Metrópole à beira-mar

Metrópole à beira-mar Ruy Castro

Resenhas - Metrópole à beira-mar

Felipi Fraga 14/10/2023

#Livro LIDO 21 de 2023:
Ruy Castro é um excelente escritor de biografias como no caso de Carmem Miranda e Nelson Rodrigues. Também, de movimentos musicais como a Bossa Nova em Chega de Saudade, e por muitos de seus livros se passarem na antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro do início para a metade do século XX, era natural que retratasse a própria cidade como neste, Metrópole à Beira-Mar. Das manifestações artísticas, escritores e jornalistas, a proliferação de jornais e livrarias, aos confrontos políticos entre classes sociais, vemos uma Rio de Janeiro que sempre esbanjou beleza, tentou ser uma cidade voltada para o futuro modernista, mas que sempre escondeu seus problemas típicos das metrópoles, com suas nuances muito brasileiras, que infelizmente ofuscam as qualidades da Cidade Maravilhosa. Da Primeira Grande Guerra Mundial à Revolução de 1930 lemos sobre uma cidade com personalidades que hoje nomeiam muitas ruas, escolas, entre outras instituições por todo o Brasil. A narrativa de Ruy Castro é sempre muito descritiva, sempre com o poder de nos transportar para a época e os acontecimentos que retrata, mesmo com uma gama muito grande de nomes e acontecimentos.

André 07/08/2022

Excelente
Ruy Castro tem a facilidade de lapidar a história bruta e deixar mais palatável, enchendo o texto de curiosidades e fatos desconhecidos do Brasil dos anos 20.

anna v. 15/05/2022

Leitura despretensiosa e deliciosa
Adorei ler este livro, uma viagem pelos anos 1920 no Rio de Janeiro. Ruy Castro dá vida às grandes figuras daquela época, seja na literatura, música, poesia, artes plásticas, cinema, jornalismo, política. Adorei saber mais sobre os personagens que já chegue e mais ainda conhecer novos. Recomendo para uma leitura sem muito compromisso, despretensiosa.

Andréa 30/03/2022

Terminei a leitura!!!
Histórias interessantes de pessoas que hoje daí nome as ruas do nosso país. Demorei mais terminei. ????

Eduardo.Tanoue 27/12/2021

Literatura de bastidor
Esse livro furou a fila dos outros, pois iniciava com a gripe espanhola. Logo, a curiosidade de ver paralelos com a nossa realidade tornou iminente a sua leitura. Mas, o que eu obtive foi muito mais que isso! Em seu decorrer, fui agraciado com o cotidiano carioca que só Ruy consegue contar (sua “literatura de bastidor”) das principais transformações sofridas pela cidade do Rio de Janeiro nas duas primeiras décadas do séc.XX, mas sem abusar da pieguice nostálgica. Fui absorvido pelo enredo de tal forma que terminei o livro com aquele gostinho de querer mais. Enfim, uma ótima oportunidade de erudição de forma leve e descontraída.

Evelize Volpi 20/12/2021

Ruy Castro é Mestre.
Seus livros nos transportam para a história de uma forma que você não querer parar de ler.
Esse livro nos leva ao Rio de Janeiro da década de 1920.
Uma Maravilha!

Marcella.Rodrigues 21/09/2021

Perfeito
O autor desenha a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, nos anos 20, levando o leitor a uma verdadeira viagem no tempo. O texto é tão bem escrito e as histórias tão bem contadas que realmente me senti no Rio dos anos 20. Para quem já é apaixonado pela cidade, ficará ainda mais depois desse livro. Muito bom!!

Christiane 24/07/2021

Imagine que você encontra um amigo e se sentam em algum lugar e ele começa a te contar uma história. É assim que se lê este livro. Sua escrita flui , é leve e com pitadas de humor e sarcasmo em alguns momentos, mas que nem por isso perde em seriedade e profundidade.
Ele nos conta a história cultural do Brasil da modernidade, sim, podemos dizer Brasil, porque nos anos 20 o Rio de Janeiro era o lugar para onde convergiam a grande maioria dos autores, artistas, compositores e onde estavam os grandes jornalistas, afinal era a capital do país.
Um dos melhores livros que li em 2020. Recomendo!!

Alyne 31/12/2020

Pecou nos detalhes
Dois detalhes sutis me impediram de dar 5 estrelas ao livro, que é muito bom. O primeiro é a falta de notas de rodapé ou de fim. Certad menções me deixaram curiosa a respeito da fonte daquela informação, eu queria ler o original daquela história, mas não era possível saber de onde saiu.
O outro me pareceu mais grave. Embora eu não saiba em que ano o livro começou a ser escrito, seu ano de publicação é 2019, quando falar "homossexualismo" e não "homossexualidade" já não era mais aceito. Contudo, em todas as menções aparece o sufixo -ismo, o que soa anacrônico, além de desrespeitoso.

Sobral 16/12/2020

Leitura fluída...
Livro muito bom! Trás perspectivas muito interessante sobre o Rio dos ano 20, Mesclando política com personagens importantes para a arte do período. Livros, cinema, teatro, música, pintura...Tudo está inserido no livro. Porque não 5 estrelas? Tem momentos que o autor perde metade da página citando nomes infinitos importantes para o período proposto, isso tira a fluidez do livro e deixa cansativo em alguns momentos.

Anacrisro 13/12/2020

Para amar um pouco mais o Brasil.
Um livro que vale a pena ser lido e de se consultar sempre. Recomendo muito pra quem quer conhecer mais sobre o Brasil, especificamente o Rio, e também para quem deseja aprofundar um pouco mais o conhecimento, seja em música, arte ou um pouco de tudo. Nosso país vale muito a pena.

Marcelo.Alencar 30/11/2020

Espetáculo do Rio anos 20
Um grande obra. O nascimento de uma geração que mudou a cultura do país!

Douglas.Soares 07/11/2020

O talento do Ruy revisitando a história do Rio que se confundia com o Brasil. Um Brasil meio francês, que escondia muita coisa, mas que deve ter sido uma delícia.

Geublu 01/11/2020

Metrópole a beira mar
Gosto muito do cenário do Rio de janeiro no início do século, uma cidade que prometia ser uma Paris, com cafés, leitores, muito escritores. A forma de escrever de Ruy Castro é única, pois é leve e chega a um humor sofisticado, um livro grande, mas não sentimos pois a forma como é conduzida a leitura prende o leitor, começa abordando a gripe espanhola, que em dado momento vai parecer com atual cenário.

Caser 25/05/2020

Como em todos os seus livros, Ruy Castro desce aos detalhes, incríveis, dos personagens, lugares, datas, acontecimentos, idiossincrasias...que você fica se perguntando como ele conseguiu arrancar tantos detalhes, como a informação de qual rua e esquina o escritor carioca João do Rio morreu, em que veículo, quem era o proprietário, etc.
Assim, é que o livro se desenrola, com histórias e pequenas resenhas sobre a vida das personalidades daqueles que fizeram o Rio de Janeiro da década de 1920.
Destaque para o belo trabalho visual/gráfico, com várias fotos e anúncios de jornais e revistas da época.
Leitura agradável recheada de passagens pitorescas de um Rio que passou.
Recomendo fortemente para quem curte o Rio Antigo, a década de 20 e, claro, a prosa de Ruy Castro.