A garota das laranjas

A garota das laranjas Jostein Gaarder

Resenhas - A Garota das Laranjas

Eliane Maria 10/10/2018

O que achei do romance
Muito singelo, leitura fácil que no desenrolar da trama se tornou cansativa para mim.
Esperava muito mais desse romance, depois que li alguns comentários.
O romance não é de todo ruim.
Logo no início, que o pai começa a contar a história da sua vida ao filho através de uma carta, eu logo suspeitei do final.
Então o livro não me causou surpresa nenhuma, e eu não consegui sentir empatia por nenhum personagem.

S. T. 04/01/2019

Sensível
Escolhi esse para ser o primeiro livro do meu ano. Não estou arrependida! A história é bonita e achei que o desfecho compensou algumas partes mais maçantes.

O tempo todo imaginei que a garota das laranjas se tratasse de uma metáfora, portanto me surpreendi com quem ela era. Isso é revelado bem antes do final do livro.

Gostei muito de algumas passagens carregadas com tanta profundidade que conseguem tocar a sensibilidade do leitor! Ainda assim, a escrita não é muito fluída, e eu não li em uma tacada só, como faço quando realmente me apego em um livro.

Georg não foi um personagem muito carismático para mim. Eu não gostava muito das partes onde haviam as interrupções dele, mas nada que prejudicasse o fato de gostar da leitura de forma geral. Foi interessante ver o que parecia um conto de fadas inexplicável ganhando forma como algo real.

Obs: Alguém se deu conta que a garota das laranjas, segundo Jan Olav, aparecia sempre as segundas-feiras, e foi em uma segunda feira que Georg recebeu o livro? Achei tão bonito.

MelQuezado 25/02/2019

Lindo!
O livro tem um título que faz você se perguntar: do que se trata? Mas é mesmo o que você lê. A história é linda e triste. Fiquei sonhando acordada e refletindo sobre muitas coisas. Fazia tempo também que não fazia tantas marcações.

Mary 06/04/2019

O melhor!
O melhor livro que já li, com ele me apaixonei pela leitura.

Rafaela Mendes 28/06/2019

A Garota das Laranjas (Alpelsinpiken), de Jostein Gaarder, 2003.
O que é tempo? Essa é uma das perguntas mais intrigantes da humanidade e talvez jamais seja respondida, nem ao menos sabemos sobre sua real existência. Jostein Gaarder, um autor norueguês de livros juvenis (e com toda certeza, adultos devem lê-lo também), traça a mesma afirmação em Alpelsinpiken, mas de modo algum traça uma reposta para isso, nem mesmo é a intenção dele.

Através da história de uma carta deixada pelo pai á seu filho George de 15 anos, cerca de 10 anos após a morte. Nessa carta, o jovem Georg se depara com uma história fascinante sobre uma moça que carregava laranjas pelas ruas de Oslo (Noruega). O encontro que o pai de Georg tem com essa “menina das laranjas” desencadeia uma verdadeira teia de acontecimentos e indagações na vida do pai, que na época era um jovem ainda. Se eu falar mais, vai ser spoiler. kkk

Durante toda a narração póstuma do pai, o leitor se depara com questões de naturezas filosóficas, existências e complexos mistérios do universo e de como nós (meros pedacinhos de poeira estelar na vastidão do universo) nos relacionamos com o mundo e com a morte. É incrível e encantador. Se você for sensível, talvez você chore.

É uma historinha pra adolescentes da melhor qualidade e recomendável para todos os que se dizem adultos experientes, mas pouco sabem sobre sua própria existência.

Evy 01/07/2019

Cartas, cartas...
Acho que Jostein Gaarder era um apaixonado por cartas! A maioria dos livros que li dele, os personagens usam de cartas para se comunicar e acho isso apaixonante. Não sou muito fã de livros escritos em primeira pessoa, ou pelo menos não era. Acho que ultimamente li alguns desses e tenho gostado bastante. A gente muda, não é mesmo? Mas as cartas de Gaarder sempre me cativaram e nesse livro não foi diferente.

Nesta história, um pai que já se foi há onze anos, volta a se comunicar com seu filho, hoje com 15 anos, através de uma carta que deixou escondida no seu carrinho de bebê. Através dessa carta, o pai compartilha com o filho uma história muito bonita sobre A Garota das Laranjas e você se vê envolvido e desesperado pra descobrir porque ela carregava um saco de papel cheio de laranjas, porque eles se encontravam raramente e furtivamente e porque quando se conversam de verdade, ela pede pra que ele a aguarde por 6 meses.

Todos esses acontecimentos envoltos da magia dos pensamentos reflexivos e indagativos que toda obra de Jostein Gaarder tem. A Filosofia está ali entre as linhas, entre as palavras, e entre os seus próprios pensamentos que acompanhando a narrativa também começam a flutuar até o mundo das ideias!! Recomendo, como todo livro de Gaarder. Uma leitura super rápida e fluida e que marca o coração e faz pensar.

Jehssics 27/08/2019

Um livro estranho...?
"Mas o sonho do improvável tem nome. Chama-se ?esperança?."

Eu gostei da escrita, é bem poética, filosófica, reflexiva e até informativa, mas em certo ponto isso se tornou exagerado. O enredo é bem simples em sí e poderia ter sido reduzido a menos páginas, houveram muitos devaneios desnecessários e estranhos na minha opinião.

Eu esperava mais do livro, mas também não o odiei, tem questionamentos bem válidos aqui e algumas reflexões incríveis.

Caroline 16/09/2019

Uma história preciosa
Me identifiquei muito com essa história. Também perdi meu pai cedo (aos 13 anos) e como ele suspeitava que morreria precocemente também viveu numa reflexão bem parecida com o pai do personagem principal. Ele sempre tentou fazer o máximo para passar todos os ensinamentos de uma vida inteira para mim e meus irmãos, visto que ele tinha certeza que não estaria conosco ao longo de nossas vidas. Li este livro pensando nele.. muitas das coisas na carta escrita pelo pai são semelhantes aos sentimentos que o meu pai expressava: o medo e a tristeza de sentir que a morte o levaria dessa vida e que ele deixaria de vivenciar momentos importantes da vida dos filhos. Então ele sempre se dividia entre viver o presente e tentar passar o máximo de ensinamentos, lições e impressões para que tivéssemos algo dele no futuro. Ele convivia com o medo de ser esquecido, de nos deixar desamparados, de não estar presente para nós corrigir e nos auxiliar quando precisássemos. Eu li pensando que esta carta poderia facilmente ter sido escrita pelo meu pai. Que tentava imaginar o nosso futuro e que daria tudo para estar presente.. e que com certeza se viu diante da questão levantada neste livro: vale a pena viver, mesmo que partindo precocemente? Sei que vale, pois mesmo 14 anos após ele ter partido, lembro dele e de seus ensinamentos todos os dias e o tenho como parte de mim em muitas vivências. A dor da ausência é presente. Mas a nossa marca deixada durante a vida nas pessoas que amamos sempre estará lá para reviver nosso vínculo.

Livia 10/11/2019

Xarope
Infelizmente, tendo lido O Mundo de Sophia não sei dizer o quanto me decepcionei com esse livro. A falta de assunto, a falta de reflexões consistentes ou até mesmo profundas, porque todas do livro são muito superficiais e não nos leva a nenhum questionamento. A falta de coerência no que todos os personagens fazem na história é absurda!! Situações completamente irreais com reações que não fazem nenhum sentido!! Ouso dizer que nem meu eu de 13 anos teria gostado desse livro. Ah e li O Mundo de Sophia já com 19 então não tem nenhuma memória encantada temporalmente pelo livro kkkk

Clube Tripas 22/03/2020

Páginas: 136
Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Junho/19
Bibliotecário: Daniela R. Ferraz / Botucatu- SP @daninhareis

Este livro aborda dois temas que mexem com a gente: morte e o amor. Além disso, é escrito em formato de cartas, uma belíssima e comovente troca de correspondências entre pai e filho.

Tudo se passa em Oslo uma cidade norueguesa onde morava Georg (o filho), sua mãe, seu padrasto e sua meia irmã e esta troca de correspondências começa quando os avós de Georg, um dos narradores da história, encontram uma carta deixada pelo seu pai já falecido há 11 anos, quando ele ainda era um bebê de 3 anos de idade e ele começa a le-la.

O pai de Georg decide contar ao filho apenas uma coisa, uma enigmática, maluca, interessante, apaixonante e comovente história sobre “A garota das laranjas”. E não demora muito para que a gente devore as páginas do livro para querer saber: Quem é aquela garota das laranjas? Por que desde o primeiro encontro com ela em um bonde, o pai de Georg como num conto de fadas, ficou encantado e não conseguia mais parar de pensar nela? Procurá-la pela cidade? Imaginar e inventar histórias do porquê ela estava carregada de um saco de laranjas que mal cabiam no seu colo?

O livro se passa em três tempos, o de Georg - o filho lendo a carta do pai - o do pai já doente, em fase terminal, gastando seus últimos dias de vida para deixar um pouco de sua história ao filho que pouco conheceu e também do pai narrando a busca por esta garota.

Este livro é um enigma para você decifrar. Em meio à esta história você ainda consegue aprender sobre o espaço, sobre música, sobre física, de forma também filosófica que é uma das características deste autor, um livro cheio de surpresas do começo até a última página que me levou a gastar uma caixinha de lenço de papel com as lágrimas que escorriam no canto do olho.

Gaarder sendo Gaarder!

site: https://www.instagram.com/p/B9uPExHj2JN/

carol 23/03/2020

foi por muitos anos meu livro preferido. me envolvi demais com a narrativa do pai, o jeito que o autor junta símbolos na narração do pai e do filho de maneira delicada. a história toda é do ponto de vista masculino, gostaria de ver mais a história pelas palavras da mãe. Gaarder ama uma carta