O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

nay 22/01/2024

Li em 2019!?
Não tenho certeza de quando eu li esse, foi para um estudo e para falar verdade não lembro mais de nada KKKKK irei reler!!!

crsanaju 21/01/2024

O cortiço.
O livro começa com a história de João Romão e a escrava Bertoleza, na época pós-abolição da escravatura, no bairro de Botafogo localizado no Rio de Janeiro. a trama se resume nas vidas de pessoas que moram em um cortiço, cujo dono é rico, ambicioso e invejoso.

deve-se levar em destaque que o livro retrata o ?abrasileiramento? de um personagem, Jerônimo, depois que passou a residir no Brasil, caracterizando-o como preguiçoso.

vale ressaltar também sobre como o autor referiu-se aos moradores do cortiço como animais, de certa forma, no capítulo 13.

Aloísio de Azevedo abordou com muita realidade o naturalismo, contando histórias reais de pessoas reais, fazendo assim com que o livro ganhasse muito mais vida.

Dani 21/01/2024

O cortiço
Li algumas resenhas sobre, algumas criticas que diziam que o cortiço é um livro extremamente racista, que pode ser empregado hoje em dia, o autor ainda se perguntava o que fazer nessa situação, queimar livros não fazia o estilo dele e acredito que nem o seu.
Li o cortiço por curiosidade, foi um livro passado no meu ensino e cobrado em provas/enem e tudo o mais. Eu nunca tinha lido, duvido que a maioria dos adolescentes o tenha lido e agora acho bom isso acontecer.
Foi com espanto que fiquei pasma com algumas situações, o racismo escrachado, a xenofobia nítida, animalização dos pobres, alem de homicídios, estupros e humilhações romantizados. Não acredito que seja legal passar uma leitura tão densa, que requer tanto de uma maturidade, que por vezes a maioria dos adolescentes não tem.

Gustavo616 20/01/2024

O Cortiço, atual e cativante!
O cortiço é narrado em terceira pessoa e o narrador é onisciente (sabe tudo).
A história se passa no Rio de janeiro com o Português João Romão, empreendedor e corrupto que não medirá esforços para ter suas conquistas começando por criar um conjunto habitacional que acabará se tornando um cortiço, esse que também será um personagem à medida que se envolve com as tramas de seus moradores e temas como escravidão, corrupção, racismo, furto, traição, prostituição, estupro, inveja, morte, cobiça entre outros.
Há quatro casais principais: João Romão/ Bertoleza, Miranda/Dona Estela, Jerônimo/Piedade e Rita Baiana/Firmo e outros personagens secundários com suas próprias narrativas envolventes. A história é linear se passando no século XIX, e todos os personagens são zoomorfizados ( Comportamentos comparados de animais).
O livro torna-se mais interessante à medida que progredimos a leitura e passamos a viver e respirar àquele cortiço, uma realidade nua e crua do movimento Naturalista.
Durante a leitura, os estereótipos das personagens nos fazem questionar e comparar tais atitudes com pessoas as quais conhecemos no nosso dia a dia, isso o torna tão atual mesmo após mais de 130 anos.
Apesar da leitura parecer cansativa no início e até se familiarizar com as personagens, vale muito a pena ler esta obra brasileira e perceber o quanto há nela de atual nas relações humanas e sociais mesmo após tantos anos. 5/5

Alessandra.Dias 20/01/2024

Eis então a ganância
Ótimo livro, com uma narrativa marcante e instigante.
Não achei de difícil leitura como alguns clássicos o são, mas tenho que dizer: que final horrendo...

tavinescada 20/01/2024

Fofocas de quase dois séculos atrás
É tudo muito detalhado, cada personagem é bem desenvolvido e tem questões muito plausíveis. É muito interessante ler as fofocas que rondam o cortiço: é cômico, trágico, dramático, há críticas à sociedade da época...
Acho que vale muito à pena, seja para entender um pouco sobre o Naturalismo e a sociedade brasileira da época, ou para se entreter com as histórias que são contadas. Achei o final um pouco abrupto, mas cumpre o papel de apresentar o devido desfecho para o cortiço.
É uma obra muito racista, mas era de se esperar de um livro do século XIX.

Sara mel 17/01/2024

Uma ótima experiência!!
Bom , como o próprio título sugere eu tive uma ótima experiência com o livro O cortiço .Q nada mais se trata de um livro que tem como protagonista o próprio cortiço,em que ,inserido nele há várias narrativas acontecendo.Esse livro tratasse de uma experiência científica no qual o autor quis mostra como um lugar,pessoas,e,o ambiente em geral pode influenciar diretamente na vida das pessoas ao redor, e , nesse livro vemos como as vidas dos moradores são influenciadas negativamente pelo cortiço e os seus fins trágicos.
O começo deste livro foi meio arrastado , mas impressionante mente foi ficando extremamente envolvente e muito fluido,pelo menos pra mim, mesmo tendo uma escrita muitas vezes difícil ( as vezes quase impossível) de ler . Então oq posso dizer é q amei e provavelmente vou reler e até talvez gosta ainda mais .

Nandinh4 17/01/2024

É um livro que desperta fortes emoções.

O autor da reconhecimento a injustiça envolvida no nosso processo civilizatório; problemas relacionados as formações de cortiços, a pobreza, exploração e alcoolismo.
Mas acho impossível esperar que esta obra, de dois séculos atrás, represente e entenda a sensibilidade moderna. Apesar de retratar várias realidades.

A escrita em si é mais sútil em relação aos outros livros da época. É válido destacar que os textos de rodapés são ótimos e é difícil se entendiar, tendo em vista os escândalos do enredo.

Me cansei lendo mas até que valeu a pena!

Juliana1637 16/01/2024

O cortiço
Achei um livro muito confuso.
Sei que foi um livro escrito nos anos 1890
Mas tive dificuldade não só nas palavras mas tbm no enredo da história. Me perdi muitas vezes.

Natasha.Louredo 15/01/2024

Crítica Social
"O Cortiço" de Aluísio Azevedo, publicado em 1890, é uma obra Naturalista que destaca a influência do ambiente na transformação das personalidades. O protagonista é o próprio cortiço, humanizado ao longo da narrativa. João Romão representa o capitalismo e a ambição na visão naturalista das relações sociais. Personagens como Bertoleza, Jerônimo, Rita Baiana, Piedade e Pombinha revelam as tragédias decorrentes da desigualdade social e exploração. A obra denuncia a influência do meio e retrata a vida nos cortiços cariocas do final do século XIX.

Luciano442 14/01/2024

Espetacular história que mostra um retrato do nosso Rio de Janeiro do século passado. Uma experiência inigualável e marcante!

JoaoVictorOF 14/01/2024

Relevante, pesado e controverso
Fiquei intrigado com a leitura de "O Cortiço". Já tinha uma boa ideia da trama, do estilo, dos temas e mensagens, mas pegar o livro e ler, realmente demorar na leitura e aproveitar, foi outra coisa.
É um livro que desperta fortes emoções. Gera reconhecimento no leitor moderno por demonstrar tão bem o movimento histórico do nosso país, toda a injustiça, exploração e barbárie envolvida em nosso processo "civilizatório" sem embelezar nada.
Na contramão disso, é difícil deixar de notar quão contraditório é um escritor adotar as lentes e a linguagem do determinismo, uma vertente já superada atualmente (quer dizer...), para um livro que pretende tematizar em algum nível a exploração e a ganância. Se devemos enxergar, por exemplo, o destino de Bertoleza como uma denúncia dos horrores do regime escravocrata, isso se torna complicado quando, ao mesmo tempo, as teses que sustentam a todo momento o olhar do narrador justificam e reforçam essa estrutura "natural" de exploração do que não é branco e europeu. Parece incompatível, mas compreensível: é interessante ver como mesmo um abolicionista convicto não conseguiu escapar de seu horizonte histórico nesse aspecto. De toda forma, é impossível esperar que uma obra de dois séculos atrás dê conta de nossas sensibilidades modernas. Saibamos separar o que há aqui de pernicioso e aproveitar todo o resto.
Me surpreendi com a escrita, que é mais acessível do que eu imaginava para um livro tão antigo (isso é, tendo como apoio as excelentes notas de rodapé para contextualizar o que era preciso). Além disso é belíssima; posso não ser o maior fã do naturalismo pelas razões que citei acima, mas não nego que achei algumas das imagens e trechos realmente memoráveis.
O ritmo também é bom. Pelo fato do livro nunca focar muito tempo em um único personagem, estando mais interessado em nos apresentar fragmentos dos casos desse elenco diverso, é difícil se entendiar, especialmente levando em conta os escândalos que essas páginas guardam.
Se você, como eu, trapaceou na época de escola e leu só o resumo, confira o livro inteiro. Não vai se arrepender.

Blenda Costa 13/01/2024

Tinha muitas expectativas com esse livro, mas achei a história em si muito confusa, a narrativa é bem cansativa, essas que não foram sanadas infelizmente, não achei os personagens nem um pouco carismáticos e não conseguir me conectar com a história infelizmente.??
Tatiane.Costa 14/01/2024minha estante
Finalmente kkkk

fernandosj 12/01/2024

Atenção: esse livro contém esquemas de pirâmide
Eu acho interessante ver como coisas absurdas eram normalmente escritas/vividas em 1890, demorei pra engatar a leitura, mas conforme fui lendo foi me prendendo, eu achei a leitura media pra difícil pelo menos.
Eu gostei, aquele final me derrubou de todas as maneiras possíveis, não esperava MESMO.