Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Camille.Pezzino 11/11/2017

O HERÓI DE TODOS OS TEMPOS: AS VERDADES-SOMBRAS DO SONHAR
Entre todas as frases extremamente elaboradas que eu poderia escolher para tentar - o que sempre será uma tentativa - definir The Sandman, ou como é conhecido no Brasil, somente Sandman, se tivesse de ser minha, seria: Mil em um. Essa narrativa abarca tudo, quase que literalmente, e isso tudo em apenas uma história: a história dos sonhos.

Muitas pessoas utilizam a frase central e o slogan dado pela editora, frase retirada do poema "O Enterro dos Mortos", do poeta T.S. Elliot, para tentar dar sentido a essa totalidade imensurável.

"Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó"

Contudo, contrariando todas as pessoas que, acredito eu, tentaram em uma árdua tarefa falar sobre Sandman, tenho talvez uma proposta inusitada, pois com Sandman e Neil Gaiman sempre será um talvez. Na minha humilde perspectiva, a frase que serviria para definir sua história seria:

"As coisas não precisam ter acontecido para serem verdadeiras. Contos e sonhos são verdades-sombras que vão perdurar quando os reles fatos não forem mais do que pó e cinzas esquecidas."

Mas por que eu digo que essa frase seria capaz de definir Sandman muito melhor do que a do poeta T.S. Elliot? Primeiro, porque como diria Eduardo Lourenço, "não há melhor pessoa que Fernando Pessoa para definir a si mesmo" e, entre tudo que é crível e maravilhoso na literatura canônica, não há nada melhor do que o próprio poeta ou escritor para definir sua obra. Como meu segundo argumento - e isso deve contrariar muitos leitores de Sandman -, em nenhum momento eu senti medo. Ou talvez eu tenha sentido, porém, o fascínio cresceu tanto que o medo se tornou diminuto para mim e, nesse aspecto, encontramos algo valioso em Sandman.

O que caracteriza uma divindade senão a dualidade entre medo e fascínio? Nós tememos Deus, como diria Nietzsche; os homens são crentes e devotos não pelo amor, mas pelo medo do castigo - essa é a ideia retirada da frase célebre "Deus está morto". Por outro aspecto e lado, também somos levados a fascinar e a sonhar com essas divindades e sua grandiosidade, porque elas são imensas e nos tiram do chão e também porque elas são o que está entre o chão e nós: os deuses são os nossos pilares de sustento para acreditar no real ou na verdade, independentemente do tempo em que estejamos vivendo.

O meu terceiro argumento é que nós vivemos entre verdade, conto e sonho: os três se misturam tanto em Sandman quanto na nossa própria realidade. O que as histórias contam para você? Todas as que você pode beber ao ponto de saborear uma nova vida? Todas as histórias contam uma verdade que vive na sombra da mente dos autores. Ao mesmo tempo, após a leitura, ela também vive na mente do leitor - e o influencia. Nós somos influenciados por histórias, como, por exemplo, no passado, os grandes reis foram influenciados pela figura do rei Arthur. É nessa miscigenação entre verdade, mito e sonho que vivemos e continuaremos vivendo, como Sandman continua a viver agora e viverá amanhã. Toda narrativa conta a verdade-sombra e nós precisamos nos agarrar a ela quando desejarmos, como fazemos com os sonhos. Como podemos fazer e devemos fazer com Sandman.

Embora eu tenha muitos outros pontos para corroborar porque essa frase define, em minha opinião, Sandman - e talvez a nós mesmos e nossa história -, beberei agora, junto de você, do meu último argumento: todas as narrativas são pontos de vista, nada além de pontos em que alguém fala e o outro enxerga alguma coisa. Essas narrativas geradoras de pontos de vistas podem ser ou não ser além do que foi demonstrado, o mesmo com a própria história e a realidade dos fatos.

O fato é distorcido e, de tão distorcido, o fato que é a verdade - se é que existe uma - se torna apagado na imensidão dos ideais. Sandman é sonho, não porque seu protagonista é o próprio Sonho, mas porque nos faz sonhar com a verdade - a intrínseca e a múltipla - tal como tem a sua função primordial, exatamente igual aos mitos. O que eu quero dizer, com essa frase, é que Sandman é tão mítico e verdadeiro quanto a Ilíada, quanto a Odisseia ou a Eneida, além disso, é a verdade-sombra que prospera e é primordial como os mitos, não ler Sandman é perder um pouco do mítico que há dentro de você e você nunca foi capaz de enxergar.

Não somente de metáforas a questão mítica se faz presente na narrativa, os deuses realmente aparecem, como os anjos, os demônios e os perpétuos. Você conhece os deuses, os anjos, os demônios e os personagens - se é um leitor ávido de histórias de super-heróis ou um assíduo conhecer do cinema contemporâneo - sobre-humanos e super-humanos que aparecem nos quadrinhos da DC Comics, mas e os perpétuos? Personagens incrivelmente bem elaborados por Neil Gaiman, eles são aqueles que existiram antes dos deuses e morrerão - não da forma que conhecemos a morte -quando o último dos homens padecer.

CONTINUA NO SITE: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-12-o-heroi-de-todos-os-tempos-e-as-verdades-sombras-do-sonhar/

Lih leme 08/12/2017

O Melhor HQ do mundo.
Quando digo que este é o melhor HQ do mundo, eu não estou mentindo.
Gaiman constroi um mundo totalmente diferente do que conhecemos, existem 5 perpetuos, e nesse primeiro volume ele nos apresenta Morfeus, o senhor dos sonhos, ele que controla o sonho de todas as pessoas.
Quando Morfeus é capturado por engano e fica 70 anos preso, as pessoas que dormiam, nao acordavam mais, ficavam presos em seus sonhos.
O HQ gira em torno da volta de Sandman para o mundo dos sonhos e a reconstrução de seu mundo que a muito se desfarelou.
As ilustraçoes no HQ, sao perfeitas, uma leitura que flui muito bem, por maior que seja essa edição definitiva, voce le rapidinho.

Douglas.Eduardo 02/06/2020

Boa leitura
Roteiro um pouco confuso no início, porém se fazer uma leitura tranqüila com calma se torna mais fácil de entender a mensagem..Que história foda do John constantine

Haru.Kawatake 08/07/2020

Gosto muito
Eu gosto muito do Sandman, o primeiro conto é maravilhoso! Achei bem legal

Rodrigo 16/08/2020

Vou revelar-te o que é medo em um punhado de pó
Comece a ler e não pare mais. O primeiro volume com os números 1 a 20 da série Sandman é simplesmente matador.

Cometi o erro de adquirir os volumes 1 e 3, na esperança de uma promoção dos volumes 2, 4 e 5. Agora todos estão esgotados e quem tem para vender está pedindo preços absurdos acima de 400 reias. A obra é fantástica, mas não justifica o abuso nos preços. Espero que a Panini faça uma nova edição em algum momento.

Kathleen.Campos 28/12/2022

Um dos melhores quadrinhos que já li, os personagens são incríveis, Neil Gaiman é um gênio mesmo. Sonho vc carrega o mundo nas costas.

Doug 07/09/2021

Um deleite de sonho e realidade
Sandman certamente é uma daquelas leituras praticamente obrigatórias para quem ama ler, e durante muito tempo eu me senti ao mesmo tempo instigado a conhecer este universo, e com receio de me deparar com algo muito além de minha compreensão. Meu primeiro contato com uma obra de Neil Gaiman foi através do livro Deuses Americanos, que também possui grandiosidade narrativa, então acredito ter sido um bom primeiro passo antes de encarar a magnum opus do autor.

Em Sandman vamos acompanhar a jornada de Morpheus, o Deus do Sonhar, ele que ao longo da narrativa percebemos possuir muitas faces e nomes. Logo de início vemos nosso protagonista sendo aprisionado no mundo dos humanos através de um ritual de magia negra que buscava sua irmã, a Morte. E ao longo dos capítulos seguimos a busca deste por liberdade e vingança pelo que sofreu durante anos, e conforme o enredo se desenrola, a história vai sendo contada através de pequenos contos, onde cada um possui uma singularidade, mas todos carregam em seu âmago a essência de Sandman, e mesmo que apareça pouco, Morpheus estará lá de alguma forma, e com ele sua mensagem.

Este quadrinho nos apresenta muitas mensagens poderosas, dentro de uma narrativa simples, porém complexa repleta de sentidos e reflexões. Um dos capítulos mais pesados pra mim foram os últimos, sendo um deles sobre uma triste e sonhadora história de uma gata, e a outra a dura realidade do fardo que uma pessoa especial pode carregar por ser diferente.

A arte é outro show a parte, devido aos diferentes artistas que a produziram, é comum que ao longos dos capítulos o traço mude, mas tudo faz parte de um processo maior de imersão, e toda a atmosfera de Sandman é muito bem representada em cada linha, em cada cor e em cada quadro.

Achei Sandman uma obra muito completa, e que recompensa e muito o tempo investido na leitura. Torço para que os demais volumes sejam tão bons quanto este!

Haruzinha 20/10/2021

Confuso
Livro com criaturas mitológicas e religiosas tratadas de forma bem diferente. O livro conta como várias histórias com um tema central, porem as vezes foge do assunto, deixando o contexto um pouco confuso

Kelly_domings 15/11/2021

Sandman ?
?Relendo essas histórias hoje, devo confessar que acho muitas delas estranhas e infelizes, embora mesmo a mais desastrada das tenha algo - uma frase, talvez, ou uma ideia, ou uma imagem da qual eu ainda tenha orgulho. Mas elas são o início da história, e as sementes de muito do que veio depois - é muito do que ainda está por vir - foram plantadas nos contos desse livro? Neil Gaiman

Marcio.Losada 31/12/2021

Confuso
A história de Sandman é fascinante, mas demorei para engrenar nessa leitura, achei bem confusoo no início, mas valeu a pena.

@debee 22/01/2022

Que coisa incrível é Sandman! Toda a mitologia da HQ é impressionante e muito bem elaborada. Realmente me importei com os personagens e amei as reflexões. Minhas histórias favoritas foram "Contos na areia", "Casa de bonecas" e "Calíope". Acho que amei mais ainda as personagens femininas, inclusive a perpétua Morte. As reflexões sobre a Morte e o Desejo são fantásticas.

Felipe863 02/02/2022

O Livro dos Sonhos
Uma grande graphic novel que eu recomendo a todos, roteiro de Neil Gaiman e ilustração de Dave Mckean, Charles Vess e outros ilustradores. A jornada desse livro começa com ritos de magia de uma seita tentando capturar a Morte, porém acabam capturando Sonho... A obra tem elementos mitológicos, arquetípicos, humanos, personagens de quadrinhos conhecidos, entre outros.

Claudia - @segunda.opiniao 18/02/2022

Sandman é uma renomada série de história em quadrinhos, com 75 edições, fora os extras. A obra é dividida por arcos. Cada arco fecha a história em si, mas todos os arcos juntos (e em sequência) compõe a obra completa.

As edições definitivas facilitam a vida do leitor, visto que é só ler na sequência numérica (vol.1 ao 5) pois os arcos já estão agrupados na ordem certa.

Esse primeiro volume contém as edições do número 1 ao 20. Abrange os arcos “Prelúdios e Noturnos” (1-8), “Casa de Bonecas” (9-16) e “Terra dos Sonhos” (17-20).

A HQ acompanhará a história de Sonho, um dos 7 Perpétuos. Ele é o responsável pelos sonhos de todas as criaturas vivas. É uma entidade que está além do bem ou do mal.

Os Perpétuos representam aspectos da vida humana e existem desde a criação do mundo.

PRELÚDIOS E NOTURNOS: Com ajuda de um livro antigo e de um ritual, algumas pessoas tentam capturar um dos Perpétuos, mas acabam prendendo o Sonho por engano. Eles o mantêm em cativeiro por 70 anos, o que vai desequilibrar a ordem do mundo. Quando Sandman (Sonho), escapa, ele vai atrás de 3 objetos que tiraram dele: a algibeira, o elmo e seu rubi.

CASA DE BONECAS: Sandman está concentrado em reconstruir seu reino e capturar os pesadelos que fugiram para o mundo mortal em sua ausência. Além disso, uma adolescente humana está colocando o domínio dos sonhos em risco.

TERRA DOS SONHOS: É composto por 4 histórias independentes que servem para mostrar a personalidade de Sonho, a extensão e relevância do seu reino e a maneira como a Morte (irmã de Sandman e Perpétua) trabalha e lida com sua função.

É uma história fantástica e muito complexa. Impossível resumir num post. Só leiam essa obra de arte!!

Bju
Câmbio. Desligo.