Sozinha No Mundo

Marcos Rey

Resenhas - Sozinha No Mundo

Douglas 01/09/2013

Sozinha no Mundo
[Eu tomei cuidado para não colocar nenhum Spoiler que estrague a sua leitura. Posso até revelar algum ou outro fato do livro, mas nada que comprometa sua leitura].

Caramba, que história!!
Uma grande história sobre a maldade humana.

Sozinha no mundo é um livro considerado por muitos críticos como um clássico.
Eu discordo.
É um livro excelente (como a maioria do Marcos Rey), mas não chega a ser um clássico.
Permitam-me explicar por que:

Vamos começar pelas partes ruins do livro:

Pimpa (A personagem principal) é uma menina de 13 anos que, de uma hora para outra, ficou sem ter ninguém no mundo, tendo que se virar sozinha. Sem pai, mãe ou alguém responsável.
Uma história boa, que poderia ser um clássico.
Acontece que, em várias passagens do livro, Pimpa conversa com sua onça de pelúcia, ou pior, a onça de pelúcia conversa com Pimpa.
Tudo bem, crianças conversam com seus ursos de pelúcia. Tem seus amigos imaginários, mas isso acontece com crianças de até 4.. 5 anos.
Crianças de 13 anos não conversam mais com ursos de pelúcia, pelo menos, eu acredito que não. Afinal de contas, Pimpa é uma personagem muita esperta, que soube se livrar de várias encrencas. E obviamente, não teria ingenuidade suficiente para conversar com urso de pelúcia. Ai existiu uma falha do Marcos Rey.

Ai você vai me dizer: ‘‘Mas será que ela não fez isso por estar sozinha no mundo?’’
Pode ser.
Mas confesso que isso infantilizou um pouco a história. Se este fato não existisse, a história não teria sido afetada, pelo contrário, traria mais veracidade ao livro.

Mesmo essa falha, não tira o brilho da história, pois as mensagens que este livro nos transmite são muito bacanas.
Permitam-me destacar algumas (Vamos às partes boas do livro):

A primeira mensagem é de como o mundo em que vivemos é diversificado. Como o mundo tem pessoas boas e ruins. Pessoas prestativas e pessoas exploradoras. Justamente por isso é que não podemos, jamais, dizer que o "o mundo está perdido". O mundo tem muita maldade, sim, mas tem muitas pessoas boas. Marcos Rey foi muito feliz em transmitir isso. Pimpa conviveu, durante a história, com pessoas extremamente boas e extremamente más. E essa mensagem do Marcos Rey foi bem interessante.

Outra mensagem interessante foi como os pais são importantes na criação de um filho. É só ler o livro para perceber como Pimpa sofreu por não ter nenhum adulto protegendo-a. E aí nos leva a outra reflexão. Será que você (pai ou mãe) está sabendo criar seu filho? Sim, porque muitas crianças são ‘‘órfãos de pais vivos’’, pais que priorizam tudo (trabalho, dinheiro, fama, diversão), menos os filhos. Eu conheço vários assim. E muitas dessas crianças estão como Pimpa: sozinhas, jogadas a mercê do mundo. Vejam o exemplo de Vivian e Marina, no livro. [Eu não vou me alongar aqui, para não transformar esta resenha em Spoiler, quando você ler, irá entender].
Marcos Rey foi muito feliz em levantar esta mensagem.

Temos também a crítica do Marcos Rey ao abandono de animais. Pois no livro, mesmo faminta, Pimpa divide seu sanduíche com um animal abandonado e diz que entende como ele se sente, pois está na mesma situação, faminta e abandonada. Mais uma bela mensagem para tentar criar consciência nos leitores sobre o abandono de animais.

Com toda certeza um livro ímpar.
Uma história muito bem construída, que leva o leitor a muitas reflexões.
Leitura recomendada.

Um abraço e meu respeito a todos.
Cyntia Bandeira 23/03/2015minha estante
A Pimpa tem 14 anos e não 13.

Douglas 24/03/2015minha estante
Oi Cyntia.

Acredito que você esteja equivocada.

No livro diz:
Um carro do juizado levou Pimpa e seus amigos do ônibus. Quando enxugou as lágrimas, ela já estava sentada num escritório de móveis antigos, diante dum juiz. Procurou responder com toda a clareza as perguntas que lhe faziam. Disse chamar-se Maria Paula Ribeiro, nascida havia TREZE ANOS em Serra Azul.

Pode ser que temos versões diferentes do mesmo livro, não sei, mas no meu ela tem 13 anos.. hehe

Um abraço.

Vicky 18/05/2015minha estante
Oi!
Eu acho que o livro que você leu deve ter errado na idade de Pimpa haha.
"Sozinha no Mundo" foi o meu primeiro livro que li quando eu era ainda criança e, até hoje é meu livro favorito entre vários que já li. E achei super interessante no que você citou porque realmente nessa idade a criança já está entrando na adolescência, nunca tinha tinha percebido isso. Prefiro acreditar que Pimpa conversava com o ursinho porque estava só.

Lucimara.Santos 02/06/2015minha estante
É pessoal, há mesmo duas versões com a idade de Pimpa: a mais antiga da Editora ática, e disponível inclusive pela internet, diz exatamente como Douglas transcreveu. Fiquei encucada com isso, pois o fato me chamou a atenção também, já que a sinopse dizia que ela tinha 14 anos.
Suponho que os editores também perceberam a "mancada" e a corrigiram nas edições posteriores, pois acabei de comprar uma nova edição pela Global em que aparece a idade alterada para 14.
Sou professora e estou fazendo uma apresentação em slides com os elementos da narrativa deste livro, portanto, pra mim era fundamental resolver essa questão.
Fica a dica.
- Versão online:
O livro que comprei é a 18ª edição pela Global Editora, de 2005, com 1ª reimpressão em 2008.

Douglas 23/06/2015minha estante
Vicky, é provável que você tenha razão quanto a Pimpa falar com o ursinho.

Douglas 23/06/2015minha estante
Que maravilha, Mara.

Agradeço pela explicação.

A minha versão é da Ática. No texto, ela tem 13 anos. Na sinopse está 14, realmente. Não tinha percebido este detalhe.

Muito obrigado pelo seu comentário e pela resolução da dúvida. Foi uma mancada e tanto da Ática.

Eu não conheço a versão da Editora Global, mas se a idade foi fixada em 14 anos, está aí a explicação para as nossas divergências.

Um abraço e obrigado mais uma vez.

Evee_9595 20/11/2022minha estante
Amei sua resenha

Trevosinha 19/01/2022

Meu favorito!
Bom o que falar desse livro??
É o meu favorito. Da vida!. O primeiro que considero ter lido como leitora. Isso tudo no quinto ano ainda. Me traz muita nostalgia e sempre fico presa na história como se fosse a primeira vez. Fiquei feliz por ter recebido um exemplar da minha querida irmã. Já emprestei pra minha mana caçula e ela também amou. Eu amo de paixão esse autor. Essa história. Essa personagem... Tudo nesse livro me encanta. Espero que meu futuro marido também o leia kkkkkk
Denise 23/05/2022minha estante
Pra achar a edição com essa capa tive que comprar de um sebo, mas deu certo ??

Trevosinha 23/05/2022minha estante
O que é um sebo? Kkkk

Denise 23/05/2022minha estante
Livraria onde se compra, vende ou doa livros usados.

Trevosinha 23/05/2022minha estante
Amei ????

Cinara... 01/11/2020

"Estava livre, porém continuava sozinha no mundo. "

Sozinha no mundo fazia parte da série Vagalume, aliás meu preferido de todos!! Mas minha edição antiga já estava muito capenga? Senti falta das ilustrações antigas ? Mas amoo essa história e sempre vou amar?
Kelly.Jesus 02/01/2021minha estante
Primeiro livro que li realmente, tinha 11/12 anos, que a professora Roselene ?obrigou? a ler! Depois disso não parei mais e descobri outros mundos!

Cinara... 03/01/2021minha estante
Maravilhoso né Kelly ?

Andrezza.Santos 07/01/2021minha estante
Eu li esse livro estava na quarta série hoje quarto ano do ensino fundamental. Eu gostei tanto que li em um final de semana e hoje é meu queridinho. Eu ainda tenho em minha estante. ??

Cinara... 07/01/2021minha estante
Andrezza leio e releio e pra sempre vai ser meu favorito da série Vagalume e um dos meus livros favoritos da vida ?

Mundo Tolkien 28/05/2017

Ótima série
90% do leitor que sou foi graças a essa série, ótimos livros. Li na minha adolescencia e gostei muito
Meire Berbert 29/05/2017minha estante
Li este livro a poucos dias, leitura muito boa tenho 12 livros da coleção vagalume ??

Mundo Tolkien 29/05/2017minha estante
To montando minha biblioteca aqui em casa e no momento só tenho um( um rosto no computador, (Marcos Rey) tenho pretensão de ter a série toda.

Meire Berbert 01/06/2017minha estante
Seria legal ter todos ??

Lara.Sevilia 22/08/2018

Sozinha no mundo
Uma menina que perdeu seus pais muito cedo mais ela não se importou com a necessidade , chorou pr perder sua mãe e seu pai.Começou aviajar pelos mundo mais em uma cidade de São Paulo aconteceu muitas aventuras . Se você quer saber oque aconteceu vamos ler junto comigoo

Espero ter ajudado!
Vitoria 22/08/2018minha estante
eu nunca li esse livro mais parece ser legal vou ler ele obg pela resenha baxinha

laurinha 22/08/2018minha estante
esta muito lido

Guilherme.Richard 22/08/2018minha estante
parabens otima resenha

Bruna 22/09/2010

Bom, Marcos Rey foi um dos meus autores preferidos na infância. Li, reli e amei vários livros dele - Doze Horas de Terror, Bem-vindos ao Rio, Sozinha no Mundo...

Rey escrevia enredos policiais e de suspense, e o de Sozinha no Mundo não foge à regra. É uma história envolvente, principalmente nas cenas de perseguição envolvendo a assistente social.

Recomendado, assim como os outros, mesmo sendo infanto-juvenil.
mandy 02/02/2012minha estante
era segunda feira estava chovendo...eu nao estava nada animada quando resolvi passar na biblioteca da escola e pegar um livro.foi amor a primeira vista ja conhecia o autor entao..ficou bem mais facil.li e me apaixonei! gostei tanto que comprei um pra mim.isso eu tinha 7 anos.hoje com 21 anos eu tenho o livro em casa e ja li de novo e e como se fosse a primeira vez.muito bom.

Bruna 02/02/2012minha estante
Eu também o leria novamente, com prazer! :)

Cida Lima. 11/07/2018minha estante
Recomendo, exatamente por ser infanto- juvenil. Há períodos em nossa vida em que este gênero de literatura são o refrigério do nosso sufoco, das nossas desilusões.

Edu 24/03/2021minha estante
hmmm spoiler com os óculos aros de tartarugas skksks

Carolina 24/03/2021minha estante
KKkkkk

Lari 17/10/2014

[Resenha] Sozinha no Mundo, de Marcos Rey
Recebi este livro emprestado da biblioteca, minha primeira impressão foi um pequeno "choque" pelo título, depois eu notei a Lila - a oncinha de pelúcia da Pimpa -, muito fofa (mas sou suspeita para falar pois amo ursinhos de pelúcia)!

Um enredo que envolve o leitor desde a sinopse, instigando-o a querer descobrir o mistério que envolve esta obra.

Evandro, alguns anos após o nascimento de Pimpa, desaparecera de casa. Até que Leonel, um primo dele, apareceu e passou a enviar cheques mensais à dona Aurora - mãe de Pimpa - sem dar notícias do marido. Num Natal, o pai remeteu a Pimpa a Lila.
Leonel deixara com ela o endereço dele em São Paulo, onde vivia com uma conhecida sua: Regina Castelo.

Até que um dia, dona Aurora adoecera e enviara uma carta aflita à Regina. Depois de esperar bastante, esta enviou uma carta informando da morte de Evandro. Foi aí que a mãe de Pimpa resolveu encontrar Leonel.

A Maria Paula, ou Pimpa, estava viajando com sua mãe de Serra Azul para São Paulo de ônibus, quando descobriu que esta morreu. No ônibus, ela conhece Noel, um garoto super carismático, e Berenice, sua mãe.

Pimpa é acolhida por Berenice - uma viúva que vive com seus quatros filhos - até encontrar o 'tio' Leonel. Só que aparece uma mulher misteriosa dizendo-se assistente social e tenta levar a garota a força. Com medo de ir para o Juizado, Pimpa foge e começa a vagar pela cidade em busca do seu 'tio'.

O que ela não imaginava é que a assistente estaria tão obcecada em capturá-la. Obrigando-a a fugir constantemente.
Nessas fugas, ela conhece várias pessoas boas, caridosas, gentis. Mas encontra também, confusão, perigo e pessoas interesseiras.

Meus personagens favoritos são: Pimpa, Hugo Cassini, dona Carolina, Marina, Noel e Beto.

Me surpreendi com a capacidade do autor de manter um ritmo agitado, sem "atropelar" os acontecimentos. O que dá um bom ritmo à leitura são os capítulos curtinhos. Sem nem notar, a história já está quase no final.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-sozinha-no-mundo-marcos-rey.html
Mundo Tolkien 28/05/2017minha estante
Bom livro

Iago.Santiago 07/06/2017minha estante
Esse livro é bom, quando eu peguei para ler na biblioteca fiquei um pouco surpreso por causa do título mas quando você lê a história você percebe que apesar de os pais dela não estarem mais presentes ela não está só, porque ela conquistou vários amigos durante a sua fuga da assistente social.

Clio0 21/03/2021

Sozinha no Mundo traz a história de Pimpa, uma adolescente orfã que vem a cidade de São Paulo à procura de ajuda de parentes distantes. Vale lembrar que esse livro é da década de 90 quando o deslocamento de menores em meios públicos era menos regulamentado.

A escrita de Marcos Rey é como sempre ótima. O livro é dinâmico e cheio de reviravoltas, bem ao gosto da faixa etária visada (entre 12 a 14 ano).

O que merece destaque é a apresentação de problemas sociais ainda atuais. Rey faz com que Pimpa tenha contato com o tráfico de crianças e o aliciamento de menores, apresentando em sua narração desde características já manjadas por adultos quanto situações reconhecíveis.

É uma leitura altamente recomendada.
milyespino 07/09/2023minha estante
Esse livro eu li ha mais ou menos 30 anos atras quando cursava ensino fundamental e ele marcou muito na minha vida.Eu nunca esqueci essa historia,Maravilhoso livro

Daniel 20/04/2024minha estante
Uma correção, esse livro assim como muitos outros da coleção vagalume são da década de 70

Cardoso47 07/02/2022

Pimpa perdeu sua mãe, única pessoa que tinha na vida, numa viagem que iam para a capital procurar um parente de seu pai (tbm falecido)
Pimpa não sabia onde estava esse tio e por isso ficou sob guarda de uma senhora que conhecera no ônibus onde sua mãe faleceu.
Porém uma assistente social MT mal encarada vai até a casa dessa senhora e tenta levar pimpa com ela.
Pimpa foge e começa a viver grandes aventuras fugindo dessa sujeita enquanto procura por seu tio...
História MT gostosa de ler. Adorei
Dhewyd 07/02/2022minha estante
Tem um livro muito bom nesse sentido, Um lugar bem longe daqui! É livraço!

Cardoso47 07/02/2022minha estante
Legal, vou procurar pra ver se tem na biblioteca daqui da cidade

Trevosinha 19/01/2022minha estante
Não veja dessa forma! Marcos também era gordinho acho que não foi a intenção.

Cardoso47 07/02/2022minha estante
Concordo totalmente. Mas acho que na época era mais comum... hj uma coisa como essa não pode mais ser aceita...

Géssica 29/12/2021

Que fuga
Imagina perder o pai e a mãe, sozinha sem nenhum apoio, e o único que pode te ajudar é um tio que não é bem tio que você nem sabe o nome todo? Pimpa com coragem e amizades parte em uma busca suada por seu tio, e uma fuga cansativa de uma assistente social
marciabdamm 29/12/2021minha estante
Adoro esse livro ??

Rodrigues 17/09/2020

Primeiro livro da Série Vaga-lume que li na vida
Esse livro é muito especial para mim,pois foi atrás dele que eu me apaixonei pelo ato de ler livros e também pelo saudoso autor Marco Rey.
Esses livros foram escritos nós anos 70 e 80,porém são tão nostálgicos e bem escritos que nos anos 2000 eu já adolescente os lia e podia sentir a magia daquela época.
A história é sobre Pimpa,uma menina que está viajando para São Paulo com sua mãe muito doente,para conhecer e pedir ajuda a um parente seu.E logo no início desse capítulo tem uma cena que me deixou muito chocada,a um rapaz decide fazer uma gravação dentro do ônibus,e Pimpa fica super animada,sua mãe continua muito quieta e Pimpa quando percebe ver que a mesma está morta.
A partir de então a menina está sozinha no mundo,como é o título do livro.E essa menina tão forte vai enfrentar tantos desafios, dificuldades e até ser perseguida por uma misteriosa mulher.
Esse livro é simplesmente incrível,com personagens super mega carismáticos.Um dos melhores livros que já li dessa série.
Livro especial comeu coração sim ?
Lutty1 17/09/2020minha estante
Um dos que mais gosto. Muita "ação"...

Beta Oliveira 18/05/2020

A adolescente Pimpa viu a vida virar do avesso durante uma viagem com a mãe de Serro Azul para São Paulo. Agora estava órfã e precisava procurar um parente do pai que a abandonara, o “tio” Leonel.
No entanto, passa a ser perseguida por uma mulher que se diz assistente social. Sem confiar nela, foge.
Não é à toa que é um livro querido por muitas pessoas, o jeito de Marcos Rey contar a história faz que quem lê mais que imagine, esteja ao lado de Pimpa enquanto ela se vira para tentar localizar “tio” Leonel.
E o final... Bem, melhor vocês lerem para descobrir.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2020/04/cap-1681-sozinha-no-mundo-marcos-rey.html
Abelita.Azevedo 18/05/2020minha estante
Que nostalgia esse livro!

Wemerson 26/12/2013

Nostalgia pura
Muito emocionante rever o caminho trilhado no mundo da leitura.
Marcos Rey pra mim sempre foi um grande escritor e meu primeiro contato com ele foi através famosa Série Vaga-lume da Editora Ática onde conheci o seu trabalho durante minha adolescência.

Sozinha no mundo é apenas um dos muitos livros que li durante os anos dourados da juventude e que me conquistaram.
Marcos Rey sempre foi bom nesse tipo de narrativa que envolve aventura, ação, bandidos e policiais.

Parabéns, grande escritor.
Onde estiveres, saibas que sempre fui seu fã!
Vicky 03/06/2015minha estante
Oi wemerson!

Marcos Rey, também é um dos meus escritores favoritos. É triste saber que ele já foi embora, mas sinto nas suas obras que ele ainda está vivo nos nossos corações.