Metrópole à beira-mar

Metrópole à beira-mar Ruy Castro

Resenhas - Metrópole à beira-mar

Letuza 28/04/2020

Primoroso
Uma passeio pelo Rio da década de 1920. Essa é a sensação de ler esse espetacular livro de Ruy Castro.
O autor faz, em dezoito capítulos, um histórico de muitas áreas que se desenvolveram, se modernizaram durante essa década tão intensa. Aliás, o livro é intenso.
Do jornalismo ao teatro, da literatura ao cinema, da política às artes plásticas, da moda à música, dos costumes ao carnaval, do turismo à ciência , do navio ao avião e assim vai. O desenvolvimento da sociedade e todas as suas influências, personagens imperdíveis e inesquecíveis como Pixinguinha, Carmem Miranda, Ismael Nery, Álvaro e Eugênia Moreyra, Irineu Marinho e até Albert Einstein e Marie Curie, tudo isso compõe as histórias contadas no livro. São histórias divertidas, românticas, às vezes violentas, tristes, inusitadas, mas todas elas incríveis.
É uma leitura para aprender, descobrir outros mundos dentro da própria cidade do Rio. Tem samba, teatro de revista, Semana de Arte Moderna, lançamentos de livros, descobertas da medicina, fundações de jornais e revistas, casamentos, separações, nascimentos e mortes, jogos políticos, futebol, construções e demolições e muita coisa bonita sobre nossa história. A gente se sente no Rio de 1920!
Super recomendada a leitura! Um livro primoroso!
danimaccedo 29/04/2020minha estante
Amei a resenha. Fiquei com vontade de ler ;)

Letuza 04/05/2020minha estante
Leia sim! É incrível!

ritita 11/03/2020

Vale como conhecimento e cultura
Pois bem, o livro é maravilindo até a metade, discorrendo sobre a mudança de hábitos da população de uma cidade que também mudava de arquitetura, saneamento, iluminação e formas diversas de cultura. A partir daí eu achei uma chatice só, um enaltecimento e discrição detalhadíssima de nomes e histórias de vida de jornalistas, poetas, cantores, cantrizes, vedetes, compositores e demais famosos e incipientes grupos que fizeram fama à época.
Muito interessante as brigas havidas entre os escritores já estabelecidos e os novatos, principalmente Lima Barreto, aquela época ainda desconhecido e apenas escritor de periódicos e revistas populares, mas chaaato até a medula. Até a ali, não era reconhecido na literatura, então era contra tudo, todos e até contra ele mesmo.
A leitura valeu pelo conhecimento de hábitos que temos hoje e que foi iniciado naquele período, principalmente o início da luta das mulheres pelo feminismo, além de ser muito bem escrito, apesar dos excessos de nomes dos famosos e "pseudos" famosos, exatamente como as revistas de fofocas de hoje.
Maria.Ines 26/09/2020minha estante
Tive que concordar contigo. Tem páginas inteiras de citação de nomes de celebridades e subcelebridades. Valeu a leitura para começar a entender uma época de cultura e meios de comunicação efervescentes e valorizados em todas as classes sociais: artes plásticas e música nos teatros, cinemas e rádio, literatura nos jornais. Tudo começando erudito e já se popularizando.

Cheiro de Livro 17/02/2020

Metrópole à beira-mar
Os do Ruy Castro sempre entram na minha lista, livros do Ruy Castro falando do rio de janeiro entram na lista e furam fila para serem lidos, sempre. “Metrópole à beira-mar” é um retrato do Rio de Janeiro na década de 1920, ou pelo menos, deveria ser.

No inicio do século passado o Rio ainda era capital da república, a cidade era o centro do poder político e porta de entrada do Brasil. Mesmo com toda a política que circulava por aqui Ruy foca na cena cultural da cidade, fala sobre o teatro, a música, a literatura e o jornalismo.

Começamos o século com Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola. A armas e o vírus mataram muitos pelo mundo e o livro começa a engrenar mesmo no carnaval de 1919, o carnaval após da gripe. Daí em diante Ruy fala sobre os personagens que mudaram a cidade, a cena cultural brasileira e fizeram do Rio de Janeiro uma grande metrópole.

Pelas páginas vemos a cidade descobrir o mar e as praias, o futebol deixar de ser um esporte de elite e se tornar popular, o samba do Estácio virar o Samba, assim mesmo com letra maiúscula. É uma viagem a um Rio de Janeiro quase idílico que há muito se foi e talvez nunca tenha existido nos contornos traçados por Ruy. É quase uma cidade idealizada. Para os cariocas como eu pode gerar uma nostalgia de algo que nunca vivemos ou uma tristeza com tudo o que perdemos ou destruímos em cem anos.

Os personagens literários são os mais explorados e com isso a minha lista de leitura cresceu substancialmente. Depois de ler sobre Theo-filho, Julia Lopes de Almeida, João do Rio e tantos outros dá uma vontade danada de parar de ler o Ruy e ir conhecer cada livro, cada conto, cada reportagem citada no livro. Talvez isso seja um problema de bibliófilos como eu, não sei bem. Sei que minha lista de livros e textos a buscar e ler em 2020 está cheio de expoentes da literatura nacional dos anos 1920. Só isso já faria desse livro uma leitura extremamente proveitosa.

É mais do que uma década narrada por Ruy nas pouco menos de 500 páginas. É uma viagem no tempo para ver transformações de um inicio do século. É impossível não comparar com os primeiros 20 anos do século XXI e ver os contrastes. No século passado foi um tempo de evolução social, de mudanças de costumes, agora temos a volta de moralismo que, em certa medida, seria execrado em 1920. O livro termina com a chegada de Getúlio no poder e, com ele, uma nova era se instalava no Rio e no Brasil.

site: https://cheirodelivro.com/metropole-a-beira-mar/

Daniel 30/03/2020

Os Modernos Anos 20
Há exatamente cem anos começava o período relatado neste livro extraordinário. Que década espetacular! Tanto que continua sendo extremamente moderna, um século depois.

Há um desfile de histórias interessantíssimas, como quando Albert Einstein visitou o Rio, e ao observar a cidade do alto, à noite, toda iluminada, exclamou: os brasileiros mataram a noite!

São tantos personagens interessantes, tantos eventos que sobreviveram ao tempo (a Semana de Arte Moderna é só um), tantas obras que atravessaram o século XX a ainda hoje são reverenciadas.

Escrito com habilidade de sempre, Ruy Castro faz uma declaração apaixonada não só ao Rio de Janeiro atual mas principalmente à cidade que existiu e que se perdeu, e à cidade que poderia ter sido, tão maravilhosa como se prometia nos anos 20.

Todos que gostam de História, de grandes personalidades e amam o Rio de Janeiro vão apreciar muito este livro.

Dinha 18/04/2020

Um retrato desconhecido do Rio
Este livro me fez sentir saudade do que não vivi, bem estilo Neymar. Ruy Castro com uma linguagem de fácil acesso e uma escrita envolvente suscita o desejo de entrar no livro e viver naquele Rio de Janeiro da década de 20. Maravilhoso.

Rittes 20/04/2020

Os incríveis anos 20... há 100 anos!
Ninguém duvida da capacidade do cidadão carioca benemérito mais famoso do Brasil, Ruy Castro, em construir uma narrativa saborosa. Mas, confesso, nesse livro ele quase se superou. Muito interessante, recheado de curiosidades e fatos muito bem fundamentados, o livro é muito bom. Só não dou 5 estrelas porque a parte final é um pouco lenta. Mas, sem dúvida, vale a pena.

Caser 25/05/2020

Como em todos os seus livros, Ruy Castro desce aos detalhes, incríveis, dos personagens, lugares, datas, acontecimentos, idiossincrasias...que você fica se perguntando como ele conseguiu arrancar tantos detalhes, como a informação de qual rua e esquina o escritor carioca João do Rio morreu, em que veículo, quem era o proprietário, etc.
Assim, é que o livro se desenrola, com histórias e pequenas resenhas sobre a vida das personalidades daqueles que fizeram o Rio de Janeiro da década de 1920.
Destaque para o belo trabalho visual/gráfico, com várias fotos e anúncios de jornais e revistas da época.
Leitura agradável recheada de passagens pitorescas de um Rio que passou.
Recomendo fortemente para quem curte o Rio Antigo, a década de 20 e, claro, a prosa de Ruy Castro.

Geublu 01/11/2020

Metrópole a beira mar
Gosto muito do cenário do Rio de janeiro no início do século, uma cidade que prometia ser uma Paris, com cafés, leitores, muito escritores. A forma de escrever de Ruy Castro é única, pois é leve e chega a um humor sofisticado, um livro grande, mas não sentimos pois a forma como é conduzida a leitura prende o leitor, começa abordando a gripe espanhola, que em dado momento vai parecer com atual cenário.

Douglas.Soares 07/11/2020

O talento do Ruy revisitando a história do Rio que se confundia com o Brasil. Um Brasil meio francês, que escondia muita coisa, mas que deve ter sido uma delícia.

Marcelo.Alencar 30/11/2020

Espetáculo do Rio anos 20
Um grande obra. O nascimento de uma geração que mudou a cultura do país!

Anacrisro 13/12/2020

Para amar um pouco mais o Brasil.
Um livro que vale a pena ser lido e de se consultar sempre. Recomendo muito pra quem quer conhecer mais sobre o Brasil, especificamente o Rio, e também para quem deseja aprofundar um pouco mais o conhecimento, seja em música, arte ou um pouco de tudo. Nosso país vale muito a pena.

Sobral 16/12/2020

Leitura fluída...
Livro muito bom! Trás perspectivas muito interessante sobre o Rio dos ano 20, Mesclando política com personagens importantes para a arte do período. Livros, cinema, teatro, música, pintura...Tudo está inserido no livro. Porque não 5 estrelas? Tem momentos que o autor perde metade da página citando nomes infinitos importantes para o período proposto, isso tira a fluidez do livro e deixa cansativo em alguns momentos.

Alyne 31/12/2020

Pecou nos detalhes
Dois detalhes sutis me impediram de dar 5 estrelas ao livro, que é muito bom. O primeiro é a falta de notas de rodapé ou de fim. Certad menções me deixaram curiosa a respeito da fonte daquela informação, eu queria ler o original daquela história, mas não era possível saber de onde saiu.
O outro me pareceu mais grave. Embora eu não saiba em que ano o livro começou a ser escrito, seu ano de publicação é 2019, quando falar "homossexualismo" e não "homossexualidade" já não era mais aceito. Contudo, em todas as menções aparece o sufixo -ismo, o que soa anacrônico, além de desrespeitoso.

Christiane 24/07/2021

Imagine que você encontra um amigo e se sentam em algum lugar e ele começa a te contar uma história. É assim que se lê este livro. Sua escrita flui , é leve e com pitadas de humor e sarcasmo em alguns momentos, mas que nem por isso perde em seriedade e profundidade.
Ele nos conta a história cultural do Brasil da modernidade, sim, podemos dizer Brasil, porque nos anos 20 o Rio de Janeiro era o lugar para onde convergiam a grande maioria dos autores, artistas, compositores e onde estavam os grandes jornalistas, afinal era a capital do país.
Um dos melhores livros que li em 2020. Recomendo!!

Marcella.Rodrigues 21/09/2021

Perfeito
O autor desenha a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, nos anos 20, levando o leitor a uma verdadeira viagem no tempo. O texto é tão bem escrito e as histórias tão bem contadas que realmente me senti no Rio dos anos 20. Para quem já é apaixonado pela cidade, ficará ainda mais depois desse livro. Muito bom!!