, desde a distância que os afazeres nos põe, até os encontros importunos que a vida cria.
Recomendo muito!

Erica 05/05/2023

Adorei a forma como foi escrita a história de Eduardo e seus amigos e amores. Foi uma leitura agradável.
Fabiolla Rabelo 05/05/2023minha estante
Eu amo esse livro em um grau!!!

ana 02/05/2023

Dai que eu li O encontro marcado
ISSO AQUI MEUS AMIGOS ISSO AQUI É A ELITE

Penso muito em Eduardo sabe?
Finalizei tem certo tempo, mas a espera até encontrar o momento certo de falar sobre um livro é onde você encontra o livro em você, mesmo semanas tendo passado, me via sorrindo ao pensar em escrever uma resenha de O Encontro Marcado.
É uma leitura bárbara, que nos convida a acompanhar a trajetória de Eduardo, ele que na infância era uma criança temperamental, esperta e maliciosa, se vê como um escritor frustrado e estagnado, com a vida se tornando cada vez mais distante do que ele mesmo acreditaria viver, vamos vendo a confusão mental de um homem.
É muito muito bom, antes de ler me recordo de ter visto uma resenha que dizia sobre ser um livro doloroso, e que caso você está buscando finais felizes e redenções heroicas não é para ler o encontra marcado, e de fato, não é uma leitura doce, mas por favor, leia o encontro marcado! não deixe de ler, é um livro as vezes amargo, outras vezes emocionante, acolhedor e agoniante, como a vida, como a vida realmente é!
e de novo, volto a dizer que penso muito em Eduardo, Fernando Sabino foi de uma perspicácia... Tantos diálogos incríveis, tantas conversas bem construídas, tudo tão vivo, tão tão vivo.
“Na literatura, como na natureza, nada se cria e nada se perde: tudo se transforma.”

Vitoria 12/04/2023

Estava a conhecer mais da literatura brasileira e me arrisquei com Fernando Sabino, sua forma de escrever é interessante, os personagens e etc.
Me identifiquei com Eduardo em sua melancolia, na forma como ele queria saber das coisas e se encontrar.

Loitora 12/04/2023

"Gide disse que o diabo desta vida é que entre cem caminhos, temos de escolher apenas um e viver com a nostalgia dps outros noventa e nove"

"O silêncio seria, sempre, o único meio de entendimento perfeito"

Nina.lakshmi 06/04/2023

É um livro bom
Muitas vezes durante a leitura me senti ao mesmo tempo extremamente inteligente/culta e completamente idiota pois há uma imensidade de termos difíceis e palavras que não conhecia, apesar dessas complicações achei uma leitura boa e reflexiva várias vezes fiquei com uma enorme raiva do personagem principal mas fora isso acho que valeu a pena
Mas digo isso não é um livro para todo mundo ebdo qual todos irão gostar

vitu 03/04/2023

Sou amante de O Alquimista e O Diário de um mago, livros que aparentemente defendem a ideia da inexistência de coincidências, porém, este livro me fez refletir sobre a necessidade de viver um dia após o outro e nunca esperar e acreditar na certeza de acontecimentos futuros, aliás, apenas ficam as memórias e as emoções.

Toni 01/04/2023

Um encontro com Sabino
"A verdadeira inspiração é aquela que nos impele a escrever sobre o que não sabemos, justamente para ficar sabendo.?

Começo com uma citação de Fernando Sabino retirada de entrevista concedida à escritora Clarice Lispector em 25 de janeiro de 1969, porque certamente tem tudo a ver com as minhas impressões sobre "O encontro marcado"

O que esperar então de uma obra de um autor como Sabino?Grandiosidade? essa palavra não resume tudo o que esse livro, "O encontro marcado" é, mas tudo o que sua essência pode vir a  ser pra quem tem o prazer e privilégio de "vivê-lo".

No entanto, não se engane, pois a narrativa traz mais desconforto
(gerados a partir das diversas crises existenciais vividas  por Eduardo, pontuadas no livro desde sua infância, passando pela adolescência até a fase adulta), do que  qualquer resquício de estabilidade.

"E preciso escutar o silêncio, não como um surdo, mas como um cego! O silêncio das coisas tem um sentido. Quem não entende isso não entende nada."

Apesar de se tratar de um romance de formação, capaz de suscitar inúmeras interrogações alimentadas pelo espírito livre de Eduardo,

"Desligou o telefone, amargurado: por que diabo as mulheres não podiam entender certas coisas? Se chegasse para ela e dissesse: Antonieta, você me desculpe, mas estou apaixonado por Gerlane, isso não dura muito, você aguenta mais um pouco, tenha paciência que assim que acabar vou me dedicar inteiramente a você, saber finalmente quem você é..."

esse tipo de abordagem poderia trazer ao enredo uma aura pesada, lenta talvez, tornando a leitura até certo ponto, monótona, no entanto certamente não é o que acontece no seu fio condutor, ao contrário, a teia pela qual é formada a narrativa passa por uma veia  bem brasileira que pulsa na forma e estilo de escrever, próprias do autor, cuja estrutura e conteúdos invadem nossas almas, criando raízes profundas e sorrateiramente toma posse de nossas mentes.

Clau Melo 31/03/2023

Eduardo...
Literatura nacional/MG. 1967/2018. Romance de Formação.
Este livro foi escrito entre os anos de 1954 e 1956 e publicado postumamente em 1967.
Gostei mais da parte antes do casamento. Interessante conhecer um pouco da sociedade da época.
"De tudo ficarão três coisas: a certeza de estar sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de ser interrompido antes de terminar."

Ele faria da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.

Esta é a história de um jovem em desesperada procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. Quase absorvido por uma brilhante boêmia intelectual, seu drama interior evolui subterraneamente, expondo os equívocos fundamentais que vinham frustrando sua existência e sufocando sua vocação. O encontro marcado é a história de Fernando Sabino? Sim, mas não se trata de uma autobiografia. É a história atormentada de toda uma geração, naquilo que ela tem de essencialmente dramático. Em meio às confusões da vida, procura-se um valor que dê sentido à desconcertante experiência pessoal de quem trava um duelo de morte com a vocação furtiva. História de adolescência e juventude, de prazeres fugidios, desespero, cinismo, desencanto, melancolia, tédio, que se acumulam no espírito do jovem escritor Eduardo Marciano, um homem que amadurece num mundo desorientado. Ele vê seu matrimônio quebrar-se quando já não pode abdicar; por força de sua própria experiência, o suicídio deixa de ser uma solução. Nessa paisagem atormentada, ele deve renunciar a si mesmo, para comparecer ao encontro com uma antiga verdade.

LC CLUBE DE LEITURA EM CASA

Paloma Ribeiro 28/03/2023

Li este livro no momento certo da minha vida, onde vinha me fazendo diversas questões existenciais. Posso dizer que, por alguns dias, foi esse livro quem me manteve viva. Queria lê-lo, desbravar a mente de Eduardo, entender porque ele é assim. Consegui me identificar muito com Eduardo, justamente pelas questões existenciais, mesmo que por vezes sentindo ódio das escolhas erradas que ele faz. Acabei de ler e não sei dizer bem o que achei do livro como um todo, nem sei bem dizer o que sinto. O que posso dizer é que é um livro para reler futuramente. Que me fez pensar na busca que fazemos por sentido. Não sei nem se o livro realmente fez sentido em minha cabeça. O que importa é que ele conseguiu me manter viva e, por enquanto, isso basta.

Sheilinha 22/03/2023

Encontro do autor com o personagem
A narrativa desse livro demorou um pouco para fluir? Eduardo não causa empatia? ele parece estar perdido e não saber o que quer durante o
romance inteiro. Lembra um pouco de Holden, de O apanhador no campo de centeio.
Mas sempre é bom ler literatura brasileira.