Querido John Nicholas Sparks

Resenhas - Querido John

Duda.Nard 26/12/2022

Maravilhoso ??
A história é perfeita, acho que nunca li um romance tão puro e tranquilo. Queria que o final fosse diferente, mas de alguma forma ele é o final perfeito para esse livro.
A única coisa que não gostei tanto foram das brigas dos personagens. Em um determinado momento, achei que elas poderiam ter sido evitadas, mas acabaram sendo fundamentais para o desenvolvimento da história.
Amei demais, com certeza é um livro que irei reler em algum momento. ?

Laura 26/12/2022

A amor significa pensar mais na felicidade da outra pessoa
Cara eu me surpreendi dms nesse livro, eu achei que seria só mais um clique romântico, mas realmente gostei demais, me emocionou mais para o final, no começo não estava sendo tão interessante, mas eu realmente gostei e foi algo que me surpreendeu, e pasmem, amo livros que me surpreendem kkk
Achei Savannah meio indecisa e acho que algumas atitudes dela foi por pura carência.
Alguns defeitos do livro foi a enrolação para tudo realmente acontecer, não gosto muito dessa enrolação, porém quando foi desenrolando não parou mais, por isso achei que o livro começou a realmente ficar interessante do meio para o final.
Mas eu sempre quis ler e foi uma experiência única e eu li muito rápido.

iara 26/12/2022

coitado de John
Segundo livro que leio de Nicholas Sparks e esse me surpreendeu mto, gostei bastante.
Livro bem triste e nos faz refletir mto sobre tudo, principalmente em como o amor nem ganha tudo as vezes.

corabasc 24/12/2022

Um ótimo começo para mim
Essa foi a primeira real leitura que fiz em minha vida.
Foi para um trabalho de escola em 2018, e escolhi esse livro pois só tinha ele em casa.
Comecei a ler apenas para fazer meu trabalho, sem expectativas de gostar e me envolver na história, mas foi exatamente isso que me aconteceu. quanto mais eu lia mais me envolvi, e me apaixonei pela dor causada, me apaixonei pelo amor deles, me emocionei com os ocorridos.

Se pedirem para eu detalhar o que aconteceu eu nem sei falar, pois não me recordo, pois li quando tinha uns 13 ou 14 anos, mas lembro da sensação estrondosa que esse livro me causou... fez eu me apaixonar pela leitura.
eu vi o filme do livro, e tenho que dizer que é fascinante você poder dizer que no livro as coisas são mais intensas e melhores, pois os detalhes estão todos ali.

Sei que isso não foi uma resenha de fato sobre O LIVRO, mas queria contar minha experiência para deixar registrado a mim mesma aqui.

Caroline 23/12/2022

SÓ LEIAM
Livro e história simplesmente perfeito. Eu AMO o Nicholas Sparks e AMO a maneira como ele entrega tudo mesmo sem prometer nada.
Li ?Querido John? pela QUINTA vez. É a quinta vez que me apaixono pelo livro, pelos personagens? quinta vez que DEVORO esse livro em instantes e QUINTA VEZ QUE DESABO COM O FINAL.
A história é linda e eu amo como ele nos mostra o que é o amor.
Recomendo a todos que leiam, curtam e se apaixonem assim como aconteceu comigo ???

Marcos 22/12/2022

No período em que John Tyree conhece Savannah, uma garota que mexeu com sua estrutura lhe proporcionando oportunidades de recomeçar na vida, logo ele decide em se alistar para o exército.

No período de sua licença a atração de ambos cresceu consideravelmente fazendo com que Savannah prometesse esperar John cumprir seus deveres militares para ambos darem início a uma vida juntos.

Porém, com o atentado de 11 de setembro, o mundo de Savannah e John vira de cabeça para baixo. E como consequência, John teve que escolher entre a defesa de sua pátria ou amor de sua amada.

Após escolher um entre os dois caminhos, John regressa para casa e se vê diante de uma situação jamais imaginada, será que seu destino iria lhe pregar uma peça colocando sua felicidade em jogo?

O livro é sem dúvida muito bom, digno de suas ????? a escrita é feita com precisão e os personagens marcantes. O final, é inusitado e ao mesmo tempo reflexivo, fazendo com que o leitor pense e sofra um pouco com o desfecho da história.

Fernanda631 20/12/2022

Querido John
Querido John foi escrito por Nicholas Sparks e publicado em 30 de outubro de 2006.
“Querido John” narra a história de um grande amor entre dois jovens, John e Savannah. O livro é narrado por John Tyree, que inicia contando sobre sua vida antes de conhecer Savannah. John morava na Carolina do Norte com o seu pai, com quem mantinha uma relação com poucos diálogos e quase todos sobre moedas.
Ao terminar o colegial, ele se mostrou um adolescente rebelde, que bebia sempre, arranjava brigas pela cidade, namorou dezenas de mulheres e não parava em nenhum emprego. Um dia, após refletir sobre o que estava fazendo de sua vida, John resolveu que ia se alistar no Exército Americano.
Aos poucos, John foi se adaptando à vida no exército e pela primeira vez passou a ter dinheiro no banco. Apesar de nunca se falarem por telefone, o pai de John escrevia para ele pontualmente no primeiro dia de cada mês, nada pessoal, apenas sobre o clima e as mudanças no bairro. Três anos se passaram e John mudou muito: deixou de fumar, diminuiu a bebida, passou de soldado a cabo e, seis meses depois, a sargento, ganhou vinte quilos de músculos e tatuou os dois braços.
Em uma de suas licenças de duas semanas, John retorna para sua casa e um dia de manhã após tomar café e ler o jornal, resolve ir surfar depois de três anos. Durante uma pausa, observando a vista e sem a menor intenção de encontrar uma garota, ele avista pela primeira vez Savannah, acompanhada de sua amiga, passeando. Dois amigos se aproximam, conversam com elas e um deles derruba a bolsa de Savannah no mar, todos ficaram paralisados e John, que assistira a tudo, pula no mar para recuperar a bolsa.
Foi neste momento que teve inicio um amor à primeira vista. John e Savannah passaram as duas semanas de licença dele juntos, se conhecendo. Ela estava na cidade de férias da faculdade, mas como voluntária para ajudar a construir algumas casas. Os dois fizeram passeios juntos, John a levou para conhecer restaurantes da cidade e para conhecer seu pai, ainda que ele falasse pouco e só sobre moedas, ela se mostrou interessada.
Durante esse tempo, eles se encontram apaixonados um pelo outro e no fim das duas semanas, John precisava voltar para sua base na Alemanha. Antes de partir, ele prometeu a ela que voltaria para encontrá-la e que se casaria com ela. Savannah prometeu esperar por ele.
Durante um ano, os dois continuaram apaixonados, se comunicando por cartas e telefonemas. Assim que John teve sua licença de duas semanas, ele volta para reencontrar Savannah e conhecer os pais dela. Após passar uns dias com eles, John e Savannah vão para o apartamento dela perto da faculdade, onde se formou e trabalhava como assistente de professores. Aproveitaram essa licença passando os dias juntos, com algumas brigas, porém com muito amor.
Na volta à base, acontece o ataque do dia 11 de setembro e John, inesperadamente, se vê na situação de ter que optar por abandonar seus colegas ou de se alistar novamente e ficar mais dois anos sem Savannah. Ele então opta por se alistar e vai para a guerra. Durante esses dois anos, o que ele mais temia aconteceu: as cartas de Savannah começaram a chegar cada vez menos, eles se afastaram cada vez mais e, até que na ultima carta, ela confessou estar apaixonada por outra pessoa.
Neste momento, John viu seu mundo acabar, ficou sem ação, não sabia se sentia raiva ou ódio de Savannah e resolveu ficar mais dedicado ao exército do que nunca, continuando sua vida por mais difícil que fosse. A morte de seu pai, fez com que ele tivesse uma licença de emergência, ele veio, assistiu ao funeral, resolveu algumas pendências e decidiu ir atrás de Savannah. A partir daí, John começa a descobrir outras formas de amar uma pessoa.
Embora seja uma história comovente e triste, o autor mostra o verdadeiro significado do amor e história de homens que servem o país. Sparks trata da realidade, nos fazendo perceber que amar verdadeiramente alguém vai além de você querer estar com a pessoa, é querer que ela seja feliz independente de como ou com quem. Além de revelar como é a história de homens que servem o país. Ao término do livro, nos faz ficar tristes e pensativos, tentando descobrir o que faríamos no lugar de John e Savannah.
“Querido John” foi um livro que despertou em mim diversas reflexões. Lê-lo reforçou minha idéia de que o amor se soma, e nunca se subtrai. É possível amar mais de uma pessoa? Segundo o livro, sim. As pessoas são diferentes, então obviamente os sentimentos, mesmo o amor, são expressos de maneiras diferentes. Da mesma maneira, as pessoas também são insubstituíveis; logo, o que sentimos por cada uma é único.
Não apenas sobre como o amor nos modifica, temática dos livros de Nicholas Sparks, de um modo geral, “Querido John” é, para mim, um livro sobre escolhas. No momento que John faz sua escolha, ele abre caminho para que Savannah faça as dela. E a partir do momento que ela escolhe seu caminho, sabe que deve seguir nele.
Os acontecimentos entre os dois são todos uma sucessão de conseqüências da escolha de John, o que implica em escolhas, também, para Savannah.
Como característica do autor, o livro é narrado em primeira pessoa e segundo as lembranças de John. Não só sobre o romance de John e Savannah, o livro aborda o relacionamento entre John e seu pai. Explora o amadurecimento de John e como sua visão sobre a vida se modifica conforme os anos passam. Sua visão sobre seu pai também se modifica: o que antes era motivo para rebeldia, ao passar do tempo se torna motivo para compreensão e, principalmente, aceitação.
A narrativa feita a partir do ponto de vista de John meio que quebra aquele pensamento arcaico de que romance é algo apenas para o público feminino. Outro aspecto ainda sobre esse ponto é que John não se trata de um soldado rude e grosseiro, pois a narrativa deixa claro os conflitos internos que ele sofre. Novamente quebrando o tabu de que homem é durão ou não demonstra sentimentos. Nesse sentido Nicholas Sparks está realmente de parabéns e escrevendo de forma tão verdadeira e real.
A narrativa é muito tranquila. Nicholas sabe explorar muito bem as descrições dos ambientes, a aparência física das personagens e também as emoções de cada uma. Embora John seja um soldado, cenas que tenham o mínimo de ação estão basicamente fora de alcance. O rapaz raramente fala das situações perigosas que já passou. Primeiro, porque ele mesmo não se sente confortável. Segundo, Savannah também não esconde o desconforto e o jovem evita assustá-la.
O casal está junto sempre que pode, as conversas giram em torno de vários assuntos, onde ambos contam sobre seu passado e o leitor pode entender melhor o motivo de cada um estar onde está. Eles sempre olham a lua cheia – fase em que a lua se encontrava quando se despediram – para lembrarem do seu amor.
As cartas de Savannah ou algumas falas românticas são belamente escritas, de forma a não só prender a atenção mas também de surpreender.
Quando a licença de John termina, a história começa a se tornar mais interessante. O soldado ansioso para voltar e ver sua amada, enquanto a moça torce para que o rapaz em perigo sobreviva a fim de retornar. Analisando de forma superficial pode não fazer muito efeito, mas indo mais a fundo no assunto é possível pensar na situação que milhares de familiares e amigos de militares passam. Só de pensar que aquela pessoa corre risco de vida constante e você não tem o que fazer. É difícil para quem está de fora descrever a situação.
Quando o atentado de 11 de setembro acontece, os planos do casal acabam mudando totalmente, e aquilo que parecia perfeito finalmente começa a sentir os golpes que a vida real desfere contra qualquer relação. Automaticamente a conexão do casal diminui, dando espaço para a insegurança e a falta de confiança.
Quando o livro finalmente está em seu desfecho muitas coisas acontecem. Tim, atual marido de Savannah está muito doente e a, agora, senhora, está sobrecarregada com tantas coisas para fazer. John chega na cidade e como se não bastassem seus próprios conflitos, ele vê a pessoa que seria sua futura esposa numa situação ainda pior.
Agora esse final. Que final! Estava basicamente claro que tudo havia acabado entre os dois. Vidas distintas. Parecia que o amor intenso que um sentia pelo outro, o tempo se encarregou de esfriar. Mas quando John avista a lua cheia do campo e Savannah sai pela noite para contemplar a lua também. Puxa! É de arrepiar e se emocionar.

Nique 20/12/2022

Não lia um livro do Nicholas há um bom tempo e tinha me esquecido dos efeitos da escrita dele na gente.
Querido John começou de uma maneira tão gostosa, um romance que começou a beira-mar da maneira mais leve e natural possível. A ambientação foi muito incrível, eu praticamente conseguia sentir o cheiro de areia molhada.
Esse é um livro que fala, em sua integralidade, sobre amor. Mas não amor como de praxe, e sim o amor de concessões, o verdadeiro significado que pouquíssimas pessoas já conheceram. Não é um livro de final feliz, mas é um livro de lição de vida.
Foi incrível entrar no mundo de John e Savannah ainda que por uma pequena quantidade de tempo. Fiquei desolada com o final, preferia John a Tim, mas ao mesmo tempo entendo o motivo de tudo ter acontecido.
Fiquei pensando que John não vai ter uma vida de verdade, e isso me quebrou. A vida dele era o exército, o pai e savannah, e agora? Quando não tem nenhum dos tres? Queria saber o que aconteceu com John
PS: Nao assisti o filme

Florence7 19/12/2022

Esse livro é lindo!
A adaptação do filme é muito boa e fiel em certos pontos. Uma coisas ou outra que é diferente no livro.
Únicos momentos em que chorei foi entre o pai e o John, que para mim são muito emocionantes e bonitos.
O livro trás uma história muito bonita, a gente surta em certos momentos, mas faz parte.

anna3492 19/12/2022

Surpreendente
Que história incrível! Totalmente o oposto do que eu imaginava. A cada página que eu lia era uma ansiedade pra entender o que iria acontecer e uma surpresa a cada novo capítulo. A empatia do John me surpreendeu absurdamente. A construção do personagem, a mudança dele como pessoa, a criação dos valores, o desenvolvimento da relação dele com o pai, foi tudo tão especial. Inclusive acho que sofri mais com tudo que envolvia o pai dele do que com a relação do John e da Savannah. Esse é o terceiro livro do Nicholas Sparks que eu leio, já disse inúmeras vezes que tenho muitos problemas com o autor porque geralmente os plots que ele cria não me envolvem, mas com ?Querido John? eu tenho que tirar meu chapéu.

Mel 18/12/2022

*resenhando todos os livros da minha estante
... Sparks em 2022? Sinceramente que perca de tempo, não serve nem pra limpar a bunda, nem pra ler no vaso enq tenta fazer o número 2, nem pra rir, nem pra criticar, nem pra nada ? (li esse livro milhões de anos atrás gente n me julguem, em 2022 não da KKKKK Tô só resenhando msm)

Bel 17/12/2022

Criei um final e ficarei com esse mesmo
Mesmo já sabendo o final da história (pelo filme) eu chorei tanto, tanto com o pai do John.

Pra mim ele foi o melhor personagem em disparada, com a personalidade que mais me cativou, por isso a decisão final do John de vender a coisa que o pai mais amava não consigo engolir, mesmo sabendo o motivo nobre que levou a isso.

kaah carstairs 17/12/2022

Primeira depressão pos livro
Assim como a maioria dos livros do Nicholas, querido John entrega romance, dor, alegria...a forma como ele traz temas variados na história como oque ele descobre do pai, o alistamento no exército, mas sem sair do rumo principal que é o a historias de amor do protagonista, ele consegue te fazer sentir um misto de emoções em algumas páginas, e um fim emocionante e que eu particularmente não esperava.

Camila 15/12/2022

Nicholas surpreende mais uma vez
Com final surpreendente, o autor prende meu coração.
John, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Porém, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo se transforma em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deve escolher entre o seu amor por Savannah ou seu país.