Nada menos que tudo

Nada menos que tudo Rodrigo Janot...

Resenhas - Nada menos que tudo

Lenon 18/11/2023

Nada mais que um livro legal.
Li esse livro pois já havia lido ?A organização? que fala a respeito da história da odebrecht e entra de cabeça na lava jato e algumas outras histórias de corrupção do nosso país.
O livro ?nada menos que tudo?
aborda a lava jato desde o início, período que o Ex pgr. Inicia os trabalhos na procuradoria geral, apesar de estar totalmente envolvido com o processo, senti que faltavam mais detalhes a respeito da investigação, eu gostaria muito de ver mais detalhadamente o passo a passo das investigações, até porque quem está contando era quem estava conduzindo as investigações. Se comparar com ? A organização? posso até dizer que é um livro fraco em detalhes. Mas, tirando essa fragilidade é um bom livro, da um panorama legal a respeito de o quão forte é a corrupção em nosso país e revela algumas situações(mesmo que superficiais) a respeito do jogo político.
Recomendo? Sim, livro é leve, leitura fluída e sem termos técnicos ou maiores dificuldades.

Rodrigo 03/06/2023

Nada menos que tudo
O livro aborda os principais acontecimentos da Lava Jato, revela os bastidores das negociações com os acusados, discute o sistema político brasileiro e expõe os desafios enfrentados pelos investigadores. Janot também compartilha reflexões sobre os dilemas éticos e jurídicos envolvidos na condução de casos tão complexos.
O livro de Rodrigo Janot oferece um relato pessoal e detalhado dos acontecimentos que marcaram a Operação Lava Jato, fornecendo uma perspectiva única sobre um dos momentos mais importantes da história recente do Brasil.
Recomendo a leitura.

melanieteles 29/04/2023

Terminei de ler mês passado, esqueci de logar. Uma boa leitura pra qualquer um, mas uma leitura essencial pra qualquer operador do direito. Não concordo com o Janot em muitos aspectos, mas não tem como não reconhecer o excelente profissional que ele é. 4/5

Thaís 18/03/2023

Para quem tem idade para ter acompanhado todo o drama da Lava Jato, entende o drama do momento e toda a expectativa sobre os desdobramentos da investigação. Cansados de tanta impunidade, a Lava Jato foi para os brasileiros uma renovação da esperança de que um dia poderemos acabar com a corrupção. Jano, Procurador-geral da República, responsável por investigar pessoas com foro privilegiado, apresenta neste livro o ponto de vista de quem viveu a operação de dentro. Obviamente dentro da legalidade, falando da maioria dos fatos que são de conhecimento público. A operação ainda não acabou, mas perdeu força. Janot já não trabalha no setor público, então as informações têm limite.

Sobre o livro em si, do ponto de vista literário, a obra é pobre, apesar da leitura fluida, como se estivéssemos em uma mesa de bar com o autor. Não se usa o jargão, ou dialeto próprio, que os profissionais de Direito costumam vergar. Os capítulos são pautados por uma descrição dos fatos e, caso exista, um evento curioso no mesmo período; caso não, fecha-se com uma divagação do procurador. Receita simples, não traz nada de novo, agrada a maioria dos leitores, mas os mais experientes podem sentir falta de um texto mais elaborado.

Anaj98 22/02/2023

O tudo que podia ter mais
"A cartelização do mercado gera concentração de riqueza, aprofunda as desigualdades sociais, incentiva a corrupção, drenando os já escassos recursos públicos”- Rodrigo Janot.

Encontrei esse livro naquela feira de livros estabelecida no corredor do shopping Palladium daqui de Ponta Grossa, mas também está disponível para assinantes do kindle Unlimited. Me interessei pela premissa estampada na capa de mostrar os “bastidores da operação que colocou o sistema político em xeque”. A obra escrita em 2019 trata sobre uma operação lava jato com um pouco do seu brilho já perdido, ocupando menos atenção na mídia (mas para mim, até hoje, com um valor sentimental muito importante). Confesso, todavia, que aquilo que me chamou atenção na capa foi também o que mais me decepcionou com o livro: o fato de ser literalmente um material de “bastidor”.
O livro tem um ar literal de “livro de recordações”, e apesar de organizar e sistematizar alguns fatos (não todos) revelados pela força tarefa, a narrativa é o tempo todo invadida pelo escritor por momentos desconfortáveis de auto- elogio, outros inúmeros trechos repetitivos justificando a atitude do Rodrigo Janot em abrir ou deixar de abrir uma denúncia e relatos pessoais que, para mim, soaram irrelevantes ou eticamente questionáveis.
Apesar das críticas, deixo o meu elogio aos envolvidos na elaboração do “Nada Menos que Tudo” em deixar claro as consequências dos esquemas de corrupção revelados pela lava jato, que evidenciou principalmente as relações de promiscuidade entre poder público e privado, que se assenta na cultura de trocas de favores entre “amigos”, com interesse único em enriquecer (ilicitamente) e manter o poder de influência e controle, filosofia que corrói o livre mercado e força das nossas instituições democráticas.
Recomendo a leitura para quem deseja ter um outro olhar desse capítulo interessante da nossa história, seja “lava jatista” ou “anti lava jatista”, a fim de relembrar a empolgação de esperar ansiosamente os noticiários, aguardando vazamento de áudios, depoimentos, ou acordar com notícias de busca e apreensão em casas de políticos, empresários, etc. E depois discutir com seus colegas de trabalho, escola ou faculdade tudo o que foi revelado nas últimas operações da “operação que colocou o sistema político em xeque”.

Mota 22/01/2023

O MUNDO SUJO DA POLÍTICA
Muita garra para enfrentar os poderosos da política, o livro narra o dia a dia das investigações da Prucuradoria da República, os acontecimentos com detalhes mínimos, e a força de mostrar que a influência política não tem vez, muito bom o livro!

Carlos.Heitor 19/04/2021

Memórias de um Procurador Geral da República
Livro excelente de ler. Leva a refletir, as escolhas e desafios de alguém que estava investigando a cúpula do poder político. Trata de forma objetiva e com linguagem simples os bastidores da Lava Jato de Brasília.

Thali 02/03/2021

Nos ajuda a entender como foi a mair investigação do país nos últimos anos. Nos faz refletir sobre como escolhemos nossos governantes.

Gregori Pavan 21/01/2021

Não é um livro ruim, mas não é empolgante. Não tem grandes revelações, serve mais para dar satisfação de atitudes e comportamentos do Ex-Procurador-Geral da República, e demonstrar vaidade.

Gabriel 29/09/2020

Extremamente proveitoso
É muito interessante conhecer os bastidores da maior operação contra a corrupção da história. Embora eu não concorde com as visões políticas do autor, tenho que concordar com o seu posicionamento à frente da operação lava jato.

pc9 08/08/2020

Nada menos do que... já sabemos.
Como li na mais bela review escrita sobre esse livro, essa leitura é tão interessante como uma boa conversa! E, quando o interlocutor é alguém que você admira e teve a oportunidade de acompanhar um pouco, a conversa ganha contornos muito mais pessoais e realistas.

O livro em si não trata de nada além do que todos os brasileiros já conhecem: compadrio, feudos, jeitinho brasileiro, maracutaias e por aí vai. Seu grande mérito, na minha modesta opinião, foi conseguir desmistificar, ao narrar a visão dos bastidores, algumas concepções que eu tinha sobre o assunto e entender o porquê de certos eventos.

Confesso, contudo, que a leitura, mesmo tratando de assuntos já conhecidos, me causou um misto de alegria e mal estar. Foi muito bom saber dos dotes culinários do nosso querido Rodrigo Janot ou que os procuradores, embora fizessem seu trabalho de maneira muito séria, tinham seus momentos de descontração (alguém disse farmacinha?). Mas também foi muito incômodo ver o quão suja e desonesta é a casta superior da política brasileira e quão difícil é fazer a justiça no nosso país. O incômodo é ainda maior porque sabemos que são práticas que ainda ocorrem e que ocorrerão por gerações.

No geral, o livro flui tão bem que a leitura é extremamente agradável e rápida. Obviamente não poderia deixar de indicar! Nota 5!
Vany 09/08/2020minha estante
????

pc9 09/08/2020minha estante

anisios 06/07/2020

Denso e divertido.
Um livro de bastidores, com detalhes de várias etapas da lava jato , pressão política e situações cômicas narradas por Janot. Uma leitura divertida e também tensa.

Natasha 03/07/2020

Pra quem gosta de ler sobre a lava-jato e alguns bastidores, ainda que-claro-meio imparcial, é muito bom! Último capítulo finalizado com chave de ouro.
Natasha 03/07/2020minha estante
Ignorem meu hífen rs

Vany 14/06/2020

Uma leitura muito interessante!
Uma leitura tão interessante quanto uma boa conversa. Foi assim que me senti lendo este livro: como se Janot estivesse sentado aqui ao meu lado (provavelmente com uma taça de vinho rsrs) contando sobre os bastidores da Lava-Jato. Muito interessante saber como as coisas acontecem, como é complexo e como não temos a noção do todo quando acompanhamos os noticiários.
Agora, se eu já admirava o Janot antes, pelo seu trabalho como PGR, agora o admiro muito mais. E ai que saudades dele nesses tempos!
E para os críticos que gostam de afirmar ele que é petista - e pessoalmente pode até ser - e que favorecia a esquerda, fica muito claro na leitura que ele nunca agiu segundo nenhuma ideologia ou em favor de determinado partido. Muito pelo contrário, seguiu critérios técnicos. E não há nada nos fatos contrariem sua versão, portanto não há por quê duvidar. Ele investigou e apresentou denúncia contra políticos de praticamente, senão todos, os partidos! E quem caiu naquela historinha de que o PT era a personificação da corrupção no Brasil, votou para tirar o PT e acabar com a corrupção, leva um belo banho de água fria ao descobrir (ou se dar conta, porque os fatos sempre estiveram aí) que quem indicou Paulo Roberto Costa para a diretoria da Petrobrás e instituiu todo aquele esquema de propinas conhecido como Petrolão foi o P... PP (ex-partido de quem, hein?) e que a "sangria" da Lava-Jato estancou quando esta chegou nos figurões do PMDB. Sim, e todos eles continuam em cena, senão diretamente, indiretamente com outros membros da família. Aí fica a pergunta que o próprio Janot faz: o Brasil realmente mudou? Deixamos para trás nossa histórica tolerância com o improviso, o jeitinho e a corrupção?
Você responde.

Carlos Kelsen 09/05/2020

Vale a pena a leitura
Livro que apresenta os bastidores de uma investigação que, em determinado momento, mudou os rumos do país, na medida em que atingiu as principais figuras da política nacional. Embora acredite que ainda falta muito para visualizarmos um Brasil sem corrupção, acredito que a operação Lava Jato foi um importante começo.