O Ateneu

O Ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Linest 10/09/2022

Uma leitura cansativa, mas interessante
Eu lembro de ter lido O Ateneu aos meus 16 anos, por um acaso achei o livro na biblioteca da escola e a sinopse tinha me interessado, então peguei para ler. Não tinha a idade certa pra obra que é desnecessariamente densa e repetitiva, mas eu havia gostado do Sérgio como personagem e continuei lendo até o fim, mas sem absorver muito. Achei legal, mas era isso.

Essa semana resolvi escutar o audiobook, tenho hoje 27 anos e realmente, ler (no meu caso, escutar) esse livro com mais bagagem me ajudou; a leitura ainda é penosa, cansativa, mas o livro é bom, o personagem de Sérgio é pessimista, crítico, hipócrita, rebelde e até mesmo não confiável, afinal vemos as atitudes de outros personagens pelo seus olhos, mas eu gosto de como ele é sarcástico ao falar do diretor do Ateneu, a mistura de desencanto e carinho das memórias de Sérgio faz da narrativa algo agridoce e até triste, e o fato de muito ter sido baseado nas experiências do próprio Raul Pompéia traz pro livro um ar de veracidade pela descrição detalhada de algumas cenas que são marcantes para o personagem. O Ateneu é uma prisão, e a forma como perto do final o personagem crítica a ideia do que é um internato, um lugar cruel cheio de desigualdade e hipocrisia baseada em sua posição na classe social é uma reflexão deliciosa, junto com o amargor da jornada que Sérgio teve no colégio.

É por momentos como esse que, apesar da narrativa entediante em certos momentos, O Ateneu é um dos meus clássicos brasileiros favoritos.

Admito que uma coisa que me impressionou na adolescência foi a homoafetividade descrita no Ateneu, onde meninos até mesmo faziam casais como um acordo de proteção, na época eu tive pouquíssimo contato com literatura LGBTQ+ e esse livro me cativou por isso, e agora, já sabendo quem eu sou, esse detalhe é ainda mais especial, principalmente se vendo a época que foi publicado, e ter não apenas a afetividade entre os rapazes em destaque, mas a própria homofobia e violência contra essas "amizades" ilegais no Ateneu faz com que, pra quem é LGBTQ+, o livro tenha um peso diferente. Ler Sérgio como um rapaz gay no armário, que não se aceita (como o próprio Raul) traz para o livro um ar mais dolorido e uma visão interessante da fase onde um menino se torna um rapaz e então, no fim, vendo sua juventude queimar, um homem.

Enfim,vale a pena ler o livro, sendo que vi o audiobook como uma opção mais palatável e acessível para quem não tem tanta paciência para uma escrita rebuscada e excessiva.

O Ateneu é um belo livro, melancólico e direto, mas doce como a nostalgia da juventude.

Rafael467 01/09/2022

meu bem é horrível isso, horrível, horrível, horroroso, um espanto, me faz mal

eu não recomendaria esse livro nem pra um psicopata, simplesmente um atentado contra a psique humana, o último cavaleiro do inferno
caspaeletrica 02/09/2022minha estante
que issooooo, pq

Rafael467 04/09/2022minha estante
Tão difícil de ler que fez a odisseia parecer fácil

caspaeletrica 04/09/2022minha estante
Eu achei difícil de ler tbm, só que tipo, é de esperar desses livros antigos, chegou a um ponto que nem me surpreendo. E eu achei o enredo bacaninha, não é tipo m*chado de assis que é difícil e não tem nada de interessante sabeksksk

Siqmari 30/08/2022

O Ateneu foi uma completa surpresa para mim, não esperava gostar tanto de um livro clássico brasileiro como eu gostei deste. A leitura foi encantadora do começo ao fim, li com o ânimo que consumo conteúdos atuais.

Tudo começa com uma frase, que marca muito o livro todo, doe um conselho do pai d Sérgio para ele: "Vais encontrar o mundo. Coragem para a luta." Esse aviso se coloca em prova logo na primeira semana de estudo até o final onde a história se queia.

Enredo absurdo de bom, personagens caricatos e marcantes. Meu favorito certamente é Dr. Aristarco Argolo de Ramo, o diretor do internato. Homem cheio de ambições, medos, ódios. Suas cenas onde mostra a dualidade de líder que guia e líder que reprime. A maneira com que ele administra a imagem do colégio e como ele organiza ele de dentro é impressionante, intrigante sua complexidade e ao mesmo tempo tão simples. Com certeza minha cena favorita é a da coroação de sua estátua, aquela inveja pura e crua de si mesmo, o mesmo de perder o posto de deus, impecável.

Sérgio, o protagonista... Devo confessar que ele não é um personagem que gostei por sua personalidade ou ações, ao longo da trama ele é mostrado mais como um tampa buraco e cameraman do que um personagem destaque. Apesar de que sua relação com Egbert foi, bem... intensa. Uma surpresa, acho que ninguém espera gays implícitos em uma obra de 1888. Nem sei se eles podem ser chamados de implícitos, Sérgio tem pensamentos bem claros sobre sua opinião à respeito do "amigo"

"Esperava que ele dormisse para vê-lo dormir e acordava mais cedo para vê-lo acordar"

Existem outra cenas e divagações sobre esse amor, mas quem leu sabe do que eu estou falando.

Tudo é muito bom e de extrema qualidade. Desde a hierarquia dos mais fortes contra os mais fracos até os momentos mais bestas de brincadeiras infantis. Recomendo demais e se tornou meu clássico favorito.
Clakson 30/08/2022minha estante
Ótima análise! Fiquei com vontade de ler ele

Sophia.Black 24/08/2022

? ??????
Eu certamente não leria esse livro NUNCA se eu tivesse escolha, mas infelizmente não tive porque tenho uma prova para fazer sobre esse livro, então infelizmente eu fui obrigada a ler.
De verdade, que livro chato do 🤬 #$%!& . O personagem principal é irritante e todo mundo naquela escola parece que tem merda no lugar do cérebro. Todo amigo que o Sérgio fazia no fim queria pegar ele, e a maioria não aceitou muito bem quando ele disse não.
Esse livro e o autor, dois dodói da cabeça.

-Louie 09/08/2022

O livro é interessante e a ideia da história é muito boa na minha opinião. Por que não contar fofocas de época num colégio interno, não é mesmo?

Os fatos se desenrolam de uma forma que te deixa curioso pra saber o que tem naquela escola. Mas senti falta de explicações mais profundas!

Raul Pompéia detalha demais coisas que não importam e o que você quer saber fica vago. Quando ele descreve uma cena ocorrendo é ótimo de ler, até meio fácil, porém quando é algum pensamento do protagonista... simplesmente impossível de entender. Eu lia o mesmo parágrafo umas 5 vezes e entendia 25% ?

Unicamp, te odeio!!!

Juro que livro difícil, mas entendo a importância histórica e social que ele tem. Só não quero ler ele nunca mais ?

Maria 03/08/2022

O livro é muito bom, linguagem bem rebuscada, uma narrativa construída através da infância do personagem até a maturidade. Mostrando as fases dele e tudo mais, achei muito cativante.

cass.luce 02/08/2022

Chato
Sinceramente, acho que este foi o livro mais chato que eu já li, e, por fato, só terminei a leitura pois ele faz parte da lista de livros da unicamp.
Achei que seria uma leitura rápida (coisa de um ou dois dias pelo tamanho do livro), mas o começo é muito maçante e cheio de metáforas. Não gostei do final, parece q o autor ficou com preguiça de terminar de desenvolver a história e só jogou aquela bomba, deixando explicações rasas.

Sasa 27/07/2022

Ateneu
"Aqui suspenso a crônica das saudades. Saudades verdadeiramente? Puras recordações, saudades talvez se ponderarmos que o tempo é a ocasião passageira dos fatos, mas sobretudo ? o funeral para sempre das horas."

Que livro incrível!!
Demorei para pegar o ritmo da leitura, mas valeu a pena.

Instagram: @leitor_eduardo 19/07/2022

Ano do Livro: 1888

Editora: @editoracirandacultural

Nota: 3/5

#OAteneu #RaulPompeia #Impressionismo #LiteraturaBrasileira #Romance

Este livro foi publicado pela primeira vez em 1888; o livro conta a história do narrador personagem Sérgio, que foi posto por seu pai em um dos melhores colégios internos do Rio de Janeira à época: o Ateneu. O colégio é dirigido pelo rígido e controlador diretor Aristarco, homem peculiar de características típicas de quem é extremamente conservador e controlador. A história critica a sociedade brasileira da época, final do século XIX. Aqui, neste ambiente, ele faz várias alusões à máxima: que o mais forte sempre vencerá. De fato, ainda hoje, no nosso país, as coisas ainda funcionam desta forma? Vale ressaltar que o autor era abolicionista e a favor da república, posições estas que no final da sua vida lhe rendeu inimizades e grandes tristezas, fazendo com que no dia 25 de dezembro de 1895 tirasse a própria vida. Ele viveu apenas 33 anos. Um ponto importante: a escrita do livro é muito carregadas de palavras e vocábulos que não estamos habituados. Sem dúvidas, uma das maiores dificuldades que encontrei para ler esta obra, foram suas palavras de significados desconhecidos para mim. Não é uma obra para diversão, para passar o tempo. É uma obra que nos ajuda a entender uma parte do período final do império no Brasil. Recomendo esta leitura apenas se há o interesse de entender as críticas àquele tempo, àquela sociedade, e não como um cano de escape como quaisquer outras leituras, inclusive do mesmo período, que têm o objetivo de entreter e agradar.

cheiro de livro 15/07/2022

na teoria tudo bem, mas na prática?
fui obrigada a ler por causa de vestibular e assim eu estou tentando levar essas experiências como algo positivo, pq de qualquer forma elas terão que acontecer. Acredito que esse livro é muito interessante, já que faz parte do movimento realista e tenta mostrar o pior lado da realidade e tem um caráter de análise psicológica. Inclusive eu estudei sobre esse livro antes de ler na aula de literatura. Meu professor explicou de uma forma q fez o livro parecer ser mais interessante do que realmente foi pra mim, achei que foi uma leitura demorada e nada envolvente, acho que pq são memórias do personagem e eu tenho certa dificuldade em ler prosas que não seguem um enredo linear, eu fico meio aflita lendo coisas do tipo. Então posso dizer que do meu ponto de vista estudar esse livro e descobrir o movimento que o autor fez parte foi mais interessante do q ler o livro, mas foi uma experiência necessária e q vai agregar algo.

Maria18735 07/07/2022

Leitura obrigatória
Não simpatizei com o livro, não senti que a leitura fluiu e a linguagem é um pouco complicada de entender.
Não é o tipo de livro que eu gosto, mas não posso ler romance pra faculdade (?), não recomendaria kkk

Lia 26/06/2022

Muito interessante mas a leitura demora para engatar. Os assuntos abordados são extremamente importantes (educação, psicologia, sexualidade...) e mostra o cenário imperial brasileiro que ainda pode ser visto na atualidade. Recomendo as aulas do "Fala pra Camões" que me ajudaram a compreender a obra.

aleticiacarolina 22/06/2022

sergio lenda lgbt
gostei muito da história, a temática é importantíssima, só achei a linguagem um pouco complicada, acabou travando um pouco a leitura pra mim. surtei horrores com o sergio apaixonadinho pelos amigos.

vic 09/06/2022

se você gosta de se entediar, esse é o livro certo
fui obrigada a ler por conta de um trabalho da escola, eu tava com muuita expectativa porque li a sinopse (um menino que estuda num colégio interno e tem várias experiências em relação às amizades e à sua sexualidade) e botei muita fé!
enfim odiei e demorei quase um mês pra terminar, me deu uma ressaca literária brabíssima
Nena 2001 12/06/2022minha estante
Eu to quase acabando, mais tive vontade de desistir Muito vezes, a gente entende o peso cultural e tudo, mais acho que o autor se perde demais em inúmeras divagações e analogias, fica cansativo e super chato