Aprendendo a Seduzir

Aprendendo a Seduzir Meg Cabot

Resenhas - Aprendendo a Seduzir

Bia Rodrigues 26/08/2012

Durante um baile, Lady Caroline Linford abre a porta de um dos cômodos e flagra seu noivo, o marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher.
Para a sociedade vitoriana do século XIX, tais escapulidas masculinas eram normais, e cancelar o casamento seria impensável. O jeito, decide a jovem, é aprender a ser, ao mesmo tempo, a esposa e a amante, para que o marquês nunca mais tenha de procurar outra mulher fora do lar. Por isso, resolve tomar lições - teóricas, claro - sobre a arte do amor com o melhor dos professores: Braden Granville, o mais notório libertino de Londres.
Logo nas primeiras aulas começam a voar faíscas e as barreiras entre professor e aluna caem.

“Então, depois de passar os olhos pela sala, como para se certificar de que estavam realmente a sós, Caroline Linford finalmente se inclinou para frente da cadeira e disse:
-Bem, na verdade, senhor Granville, o que eu preciso é... preciso que o senhor me ensine a fazer amor.
Ela não estava certa disso, mas por um instante pareceu que Braden Granville poderia sofrer um ataque cardíaco”.

Mais um livro da diva da Meg, acho que todo mundo já imagina que eu tenha gostado dele, afinal ultimamente tenho lido livro vários que ela escreveu com o pseudônimo Patricia Cabot e elogiado todos. Quando peguei esse livro para ler tive um certo receito pelo titulo, afinal ele me lembra livro de auto-ajuda, coisa que eu odeio, porem esse receio passou assim que terminei o primeiro capitulo, divertido e inusitado o livro me fez rir em diversos momentos, fazendo sua leitura ser leve e rápida.
Caroline foi um personagem incrível, entrando para a lista dos poucos personagens femininos que eu gosto, toda a inocência dela e a forma como ela reage as situações, sempre completamente fora do padrão esperado a tornam uma mulher extremamente forte.
Braden Granville não ganhou muitos pontos comigo, se tornou um meio termo, não desagradou mas não me encantou, achei bem construído, porem nada fora do cliché.
O tema que encontramos ao ler a sinopse transmite que será uma historia cliché, como já foi tema de muitos romances históricos, da até aquela sensação de que já sabe como tudo ocorrera, porem isso não acontece, com um tema que já foi muito abordado Meg consegue fazer algo ainda assim diferente, tornando o livro uma comedia romântica com toques de mistério.
Eu li o livro sem nenhuma pausa, e não achei nenhum detalhe nele que me desagradou, acho que o único fato seria a tradução do titulo que fica me lembrando livro de auto-ajuda.

Pabline 22/08/2012

Amigas Entre Livros: Aprendendo a Seduzir

Peguei esse livro porque estava morrendo de saudades de ler um romance histórico. Então optei por um da Meg, ops, Patrícia Cabot já que seus livros são leves e divertidos.

Quem leu minha resenha do livro A Rosa do Inverno, da mesma autora, viu que eu simplesmente me desmanchei em elogios e não podia ter conhecido o pseudônimo da nossa diva com um livro melhor. A consequência disso foi que fiquei esperando muito do Aprendendo a Seduzir.

Nesse livro conhecemos a doce, pura e ingênua Caroline Bartlett e o charmoso cara saído do interior de Londres que venceu na vida e se tornou muito rico, Braden Grandville.

Depois de um jovem rapaz, considerado belíssimo para os padrões da sociedade, supostamente salvar o irmão de Caroline, ele a pede em casamento coincidentemente no mesmo período em que ela está para receber sua herança. Ela o vendo como grande salvador do seu irmão e um rapaz lindo com um ótimo titulo, decide então aceitar o pedido. Mas eis que ela ver o seu quase marido em uma situação, digamos imprópria com outra mulher. Sendo que essa outra mulher é a noiva de Braden.

Caroline fica de certa forma desesperada com a cena, pois quer que seu noivo seja só dela e acha que ele só será dela e de mais ninguém se ela for uma boa amante. É nessa hora que entra Branden na parada. Caroline num surto de loucura pede para que Grandville, muito popular em Londres por sua lista interminável de conquistas, a ensine a boa arte de fazer amor.

Então já viu no que deu, né? Essa é deveras uma história bem enrolada e cheia de pormenores o que a deixa mais interessante. Aí então vem aquela velha história de que faltou algo. Não me perguntem o quê, só sei que faltou.

Talvez seja porque achei certos pontos da história exagerado, mas eu normalmente relevo porque tento entender o que a autora quis passar com isso. Talvez seja justamente porque esperei tanto, já que fiquei apaixonada pelo A Rosa do Inverno, criando assim muita expectativa.

Mas aconselho com certeza a ler, - minha nota no skoob foi até quatro -. É uma estória leve e envolvente como só a Meg, no caso Patrícia, sabe fazer. Você vai rir com as trapalhadas da Caro e sua melhor amiga. Vai identificar um pouco os costumes da Inglaterra vitoriana. E claro, vai se apaixonar pelo mocinho que não é, digamos tão mocinho assim. Adoooooooooro!

Bruuna 09/08/2012

'Aprendendo a seduzir' é um livro que, se você for como eu, que gosta de imaginar cenas do casal principal juntos, vai te surpreender. Leve, divertido e quente, é um livro que pode te dar boas risadas e suspiros pelo Lothario de Londres. Super indico este livro para mulheres que acham que todo homem é igual e incapaz de amar. Para mim, a grande moral do livro foi que, quando o homem ama, ele não é nada daquilo que a gente pensa que é. Pelo contrário, ele pode ser muito melhor. E é isso o que Braden Granville e nossa Lady Caroline descobrem. :)

Um pontinho negativo: Tem mtos erros no livro... revisão pra quê, né?

Ale Salvia @estantedaale 25/07/2012

Patricia é a melhor, sem dúvidas! Ou Meg, como preferir.

Esse livro é PERFEITO!
Não tenho nada para falar de negativo, como tive com o livro anterior que li "Retrato de Meu Coração" (que também é um favorito) mas esse superou todos!

Caroline tem a inocência típica da época e isso me cativou muito!
Branden não sendo o clássico 'bonitão', possui um charme incrível.
Não há como não se apaixonar pela história *-*

Mariely 23/07/2012

Lindo e romântico
Que livro mais gostoso de ler. Patricia Cabot mais uma vez me surpreende com sua linguagem inebriante, com senso de humor e vários toques de sensualidade. Caroline, inocente e (aparentemente) sem graça está noiva. Ela acha que está tudo perfeito até que vê seu querido noivo fazendo “aquilo” (como ela mesma chama) com outra mulher. Com a consciência de que não sabe nada sobre o amor, resolve pedir ajuda do mais atrante e conquistador dos homens de Lodres em troca de uma valiosa informação. São nessas “lições” que Caroline se descobre de uma maneira que nunca pensou que pudesse existir. Um romande envolvente, com tramas que surpreendem e uma virilidade de arrepiar o coração. Mais que recomendo. E já vou ver que outro livro da autora vou comprar.

Jojo 14/07/2012

Lady Caroline não acreditava no que estava vendo. Seria aquilo a mesma coisa que descreviam nos livros de romance que ela lia? E pior, quem acompanhava seu noivo no feito era outra mulher!

A filha do reconhecido encanador de Londres havia pego seu futuro noivo em um momento bastante íntimo em uma festa da alta sociedade. Caroline não sabia o que fazer. Porque os beijos trocados com Lady Jackelyn pareciam tão mais apaixonados dos que os que o marquês a dava? Ah, Hurst, o noivo que tanto cuidou do seu irmão quando este fora estranhamente baleado na faculdade. Ela devia tanto a ele por isso. Mais tanto que, fazê-lo se apaixonar por ela, do mesmo jeito que o vira amando a outra Lady, era fundamental.

E que professor seria melhor que o Lothario de Londres? Noivo da amante de seu marido, doido para saber quem era o canalha com que sua comprometida o traia. Um acordo poderia ser feito e ambas as partes seriam beneficiadas. Ela com a sua testemunha no caso de rompimento de compromisso do Sr. Granville e ele ensinando-a todos os truques do amor.

Para quem gosta de um bom enredo de época, esse parecia irresistível. Prometia envolvimentos proibidos, tensões amorosas e para fechar, ainda uma pitada de suspense relacionada ao crime do irmão da protagonista.

Realmente, muitas cenas foram agradáveis de ler. Destacando Granville atônito com o paradoxo de uma jovem virginal em seus chapéus, óculos e luvas, anotar suas palavras de conteúdo tão inadequado, como se a situação fosse absolutamente normal. A aparição do mordomo de Caroline, também fora engraçada, apesar de um tanto forçada ponte para um descobrimento( "então ele voltou a ser apenas o mordomo")

Porém, para quem esperava envolver-se mais nos estranhos ensinamentos de Caroline, esses pouco tiveram. Aquela atração e descobrimentos de amor e desejo contido foram logo apressados. As barreiras que poderia impedir o começo do relacionamento de Braden e Caroline não foram significativas a ponto de frear o envolvimento, o que deixou a torcida pelos dois menos fervorosa e os ensinamentos um tanto quando entediantes. Eles atravessaram a linha e Caroline sabia que isso era errado, mas voltava a fazer e fazer, fazer... Os ensinamentos que poderia ser melhor aproveitados com situações mais diversificadas, foram definidas apenas em Braden perdendo seu controle.

Cada livro deve ser analisado por suas particularidades, mas muitas cenas provocantes poderiam ser facilmente comparadas a um livro do mesmo estilo, Muito Mais que Uma Princesa. A cena da carruagem tão semelhante no contexto, nos dois livro. Apenas mais desenvolvido e empolgante no segundo. ( Na verdade, se fosse para comparar literalmente, diria que Aprendendo a Seduzir perderia sem dó para Muito Mais que uma Princesa).

Até o caso misterioso de Tommy fora tão brevemente revelado, deixando para o final apenas o desenvolver que estaria entrelaçado com o caso romântico dos protagonistas.

Para não tomar uma visão negativa quanto ao livro, o final dá uma guinada e tira a inércia dos meios. O final foi agradável e ágil.

Alguns personagens eram notáveis, como a revolucionária Emmy, ainda avançada nas suas ideias, chocava-se com as atitudes ousadas de Caroline. Esperava-se um envolvimento entre ela e Tommy, mas não aconteceu, infelizmente. O cuidado da protagonista com cavalos também era um ponto característico da história.

Já na edição a capa é muito atrativa. Porém a falha vem na revisão do texto; existem vários erros ortográficos. A Meg, também nos confundia em algumas sentenças.

Em geral, é um livro leve em enredo, com cenas quentes, um homem do Dial - não tão atraente assim- e uma garota que gosta de cavalos.
; Lili 14/07/2012minha estante
Rapaz, por isso que vc é o orgulho da pró. kkkk
Adorei a resenha!!
Assim que vc me devolver o livro, irei ler. rsrs
Depois dessa resenha, creio que tbém gostarei mais de "Muito mais que uma princesa"

Rachel 21/05/2012

Gostei bastante da história, do tom da narrativa e do livro no todo em si, mas tenho que admitir: demorei pra me empolgar. Para mim a história demorou a engrenar, e cheguei a pensar que não ia gostar do livro, mas paguei a língua quando finalmente a história chegou no "vamos ver".
Aprendendo a Seduzir é um livro sensual e charmoso sem precisar recorrer ao baixo escalão. Super indicado, tanto para as fãs curiosas da vertente "chicklitiana", quanto para as fãs de romance histórico.

Jessica Vieira 19/05/2012

Aprendendo a Seduzir Patricia Cabot
Manolos que Eu sou uma Cabotiana já está mais que claro,adoro seus livros mesmo lido poucos! Meu objetivo esse ano é ler todos os seus livros publicados como Patricia mesmo sendo difícil de encontra-los!

Bem manolos vamos ao livro!

Aprendendo a Seduzir é mais um dos envolventes(e pra lá de quentes) romances históricos de Meg escrito com o "pen name" de Patricia Cabot.
Aprendendo a Seduzir se passa na Londes de 1870 e conta a historia da bela Lady Caroline uma jovem que se via feliz as voltas dos preparativos de seu casamento com o marquês de Winchilsea ,o homem cujo ela acreditava ser apaixonada! Afinal ele a escolheu entre tantas mulheres em Londres e ainda por cima ele era o herói de seu irmão! Quem não se apaixonaria!?
Mas a pobre Lady Caroline acaba descobrindo quase as vésperas de seu casamento ,que o marquês de Winchilsea o nobre homem por quem ela se apaixonara nada mais era do que um pilantra .Lady Caroline encontra o seu nobre noivo em uma cena mais que íntima com a mais vil e libertina das mulheres de Londres, Lady Jacquelyn! Porém os convites já haviam sido enviados e sua mãe já mais aceitaria que ela uma Lady fosse mandada aos tribunais por quebra de contrato ( Na época quando um noivado era quebrado sem motivo, o prejudicado podia entrar com um processo de quebra de contrato).
Lady Caroline encontrava-se fadada a esse casamento sem amor e está encurralada . A única alternativa é reconquistar seu noivo , na tentativa mais fajuta acaba armando um acordo com o noivo de Lady Jacquelyn! Um homem que era conhecido como o Lothario de Londres por sua fama de conquistador! Lady Caroline procura Braden Grandeville para que ele a ensine como fazer amor! O que nem ela nem Braden sabiam é que estavam caindo em uma enorme armadilha do destino, quando as aulas começam, fica claro de como o menor toque entre eles pode despertar algo que ainda era desconhecido para os dois . O amor! Que o marquês de Winchilsea não é flor que se cheire nos sabemos , mas há muito mais por detrás desse homem do que nós esperamos .Ao longo do livro descobrimos que além de infiel ele é muito mais pilantra do que isso,digamos que ele está envolvido no acidente de Tommy mais do que pelo seu salvamento. Com muita coragem que não falta a nossa destemida Lady Caroline e com a ajuda de sua melhor amiga Lady Emili, do seu "amado" Braden e Tommy seu irmão ela acaba descobrindo a verdadeira face de seu noivo. Mas no fim disso tudo o que Lady Caroline não imaginava é que um homem como Braden Grandeville o qual ela despreza por seu modo de levar a vida, pudesse faze-la sentir-se tão viva a ponto de não acreditar que poderia estar tão apaixonada por ele!

Manolos Aprendendo a Seduzir é um dos meus favoritos de Meg/Patrica Cabot ele é lindo e pra lá de envolvente .No começo pode ser um pouco chata a leitura ,mas depois que a história engata não tem como parar de ler! Mas as mais recatadas se preparem pois os Romances históricos de Meg/Patrica Cabot só podem ser descritos em uma palavra HOT-HOT-HOT!
Isso e muito mais em http://manolasleitoras.blogspot.com.br/

Bárbara 19/05/2012

faz um tempo que li esse livro, e só resolvi fazer um comentário por conta das resenhas que estou vendo aqui sobre ele. fico me perguntando se eu li o mesmo livro que todo mundo o.O

primeiro é a tradução, com aberrações como "Caro" pra lá e pra cá, com letra maiúscula e usado tbm pra personagens femininas. eu não entendi ainda como acharam que aquilo tava normal. fica super esquisito, tipo o cara falando com a caroline chamando ela de "Caro". Agora disseram que é apelido pra caroline, mas eu achei super esquisito mesmo assim, ainda mais misturado com outros "caros".
isso acaba me fazendo pensar se o estilo do livro era tão pobre mesmo ou foi a tradução que empobreceu tudo.. mas como não tenho acesso ao original, vou falar do que eu li.

a história é totalmente fraca, a única coisa que me deixou levemente interessada foi o mistério da primeira cena (que, no entanto, logo deixa de ser mistério, a gente já sabe tudo assim que conhece melhor as personagens). tbm achei completamente fantasioso esse negócio de ir pedir aulas de sedução, mas tdo bem, né? ah, sei lá, é tudo meio incoerente, se for pensar bem, e eu sei que a meg cabot adora criar essas personagens femininas que são "diferentes das outras", são ingênuas, mas ao mesmo tempo são totalmente "quentes" e sem amarras no sexo etc, mas prum livro de época isso acaba ficando mega incoerente, pelo menos sem ter um contexto que explique pq a caroline ficou assim apesar da mãe dela e de tudo que ela era ensinada.

a amiga feminista dela também não parece nada feminista qdo fica "chocada" com a caroline, afinal, feministas lutam pela liberdade da mulher, inclusive em afirmar sua sexualidade etc. não sei, não posso falar mais pq já não me lembro tão bem... mas lembro que achei que era meio contraditório o que a amiga dela dizia.

as reações do cara lá (branden? eu esqueci o nome dele, mas é algo com "b") eu tbm achei bem improváveis, mas nada demais tbm. as "cenas picantes" resvalam muito no ridículo, mas ok, faz parte do gênero, e até que se vc estiver num momento um tanto predisposto elas podem ser interessantes huauhah.

mas enfim, talvez eu esteja sendo chata, mas esse livro é no máximo divertido, leitura praquelas horas q a gente tá entediada e nm tem mais nada pra fazer, pq "excelente", "cinco entrelas" e tdo isso não é mesmo. é mto fraquinho pra isso. é só uma versão um pouquinho mais desenvolvida desses "Bianca" que a gente vê na banca. sem querer desmerecer esse itpo de livro, acho que eles atendem muito bem ao que se propõem. mas certamente eles não se propõem a serem ótimos livros, do tipo que ganha 5 estrelas em resenha e que ganham prêmios e tdo o mais.

e a essência devia cuidar mais da revisão e tradução.

Lu 19/05/2012minha estante
"Caro" com letra maiuscula é apelido para CAROline!!!

Bárbara 19/05/2012minha estante
O.O

Aninha 19/05/2012

O segundo livro deste gênero da Meg Cabot lançado no Brasil com o "pen name" de Patricia Cabot. Nele nos esbaldamos na história de Lady Caroline, uma moça ingênua mas altiva da alta sociedade inglesa, cujo casamento está marcado com o marquês "falido" de Winchilsea - Hurst Slater. Um homem que por traz da boa ação do salvamento de Tommy - o irmão de Caroline- esconde suas tramóias e o apego por um bom rabo de saia sob a superfície de bom cavalheiro.

Caroline acaba descobrindo que o fogo ardente de seu noivo está reservado para outras mulheres quando o encontra fazendo "aquilo" com a despudorada Lady Jacquelyn durante um dos luxuosos jantares da nobreza. Petrificada com tal descoberta, afinal meninas recatadas daquela época não tinham à mínima ideia do que seria "um ato entre quatro paredes", ela não cria escândalo e sai dali sem ser vista. Mas no meio do caminho encontra Braden Grandeville, um novo rico ( ou historicamente, um burguês) pouco aceito nos círculos da alta sociedade dado a sua fama de Lothario de Londres, ou seja, o nome bonito para a fama de garanhão da praça ( huahua, palavra que adorei, fato!). Braden, além de uma infância pobre e sofrida, hoje é um famoso armeiro que tenta se inserir neste mundo fechado da sociedade provinciana através do noivado com Lady Jacquelyn. No entanto, o tempo mostrou que por melhor que fosse ter seu nome ligado ao título de Jacquelyn, aturar seu gênio e sua predileção às compras não era nada comparado ao fato de saber do amante que a jovem mantinha em segredo.

Na época vigorava uma lei, que quando um noivado era quebrado sem justa causa, a parte prejudicada podia entrar com um processo de quebra de compromisso. Braden vindo de "Deals" um bairro pobre de Londres não estava feliz em abrir mão de parte do seu dinheiro (ganhado no duro trabalho) em um processo do tipo, por isso tentava de todas as formas encontrar provas concretas do adultério.

E a partir deste encontro, um "acordo profissional" entre Caroline e Braden está forjado. Caroline, após tomar conhecimento de cenas tão quentes, decide que precisa tomar aulas para aprender a ser sedutora , o que ela pressupõe que seu noivo secretamente deseja. Para isso ela propõe testemunhar na corte o tal adultério que Branden deseja provar ( deixando de fora, claro, o nome do amante).

Mylloka 03/05/2012

Caroline Linford é uma jovem de 21 anos que está prestes a se casar com Hurst Slater, o marquês de Winchilsea. Caroline estava feliz. Ela o amava, ele a amava, ou pelo menos achava que sim, antes de flagrar seu noivo na cama com outra mulher.
Ao contrário do que as outras damas como ela fariam, não fez uma cena diante de todos da socialite e também não poderia cancelar o casamento porque o marquês salvara seu irmão e tinha uma grande afeição por ele, além disso, já tinha mandado os convites de casamento, por isso, ela decide aprender a arte da sedução com ninguém mais ninguém menos que Braden Granville, o Lothario de Londres, que ganhou esse “apelido” devido a sua fama com as mulheres.

Depois de convencê-lo, Braden passa a lhe dar aulas (teóricas, é claro) sobre o amor, porém, logo na primeira aula as barreiras entre professor e aluna são colocadas a prova.

Uau! *respira, respira*. Esse livro é muito bom! Afinal, estamos falando da tia Meg, né? Li em apenas 11h (sem parar!) e pra mim, esse é o melhor livro da Meg com o pseudônimo Patrícia.
Todos os livros da Meg assinados como Patrícia tem um romance mais adulto com cenas hot (beeem hot) que se passam nos séculos XVIII e XIX.
O romance se passa na Inglaterra em 1870. Naquela época as pessoas não falavam sobre “certos assuntos” abertamente, então é engraçado ver a Caroline pedir conselhos amorosos ao seu irmão, para os criados da casa e eles desconversarem sobre o assunto, e é mais engraçado ainda as primeiras conversas dela com o Sir Granville. (rsrs)

Não gostei que traduziram o título para “Aprendendo a seduzir”, tudo bem que o título tem tudo a ver com a história, mas eu ficava com vergonha de ler o livro na frente dos outros, sem contar que parece título daqueles livros de auto ajuda. =P

Dayane 01/05/2012

Entre os três livro que eu li da Meg desse gênero (Romance Histórico Hot) esse foi com certeza meu preferido. *.*

Achei que a história conseguiu equilibrar perfeitamente a sensibilidade, o romance em si - coisa que sinto falta as vezes em histórias desse tipo - mas não deixou de ser, bem...hot >.<

Gostei muito de Braden, achei ele um personagem forte e cativante e Caroline conseguiu ser exatamente o oposto dele em vários pontos tornando assim pra mim o romance bem mais interessante.

Ainda é meio estranho ver a Meg com esse estilo pra mim, já que eu me acostumei a vê-la em A Mediadora, Desaparecidos e outras em temáticas mais adolescentes, no entanto ainda dá pra ver claramente o talento e a leveza dela em qualquer história. E sendo da Meg, como se pode resistir? *---*

Thay Oak 27/03/2012

Quando eu vi que o livro foi escrito pela Meg Cabot, decidi que devia compra-lo, e não me decepcionei. Por causa dele, comecei a ter interesse por romances de antigamente.
O único problema desse livro é que não dá para parar de ler; eu demorei pelo menos dois dias para concluí-lo. E posso dizer que adorei e recomendo.

tracie 26/03/2012

Aprendendo a Seduzir - Patricia Cabot
Ai, que final mais fooooooofo *--*
Desculpe, tive que dizer isso.
Segundo livro que leio da Meg sob pseudônimo de Patricia Cabot. "Aprendendo a Seduzir" segue o mesmo estilo de "Pode Beijar a Noiva", outro livro que li dela. É narrado de modo bastante similar, contém cenas restritas e também é uma história de época.
Meg conseguiu deixar bem claro o que se passava pela cabeça de Caroline, e de Braden também; E foi isso que deixou a história ainda mais incrível.
Gosto bastante de histórias de época e Meg surpreendentemente escreve esse tipo de enredo muito bem!
A história sobre o que realmente tinha acontecido com Tommy no começo não pareceu que faria muita diferença ao resto da história, mas foi essencial para o seu desfecho. A curiosidade foi despertada nos momentos certos e foi impossível parar de ler!
Gostei bastante.
Recomendo.

Julia G 12/03/2012

Aprendendo a Seduzir - Patrícia Cabot
Resenha publicada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

"O fato é que Caroline Linford era uma criatura tão carnal como ele, fraqueza que se escondia sob aquela aparência virtuosa, aquelas luvas brancas, as roupas íntimas todas cheias de enfeites e rendas. Ele se dava conta agora de que soube isso desde o primeiro momento em que a beijara, quando ele percebera que ali estava, finalmente, o que ele havia procurado durante toda a vida: uma boa mulher, uma mulher honesta e bondosa, cuja surpresa diante do mundo era carregada da sensualidade mais voraz que ele já havia encontrado, com exceção talvez da sua.
Mas como fazer para que ela admitisse isso, que tirasse as luvas brancas e aceitasse o fato de que os dois pertenciam um ao outro? O único jeito era mostrar isso a ela.
E então ele tentou." (pág. 265)

Lady Caroline Linford estava noiva do encantador Marquês de Winshelsea, Hurst Slater, e acreditava que não poderia ser mais feliz ao lado de outro homem; até encontrar seu noivo em um "abraço comprometedor" com Lady Jacquelyn Seldon. Sabendo que tinha uma dívida de gratidão com Hurst, por ele ter salvado seu irmão da morte e que, se rompesse seu noivado, provavelmente nunca mais encontraria alguém com quem se casar, ela começa a pensar em maneiras de fazer com que ele se apaixone por ela, para que não procure novamente ter satisfação nos braços de outra mulher.

E, então, por meio de uma idéia inconsequente, Caroline procura o Senhor Braden Granville com uma proposta que seria benéfica para ambos. Ele, noivo de Jacquelyn, queria uma prova da infidelidade da noiva que o permitisse romper o noivado, e ela queria que ele, o Lothario de Londres, a ensinasse como seduzir. Braden só não imaginava como seria difícil permanecer apenas na teoria.

Aprendendo a seduzir, de Meg Cabot sob seu codinome Patrícia, sem dúvidas é uma boa história. A escrita da autora, como já conhecido, torna o texto agradável e, junto ao enredo, fica impossível não querer devorar mais e mais páginas.

Teve algo, porém, que não me agradou completamente. Quando comecei a ler a história tive a impressão de que Caroline era a própria Mia Thermopolis, de O diário da princesa. A insegurança das duas quanto a suas aparências, a paixão pelos animais, o apoio pelas causas sociais, a ingenuidade de ambas e a força que tinham para defenderem aquilo em que acreditavam, além de todas as demais características de suas personalidades, são iguais. Não que isso atrapalhasse a história, nem que fosse ruim, até porque adoro a Mia, mas era como se a mesma personagem estivesse em outro século e vivendo outra história.

Os outros personagens são bem construídos e muito bons: gostei da excentricidade do Granville pai, do jeito doce de Tommy, irmão de Caroline, da originalidade de Emmy, melhor amiga da protagonista (que também não pude deixar de comparar à Lilly), e também me diverti bastante com o caso da inteligente Jacquelyn e do tapado Hurst.

Braden era um homem bem interessante: misturava a rigidez de um homem forte e decidido e a suavidade necessária para agradar uma mulher. Ele e Caroline, por sinal, protagonizaram cenas quentes, que conseguiam descrever o desejo latente entre os dois e o sentimento que florescia, ao mesmo tempo.

Apesar de não ter muitos toques de humor, característico de Meg, o livro não perde a essência da autora e cumpre seu propósito: leitura leve e fácil, que nos deixa instigados até a última página