Metrópole à beira-mar

Metrópole à beira-mar Ruy Castro

Resenhas - Metrópole à beira-mar

Douglas.Soares 07/11/2020

O talento do Ruy revisitando a história do Rio que se confundia com o Brasil. Um Brasil meio francês, que escondia muita coisa, mas que deve ter sido uma delícia.

Geublu 01/11/2020

Metrópole a beira mar
Gosto muito do cenário do Rio de janeiro no início do século, uma cidade que prometia ser uma Paris, com cafés, leitores, muito escritores. A forma de escrever de Ruy Castro é única, pois é leve e chega a um humor sofisticado, um livro grande, mas não sentimos pois a forma como é conduzida a leitura prende o leitor, começa abordando a gripe espanhola, que em dado momento vai parecer com atual cenário.

Caser 25/05/2020

Como em todos os seus livros, Ruy Castro desce aos detalhes, incríveis, dos personagens, lugares, datas, acontecimentos, idiossincrasias...que você fica se perguntando como ele conseguiu arrancar tantos detalhes, como a informação de qual rua e esquina o escritor carioca João do Rio morreu, em que veículo, quem era o proprietário, etc.
Assim, é que o livro se desenrola, com histórias e pequenas resenhas sobre a vida das personalidades daqueles que fizeram o Rio de Janeiro da década de 1920.
Destaque para o belo trabalho visual/gráfico, com várias fotos e anúncios de jornais e revistas da época.
Leitura agradável recheada de passagens pitorescas de um Rio que passou.
Recomendo fortemente para quem curte o Rio Antigo, a década de 20 e, claro, a prosa de Ruy Castro.

Rittes 20/04/2020

Os incríveis anos 20... há 100 anos!
Ninguém duvida da capacidade do cidadão carioca benemérito mais famoso do Brasil, Ruy Castro, em construir uma narrativa saborosa. Mas, confesso, nesse livro ele quase se superou. Muito interessante, recheado de curiosidades e fatos muito bem fundamentados, o livro é muito bom. Só não dou 5 estrelas porque a parte final é um pouco lenta. Mas, sem dúvida, vale a pena.

Dinha 18/04/2020

Um retrato desconhecido do Rio
Este livro me fez sentir saudade do que não vivi, bem estilo Neymar. Ruy Castro com uma linguagem de fácil acesso e uma escrita envolvente suscita o desejo de entrar no livro e viver naquele Rio de Janeiro da década de 20. Maravilhoso.

Daniel 30/03/2020

Os Modernos Anos 20
Há exatamente cem anos começava o período relatado neste livro extraordinário. Que década espetacular! Tanto que continua sendo extremamente moderna, um século depois.

Há um desfile de histórias interessantíssimas, como quando Albert Einstein visitou o Rio, e ao observar a cidade do alto, à noite, toda iluminada, exclamou: os brasileiros mataram a noite!

São tantos personagens interessantes, tantos eventos que sobreviveram ao tempo (a Semana de Arte Moderna é só um), tantas obras que atravessaram o século XX a ainda hoje são reverenciadas.

Escrito com habilidade de sempre, Ruy Castro faz uma declaração apaixonada não só ao Rio de Janeiro atual mas principalmente à cidade que existiu e que se perdeu, e à cidade que poderia ter sido, tão maravilhosa como se prometia nos anos 20.

Todos que gostam de História, de grandes personalidades e amam o Rio de Janeiro vão apreciar muito este livro.