Eu, Tituba, Feiticeira

Eu, Tituba, Feiticeira Maryse Condé

Resenhas - Eu, Tituba

Aline221 21/12/2023

Um dos últimos livros que li e que me prendeu muuuuito à leitura. É baseado no real fato do Julgamento em Salem, no livro a personagem Tituba, ganha uma história. Nada se sabe sobre o paradeiro de Tituba após o julgamento. No livro a autora da aos personagens os protagonismos que merecem, e a história de Tituba e outros personagens ganham um início meio e fim. Muito lindo isso perante o pagamento histórico.

Sara.Leite 15/12/2023

Tituba
Livro forte e profundo. Perpassa as dores do povo preto, a força de seus antepassados e a potência de seus legados. Mostrando o quanto a fé que não se enquadra nos valores cristãos foi e é julgada/condenada. A dor do povo preto não tem fim..

Meria Martell 15/12/2023

?Mas nós, Tituba, somos o sal da terra?

Maravilhosooooooooo!!!!!! Apesar de ser narrado no passado, é ainda tão atual quanto aos preconceitos que sofremos única e exclusivamente por sermos mulheres.
Um livro lindo, cheio de misticismo e com uma mensagem dolorida, porém linda

Talita 10/12/2023

Sensível e real
Embora a leitura do livro não seja exatamente leve, já que temos uma série de acontecimentos duros ao longo de toda a narrativa, esse é um dos livros mais sensíveis que li nesse ano. Primeiro pelo próprio objetivo da autora, que escreveu a história de Tituba e lhe deu um final digno, o que deu voz a uma de tantas histórias apagadas pelo racismo. Mas também pela própria forma como foi construído, em primeira pessoa, na visão de Tituba. Um olhar que, apesar de tantos pesares da vida, não deixou de ter uma certa docilidade e ingenuidade que contrastam com as crueldades que sofreu. É um livro lindo, que ressignifica uma história tão sofrida, mas igualmente bonita.

Hellohell 26/11/2023

Pesado mas poético
Livro belíssimo! Com uma narrativa pesada mas cheio de beleza em pequenas coisas. A autora consegue trazer um tom poético para o caos e isso traz beleza ao livro. Amei a Tituba, uma protagonista forte e humana, com acertos e erros!

Super recomendo!

Michelle.Steinhoff 25/11/2023

Baseada em alguns documentos
Conta a história de Tituba, uma negra escravizada e levada aos EUA.
Mais que contar sobre a inquisição, o livro sobrepõe os temas escravidão, intolerância religiosa, diferença de gênero.
Tituba já era considerada bruxa pelo seu dom herdado da avó de conhecer a natureza para dela cura, mas estava a salvo na floresta. Porém a ?necessidade? de se sentir amada por um homem a expõe para uma sociedade cruel, preconceituosa e inserida num conceito religioso cristão/político.
Baseado em alguns documentos do julgamento de Tituba, a autora faz uma construção fictícia da vida dessa mulher.
Um livro forte que nos mostra, que apesar de séculos já passados, continuamos arraigados nos mesmos preconceitos.

Isa Sales 19/11/2023

Tituba de Barbados
Gostei muito do livro! Achei uma leitura fluida e uma escrita muito boa, assim como a tradução. Adorei o desenvolvimento da personagem, apesar de ter ficado chateado com certa teimosia dela em alguns momentos, ela é uma pessoa muito boa que não se deixou levar pelo mal ao seu redor. Apesar de ser uma narrativa bruta e de muito sofrimento, gostei muito da obra toda, só fiquei meio chateada com o final, que pra mim ficou corrido de certa fora, parecendo que uma outra linha de história tinha começado e logo se encerrado.
Adorei conhecer mais sobre a cultura e sobre a religiosidade, recomendo!
Rafa.Meyer 10/12/2023minha estante
EU AMO ESSE LIVROOO

Peter.Molina 15/11/2023

Brutalidade da escravidão
Esse livro poderoso de Maryse Condé ,conta a história de Tituba, personagem real ,que foi arrolada nos famosos julgamentos das Bruxas de Salem. Sua vida aqui é romanceada; sua personalidade forte é ao mesmo tempo amarga e vingativa, bem como protetora e fiel. Um livro de leitura fluida, com passagens brutais retratando a violência aos negros e a quem desafiasse o poder. Uma escrita poética, com muita magia e espiritualidade, deixa um sentimento de respeito por tanto sofrimento e sangue derramado.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Nós somos negros, Tituba! O mundo inteiro está contra a gente!"

"Minha mãe chorava, porque eu não era um menino. Parecia que o destino das mulheres era ainda mais doloroso que o dos homens."

"Que mundo era aquele que tinha feito de mim uma escravizada, uma órfã, uma pária? Que mundo era aquele que me separava dos meus? Que me obrigava a viver entre pessoas que não falavam a minha língua, que não compartilhavam a minha religião, num país feio, nada agradável?"

alex santos 15/11/2023

Tituba, bruxa, militante ou revolucionária?
A maravilhosa (re) construção de Maryse Condé nos traz uma mulher negra resoluta, forte e, diríamos hoje, empoderada. O pano de fundo das Bruxas de Salem serve para mostrar uma vida de lutas contra o racismo e o preconceito, pelo respeito às culturas, tradições, religiosidade e cuidados de saúde das comunidades africanas diaspóricas.
Se uma biblioteca catalogar o livro como "história" ou "sociologia", não errará.

ludmilla_morais 10/11/2023

Não gostei?
Livro de outubro do Leia Mulheres Porto.

Não gostei do livro. Não me envolvi com a história e foi bem difícil terminar, tanto que levei quase um mês para ler.

Várias pessoas do clube de leitura disseram que leram muito rápido e que amaram. Questão de gosto.

Mi Rubin 06/11/2023

Que livro bom!
Impactante na sua forma crua de contar a história de Tituba.

Que mulher, de história tão triste, que nos incomoda em ver como uma sociedade pode ser cruel com os seus.
Diferentes ou semelhantes, parece que sempre haverá quem quer se sobressair sobre os demais.

Difícil ver que mesmo passando séculos, a caça às bruxas se mantém, causando histeria na sociedade e perseguindo qualquer um que seja o alvo da vez.

Judeus, pretos, comunidade lgbtqia+ e tantos outros... parece que nada muda e isso é assustador demais.

Um excelente livro para fazer pensar e não nos deixar esquecer que devemos ser melhores como pessoas.

Bruna Tiene 02/11/2023

Como definir esse livro??
Uma escrita quase poética, uma história linda....não sei...dizer isso sobre esse livro define muito bem o que sentimos sobre a escrita, mas é uma história tão dolorosa, que sinto que essas bao são as palavras corretas!

A escrita da Maryse Condé é arte feita com palavras, e nos faz amar, sofrer e querer Tituba!

Senti as dores de Tituba, senti o peso de uma história que fizeram nos parecer tão distante, mas que sempre está tão próxima!

Tituba vive invisível pelas mãos de Maryse, e mostra porque não devemos parar de lutar! Esquecer não está mais nos planos!

Sou bruxa, filha de Tituba!

Rayssa 30/10/2023

Uma escrita muito fácil para um livro muito profundo
Eu sabia que esse livro teria um conteúdo profundo e difícil de ler, mas a escrita da Maryse Condé é tão boa que torna um livro "fácil" de ler. O livro trás diversos assuntos desesperadores que muitas vezes me fizeram parar de ler para chorar ou simplesmente digerir o que acabou de acontecer, mas, ainda assim, em poucos minutos eu voltava a ler porque não conseguia parar de ler. Acho que as mensagens desse livro são muito importantes. Seja a questão de remover o tabu que é uma bruxa, trazendo uma imagem de uma mulher que poderia colocar fogo em tudo, mas escolhe apenas curar. Seja a ideia de o que realmente é liberdade. Sejam todas as questões relacionadas as religiões no geral. O livro é impactante e ao mesmo tempo muito delicado. Só tenho um ponto negativo quanto ao livro, achei a parte de Hester relacionada a feminismo um pouco fora do contexto, mas, ainda assim, amei este livro, em todos os aspectos.