O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Arthur254 13/10/2023

Um reconfortante caos
A obra descreve o trajeto do protagonista, Eduardo, de maneira espetacular, demonstrando suas angústias e desafios que todos passamos e sofremos ao longo da vida. Uma jornada de autoconhecimento e muito significativa

taylagomes 02/10/2023

Encontro Marcado
Estamos sempre atrasados com relação a nós mesmos. Me parece ser esse o impasse do protagonista. Precisamos de salvação porque erramos ou erramos para pleitear a salvação? O protagonista nos instiga a também encontrá-lo, nos desencontros do encontro marcado.

Jarlane.Medeiros 14/09/2023

Jovens buscando um sentido para a vida, um problema para solucionar, mas não a problema, logo não há solução. Nao analisa não!

Renata 04/09/2023

Sem dúvida a escrita de Fernando Sabino é genial! A forma como ele constrói diálogos e textos e impressões, é fantástico!
O autor quebra a linearidade do texto, contando uma história linear (da infância de Eduardo à sua vida adulta).
O que não gostei foi do personagem, o que é duro quando se trata do personagem principal? Mimado, filhinho de papai, que não precisa arcar com as consequências dos próprios atos. Machista, que acha que trair a esposa não tem problema se não for sério. Um perdido da vida que nunca soube o que queria, que podia ser bom em qualquer coisa, mas preferiu ser medíocre e invejar a ?sorte? dos outros. Uma pessoa cuja vida lhe deu todas as oportunidades, e ele as descartou.
Sena 12/10/2023minha estante
Melhor comentário. Também tive essas impressões.

psimayandrade 17/10/2023minha estante
Também estou te do dificuldade de me conectar com o protagonista. Insistindo na leitura por disciplina, pois o Eduardo meu causa uma certa preguiça.

Brenda 29/08/2023

Pra escola
Eu li esse livro para a escola, então obviamente eu estava com as espectativas lá em baixo. N é péssimo. Eu diria q dá p ler mas é bastante cansativo.
Edu 02/11/2023minha estante
Estou achando um porre de chato. Eu gostei de outros dele.

Sira Borges 10/08/2023

O encontro marcado
Li esse livro na época da faculdade. Lembro que comentei com meus colegas de república sobre a história e resolvemos marcar um encontro pra dali a tantos anos... Só que não fomos tão eficientes quanto aos métodos e perdemos o contato. Só me lembro que o encontro seria na igreja do Bonfim, em Salvador... uma pena!!! Mas o livro é muito bom mesmo!!!
Guilherme 10/08/2023minha estante
Projeto "resenhas"?

Sira Borges 10/08/2023minha estante
Sim!

Guilherme 10/08/2023minha estante
Tenho que seguir seu exemplo

Sira Borges 10/08/2023minha estante
Bora!

Nani84 27/07/2023

Gostei da história e da forma como foi contada, embora em alguns trechos tenha tido um pouco de dificuldade por serem em um formato de fluxo de consciência, forma que tenho certa dificuldade. E algumas questões precisam ser relevadas devido a época em que foi escrito.

Kailane Minich 22/07/2023

Sobre a obra literária "Encontro Marcado", do escritor Fernando Sabino:

Encontro Marcado é o retrato de uma geração, por este motivo no qual perdura até hoje e é um livro tão atual, podemos nos identificar e se observar em qualquer um dos personagens, seja pelas suas indagações, medos, anseios e desejos.
Eduardo Marciano, a personificação do ser-para-si, um personagem tão humano quanto qualquer pessoa; Somos vislumbrados ao longo do livro com futuros que poderiam ter dado certo para Eduardo: Como grande escritor, como Nadador ou levando uma vida calma com sua esposa, mas Eduardo a todo momento se sente incompleto como um "Marciano" na terra, um escritor que nunca escreve.
Uma narrativa que é rápida demais que causa aflição a todo momento, tudo dá errado, sentimos raiva de Eduardo, sofremos com ele, sentimos pena dele, e ficamos orgulhosos quando percebemos que é ele quem dita a dança que este livro é, o final é incompleto mas ele sempre acha um caminho novo, Eduardo Marciano com toda certeza é um dos personagens mais cativantes que eu já li, mesmo seguindo seus passos como em uma tragédia grega, ele não se deixa vencer.
Com certeza um dos melhores livros que pude ler este ano

Caroline Vital 22/07/2023

Muito bem escrito. São jovens que procuram solução para a vida, para os problemas (Mas que solução, se não há problema?). Como o próprio livro diz, não há problemas, é só o povo vivendo e sofrendo como se tivessem vários problemas. É um bom livro.

Matteo_dec_ 14/07/2023

O início do livro pode ser levemente confuso, entretanto ao desenrolar da história você percebe que você entrou dentro do universo e de que você está dentro do livro e que provavelmente se apegou com o personagem principal e secundários

brendinha37 13/07/2023

Fernando sabino
A primeira obra do autor que tenho contato e ja posso considerar um livro de cabiceira, pois ha muito nao ficava presa a uma leitura como essa. fluida e continua, com gargalhadas e diversos marca paginas colados ao longo da obra.

acho dificil ler e nao se identificar com eduardo e sua falta de calma, sorte, e felicidade ao longo da vida. um escritor que nao se considerava escritor, um jornalista de fim de jornal. com certeza um personagem melodico que procurava sentido na falta dele, achando um meio termo para cotinuar a viver, o que comete apego em pequenas coisas.

infiel, malandro e confuso, mas a palavra que mais me chamou atencao nesse livro é: melancolia. como acasos tao antigos podem vir nos acometer em estagios tao avancados da vida? remorsos e atitudes repassadas mil vezes na cabeca, apenas para procurar solucoes alternativas.

leiam fernando sabino e se aventurem de formas diversas em: problemas, amores, significados e outros pontos que nos acompanham durante toda a tragetoria.

Camila 21/06/2023

Fazer da procura um encontro.
A escrita de Fernando é ótima e recheada de referências. como uma mineira, adorei o fato de ter se passado em BH. a história retrata a infância, a adolescência e a vida adulta de Eduardo. uma criança "raivosa", acaba se tornando um adulto melancólico, com muitas situações q por vezes nos estressam, mas que também acabamos nos identificando em diversos momentos e nos fazendo questionar se acreditamos realmente em tais coisas. queria ter lido na adolescência e depois na fase adulta p ter uma nova visão sobre esse clássico.

"[...]Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."
Felipe 10/07/2023minha estante
Eu tive esse prazer de ler na adolescencia, e esse livro virou meu acompanhante de cabeceira. Estou relendo ele agora. Adoro muito ele.

Isabela.Celes 19/06/2023

Li para um vestibular
Gostei bastante do livro, totalmente diferente dos livros que eu tenho costume de ler, mas é muito bom, a leitura vai fluindo, gostei e recomendo.

Marcelinha 04/06/2023

Pre vestibular
Mais uma vez lendo um classico brasileiro por conta do vestibular!
Muitos vao dizer que não e um classico, para mim tudo que Fernando Sabino escrever vai ser classico!!! Alias ele e um dos maiores escritores do Brasil

Vou confessar que sou mais o fernando sabino escrevendo poemas do que romance em si! Eu lembro que li o menino do espelho a muitos anos atras, e achei legal! Encontro marcado e uma obra divertida e muito fluida de ler porem não e algo que me prenda que ma atraia e que me fascine! Para ser sincera eu acho a historia bobinha, acho infantil, sem muita profundidade ou ate um tom poetico que gosto tanto nos classicos brasileiros! Acho a leitura facinha, e um livro ideal para ser lido na adolescencia ja que aborda temas como, o que queremos da vida, sonhos, frustrações?.
E legal o fato de se passar em bh eu moro aqui e isso traz uma certa afetividade! Eduardo e um personagem muito confuso que certamente me irritou mas que passa por muitas situações intrigantes e questionaveis em sua vida! Muitos temas sao tratados nesse livro, suicido, traicao, sonho, aborto, privilegios?. Mas nada fica denso ou pesado!
E um livro diario, ou seja, ele e monotono! Poderia ser melhor na minha opiniao se fosse mais uma história do que um diário eu senti falta de emoção!
Mas ate que valeu a pena