Britt-Marie esteve aqui

Britt-Marie esteve aqui Fredrik Backman

Resenhas - Britt: Marie esteve aqui

Jaqueline.Xavier 13/01/2024

Todo mundo saberá que Britt-Marie esteve aqui
Primeira resenha do ano, bem o que falar sobre esse livro sem parecer tão clichê, que foi algo sensível, engraçado e ao mesmo tempo tratou de temas de extrema importância? Não tem como não ser exatamente tudo isso e muito mais, palavras não são suficientes. Eu me surpreendi demais, principalmente com a sensibilidade do autor. De início você acha que a Britt-Marie é uma chata kkkk, não entende aquele jeito sisudo dela, pensando bem nem a própria Britt-Marie se entende e o legal é que essa é uma descoberta que vcs irão fazer juntos. Imagine uma mulher aos 60 anos, sair de casa, cair de paraquedas em uma cidade falida, sem saber o que fazer e como se encaixar dentro de várias problemáticas e ao mesmo tempo em que tenta recomeçar, reconhecer a si mesma? Quando passou uma vida toda fazendo de tudo para ser útil e agradar aqueles que estavam ao seu redor. Quando ouviu a vida toda que vc não era boa para isso ou para aquilo. Nossa foi uma grande jornada e não pense que é uma história repleta só de dramas, não mesmo. É uma história sobre amizade, família, amor próprio, perdão e com muitas cenas hilárias e não vamos esquecer é claro do rato kkkkk. Amei demais 5 estrelas ?

fernandinha 28/08/2023

Ha!
Eu amo todos os livros desse autor. é impossível não amar todos os personagens, é impossível não ficar triste, é impossível não dar risada em diversos momentos. esse livro é maravilhoso.

Anderson 19/06/2022

Britt-Marie acaba de se separar do marido, após um casamento de décadas, onde ela não teve espaço para trabalhar e construir sua própria vida. Após o término, Britt vai até Borg, uma pequena cidade do interior onde consegue um emprego em um centro recreativo.

Contratada para cuidar do centro recreativo prestes a ser fechado, a meticulosa Britt-Marie precisa lidar com pisos enlameados, crianças indisciplinadas e um rato (literalmente) como colega de quarto. Ela se vê envolvida no cotidiano dos moradores locais, uma estranha variedade de canalhas, bêbados e desocupados ? e um policial boa-pinta que mal consegue esconder seus sentimentos pela recém-chegada. E, para completar, a ela restou a impossível tarefa de treinar e conduzir um time infantil de futebol sem o menor talento rumo à vitória.

_vero 02/05/2023

Uma grata surpresa
Estou apaixonada pela escrita do autor, pela história e pelos personagens.

Esse livro me cativou de um jeito que eu não esperava. Não tinha muita expectativa, mas quando vi já estava totalmente envolvida.

Primeiro fiquei curiosa sobre Britt-Marie, depois torci para que ela se encontrasse e fiquei feliz quando isso aconteceu. Apesar de já ter 63 anos, ela estava aprendendo a viver, descobrindo a si mesma em meio a uma mudança repentina.

Eu amei que mesmo sendo uma narrativa que traz profundidade no desenvolvimento da personagem, também é divertida de ler. Me peguei rindo várias vezes das interações da Britt-Marie com as crianças e os outros moradores de Borg.

Foi uma sensação tão boa ler esse livro que eu não queria terminar. Essa história me fez rir, me preocupar com os personagens e querer conhece-los. Com certeza se tornou um favorito e ficou marcado como o primeiro livro que me fez chorar haha.

Dri - @leiturainsone 09/07/2020

emocionante
Resenha para o Desafio Skoob 2020

Comecei esse livro porque procurava uma leitura leve e tranquila. Ledo engano!

Às vezes você percebe que boa parte da sua vida passou e você nem sentiu. Britt-Marie se vê nessa situação e além de tudo, completamente sozinha. Dificilmente você não vai se identificar com a personagem, seja na teimosia, na determinação, na paixão, nas manias ou na preocupação sobre o que vão pensar das suas ações. Uma história de superação emocionante que fará você refletir sobre vários aspectos da vida. A leitura é muito fluída, fácil e gostosa, vale a recomendação.

Ju 17/05/2021

Britti-Marie sempre viveu à sombra de alguém, primeiro de sua irmã, depois de seu marido, e ela não tinha nenhum problema com isso, muito pelo contrário, ela se sentia bem assim, até o momento que é obrigada a encarar a amante do marido, quando este sofre um infarto. Isto é demais até mesmo para Britti-Marie e nesse momento ela resolve tomar as rédeas de sua vida. Mas o quê uma dona de casa de 63 anos pode fazer, sem nuca ter trabalhado fora? Bem humorado, este livro nos mostra que sempre há tempo de se descobrir do que se é capaz, desde que se esteja aberto às mudanças.

Flá 21/04/2022

Um livro que não sabia muito bem o q esperar quando comecei a ler, mas durante a leitura não teve como não se apaixonar pela Britt e suas manias!

Isabella843 10/09/2021

Britt-Marie esteve aqui
"Se uma pessoa fecha os olhos com força e por um longo tempo, pode se lembrar de todas as vezes em que tomou uma decisão na vida só para o seu próprio bem. E percebe, talvez, que isto nunca aconteceu."

Que experiência incrível foi ler Britt-Marie esteve aqui. Um livro leve, engraçado, mas ao mesmo tempo triste e que trás uma carga emocional grande. E que mostra como a Britt-Marie é incrível e única.

Confesso que até o final do livro eu não fazia a mínima ideia de qual seria o desfecho, mas fico tão feliz com a resolução dele. Realmente é incrível.

Aconselho qualquer pessoa a ler esse livro e também quero continuar a ler mais livros do autor. Inclusive, "Gente ansiosa" já está me esperando na estante.

Foi muito bom conhecer todos em Borg, rir, chorar e se emocionar com eles. Um livro belíssimo!

Filipe.Mello 13/12/2022

é isso oq chamam de livro conforto?
não é o livro que eu mais amei na vida, nem o melhor, mas esse livro me trouxe uma sensação de aconchego tão grande que é o único livro que eu tenho uma vontade genuína de reler. ele é muito gostoso de ler, muito agradável e tudo no livro é muito carismático. o narrador é carismático, a britt, os adolescentes do time de futebol, o rato... todos!

eu me encontro extremamente apaixonado por esse livro e nem a copa do mundo conseguiu me despertar sentimentos tão fortes em relação ao futebol quanto esse livro.

Leandraa 06/10/2021

Leitura doce
Quando a vida lhe machuca, vc é quem precisa decidir se curar ou não.
Livro encantador.
Leia e sinta o sorriso ao final da leitura.

Luci.Fernandes 12/03/2023

Devaneios ...
E um dia...Acordamos tempo passou,e o que fica de verdade? O que realmente traz sentido a vida,perder o medo.. seguir os sonhos,o coração,simples e complexo.

BananaBook 17/09/2022

Continuo amando esse autor
O Fredrik é um cara que até agora não me decepcionou com nenhum livro. Neste livro em específico vamos ser apresentados a personagens quebrados de diversas formas diferentes e que estão mesmo que indiretamente lutando para conviver consigo mesmo e com os demais.
Uma história leve e poderosa sobre como nunca é tarde para buscarmos a felicidade e a realização pessoal.
Muito amor por essa história

Cris Marques 25/11/2021

Para refletir...
Como os acontecimentos e traumas da infância nos influenciam e moldam em pequenas atitudes no dia a dia. No início achei chata a Britt-Marie, mas logo fui me afeiçoando como todos em Borg.

Jaqueline.Sayumi 19/12/2021

Mais um título pra consolidar Backman como um dos meus autores favoritos da vida. Personagens envolventes, divertidos e reflexões tocantes no desenvolver da história.
A.Paula.Sz 20/12/2021minha estante
Concordo com tudo, é impressionante como ele consegue criar histórias tão cativantes e que tocam profundamente. Tb sou fã.

Luísa 28/12/2021

Aparentemente o Fredrik é realmente um ótimo escritor :)
Comecei esse livro com expectativas altas porque amei Gente ansiosa demais, achei um livro único, realmente singular. Britt-Marie não chegou a ser isso tudo, a história é menos inovadora e surpreendente, mas ainda assim muito bem escrita, com aqueles personagens peculiares, divertidos e muito palpáveis, foi uma leitura muito agradável.

Tive alguns probleminhas com um certo personagem masculino X e como a relação dele com a protagonista foi desenvolvida, mas não chegou a me fazer desgostar da leitura. Foi legal!