A garota das laranjas

A garota das laranjas Jostein Gaarder

Resenhas - A Garota das Laranjas

Fran Kotipelto 27/11/2010

"há muito estou fora do tempo."

"O que você escolheria, Georg, se um poder superior lhe desse a possibilidade de escolher? A gente pode imaginar, quem sabe, uma fada cósmica nesta grande e enigmática aventura. Você teria optado por uma vida nesta Terra, breve ou longa, dentro de cem mil ou cem milhões de anos?". [...] "Ou teria se recusado a participar deste jogo por não poder aceitar as regras?".

Passamos grande parte de nossas vidas preocupados com colégio,faculdade,trabalho,relacionamentos,pensamos no futuro,no passado,e no presente,sentimos medo de uma gama de variáveis,e por fim nos encontramos com a senhora das cores,a "Morte",tão intimamente ligada ao ser humano,tão bem apresentada em "A Menina Que Roubava Livros",e como muitos preferem filosofar,"a única certeza que temos".

Em "A Garota das Laranjas",Gaarder não trata a morte de forma triste e melancólica,fazendo assim com que possamos entender que quando pensamos em quem já se foi, é como se essas pessoas pudessem viver eternamente dentro de nós mesmos, fazendo com que passemos a dar mais valor a vida, buscando um objetivo para nossas ações, para que "possamos ser lembrados e assim vivermos para sempre",segundo as palavras não só de Gaarder,mas de outro escritor magnífico,Carlos Ruiz Zafón.

Suscitando pensamentos incomuns e enfatizando a importância de desbravar o mundo sempre em busca de algo,seja conhecimento,diversão,vida ou amor,Jostein Gaarder demonstra mais uma vez sua grande habilidade de tornar assuntos complexos tão acessíveis ao leitor,nos fazendo enxergar tudo ao nosso redor de uma maneira mais poética e realista,paradoxo? talvez,mas essa é uma questão que cada um tem de solucionar por si só!
nerdiculo 27/11/2010minha estante
Sua chata, me deixou curioso. Agora quero ler. :(

Paula Romano 27/11/2010minha estante
Ótima resenha! Fiquei com muita vontade de ler!
Eu sempre acho que as coisas são faceis de se fazer, quem complica são as pessoas. Realmente acho que vou gostar muito desse livro! Obrigado por indicar!
Beijinhos!

Paula

anna furtado. 27/11/2010minha estante
Nossa, ficou muito bom! Quero ler *-*

Larissa2518 27/11/2010minha estante
Adorei a resenha, você soube captar a minha atenção!
Estou bem curiosa.
;*
Que esté seja a primeira de muitas!
Boa leitura!

Jow 30/12/2010minha estante
Nada mais a fazer, apenas aplaudir de pé!
Resenha magnífica. Ainda mais quando consegue comprimir os pensamentos de dois gênios: Zafón e Zuzak.
Parabens.

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Aplausos!

Shuichi 06/02/2011minha estante
Menina você consegui me deixar curioso em???vou ter q adicionar na minha estante esse livro
^^

Fernandinha 02/05/2013minha estante
Wow ' Que ótima resenha ! É exatamente o que o livro passa. Gostei muito e nos faz refletir bastante! :)

Andreia Santana 02/07/2011

Carta de amor em forma de romance
A Garota das Laranjas é uma belíssima carta de amor contada em forma de romance. Uma declaração de afeto incondicional de um pai morto para seu filho adolescente, de um homem para uma mulher e de um ser humano em seus últimos dias para a vida. O livrinho de Jostein Gaarder (autor de O mundo de Sofia) o que tem de pequeno (136 páginas apenas) tem de impactante. A singeleza da história, sua ternura e doçura comovem. E apesar do tom melancólico, considero-o muito otimista.

Jostein Gaarder está menos didático nessa obra, mas a pegada filosófica de seus livros se mantém, só que aqui é bem mais humanista e instintiva do que pragmática. Seu estilo de escrita é em tom confessional, de conversa, e as cartas sempre surgem como metáfora e como elo entre as personagens. Alberto, o filósofo de O Mundo de Sofia se comunica com sua pupila por cartas.

O fato do autor sempre contar suas histórias sob o ponto de vista de crianças ou adolescentes só reforça a teoria de que para ele, com o passar dos anos, na medida em que envelhecemos, perdemos a capacidade de nos encantar com o mundo. Uma vez perdido esse encanto, esvai-se também nossa capacidade de admiração e questionamento.

E é para evitar que o filho se torne mais um na multidão, que um pai com uma doença terminal decide deixar-lhe uma longa carta, contando-lhe de uma grande paixão vivida na juventude e mostrando de que forma o amor o salvou de uma existência medíocre.

O jovem, que começa a viver as emoções do primeiro amor, absorve essas lições de um pai já perdido no tempo e no espaço e amadurece no decorrer da história. Enfrentar os próprios medos, persistir nos desejos que valem a pena ser perseguidos, encarar o desafio diário de estar vivo com leveza e uma certa gratidão, estas são algumas das belas lições passadas ao protagonista e, por tabela, aos leitores.

Diante de tanta riqueza de ideias e sentimentos, descobrir quem é a misteriosa garota das laranjas do título é o de menos. O que vale mesmo nessa viagem curta, porém intensa (como a própria vida) é a profundidade das reflexões que o autor propõe a partir de uma simples história de amor com ingredientes de um conto de fadas.

Se for reparar bem, na vida real aqui fora das páginas dos livros, também há centenas de pequenas histórias que parecem saídas do mundo dos sonhos. O que Jostein Gaarder propõe é atenção para não deixá-las escapar!
Fefa 08/05/2012minha estante
Gostei muito da percepção que você teve do livro e em geral das histórias do Gaarder. A Garota das Laranjas será minha próxima leitura! =]

Mandoka 04/02/2013minha estante
Descrição maravilhosa do livro!! Eu também mergulhei com ele em suas reflexões.

newton16 15/05/2014minha estante
Jostein Gaarder é um autor que me impressionou desde o primeiro livro lido. Aprecio demais sua temática. Este livro em especial ainda não li, mas, depois de sua resenha, vou me apressar.

Queijo 17/08/2015

Juh 17/08/2015minha estante
Kkkkkk

newton16 17/05/2014

Como em "O Dia do Coringa", um exercício filosófico
Retrata a ação de um pai que, próximo da morte, lega ao filho, à época com apenas 3-4 anos, uma carta acerca do enigma da garota das laranjas. Fiel ao estilo, o autor nos propõe reflexões filosóficas diversas, especialmente acerca da vida e do nosso papel neste mundo. Consta na carta, também, algumas "lições de maturidade", com pequenas grandes regras da vida, como, por exemplo, o fim do ciclo da adolescência e o início do ciclo da fase adulta quando o "eu" sai de cena, para a entrada do "nós". Após a última página, ficamos impregnados da necessidade de "saber viver" a vida, com foco não apenas no científico, mas, sobretudo, nas "pequenas grandes coisas". A identificação da garota das laranjas é fundamental para que o autor da carta consiga esmiuçar ao filho - e a nós - o que é o amor, e todos os encantos que o rodeiam. Belo livro.
newton16 25/06/2014minha estante
Obrigado, Camila. O livro contém uma mensagem profunda, embora em uma impressão precipitada possa parecer "bobinho". Na verdade, não há como considerar desse modo nenhum livro deste autor, ainda que escrito para o público juvenil.

@apilhadathay 24/08/2020

Eu esperava mais...
#resenhadathay A GAROTA DAS LARANJAS, de Jostein Gaarder (3.5?)

?SKOOB: "Numa carta de despedida escrita nos últimos dias de vida, um pai conta ao filho a história de sua busca por uma figura encantadora e enigmática que parece ter saído de um conto de fadas. Uma carta que ficou guardada por muito tempo revela ao adolescente Georg Røed uma história extraordinária. O autor da carta é o pai do menino, morto há 11 anos. Ele escreveu esta longa mensagem de despedida para que o garoto pudesse lê-la depois, quando estivesse mais maduro. A história que o pai conta é do tempo em que ainda era um jovem estudante de medicina: a sua busca por uma moça desconhecida, que ele vê por acaso nas ruas de Oslo, sempre carregando um saco cheio de laranjas. Apaixonado, o rapaz persegue os diversos mistérios que cercam os seus encontros fugidios com a garota das laranjas, numa aventura que culmina numa grande revelação"

?Possivelmente, este foi o livro do Jostein com que eu menos me empolguei durante a leitura. A premissa era sensacional, por isso, passei-o na frente de outras leituras, mas ao final foi se comprovando que havia mais do mesmo que já vi em outras obras do autor, embora careça daqueles momentos reflexivos sensacionais (como há em O Mundo de Sofia e Através do Espelho), que são minha maior motivação para ler obras dele.

? Os personagens não me cativaram, nem as situações vividas. Senti como se ele estivesse escrevendo mais para si mesmo, algum fato do passado, do que para seu público. Gostaria de ter me envolvido mais e eu sei que é uma história linda, fofa (dá curiosidade de também fazer a investigação proposta por Georg no final do livro, sim), mas não foi uma das minhas leituras favoritas do ano.

?Não foi exatamente uma decepção: eu fui com muita sede ao pote, esperei mais da filosofia de Gaarder, mergulhei mirando o Oceano e fiquei nadando ali na praia. Nem parece o mesmo Jostein.

?Bem, de forma alguma deixarei de ler os demais. Meu próximo dele é O DIA DO CURINGA, que comprei na mesma tacada e já está ali me esperando para setembro.
Darlon Carlos 24/08/2020minha estante
Parece romance adolescente, não é????

@apilhadathay 28/08/2020minha estante
Na verdade, é uma carta que o pai de Georg deixou pra ele, na qual ele fala da misteriosa Garota das Laranjas, que mudou a vida dele. Eu esperava mais, rs.

Wander Blaesing 21/06/2014

Sinceramente, o livro mais belo que já li. Instigante, profundo e simples ao mesmo tempo.

Um livro escrito, não para crianças,mas para a criança que ainda vive em cada adulto, ou para o adulto que uma criança ainda será.

A Garota das Laranjas é apaixonante pelo simples fato de ser mais real do que muitas vezes a nossa vida o é. Esta leitura te tragará para a vida dos personagens, porém, sem deixar de conversar com o leitor, que se torna o terceiro escritor de um livro composto a quatro mãos e dois olhos.

A Garota das Laranjas sorrirá convidativamente em suas primeiras páginas a um leitor, que de forma alguma será o mesmo ao fechar, com um suspiro, um nó na garganta, e deveras, uma lágrima na face, a última fase desta obra sem igual.
Wander Blaesing 24/06/2014minha estante
O dia do curinga meu filho de 9 anos está lendo. Fiquei realmente encantado com a passagem relacionada ao tempo na aareia da praia. Fala muito sobre a minha própria forma de perceber o mundo, ao mesmo tempo científica e espiritual. O trecho que menciono agora acerca do dia do curinga é uma verdadeira ode à beleza da ciência.

Iasmiin.Lima 11/11/2022

A história tem uma premissa muito boa, porém mal aproveitada, principalmente na parte do mistério e romance. Tive expectativas muito altas sobre o livro, principalmente por ser do mesmo autor de "O Mundo de Sofia", mas achei fraco e confuso em várias partes. A leitura também não ajudava muito, quase não aguentei!
Silvana137 11/11/2022minha estante
Que pena, qdo acontece isso

megacombo 19/01/2009

"Aguento esperar até que o meu coração comece a sangrar de aflição."

Só essa frase já vale o livro. Desculpem, sou uma romântica incurável MESMO. rssss
Marcia 13/11/2022minha estante
Eu também! Livro maravilhoso, né?

Maria14190 04/04/2024

Perder algo que amamos ou nunca ter o prazer de conhecer ?
Uma amiga me indicou o livro e eu amei a obra, super leve e fluida. Me fez parar para refletir sobre o agora, sobre oque temos hoje e nos lembra sobre o momento que vamos deixar tudo e todos aqui.

?Para nós, seres humanos, às vezes é muito pior perder uma coisa que amamos do que nunca ter tido essa coisa?

Sinto tanto por Jan, ele amava genuinamente a Veronika, foi muito lindo ler sobre o amor deles, e o apreço que tinha pela vida, pelo céu e por Georg.

?A vida é curta para todos os que conseguem entender que, um dia, o mundo chegará definitivamente ao fim.?

Maldita pomba branca
Sofia :) 04/04/2024minha estante
????????

Kemyle 12/12/2012

Cansativo
Estou me sentindo muito excluída por não ter gostado desse livro, já que todos o avaliariam com notas altas. Confesso que se não fosse para um trabalho escolar eu teria desistido, mesmo tendo apenas 132 páginas o livro é muito cansativo,e olha que eu já li muitos livros que enrolam, mas esse foi demais, é narrado pelo pai em forma de carta e pelo filho em narrativa comum de 1ª pessoa. O livro do ponto de vista do pai é cheio de suposições toscas sobre a garota das laranjas, já a parte narrada pelo garoto só fala sobre o maldito telescópio! Chega a ser irritante esse fato, a história é cheia dos mimimi. E o pior é que que o pai diz que a história que ele vai contar é "Eletrizante", mas não vi nada disso no decorrer do livro. Antes da metade do livro eu já sabia quem era a misteriosa garota e no fim descubro algo que me fez ter uma ideia muito ruim dela. A explicação por ter dado 2 estrelas foram alguns momentos em que o autor da um quê de filosofia e nos faz refletir sobre a vida. Nunca li nenhuma outra obra do Jostein Gaarder, mas pretendo dar uma chance pra ver se meus conceitos mudam a respeito deste.
Alex 29/01/2016minha estante
Idem. Um bom livro, apenas. Nota 6/10 no máximo.

ancamo 23/09/2011

Mais um livro de Jostein Gaarder. E mais uma preciosidade. Singelo e tocante conta a história de um garoto que recebe uma carta de seu pai morto a mais de dez anos. Como parece ser de prache (só li O Mundo de Sofia) o autor usa duas narrativas paralelas para sua trama. A vida atual e as lembranças que o garoto tem do pai e a carta propriamente dita. Num clima de contos de fadas o pai narra como conheceu a garota das laranjas. De como a procurou e especulou sobre o que ela fazia com um pacote de laranjas. Nada mais simples. Nada mais emocionante. E quando descobrimos sua identidade, parece que o mundo um novo mundo se abre Não sei me expressei bem pois é difícil descrever essa cena. Só sei que estava chorando de emoção com sua simplicidade depois de tantas páginas em busca dela. E de como pequenas histórias de vida podem se transformas em aventuras tão cheias de magia. Se o livro tem um ponto fraco é o seu final, um tanto morno, mas que não tira o brilho da narrativa bem conduzida de Gaarder.
Pri 24/09/2011minha estante
Chorei muuuitooo, se eu ler de novo com toda certeza choro de novo auhauhahuahuauhauh sou uma choronaaaa sem salvação xD

Kaka 14/01/2022

li esse livro pra escola, confesso q gostei bem pouco, achei bobo mas ao mesmo tempo fofo "vc parece um esquilo", n recomendo(minha opn)
Bibi 30/01/2022minha estante
eu amei esse livro kaka, eu, ao contrário de você, recomendo muito e é um dos meus livros favoritos

beatricedecarvalho 29/04/2021minha estante
esse é um dos meus livros favoritos e queria muito que mais gente conhecesse! sou apaixonada

Luisa 06/02/2009

Com 15 anos, Georg descobre que seu pai (falecido há mais de dez anos) escreveu uma carta para ele antes de morrer. Na carta, o pai conta a história da Garota das Laranjas e essa história é muito fofa. Em algumas partes, tem uns detalhes a là Amelie. O livro é como se fosse a carta que o pai de Georg escreveu alternada com comentários do próprio Georg. Não consigo escrever muito desse livro sem acabar falando da minha vida pessoal, então é melhor parar por aqui! Só digo mais: é um dos meus livros preferidos, sim!

Gabi Oliveira 15/11/2009minha estante
É um dos meus preferidos também! Descobri por acaso na internet, baixei e li no computador mesmo. Valeu a pena! :)

Mila 28/10/2009

Um livro pequeno, com leitura fácil, mas que no meio da história se torna cansativo pela quantidade de suposições irreais que o narrador faz. Mas por fim eu gostei do livro. Conta a história de um garoto de 15 anos que recebe uma carta póstuma de seu pai, falecido há 11 anos. Nesta carta ele tem a oportunidade de conhecer a história e a maneira de ver o mundo de seu pai.