O Ateneu

Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Ju Manzatti 08/06/2022

Chatoo
Esse livro é muito chato, ele descreve cada detalhesinho é insuportável. Vai 5 minutos por páginas. Tive um péssima experiência, só terminei por causa da escola.

LetFelden 02/06/2022

esse livro é muito interessante devido as rápidas mudanças nas amizades do personagem principal que em um curto período de tempo muda de opinião sobre algum colega e o final inesperado que tem o diretor ditador

Laura 26/05/2022

Realista e cheio de críticas à sociedade da época. Escrita um pouco difícil. .

Mel 16/05/2022

Como o Sérgio é chato.
Que livro mais chato e irritante, com escrita complexa, difícil acompanhar a história quando ela tá acompanha com um monte de palavras complicadas que precisam de uma busca no dicionário, sobre a história ficaria mais fácil de entender se eu não tivesse que ler o mesmo parágrafo várias vezes. Não recomendo mas não acho que alguém leria esse livro sem ser pelo objetivo escolar.
arrasou disse tudo

eitaaaaaaaaa

chocadaaaaaaaaa

Natine 10/05/2022

Chato que nem o protagonista
Chato, irritante, incompreensível, O Ateneu faz jus a persona tenebrosa de seu protagonista. Com poucos momentos geniais, essa é uma leitura infelizmente inesquecível.

Joao.Lucio 21/04/2022

Internatos
Colégios com internato parece caminhar para completa extinção. Ainda subisiste em ensino de formação religiosa aqui e alí, e talvez em alguma parte do mundo, vá saber. Eu vivi um pouco dist em dois momentos e não defendo nem ataco este tipo de formação, o fato e que esta circunstância de deixar a família muito cedo e morar em internato é muito peculiar e gera oportunidades, formações e experiências muito atípicas, não dá para usar simplismo e classificar isto como bom ou mau, eu desenvolvi fora do padrão social típico e quando voltava para casa nas férias já me sentia visita. Bom para resumir, indico esta e outros dos muitos livros que tratam de internato, vale a pena saber que esta experiência existe ou existiu. Nem que seja lendo Harry Potter.

Karina252 14/04/2022

Sobre essa escola...
Super indico esse quadrinho! A partir dele deu vontade de ler a obra original.
Com uma temática de escola conservadora, o clima do colégio Ateneu é meio assustador e também opressivo. Contudo, é possível embarcar nos dramas e também sentimentos dos alunos que lá residem.

Mandinha Ferreira 11/04/2022

Meu deus que leitura difícil da p*rr*, foi um dos mais difíceis por nao ter romance, aventura, emoção, nada é parado e so conta lembranças de Sérgio.
Um menino que foi mandado pro internato aos 11 anos, e teve suas relações la que eram difíceis

A geógrafa 06/04/2022

Está mesmo em português?
Leitura absurdamente difícil! Nem acredito que consegui ler até o final.
A história é pesada no sentido emocional pq acontecem coisas que nos revoltam e o diretor da escola tbm é um desgraçado, mas é ele que torna o livro mais interessante.
Apesar da dificuldade, é um livro muito bom e rico. Recomendo para quem tiver paciência.
- Os humilhados serão exaltados!

Juuxxy 21/03/2022

ruim ? não, bom ? não também
não é ruim nem bom, é legível, a história em si é interessante mas mais da metade do livro é descrição de coisa inútil, além das palavras difíceis q só.

Maria021 19/03/2022

Nota
Quero justificar minha nota com a seguinte frase: Que livro difícil da p#rr@ de ler! Eu não entendi metade do livro. Quando disse que um livro bom tem uma boa escrita não era para tanto!
cole 17/07/2022minha estante
amg tem ele versão quadrinhos, eu gostei bastante, cê podia tentar e ver se melhora

caspaeletrica 16/03/2022

7/10: O Tortureneu
O primeiro livro no Brasil a tratar sobre relações foras do comum e que põe em evidência a escola como um ambiente "maligno".

Confesso que AMEI demais o enredo, foi bem divertido de ler, haviam reflexões exemplares e claras as quais eu não encontrei em outras obras realistas.

Então, vou partir pros pontos ruins do livro, por que reclamar é o que eu sei fazer de melhor. Defeitos:

1. A escrita é totalmente maçante, não pelas palavras "rebuscadas", mas pelo fato de ser muito descritivo. Pompéia não falava apenas "Vou abrir a porta", e sim "Vou até a porta dando passos lentos com meu sapato cintilante e botar as minhas mãos engorduradas (* conta a história da origem da gordura *) e puxar a maçaneta em minha direção"

1.1 E por conta desse tipo de escrita, às vezes era quase impossível saber o que estava acontecendo na história

2. Excesso de personagens que não acrescentavam nada na história.

3. A falta de desenvoltura da amizade entre Sérgio e Egbert, que aconteceu apenas no meio-fim do livro, que no caso é, ou deveria ter sido, o "tema-chave" da história.

Fora isso, gostei bastante do livro. Talvez um dia quando ler de novo com outra percepção, melhore. Mas por agora, é isto. Não deixo de recomendar o livro, de qualquer forma.
mpettrus 16/03/2022minha estante
?Tortureneu?, amei a criatividade do título da resenha kakakakakakakaka eu particularmente entendo bastante seu ponto de vista. Pompéia ?vai embora? nas narrações descritivas e acaba tornando a leitura maçante. Todavia, apesar dos pontos negativos, eu adoro esse romance. Me parece ser um romance com uma pegada de diário sabe?! Além do quê, desconfiam-se que também tem um leve toque autobiográfico. Parabéns pela resenha ???

caspaeletrica 16/03/2022minha estante
simmm, eu também, no futuro vou tentar ler de novo. afinal o livro que a gente lê jovem, não é o mesmo livro que você lê quando se é mais adulto, sabe? e eu gostei muito do enredo, demais da coooonta, só realmente esperava que a amizade dele com o inglês fosse mais explorada. obrigado pelo insight :)) ????

Mariana 13/03/2022

Escolha esse para ler na escola
O Ateneu mistura elementos do realismo (na mostra nua e crua da vida de filhos da elite num internato) e naturalismo (com descrições sensuais e animalescas de uma funcionária da escola).
Ao longo do livro, o protagonista percebe que precisa amadurecer, descobrindo coisas novas e deixando sua ingenuidade. Se você tiver que escolher um livro realista e/ou naturalista, escolha este!

Annabiasouza 12/03/2022

Livro de fevereiro do cronograma de leitura (finalizado no meio de março).
O livro é bem chatinho, sinceramente.

Resumo: um aluno reclamando da escola.
E é isso.
Samuel 17/03/2022minha estante