Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Enio Myrddin 08/02/2020

Três partes
A primeira parte, Prelúdios e Noturnos, é uma boa introdução. A segunda, Cada de Bonecas, é a melhor parte, uma história bem cativante. A terceira, Terra dos Sonhos, são contos, alguns bons outros nem tanto.

Corvo. 07/12/2012

Digamos que o primeiro livro que li de Neil Gaiman foi Coraline. O principal motivo foi a minha paixão pela animação, que assisti aos onze anos. Engraçado é que na época, morria de medo, já que o meu nome é Caroline e confundiam milhares de vezes.
Eu gostei de Coraline, era um livro de criança para adultos, e resolvi me aprofundar mais nos livros desse autor. Juntei dinheiro e comprei Sandman - Edição Definitiva - Vol.01.
Nas primeiras páginas, está claro o tom de ocultismo que haverá na história. Prelúdios e Noturnos marcou para sempre a minha vida, seja no inferno ou no mundo dos sonhos.
O que mais me cativou na primeira história foi o modo em que Neil Gaiman conseguiu associar Liga da Justiça, mitologia grega, cristianismo e personificações. Caralho! Eu achava que dessa junção sairia o maior desastre, mas me surpreendi, e muito! Há passagens em que fiquei sem palavras para descrever de tão belas que foram, e outras que foram simplesmente de arrepiar os cabelos.
Já A Casa de Bonecas não deixa de ser ruim, porém não teve a mesma intensidade da primeira. Me simpatizei MUITO com um dos amigos de Rose Walker. c:
Em Terra dos Sonhos, há um conjunto de vários contos, como se houvesse um intervalo do enredo principal. O meu favorito foi Um Sonho de Mil Gatos, onde diz que não são apenas humanos que sonham, e não são apenas humanos que sofrem.
Sandman é uma leitura intensa, redigido de uma maneira surpreendente e com valiosas lições - além, é claro, das boas doses de suspense, terror e gore. (5/5)

Artur150 21/02/2013

Melhor série de quadrinhos já feita
Não tem como falar que gosta de quadrinhos e não ler Sandman em nenhum momento da vida. É a melhor série já feita, é perfeita.

gabriel.brunini 20/12/2014

Se é Gaiman é bom
O universo Sandman foi sem dúvidas o que mais consumi nesse ano de 2014 e consequentemente uma das melhores leituras que tive. Sandman edição definitiva volume 1 já começa bom pelo começo: a capa, pessoalmente gostei muito dela, ao bater o olho no livro fica evidente que é um produto destinado para aqueles que já o conhecem, pois não existem nenhum tipo de sinopse, porém o que importa realmente não é a capa, mas sim o conteúdo do livro, o qual não deixa a desejar nem um pouco.
Sandman originalmente foi publicado em 75 edições separadas, a edição definitiva volume 1 trás 20 dessas histórias, entre elas os arcos prelúdios e noturnos, casa de bonecas e calíope
Prelúdios e noturnos, o primeiro arco, conta como Sandman foi aprisionado na terra, o personagem fica lá durante 70 anos, e quando se vê livre sai a procura de 3 artefatos que armazenam uma grande quantidade de seu poder, esses são uma algibeira cheia de areia, um elmo e um rubi. No arco contamos com várias participações de outros personagens do mundo DC, como John Constantine, o caçados de marte e até o próprio Lúcifer.
Casa de bonecas seguimos a história de Rose, uma menina que, sem saber, se trata de um vórtice, (a função desse vórtice é explicada apenas na reta final), enquanto isso sandman sai caçando alguns pesadelos que fugiram do reino do sonha, um destaque para o coríntio, muito legal. Casa de boneca não tem tanta "bruxaria" como prelúdios e noturnos, arco que em certos momentos me lembra alguns aspectos da série hellblazeer.
Em Calíope conhecemos ela... a Calíope, esse arco é bem curto, e conta o que sandman ira fazer para libertar um velho amor que esta aprisionado com um escritor.
No geral a leitura é lenta, entretanto fantástica! sandman é um personagem forte, e poderosíssimo que faz você olhar para algumas de suas atitudes e reler elas só por que são FODAS! O livro não é para crianças, temos várias coisas pesadas, mas se você não é uma criança e adora livros com uma ótima narrativa e personagens cativantes trate de vender seu rim agora para comprar o livro, pois é impossível uma obra tão boa não ter um lado negativo, no caso de Sandman é o seu preço, a primeira de quatro edições está saindo por R$ 145,00 uma facada no bolso e no coração, mas uma coisa eu lhe garanto, vale a pena.

Lih leme 08/12/2017

O Melhor HQ do mundo.
Quando digo que este é o melhor HQ do mundo, eu não estou mentindo.
Gaiman constroi um mundo totalmente diferente do que conhecemos, existem 5 perpetuos, e nesse primeiro volume ele nos apresenta Morfeus, o senhor dos sonhos, ele que controla o sonho de todas as pessoas.
Quando Morfeus é capturado por engano e fica 70 anos preso, as pessoas que dormiam, nao acordavam mais, ficavam presos em seus sonhos.
O HQ gira em torno da volta de Sandman para o mundo dos sonhos e a reconstrução de seu mundo que a muito se desfarelou.
As ilustraçoes no HQ, sao perfeitas, uma leitura que flui muito bem, por maior que seja essa edição definitiva, voce le rapidinho.

Camille.Pezzino 11/11/2017

O HERÓI DE TODOS OS TEMPOS: AS VERDADES-SOMBRAS DO SONHAR
Entre todas as frases extremamente elaboradas que eu poderia escolher para tentar - o que sempre será uma tentativa - definir The Sandman, ou como é conhecido no Brasil, somente Sandman, se tivesse de ser minha, seria: Mil em um. Essa narrativa abarca tudo, quase que literalmente, e isso tudo em apenas uma história: a história dos sonhos.

Muitas pessoas utilizam a frase central e o slogan dado pela editora, frase retirada do poema "O Enterro dos Mortos", do poeta T.S. Elliot, para tentar dar sentido a essa totalidade imensurável.

"Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó"

Contudo, contrariando todas as pessoas que, acredito eu, tentaram em uma árdua tarefa falar sobre Sandman, tenho talvez uma proposta inusitada, pois com Sandman e Neil Gaiman sempre será um talvez. Na minha humilde perspectiva, a frase que serviria para definir sua história seria:

"As coisas não precisam ter acontecido para serem verdadeiras. Contos e sonhos são verdades-sombras que vão perdurar quando os reles fatos não forem mais do que pó e cinzas esquecidas."

Mas por que eu digo que essa frase seria capaz de definir Sandman muito melhor do que a do poeta T.S. Elliot? Primeiro, porque como diria Eduardo Lourenço, "não há melhor pessoa que Fernando Pessoa para definir a si mesmo" e, entre tudo que é crível e maravilhoso na literatura canônica, não há nada melhor do que o próprio poeta ou escritor para definir sua obra. Como meu segundo argumento - e isso deve contrariar muitos leitores de Sandman -, em nenhum momento eu senti medo. Ou talvez eu tenha sentido, porém, o fascínio cresceu tanto que o medo se tornou diminuto para mim e, nesse aspecto, encontramos algo valioso em Sandman.

O que caracteriza uma divindade senão a dualidade entre medo e fascínio? Nós tememos Deus, como diria Nietzsche; os homens são crentes e devotos não pelo amor, mas pelo medo do castigo - essa é a ideia retirada da frase célebre "Deus está morto". Por outro aspecto e lado, também somos levados a fascinar e a sonhar com essas divindades e sua grandiosidade, porque elas são imensas e nos tiram do chão e também porque elas são o que está entre o chão e nós: os deuses são os nossos pilares de sustento para acreditar no real ou na verdade, independentemente do tempo em que estejamos vivendo.

O meu terceiro argumento é que nós vivemos entre verdade, conto e sonho: os três se misturam tanto em Sandman quanto na nossa própria realidade. O que as histórias contam para você? Todas as que você pode beber ao ponto de saborear uma nova vida? Todas as histórias contam uma verdade que vive na sombra da mente dos autores. Ao mesmo tempo, após a leitura, ela também vive na mente do leitor - e o influencia. Nós somos influenciados por histórias, como, por exemplo, no passado, os grandes reis foram influenciados pela figura do rei Arthur. É nessa miscigenação entre verdade, mito e sonho que vivemos e continuaremos vivendo, como Sandman continua a viver agora e viverá amanhã. Toda narrativa conta a verdade-sombra e nós precisamos nos agarrar a ela quando desejarmos, como fazemos com os sonhos. Como podemos fazer e devemos fazer com Sandman.

Embora eu tenha muitos outros pontos para corroborar porque essa frase define, em minha opinião, Sandman - e talvez a nós mesmos e nossa história -, beberei agora, junto de você, do meu último argumento: todas as narrativas são pontos de vista, nada além de pontos em que alguém fala e o outro enxerga alguma coisa. Essas narrativas geradoras de pontos de vistas podem ser ou não ser além do que foi demonstrado, o mesmo com a própria história e a realidade dos fatos.

O fato é distorcido e, de tão distorcido, o fato que é a verdade - se é que existe uma - se torna apagado na imensidão dos ideais. Sandman é sonho, não porque seu protagonista é o próprio Sonho, mas porque nos faz sonhar com a verdade - a intrínseca e a múltipla - tal como tem a sua função primordial, exatamente igual aos mitos. O que eu quero dizer, com essa frase, é que Sandman é tão mítico e verdadeiro quanto a Ilíada, quanto a Odisseia ou a Eneida, além disso, é a verdade-sombra que prospera e é primordial como os mitos, não ler Sandman é perder um pouco do mítico que há dentro de você e você nunca foi capaz de enxergar.

Não somente de metáforas a questão mítica se faz presente na narrativa, os deuses realmente aparecem, como os anjos, os demônios e os perpétuos. Você conhece os deuses, os anjos, os demônios e os personagens - se é um leitor ávido de histórias de super-heróis ou um assíduo conhecer do cinema contemporâneo - sobre-humanos e super-humanos que aparecem nos quadrinhos da DC Comics, mas e os perpétuos? Personagens incrivelmente bem elaborados por Neil Gaiman, eles são aqueles que existiram antes dos deuses e morrerão - não da forma que conhecemos a morte -quando o último dos homens padecer.

CONTINUA NO SITE: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/

Daniel.Martins 10/11/2017

resenha do blog www.desinformadoss.blogspot.com
Sandman é a obra conhecida por revelar Neil Gaiman definitivamente ao mundo. Por ser uma história em quadrinhos, pode haver um preconceito, algo como "isso é coisa de criança" mas garanto que o conteúdo aqui encontrado passa bem longe de ser infantil e janta muita literatura tradicional por aí.
Este encadernado contém 616 páginas, sendo um belo de um tijolo, o que, apesar de lindo, dificulta um pouco a leitura e impede completamente a portabilidade.
Mas foi feito para enfeitar estantes e isso ele faz com louvor.

O COMEÇO: Começamos com uma história maravilhosa onde Sandman, perpétuo responsável por gerir o sonhar é aprisionado por um humano ficando nesse estado por décadas. Sem alguém para controlá-lo, o mundo dos sonhos saí do controle desencadeando uma série de eventos que serão mostrados mais para frente.

ITENS MÁGICOS: O Homem que captura Sandman também lhe rouba seus itens mágicos: um rubi, um elmo e uma algibeira e esses itens acabam se perdendo pelo mundo, gerando uma busca por eles nas histórias subsequentes.

TUDO SE ENCAIXA: É muito interessante observar a capacidade de Gaiman em criar ramificações à partir de uma história aparentemente simples. A primeira história, aparentemente simples, desencadeia uma série de eventos que atingirá até os tempos atuais do personagem (o final da década de 80) e afetará outros personagens da DC bem como uma série de pessoas "normais"

CONTOS: Gaiman é conhecido por escrever ótimos contos. Muitos o consideram melhor contista que romancista, mas eu prefiro achar que ele manda bem em ambos. Do meio para o fim do encadernado, encontramos histórias que não estão conectadas à linha principal, mas onde o autor desfila toda a sua qualidade e criatividade nos deixando boquiabertos como no história "um conto de 1000 gatos", uma lição de vida.

CONCLUSÃO: Sandman de Neil Gaiman é leitura obrigatória para quem gosta do gênero fantasia. Também é uma excelente porta de entrada para quem tem algum preconceito com quadrinhos, pois há obras para todos os gostos e que merecem uma chance.
Essa edição ainda conta com extras como um prefácio escrito pelo próprio autor, rascunhos de páginas, esboços e conceitos dos personagens e um roteiro escrito por Gaiman para os desenhistas.
Vale cada centavo e nos deixa com vontade de ter a coleção completa.

Nota 5 porque não tem como dar 6!

site: www.desinformadoss.blogspot.com

xSandman 19/10/2017

O encanto pelas sombras
Sandman é um dos melhores personagens já construídos por Neil Gaiman, seja por sua aparência com Robert Smith vocalista do The Cure o que particularmente me remete à um ambiente sombrio.
Os arcos divididos no primeiro volume de Sandman Absolute são intensos, desde o aprisionamento de Morpheus até uma clara referência a William Shakespeare. A obra de Sandman e os perpétuos, por mais irônico que seja, perpetuam o imaginário. Leitura obrigatória.

Gabriel.Antunin 27/09/2017

Obra prima
Primeira HQ que leio, essa história é incrível.
A maneira como ela faz você refletir sobre certos assuntos e uma coisa magnífica. O Nell fez uma obra incrível.

Jonathas Passos 31/03/2015

Crítica - Sandman Edição Definitica Vol. 1 - Neil Gaiman
Por Jonathas Passos

Olá LiterAgentes.

Hoje nós iremos conversar um pouco sobre essa grande obra chamada Sandman, do aclamado escritor Neil Gaiman.

"Vou revelar-te o que o medo num punhado de pó." - T. S. Eliot

Sabe, eu me considero um cara de muita sorte por ter tido a oportunidade de ler essa incrível história. Sempre ouvi falar sobre Neil Gaiman e sua obra prima, mas passou-se muito tempo até eu finalmente conseguir ler essa que foi uma das melhores histórias já contadas.

Por motivos de praticidade e melhor entendimento, vou fazer a crítica de Sandman por volumes de sua edição definitiva, que são cinco no total, mas que aqui no Brasil até agora só foram lançados, pela Vertigo e Panini Comics, apenas quatro volumes.

O Volume um da Edição Definitiva abrange as revistas The Sandman 1 até o The Sandman 20, além de extras e posfácio. Nele somos apresentados ao personagem principal dessa história, Sandman dos Perpétuos, que também é conhecido por diversos outros nomes, tais como, Morfeus; Devaneio; Sonho; Kai'Ckul e etc.

Tudo começa com um ritual de Magia Negra realizado por Roderick Burgess a pedido do professor Hathaway com o intuito de aprisionar a Morte, que depois descobrimos que é a irmã mais velha de Sandman, para que o filho do referido professor voltasse a vida. Contudo algo dá errado e quem acaba sendo aprisionado é Morfeu. Ele passa cerca de 70 anos preso e isso acarreta problemas inimagináveis tanto no plano real como no plano dos sonhos. Enquanto Burgess tenta descobrir e obter os poderes de Sandman, além da imortalidade, o mundo começa a sofrer de uma disfunção do sono. Muitas pessoas acabam, ou não, conseguindo dormir e enlouquecendo, ou vivendo uma vida de sono sem fim.

Quando foi preso Sandman possuia três objetos em seu poder que caracterizavam sua imensa força: um Elmo, uma Algibeira e uma Pedra do Sonho. Com o decorrer dos anos esses objetos acabaram saindo da mão de seu captor e indo parar em diversos outros lugares. Quando Sonho consegue fugir da sua prisão, ele se encontra fraco e abatido, por isso tem que ir em busca de seus objetos de poder.

A Algibeira encontra-se em poder de uma ex-namorada de John Constatine, personagem muito conhecido no universo DC Comics e Vertigo, não só pelas suas histórias em quadrinhos, mas também pelo filme estrelado por Keanu Reeves.
O Elmo acaba caindo nas mãos de um demônio no inferno. E esta é uma das melhores histórias já escritas. Queria muito dedicar uma crítica só para falar desse arco da história. A perfeição é o que traduz desde a incrível linha de diálogos, escritos por Neil Gaiman, entre Sandman e Lúcifer, até a batalha travada entre Sandman e o Demônio Chorozon:

Chorozon: Eu sou a anti-vida, sou a besta do julgamento, a escuridão no fim de tudo. O fim de universos, deuses, mundos… de tudo. E o que você é então, mestre dos sonhos?
Sonho: Eu sou a esperança.

Confesso que acabei por me arrepiar algumas vezes ao ler essa história.

A Pedra dos Sonhos acaba na mão do Dr. Destino que a utiliza para sua vingança contra todos os seres da terra. Sandman consegue derrotá-lo e acaba destruindo a pedra que por fim torna-se parte dele.

Quando Sandman encontra-se desiludido e cabisbaixo, Neil Gaiman aproveita a oportunidade para nos apresentar mais um dos Perpétuos, e dessa vez conhecemos a Morte. Que personagem incrível ela é. Mesmo sendo mais velha que Sonho, ela nos é apresentada na forma de uma jovem roqueira, feliz e brincalhona que "não leva a 'vida' tão a sério", mas que dá o maior valor à ela. A morte tornou-se tão importante na mitologia de Sandman que depois acabou ganhando suas próprias histórias. Mas isso é pauta de outra crítica. HAHAHAHAHA.

Depois de retomar seus objetos de poder Sandman tem que reestruturar o Sonhar, que é o seu reino, e os arcos seguintes são basicamente ele tentando fazer com que tudo volte ao normal. É interessante pois Gaiman começa a nos mostrar como funciona o Sonhar, que seres vivem ali, o que ocorreu no período em que Morfeus estava preso e o que será necessário ele fazer para organizar tudo de novo.

Também nos é revelado alguns FlashBacks da existência (não sei se seria razoável chamar de vida) de Sandman. Acabamos descobrindo que ele já se apaixonou por uma mortal que se chamava NADA e devido algumas decisões tomadas, ele acabou aprisionando-a no Inferno. Olhos mais atentos perceberam que no arco da retomada do seu Elmo ele passa por uma prisão no inferno e Nada fala com ele. Ligado a essa história , toma-se conhecimento também de mais dois Perpétuos, Desejo e Desespero, confesso que os achei desprezíveis. Eles que tramaram, de certa forma, o romance proibido entre Sandman e Nada.

Temos depois histórias sobre Sandman organizando e tornando o sonhar um lugar novamente ordenado, nesse contratempo Morfeu tem que acabar com novos Sandmen que surgiram enquanto ele estava preso, trazer de volta pesadelos e lugares do Sonhar, deter um vórtice, libertar uma antiga amante e mãe de seu filho. ;)

Um ponto interessante é o relacionamento que Sandman mantêm com os mortais, alguns pode se notar até certo toque de amizade e e uma de suas aventuras Morfeus acaba encontrando e fazendo um trato com um tal de Will Shakespeare, onde o segundo deve escrever duas peças relacionada a sonho para o primeiro.

A última história é novamente com a Morte e trata sobre a aceitação da vida. É bastante legal.

Por fim, digo a todos vocês que esse é uma história que não merece, mas deve ser lida por todos. Uma mistura de terror, poesia, mitologia, ocultismo, amor e etc, que deu uma obra de arte.

Os volumes da edição definitiva estão por mais de R$100,00 cada, mas eu não me arrependo do valor gasto, pois tudo que eu li merece destaque entre os melhores livros até mesmo daqueles que lerei no futuro. Sandman é uma obra atemporal que ficará para sempre na história, disso eu tenho certeza. Além de ser uma edição de capa dura, tendo cada volume de 600 a 700 páginas e artes incríveis.

Enfim, vale muito a pena.

É isso galera e até a próxima.

site: http://blogliteragindo.blogspot.com.br/2014/10/critica-sandman-edicao-definitica-vol-1.html

Joao.Vitor 31/08/2017

Mais um passeio na mente de Neil Gaiman
É difícil falar de Sandman. Para alguns a obra mais importante do Gaiman, e devo dizer que é possível saber o porquê após ler a obra.

Imagino que seja justamente porque aqui ele mostra o quão habilidoso é em contar histórias, dos mais diversos tipos, dos mais diversos lugares e situações. Sandman conta histórias desde às mais mundanas e triviais até às mais mergulhadas em magia e planos de existência totalmente diferente do nosso.

Como linha guia de todas essas histórias temos Sonho ( Sandman, Morfeu, entre muitas outras alcunhas). Um personagem extremamente enigmático e misterioso, responsável pelo Sonhar, onde governa como monarca absoluto. Tem como função enviar e cuidar dos sonhos, de todas as criaturas capazes sonhar, assim mantendo a existência coesa e equilibrada.

A história se inicia com a captura de Sonho por um líder de um culto ocultista, no ano de 1916, e permanece preso por 70 anos. Durante esse tempo o mundo fica desestabilizado pela falta do Sonho, as pessoas são acometidas pela doença do sono, da qual muitas dormem para não mais acordar, outras tiveram seu sono perturbado por todo esse tempo. E assim começamos nossa jornada ao lado de Sonho para colocar as coisas em ordem novamente.

Essa edição definitiva publicada pela Panini compila as 20 primeiras edições da série principal de Sandman, então ainda tenho muito a explorar da obra e estou definitivamente ansioso para o fazê-lo.

Minhas impressões não tem 1/10 do que essa obra tem para oferecer. Mergulhe sem medo nesse universo criado por Neil Gaiman que terá satisfação garantida.

And Mr. Sandman, bring me a dream...

Eclipsenamadrugada 05/05/2016

Excelente, muito bom.

Brunocom2T 13/05/2024

JÁ GANHOU
Sandman é a primeira resenha, a primeira HQ que mudou minha forma de ver a vida, e a melhor experiência entre todas.
Simplesmente fantasico, vlw Neil Gaiman. Detalhe, isso vale para todos os 4 volumes da história principal. Não possuo capacidades de escolher meus arcos favoritos nesse momento, talvez após uma releitura.