Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

mari152 13/09/2023

Atemporal.
Demorei algumas horas pra resenhar depois de terminar a leitura, precisei deixar passar um tempo.
a leitura desse livro, pra mim, teve bastantes altos e baixos, e achei que isso ia influenciar no que eu achei dele, mas no final, quando eu peguei o ritmo, ficou tão bom e sentimental e INCRÍVEL que eu tive que dar 5 estrelas e ainda por cima favoritar
geralmente, nas minhas avaliações, eu uso critérios de personagem, quanto aquele livro me prendeu (se eu ficava com vontade de parar de ler, meio com preguiça) ou não, e as vezes, o final é tão bom que não consigo levar o resto dos critérios em consideração. foi isso que aconteceu com capitães da areia.
eu demorei na leitura bem mais do que achei que demoraria, o início meio que implicava que não devia ser um livro lido com pressa, mas eu não podia demorar (foi emprestado da biblioteca da escola)
eu lia um pouquinho de cada vez, até que no início dessa semana o prazo foi ficando meio apertado e resolvi pegar o ritmo. consegui.
as últimas 100 páginas foram uma mistura de choque, humor, tristeza, confusão, tudo junto e foi bom demais, me arrancou lágrimas e risadas, tudo junto.
foi o primeiro clássico brasileiro adulto que eu li e me apaixonei.
entendo o motivo de ter sido censurado, as afrontas ao governo, as ideias comunistas de jorge amado refletidas nos personagens, o que foi algo que me fez gostar ainda mais do livro, por concordar plenamente com elas. era difícil ler as partes em que eles sofriam algo na mão da polícia, ou quando o pedro foi pro reformatório, uma dor misturada com indignação que é inexplicável.
tudo que eles precisavam é de uma mãe pra chamar de sua, pra aconselhar, confidenciar seus segredos (como fez o pirulito sobre querer ser padre), remendar suas camisas direto no corpo com toques carinhosos e maternais (como o gato tanto se alegrou por), e a presença da dora só deixou isso tudo ainda mais claro: se eles tivessem uma família, estariam bem.
os capitães da areia vão morar pra sempre no meu coração.

Maiara.Sena 16/11/2022

"Vestidos de farrapos, sujos, semi esfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que amavam totalmente, os seus poetas..."

"Que culpa eles têm? Roubam para comer porque todos estes ricos que têm para botar fora, para dar para as igrejas, não se lembram que existem crianças com fome."

Sempre é bom lembrar o quanto esse livro é bom. Obrigada Jorge Amado ??

Nicolas. 13/01/2021

Clássico necessário
Este é um daqueles livros em que você se apega aos personagens de uma forma profunda, chora e ri, sente ódio, amor, indignação e tristeza. Jorge Amado escreve de uma forma muito envolvente, um autor genuinamente brasileiro, que inspira a luta pela transformação da desigualdade, da opressão e todas as formas de dominação. Viva Dora, valente lutadora. Viva Pedro Bala, filho da revolução.

antuan_reloaded 13/05/2023

[9/10]
"Ele disse que eu era um tolo e não sabia o que era brincar. Eu respondi que tinha uma bicicleta e muito brinquedo. Ele riu e disse que tinha a rua e o cais."

Excelente registro social, em "Capitães da Areia" somos introduzidos ao cotidiano de crianças abandonadas, entregues à marginalidade. Realidade que podemos defrontar virando a esquina de casa. Dessa forma, roubo, fome, humilhação, doença e prostituição são alguns dos dilemas suportados por essas crianças.

Pirulito, Sem-Pernas, Professor, Gato, Volta Seca, Dora e Pedro Bala não são personagens tão complexos. Ao contrário, representam tipos sociais, o que torna a aproximação com o leitor ainda mais contundente. Apesar disso, nos compadecemos com seus percalços.

Quanto ao estilo, a escrita de Amado em diversos momentos é tão envolvente a ponto de esquecermos que os protagonistas são crianças. Não só isso, mas as situações nas quais se envolvem, bem como algumas tomadas de decisão, nos deixam incapazes de pensá-las como tal.

Enfim, são vários os aspectos positivos e falar sobre isso acaba sendo redudante, visto que é uma obra conhecida mundialmente. No entanto, cabe frisar: como é difícil perceber o quão atual se mantém "Capitães da Areia". Se isso acontece, significa dizer que não avançamo o suficiente.

@readsamanda 27/03/2021

Não sou muito de ler livros clássicos brasileiros, mas esse realmente me conquistou
Eu amei muito esse livro, amei a história, amei os personagens, amei tudo!
Tinha medo do livro não ser bom, mas estava completamente errada.
Uma história real é completamente incrível
(Jorge Amado dormiu na rua com os Capitães da Areia para escrever esse livro)

Pri | @biblio.faga 19/10/2020

Tem livros que a gente sente um misto de vergonha por ter demorado tanto para ler, mas também um inegável orgulho por ter corrigido essa falha.⁣

Bem, em minha defesa, gosto de acreditar que determinados livros nos encontram no momento certo como leitores. Quando, enfim, temos a “maturidade” e entrega necessárias para aprecia-los.⁣

Assim, meu primeiro contato com Jorge Amado não poderia ter sido em momento melhor e espero que seja seguido por muitos outros. Inclusive aceito/quero recomendações 😊⁣

“Capitães da areia” merece todos os créditos que lhe são atribuídos. Sua leitura é um misto de maravilhamento e de indignação. É triste e tocante, mas também é divertido e repleto de liberdade, de amor, de lealdade e de amizade.⁣

Embora extremamente crítico e, por que não dizer, um bocado triste, o livro tem um ritmo e um estilo muito particulares e deliciosos de acompanhar. É de divertir e entristecer. Afinal, “aqui tudo é lírico, pobre e belo. Só a miséria dos homens é terrível”.⁣

Quão atual é a discussão da crescente criminalidade infanto-juvenil. No livro, as crianças se valem de engenhosos furtos na cidade de Salvador, no entanto, não é difícil transportá-las para outras tantas localizadas, tampouco visualizadas tomando parte do tráfico de drogas - um dos maiores males que assola o país.⁣

No longínquo ano de 1937, o autor já denunciava a criminalização da miséria em detrimento de suas inumeráveis causas, da derrocada das instituições, da falha e perversidade de uma sociedade que exclui jovens e crianças sob a sina de já serem adultos, e, então, simplesmente lhes nega vislumbre de um futuro digno.⁣

Com um população que clama irrefletidamente pela diminuição da menoridade penal, a leitura da obra se torna cada vez mais necessária.⁣

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Guilherme Silva 24/09/2021

Resenha top
O livro Capitães da Areia de Jorge Amado apresenta como visão em primeira pessoa da sociedade por parte do grupo de jovens, abordando como tais protagonistas são vistos e vêm a sociedade a qual habitam. Jorge Amado aborda problemas sociais ao mesmo tempo que evolui os seus personagens, tanto fisicamente como moralmente, sempre enaltecendo os problemas enfrentados por eles para conseguir a sua sobrevivência em meio ao mar de discriminacões e preconceito. O escritor fez questão de contribuir para a sociedade atual na forma de "reflexão", já que a trama do livro não muda muito dos tempos atuais, sendo uma forma de lição de moral para as pessoas que não convivem com os problemas sociais no dia a dia,  e possuem uma visão "limitada" da nossa defeituosa sociedade. O livro por ser um tanto atrativo e possuir um caráter que prende o leitor aos personagens criando um laço bem forte, além de ser uma baita livro "atual" eu indicaria sim ele, é tanto que já indiquei à minha irmã para ler!!.
Bárbara 24/09/2021minha estante
Li na adolescência, um livro que me marcou! Amo!

julianvaes 14/01/2021

Favoritei
Com certeza virou um favorito da vida. Tem críticas sociais incriveis e me fez chorar muito. É impressionante o quão atual ele é, 83 anos depois. Recomendo muito, e peço que também leiam se lembrando que aquela época era diferente e que não adianta ficar falando que era certo ou errado o que as crianças faziam, eles lutavam por sobrevivência e não tinham pai nem mãe para ensinar o certo e o errado, apenas tinham ódio no coração. Além disso, o livro me fez chorar muito e me trouxe reflexões também. Apenas leiam.
Katia Rodrigues 14/01/2021minha estante
Ótima resenha! O livro é maravilhoso mesmo.Concordo com tudo que você disse.

custodiovitoria 26/10/2020

A liberdade é como o sol
"Capitães da Areia" narra a história de um grupo de crianças e adolescentes que vivem de pequenos furtos para sobreviverem nas ruas de Salvador.

Resumo breve e grotesco. "Capitães da Areia", livro que me apresentou à obra de Jorge Amado, é uma denúncia social que transcende o tempo que foi escrita. A obra se inicia com algumas manchetes sobre o grupo intitulado Capitães da Areia e um tom de ironia apaixonante. Os personagens são apresentados. (Aliás, a construção dos personagens é algo que me encanta em Jorge Amado, todavia, prefiro comentar sobre na resenha de "Gabriela, cravo e canela"). Pedro Bala, João Grande, Sem-Pernas, Professor e, posteriormente, Dora são alguns dos personagens criados e desenvolvidos por Jorge Amado.

Jorge Amado estampa as desigualdades sociais em sua obra e instiga questionamentos sobre os diversos temas que sua obra engloba. É uma leitura incrível e extremamente necessária.

"A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo"

ElisaCazorla 23/11/2022

Emocionante a atual
Este é o meu primeiro contato com a obra de Jorge Amado e não poderia ter sido melhor! O que esperar de um livro cujos personagens principais são meninos de rua? Resposta: um livro emocionante!
Gostaria de dizer já de saída que nos posfácio ficamos sabendo que o autor dormiu com os meninos abandonados e por isso conseguiu tão majestosamente construir personagens vivo que nos tocam profundamente e cenários que saltam das páginas.
Eu me apaixonei por todos os personagens! Estou impressionada com a habilidade do autor em criar personagens cativantes e muito interessantes. Inclusive, alguns aparecem poucas vezes mas ele são gigantes nas poucas linhas que falam deles.
Chorei e me emocionei durante toda a leitura. Torci pelas fugas, me revoltei contra policiais e outras autoridades e, o mais incrível, corri com eles nos seus roubos, torci com eles pelo sucesso de seus crimes. Por que isso? Porque essa tragédia se explica e somos todos culpados! O sistema abandona essas crianças. O Estado ignora esses pequenos cidadãos. O Estado apenas olha para eles quando são jovens que perturbam a ordem do sistema.
Acompanhamos uma conversa dos representantes deste sistema brutal e, sem qualquer surpresa, vemos o quanto o sistema tenta eliminar o problema que ele mesmo causa em vez de procurar soluções pra evitar o problema. Não é eliminando o menino de rua que vamos resolver o problema do abandono. Temos que descobrir por que crianças não têm pra onde ir, entender os motivos que as levaram escolher as ruas e acolher essas crianças.
Impossível para mim não pensar agora no quanto nossa sociedade moralista e hipócrita tem tanto afã para "proteger" um feto e, ao mesmo tempo, o mesmo afã para eliminar crianças que vagam pelas ruas de suas cidades cometendo pequenos furtos ou apenas sujando a bela paisagem urbana. São crianças forçadas a sobreviver como adultos e maltratadas e punidas como criminosos. Uma grande tragédia símbolo de nossa moralidade podre.
Livro lindíssimo, incorrigível e memorável. Recomendadíssimo!

Bebella 14/01/2021

Simplesmente comovente
Um clássico brasileiro que entra para as leituras obrigatórias!!!
Este livro narra a história dos Capitães de Areia, um grupo meninos (crianças e adolescentes APENAS) de rua que está sempre se metendo em confusão para sobreviver. Eles moram todos em um barraco abandonado meio destruído, em condições péssimas para suas idades. O enredo te prende a continuar lendo e te leva para todas aventuras que esses meninos vão precisar enfrentar para sobreviver.

Assim, a história, ao retratar o estado em que esses meninos estão submetidos e o caráter deles, cris sentimentos comoventes e angustiosos no leitor.
Apenas leiam!!
vicqs 14/01/2021minha estante
Eu queria tanto ter conseguindo sentir tudo isso!!! Eu não consegui gostar do livro, achei e história ok, mas so isso! Pretendo reler daqui alguns anos

alice 21/09/2021

Patrimônio cultural
Quando minha professora de português colocou esse livro como leitura obrigatória, minha mãe disse que ele é considerado um patrimônio cultural, eu ri dela e disse que só ia ler por obrigação, nem ia gostar... pois aqui estou eu depois de ler pagando com a boca.
Jorge Amado tem uma escrita propriamente Baiana, ele descreve Salvador de forma vívida, e é aquele famoso "só quem viveu sabe", a sensação de ver sua casa sendo descrita em um livro da magnitude que é capitães da areia. A descrição dos personagens nos faz sentir empatia, ódio e tristeza, nos faz sofrer por eles como se fossem da família, nos faz refletir que essa realidade é tão distante e ao mesmo tempo tão perto da nossa, e que acima de tudo, é a realidade.
Lendo esse livro eu chorei, ri, tremi de ódio, xinguei, fiquei feliz, chorei de novo, fiquei com um quentinho no coração e buraco no mesmo, tudo de uma vez. É um livro pesado, muito pesado, mas ao mesmo tempo leve e rápido de se ler (pelo menos pra mim que sou familiarizada com o jeito de falar e as gírias que fazem parte do vocabulário do livro), é um livro real.
NAY 25/09/2021minha estante
Eu tive uma experiência bem parecida quando o li , foi pq tava na lista de um dos vestibulares que eu queria, então achei que como outros eu iria ler só por obrigação e sem dar muita importância. Mas a história é impactante e um contexto pesado mas uma escrita leve.

Millagms 30/06/2023

Releitura
Impactante e dolorosamente atual. Leitura que deveria ser obrigatória para todos!
Resolvi ler novamente depois de quase dois anos porque ganhei de aniversário.