Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Gabriel.Antunin 27/09/2017

Obra prima
Primeira HQ que leio, essa história é incrível.
A maneira como ela faz você refletir sobre certos assuntos e uma coisa magnífica. O Nell fez uma obra incrível.

Alanna Aguiar 23/03/2020

Me faltam palavras para descrever o universo de Sandman, uma das melhores histórias que já li.

Daniel.Martins 10/11/2017

resenha do blog www.desinformadoss.blogspot.com
Sandman é a obra conhecida por revelar Neil Gaiman definitivamente ao mundo. Por ser uma história em quadrinhos, pode haver um preconceito, algo como "isso é coisa de criança" mas garanto que o conteúdo aqui encontrado passa bem longe de ser infantil e janta muita literatura tradicional por aí.
Este encadernado contém 616 páginas, sendo um belo de um tijolo, o que, apesar de lindo, dificulta um pouco a leitura e impede completamente a portabilidade.
Mas foi feito para enfeitar estantes e isso ele faz com louvor.

O COMEÇO: Começamos com uma história maravilhosa onde Sandman, perpétuo responsável por gerir o sonhar é aprisionado por um humano ficando nesse estado por décadas. Sem alguém para controlá-lo, o mundo dos sonhos saí do controle desencadeando uma série de eventos que serão mostrados mais para frente.

ITENS MÁGICOS: O Homem que captura Sandman também lhe rouba seus itens mágicos: um rubi, um elmo e uma algibeira e esses itens acabam se perdendo pelo mundo, gerando uma busca por eles nas histórias subsequentes.

TUDO SE ENCAIXA: É muito interessante observar a capacidade de Gaiman em criar ramificações à partir de uma história aparentemente simples. A primeira história, aparentemente simples, desencadeia uma série de eventos que atingirá até os tempos atuais do personagem (o final da década de 80) e afetará outros personagens da DC bem como uma série de pessoas "normais"

CONTOS: Gaiman é conhecido por escrever ótimos contos. Muitos o consideram melhor contista que romancista, mas eu prefiro achar que ele manda bem em ambos. Do meio para o fim do encadernado, encontramos histórias que não estão conectadas à linha principal, mas onde o autor desfila toda a sua qualidade e criatividade nos deixando boquiabertos como no história "um conto de 1000 gatos", uma lição de vida.

CONCLUSÃO: Sandman de Neil Gaiman é leitura obrigatória para quem gosta do gênero fantasia. Também é uma excelente porta de entrada para quem tem algum preconceito com quadrinhos, pois há obras para todos os gostos e que merecem uma chance.
Essa edição ainda conta com extras como um prefácio escrito pelo próprio autor, rascunhos de páginas, esboços e conceitos dos personagens e um roteiro escrito por Gaiman para os desenhistas.
Vale cada centavo e nos deixa com vontade de ter a coleção completa.

Nota 5 porque não tem como dar 6!

site: www.desinformadoss.blogspot.com

Camille.Pezzino 11/11/2017

O HERÓI DE TODOS OS TEMPOS: AS VERDADES-SOMBRAS DO SONHAR
Entre todas as frases extremamente elaboradas que eu poderia escolher para tentar - o que sempre será uma tentativa - definir The Sandman, ou como é conhecido no Brasil, somente Sandman, se tivesse de ser minha, seria: Mil em um. Essa narrativa abarca tudo, quase que literalmente, e isso tudo em apenas uma história: a história dos sonhos.

Muitas pessoas utilizam a frase central e o slogan dado pela editora, frase retirada do poema "O Enterro dos Mortos", do poeta T.S. Elliot, para tentar dar sentido a essa totalidade imensurável.

"Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó"

Contudo, contrariando todas as pessoas que, acredito eu, tentaram em uma árdua tarefa falar sobre Sandman, tenho talvez uma proposta inusitada, pois com Sandman e Neil Gaiman sempre será um talvez. Na minha humilde perspectiva, a frase que serviria para definir sua história seria:

"As coisas não precisam ter acontecido para serem verdadeiras. Contos e sonhos são verdades-sombras que vão perdurar quando os reles fatos não forem mais do que pó e cinzas esquecidas."

Mas por que eu digo que essa frase seria capaz de definir Sandman muito melhor do que a do poeta T.S. Elliot? Primeiro, porque como diria Eduardo Lourenço, "não há melhor pessoa que Fernando Pessoa para definir a si mesmo" e, entre tudo que é crível e maravilhoso na literatura canônica, não há nada melhor do que o próprio poeta ou escritor para definir sua obra. Como meu segundo argumento - e isso deve contrariar muitos leitores de Sandman -, em nenhum momento eu senti medo. Ou talvez eu tenha sentido, porém, o fascínio cresceu tanto que o medo se tornou diminuto para mim e, nesse aspecto, encontramos algo valioso em Sandman.

O que caracteriza uma divindade senão a dualidade entre medo e fascínio? Nós tememos Deus, como diria Nietzsche; os homens são crentes e devotos não pelo amor, mas pelo medo do castigo - essa é a ideia retirada da frase célebre "Deus está morto". Por outro aspecto e lado, também somos levados a fascinar e a sonhar com essas divindades e sua grandiosidade, porque elas são imensas e nos tiram do chão e também porque elas são o que está entre o chão e nós: os deuses são os nossos pilares de sustento para acreditar no real ou na verdade, independentemente do tempo em que estejamos vivendo.

O meu terceiro argumento é que nós vivemos entre verdade, conto e sonho: os três se misturam tanto em Sandman quanto na nossa própria realidade. O que as histórias contam para você? Todas as que você pode beber ao ponto de saborear uma nova vida? Todas as histórias contam uma verdade que vive na sombra da mente dos autores. Ao mesmo tempo, após a leitura, ela também vive na mente do leitor - e o influencia. Nós somos influenciados por histórias, como, por exemplo, no passado, os grandes reis foram influenciados pela figura do rei Arthur. É nessa miscigenação entre verdade, mito e sonho que vivemos e continuaremos vivendo, como Sandman continua a viver agora e viverá amanhã. Toda narrativa conta a verdade-sombra e nós precisamos nos agarrar a ela quando desejarmos, como fazemos com os sonhos. Como podemos fazer e devemos fazer com Sandman.

Embora eu tenha muitos outros pontos para corroborar porque essa frase define, em minha opinião, Sandman - e talvez a nós mesmos e nossa história -, beberei agora, junto de você, do meu último argumento: todas as narrativas são pontos de vista, nada além de pontos em que alguém fala e o outro enxerga alguma coisa. Essas narrativas geradoras de pontos de vistas podem ser ou não ser além do que foi demonstrado, o mesmo com a própria história e a realidade dos fatos.

O fato é distorcido e, de tão distorcido, o fato que é a verdade - se é que existe uma - se torna apagado na imensidão dos ideais. Sandman é sonho, não porque seu protagonista é o próprio Sonho, mas porque nos faz sonhar com a verdade - a intrínseca e a múltipla - tal como tem a sua função primordial, exatamente igual aos mitos. O que eu quero dizer, com essa frase, é que Sandman é tão mítico e verdadeiro quanto a Ilíada, quanto a Odisseia ou a Eneida, além disso, é a verdade-sombra que prospera e é primordial como os mitos, não ler Sandman é perder um pouco do mítico que há dentro de você e você nunca foi capaz de enxergar.

Não somente de metáforas a questão mítica se faz presente na narrativa, os deuses realmente aparecem, como os anjos, os demônios e os perpétuos. Você conhece os deuses, os anjos, os demônios e os personagens - se é um leitor ávido de histórias de super-heróis ou um assíduo conhecer do cinema contemporâneo - sobre-humanos e super-humanos que aparecem nos quadrinhos da DC Comics, mas e os perpétuos? Personagens incrivelmente bem elaborados por Neil Gaiman, eles são aqueles que existiram antes dos deuses e morrerão - não da forma que conhecemos a morte -quando o último dos homens padecer.

CONTINUA NO SITE: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/

Lih leme 08/12/2017

O Melhor HQ do mundo.
Quando digo que este é o melhor HQ do mundo, eu não estou mentindo.
Gaiman constroi um mundo totalmente diferente do que conhecemos, existem 5 perpetuos, e nesse primeiro volume ele nos apresenta Morfeus, o senhor dos sonhos, ele que controla o sonho de todas as pessoas.
Quando Morfeus é capturado por engano e fica 70 anos preso, as pessoas que dormiam, nao acordavam mais, ficavam presos em seus sonhos.
O HQ gira em torno da volta de Sandman para o mundo dos sonhos e a reconstrução de seu mundo que a muito se desfarelou.
As ilustraçoes no HQ, sao perfeitas, uma leitura que flui muito bem, por maior que seja essa edição definitiva, voce le rapidinho.

Christine.Jara 21/09/2018

Sandman
Como é bom revisitar os personagens que me conquistaram a tanto tempo atras.
Em cada releitura, vejo alguma coisa que deixei passar, Gaiman sempre foi um
gênio, adoro tudo que ele escreve.

Le 02/10/2019

Sandman
O sonhar nunca foi tão belo, tão vivído e tão maravilhoso como no universo de Gaiman.
Morfeus ou Sonho está preso num ritual de magia negra que tinha como alvo sua irmã a Morte, porém algo dá errado e eles aprisionam Morfeus, um dos 5 perpétuos, que após anos de cativeiro se liberta e vai atrás de seus objetos de poder...isso são só as primeiras páginas deste encadernado, e só o começo de uma saga fantástica, uma obra de arte em quadrinhos e uma leitura obrigatória para todos os fãs de literatura em geral.

Doug 31/10/2019

E se você soubesse que a morte, o desejo e os sonhos possuem regras, físicas próprias e até personificações? Nesta história, o Sandman, o soberano do mundo dos sonhos, é capturado por engano por humanos que buscavam aprisionar a morte em pessoa.

Quais as consequências da prisão do monarca absoluto dos sonhos em nosso mundo?
Página a página você vai saber, em uma obra prima dos quadrinhos de todos os tempos.

Enio Myrddin 08/02/2020

Três partes
A primeira parte, Prelúdios e Noturnos, é uma boa introdução. A segunda, Cada de Bonecas, é a melhor parte, uma história bem cativante. A terceira, Terra dos Sonhos, são contos, alguns bons outros nem tanto.

Géssica Ferreira 08/02/2020

"Uma experiência rara".
[...] o mundo é tão sólido e confiável quanto uma camada de espuma suja na superfície de um poço de águas negras que se aprofunda indefinidamente. E há coisas nas profundezas sobre as quais eu nem mesmo quero pensar.
Significa mais do que isso.
Significa que somos apenas bonecas. Não temos a menor ideia do que está acontecendo. Só nos iludimos, acreditando que exercemos controle sobre nossa vida, enquanto, a uma distância menor que uma folha de papel, brincam conosco coisas que nos enlouqueceriam se parássemos muito tempo pra pensar nelas. São elas que nos fazem transitar de uma sala à outra, pondo-nos pra dormir quando estamos cansados ou entediados." Corações Perdidos - The Sandman 16

Renan Motta 13/02/2020

Clássico Contemporâneo
Sandman tem um universo rico e incrível. A imaginação de Gaiman contagia.

O único "defeito" nessa edição é o ritmo que desacelera no final e a historia da peça de Shakespeare, que achei bem chata, apesar de compor bem o universo da história.

lexsouza 06/03/2020

Onde tudo começou
Esse primeiro volume tem 2 arcos completos e histórias soltas. Foi o início do cultuado universo de Neil Gaiman nos quadrinhos e seu passaporte para se tornar um dos grandes autores da cultura pop das últimas décadas. Vale uma leitura sem pressa.

Diego Piu 09/03/2020

Melhor coisa que eu fiz foi recomeçar Sandman no formato Edição Definitiva, uma vez que não tive muita sorte com os 3 primeiros volumes da edição comemorativa de 30 anos. A experiência foi totalmente diferente (apesar do volume 1 conter exatamente o mesmo arco das 3 primeiras edições do formato que não me agradou). Consegui pegar maiores detalhes dos quadros e da própria história que enriqueceu bastante a minha percepção da grande obra do Gaiman nos quadrinhos. Apaixonado: Partiu Volume 2!