As Coisas Como Elas São

As Coisas Como Elas São Laurie Frankel

Resenhas - As Coisas Como Elas São

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vânia 06/06/2021

Um dos livros mais lindos que já li!
Rosie é uma médica sem tempo pra viver nada além da residência, até que ela conhece Penn, um escritor que consegue se fazer caber no tempo para estar com ela, até que o amor se torne inevitável.

Eles se casam e tem um filho. E outro filho. “Vamos tentar uma menina?” “Vamos!”. Mais dois meninos. Gêmeos. “Agora vem a menina”, eles tentaram pela quinta vez, mas aí veio o Claude.

Só que Claude não é um menino como os outros (e eles tem experiência nesse negócio de meninos). Claude sempre foi diferente, até o dia em que com 3 anos, parou ao lado da cama dos pais enquanto estavam quase dormindo e falou: Quando crescer, eu quero ser uma menina.

Desde os 3 anos, Claude se identificava como uma menina que quer usar vestidos, ter cabelo grande, usar biquínis e depois de um tempo, decide que gostaria de ser chamada de Poppy, um nome "de menina".

Eu nunca tinha lido nenhum livro com personagens trans e logo o meu primeiro foi tratando de uma criança, numa história contada com uma delicadeza, um carinho, um cuidado que me emocionou desde as primeiras páginas. Na página 80 eu já tinha passado por umas 5 crises de choro.

A forma como a família protege Poppy é linda, com muitas tentativas de erros e acertos. O modo como a sociedade reage tanto a Poppy como a sua família também é muito real e duro. Eu não sei fazer outra coisa além de amar esse livro. Só de lembrar da história já me emociono de novo.

Esse livro foi leitura do clube do livro da Reese Witherspoon, o #hellosunshinebookclub. Ele fez muito sucesso nos EUA, mas aqui eu não vejo as pessoas comentando tanto. Então conheçam essa maravilha! 💕

site: https://www.instagram.com/bdebook/

Camila 06/05/2021

Um bom livro
Uma história importante, cativante e fluída. Gostei bastante das construção dos personagens, principalmente dos pais da Poppy. Até 73% do livro a história estava sensacional, depois achei que declinou um pouco. Queria ver um pouco mais dos pensamentos da Poppy.
Amei a história.

@juju.beekind 21/04/2021

Me surpreendeu positivamente
Comprei este livro há 1 ano, estava animada para ler, por já ter feito parte do clube do livro da atriz Reese Whiterspoon. Mas depois de comprá-lo, vi a resenha de uma booktuber que eu gosto, e acabei desanimando um pouco, então comecei a leitura com um pé atrás.

Mas, felizmente, fui surpreendida positivamente! Até 2/3 da leitura, eu estava dando 5 estrelas e favoritando o livro!
Não mantive essa nota pq achei o final mais lento, e distante de como a história vinha sendo levada até um pouco da metade... não que eu ache que tenha que ter terminado diferente, apenas acho que não manteve o mesmo ritmo.

O que mais me encantou nessa leitura não foi a história em si, mas a relação e diálogos entre os personagens! Acho que mais do que fatos, o incrível é o modo de escrita da autora, reflexões sobre a vida, sobre relações familiares, sobre nossas prioridades neste mundo... vi nos pais das crianças, Rosie e Penn, o exemplo de relacionamento que eu quero para mim. É uma família incrível!

O livro, além de tratar de crianças transgênero, um debate que tem que ser trazido à tona, e que não vemos por aí quase nunca, nos mostra um jeito lindo de ver e viver a vida. Recomendo!

Santana 16/04/2021

Livro muito bom e trata com bastante leveza a questão de transexualidade. Curti muito os pais da Poppy

Sami 21/03/2021

Emocionante
Com certeza um dos melhores livros com temática trangesnero que já li! A forma que a autora escreve os sentimentos tanto de poppy quanto de toda a sua família e como o fato de poppy ser transgenero os afeta, é tão verdadeiro que me perguntei várias vezes se era uma história real. Todos os sentimentos de poppy enquanto ela cresce, suas tristezas, dúvidas, anseios, de alguma forma me tocaram e em dado momento eu me vi sendo a poppy, e não só ela como cada um dos membros de sua família. Um livro ótimo para compreender não só como é ser trans em um mundo como esse, mas também como é ser pai, irmão, amigo de alguém que é.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 19/03/2021

Indico
Uma linda jornada de Claude e Poppy. Rosie e Penn pais de 4 meninos dão a luz a seu 5 e último filho, mas existe algo que incomoda essa criança, talvez o sentimento de pertencimento, lugar ... então juntos todos terão que buscar a melhor maneira de trilhar o caminho.

Tiago 28/01/2020

A vida como ela deveria ser
A questão transgênero ainda causa muita confusão e sofre com a desinformação e julgamentos da uma enorme parcela da população, inclusive dentro da própria comunidade LGBTQ+.

É portanto louvável que um livro como "As Coisas Como Elas São" chegue para discutir o tema de uma forma tão ampla, especialmente por tratar da questão desde a infância (assim como o lindinho e singelo "George") e dentro de uma família um pouco peculiar, mas absolutamente estruturada.

Chega a ser emocionante testemunhar durante a leitura o nível de discussão dos pais Rosie e Penn a respeito do filho mais novo Claude dar claros sinais de que ele é uma menina. A medida que eles sentem que não é passageiro, que não é uma fase; é extremamente educativo e maravilhoso presenciar a aceitação e a busca por um entendimento do que é ter uma filha trans. A medida que a trama avança, também é incrível a discussão deles a respeito do uso ou não dos bloqueadores de hormônios e outras questões que irão afetar diretamente o futuro de sua filha Poppy.

Só lamento o fato da escritora perder um pouco do foco da trama com os outros filhos do casal. Ter irmãos é algo extremamente interessante na perspectiva familiar, de como os outros filhos percebem a questão trans numa fase não adulta da vida. O problema é que o número excessivo de irmãos, 4 no total, cria subtramas em excesso que desviam o foco principal do livro. O pai escritor, que cria uma narrativa fantasiosa para dialogar com os filhos, também cansa um pouco pelo excesso e proporção que essa história acaba ganhando.

No geral "As Coisas Como Elas São" é um bom livro e sua temática contemporânea o torna uma leitura muito interessante. A execução talvez deixe um pouco a desejar, o livro poderia ser mais enxuto e bem melhor editado. Ainda assim, para quem busca tratar a questão Trans com humanidade e respeito, é certamente um livro imperdível.

anne 10/02/2021

Um livro que conseguiu me envolver do incio ao fim, a autora escreveu personagens cativantes e eu me vi cada vez mais apaixonada pela poppy, seus pais e seus irmãos. Gostei muito do jeito que a história foi trabalhada e da sensibilidade da autora ao tratar de temas delicados

bru 22/01/2021

Adorável
Escolhi o livro pela capa, confesso.
Confesso também que quase nunca leio a descrição, pois gosto da supresa da descoberta, e que descoberta.

A autora tem o tipo de escrita que gosto, envolvente e que me faz sentir parte do meio, a mesma discorre sobre um tema super importante que é o universo transgênero e o pai (quase) do lar, sendo responsável pela criação enquanto ela era a mantenedora da casa.
Amei como Claude era ímpar e como Poppy era cativante. Fizemos um passeio pelo mundo de uma casa cheia de meninos e de pais tentando entender e abraçar as descobertas e o desenvolvimento, tentando respeitar o crescimento de cada um. Que delícia de livro.

Parafraseando a autora: o que desejo para minha criança, para todas nossas crianças, é um mundo em que elas possam ser quem são, ser as versões mais amadas, abençoadas e apreciadas de si mesmas.

E amo quando ela fala sobre isso, pois não anula o fato de que vão haver frustrações, dificuldades, superações, mas desde que exista um mundo acolhedor, tudo pode se resolver.

Obrigada, Laurie.

Mica 19/01/2021

Um livro sobre família
Conheci a obra através do Clube do Livro da Reese Whiterspoon!

Já tinha alguma noção sobre o que tratava o livro mas confesso que fui surpreendida em várias partes!

Inicialmente, achei a escrita da autora bem fluida, partindo do começo da história da família. Desde como Rosie e Penn se conheceram, até o nascimento dos 5 filhos.

Bom, o enredo vai se debruçar acerca da vida dessa família que vai precisar lidar com a descoberta da caçula sobre identidade de gênero, sobre quem é e quais seus planos para o futuro!

Presenciar as discordâncias, medos, descobertas e surpresas junto com os pais foi uma experiência muito boa! Confesso que demorei para me interessar pela história, assim, só depois da parte II, realmente não consegui mais largar o livro!

É um livro que nos ensina muito sobre crianças transgêneros! Os estudos do pai, Penn, são bem pertinentes para também nos fazer compreender certos paradigmas sobre nossos próprios corpos.

Um bom livro em que só retiro algumas estrelas por que, acredito que a autora poderia ter nos poupado do final arrastado em que, por vezes, imaginei estar lendo outra história completamente diferente que, até fez sentido, mas não acredito que tenha sido necessário.

Enfim, um livro sobre família, amor, conhecimento, respeito e luta por reconhecimento! Vale a pena.

Vivi 16/01/2021

O livro tem uma história importante e muito bem escrita, gostei da forma como foi contada.

Vinicius 15/01/2021

Esse livro me ensinou muito e me jogou em cenários inimagináveis (incluindo o final caótico).
É muito sensível e muito bem escrito, me apaixonei pela Poppy sem ao menos notar...

Infelizmente em alguns pontos o objetivo principal parece se perder, o final pareceu meio confuso... Como se a autora precisasse de um plot doido para justificar mudanças (e ela não precisava).

Enfim, esse livro merece maior reconhecimento e ser debatido a fundo.

Marquito â¤ï¸ 10/01/2021

Lauriel Frankel escreveu uma obra de arte...
Um livro estupendamente interessante! A autora abordou de maneira leve e fluída uma realidade tão pouco levada em consideração nas prosas e poesias universais. Isso, por si só, já tem grande valia.

Gabriela 01/01/2021

E se fosse com você?
Achei um livro maravilhoso, com reflexões necessárias. Se trata de um assunto pouco discutido e muitas vezes desacreditado. Muitas vezes pensei em como eu reagiria se fosse comigo, quais decisões eu tomaria. Achei maravilhoso o acolhimento desses pais, que apesar de assustados com o que viria, abraçou a demanda e seguiram fazendo o melhor possível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6