O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




Resenhas - O Cortiço


2375 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Camila.Souza 15/11/2021

O Cortiço
Uma das maiores obras Naturalistas do Brasil, esse livro apresenta muitos personagens, em sua maioria indivíduos que moram no Cortiço, e são tratados pelo próprio narrador como animais. Além disso o livro trabalha diversas questões ao longo de sua narrativa como adultério, prostituição, desigualdade, ganância, e principalmente os defeitos de todos os personagens. Confesso que considerei uma obra bastante trágica que joga a realidade na cara do leitor. Um ótimo livro.
Flá 15/11/2021minha estante
Obras nacionais tem meu coração




vá p. 26/06/2023

Eu gosto do naturalismo, mesmo que ele acabe me chocando em algumas partes. O livro parece ter uma leitura longa, mas é só até pegar o jeito... oq demorou um pouco pra mim.
comentários(0)comente



Letícia Fontenele 13/05/2021

Interessante
A leitura no início foi bastante confusa pra mim, tive vontade de deixar de lado, mas repensei e reli algumas resenhas para voltar a ter ânimo com a leitura e após a metade do livro eu me surpreendi muito. Por ser um livro antiguíssimo, a linguagem dele tem algumas expressões antigas da língua falada por aqui, mas é perfeitamente possível de entender. O que no começo era arrastado e confuso pra mim, ficou instigante. Comecei a associar os personagens direitinho a cada situação sem me perder com os nomes e até me acostumei com o estilo da escrita. Essa obra é caracterizada por ser uma obra naturalista, principalmente por conta de seus personagens que são descritos de forma animalesca. Acontecem coisas bem pesadas como abuso sexual, prostituição, adultério, assassinato... e isso é o que distancia a obra do romantismo exatamente como as obras realistas fazem. Apesar de eu saber que naquela época era considerado normal, as partes que mencionam a escrava Bertoleza me incomodaram muito por serem, na maioria, racistas. Infelizmente é um problema da época e não rebaixa o nível do livro em momento algum, apenas foi chato pra mim ler aquilo e ler as partes pesadas que eu já mencionei. O final me surpreendeu, me deixou um pouco em choque kkkk pretendo saber a opinião de outros sobre. Fiquei tão chocada que estou achando que não entendi direito o que aconteceu kkkk. Recomendo, é um bom clássico.
comentários(0)comente



Danilo546 30/09/2020

Livro importante para conhecer o Naturalismo e o que ele representou para a literatura nacional, mas dificilmente voltarei a ler. É repleto de ?saliências? e algumas são totalmente desnecessárias para a história, estão ali apenas para atrair a atenção de um público maior (exatamente como a maior parte dos filmes, séries e novelas de hoje).
comentários(0)comente



Steff 15/08/2020

Conhecimento
De início, essa não foi uma leitura fácil, seja pela escrita ou pela quantidade de personagens para se fazer ligação, mas ao longo do livro a leitura foi fluindo.
O enredo se desenvolve inicialmente com a ambição de João Romão que constrói um cortiço por meio de ações desonestas, a partir disso a narrativa ganha novos personagens e conta com diversas tramas, além de mostrar o desenvolvimento do cortiço e do destino dos sujeitos.
É importante ter em mente que é uma obra naturalista, que compreende os personagens como produto do meio em que estão inseridos. Dessa forma é possível pensar sobre o desenvolvimento da narrativa e a compreensão social tecida na época em que foi escrita.
O livro é composto por elementos como rivalidade, questões econômicas, sociais, ambição, traição, amor, descoberta, esteriótipos e tantos outros que se tornam interessantes para pensar a organização da sociedade da época e para traçar semelhanças e consequências de uma organização social movida a valores que pernanecem enraizados de forma sutil ou escancarada na sociedade, e por esse motivo é necessário um olhar atento do leitor.
É uma obra que choca e revolta, mas é uma boa leitura, recomendo.
comentários(0)comente



celle 17/01/2021

Superou minhas expectativas!
Seria eu capaz de fazer uma resenha deste livro que é tão Brasil quanto o próprio Brasil?!

O cortiço é um romance naturalista escrito por Aluísio Azevedo. Mais um clássico brasileiro, que merece esse título e poderia até se equiparar a romances machadianos (em minha humilde opinião).

O cortiço, no livro, é um organismo vivo, a personagem principal, pelo qual a história toda se passa e se resume. Os moradores desta estalagem, são secundários, são como animais, poderíamos dizer. E vale ressaltar: existem muitas críticas!

João Romão é a personificação do capitalismo predador; ele: o fundador e construtor do cortiço, que cobiça a fortuna do Miranda e faz de inferno a vida de Bertoleza. Vemos também o desenrolar do sensual e adúltero romance entre o português Jeromo, que se encanta com a dança e o movimento da brasileira Rita Baiana. A partir daí, surgem críticas contra a exploração popular e a violência, como também muito determinismo e realismo.

Não espere terminá-lo pulando de felicidades. Ao invés disso, você fica baqueado mesmo. O que acontece com Pombinha, a moça inteligente e destacada, é desanimador (o meio social, de fato, determinou a sina da personagem); e tudo que parece ter começado a erguer uma faísca de final feliz, apagou-se. É uma obra para refletir, para estudar e para imaginar o Brasil e os brasileiros. Superou minhas expectativas e eu amei viver essa estória.

Ressalva: realmente será uma leitura chata e impossível de entender se você não estiver habituado à escrita clássica brasileira. É assim. Então não recomendo para quem não tiver passado por um Machado da vida, ou qualquer um destes.
Tiago.Boaventura 17/01/2021minha estante
Livro maravilhoso. Terminei a leitura tem pouco tempo e endosso suas palavras aqui da resenha.


celle 18/01/2021minha estante
?




Letschmitz 23/01/2022

Que depressão
Um romance naturalista obviamente angustiante que retrata a essência do Brasil em meados do século XX, com personagens de desdobramentos singulares, comparável ao cenário vigente de grupos sociais em estado de miséria. Levanta também uma questão há muito debatida: o homem é de fato um produto do meio ou já somos naturalmente ruins?

Tenho uma particular antipatia pelo livro que se deve ao fato de ser tema da minha pior redação de todos os tempos (Valeu sr. J.F.A., até hoje não sei o que tem de errado em relacionar ele com o Positivismo e Evolucionismo MAS TÁ BOM, ead é um saco de qualquer forma).
Por mais que tenha uma pegada chata é sempre bom conhecer e ler clássicos.
Rafael Kerr 23/01/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Me chamo Rafael Kerr e sou escritor. Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria - O oráculo. Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




Vanessa 18/11/2020

realidade
Para quem idealiza romances esse livro não é satisfatório...Temas como desonestidade, avareza, exclusão social, inveja, escravismo, violência, prostituição, discriminação sexual e adultério são trabalhados de maneira crua e explícita nós deixa atentos, nós faz remoe a vida
comentários(0)comente



Marcus 19/03/2020

Nesse clássico da literatura brasileira acompanhamos o cotidiano de um Cortiço no Rio de Janeiro, com suas várias famílias cada uma com seus próprios dramas. Livro incrível, recomendo bastante. Quero fazer uma menção honrosa a participação dos bombeiros já que é minha profissão kkkkk, to puxando um pouco da sardinha para o meu lado kkk. Leiam.
comentários(0)comente



Gossipbooks0 07/06/2023

Um clássico sempre será um clássico
Confesso que O cortiço não foi uma leitura planejada e sim uma obrigação. Por que? Trabalho de literatura..
Mas o livro me surpreendeu demais, achei a história super atual e genial, pelo fato de Aluísio Azevedo critica os padrões e a patologia da sociedade da época. Aluísio criticou o casamento adúltero, no qual o homem também trai seus votos de matrimônio, que no caso de outras escolas literárias. Criticou o capitalismo que é bastante representado pelos dois portugueses João Romão e Miranda, a falsa liberdade da "ex escrava" Bertoleza, o estereótipo da mulher brasileira sedutora e promiscua que a morena Rita Baiana exala, a virgem e atrasada Pombinha.
Não podemos de esquecer do racismo presente na obra, que no caso não vem do autor e sim dos pensamentos da época que se passa no período histórico do fim da escravidão e o começo da primeira República do Brasil, ou seja, os pensamentos da Europa e da supremacia branca europeia ainda era bastante presente na obra.
Outro fator sobre livro é que como ele faz parte da escola literária do Naturalismo, ou seja, será bastante baseando no livro A origem das espécies de Charles Darwin e conterá bastante características do Determinismo, que é a filosofia de que tudo que aconteceu anteriormente são os resultados do que vivemos no presente. E outra característica do Naturalismo é a zoomorfização humana, que Aluísio deixa bastante presente em sua obra quando usa verbos e palavras que usamos para nos referir aos animais, como "mugir" e "emprenhada" ou até mesmo como os moradores do cortiço agem como animas, e se entregam facilmente aos seus desejos sexuais.
Meu veredito é que o cortiço mereça maior reconhecimento da sociedade brasileira, pois nele você encontra diversão e uma nova forma de pensar.
Jairo_books 07/06/2023minha estante
Resenha perfeitaaa




Ariane 15/12/2022

Eu recomendo!
Romance do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX. -Wikipedia-
Também fala sobre a alegria em meio a tanta labuta. Faz rir e chorar quase na mesma intensidade!
comentários(0)comente



bruunaboch 15/10/2021

Surpresa
Se o objetivo do autor era me fazer sentir ódio por todos os personagens, ele atingiu esse objetivo com sucesso. Eu nunca tinha lido um livro que eu não gostasse de um personagem (até gosto da Bertoleza).

Tantas coisas erradas que aconteceram mas que se encaixam bem no contexto histórico do livro.

Se eu tivesse lido ele ano passado com certeza teria dado menos de 3 estrelas, mas agora tô começando entender que livro não é só entretenimento.
comentários(0)comente



Ingrid 10/08/2020

um livro que te garante boas risadas, fez com que eu me transportasse a um cortiço no século 19 e conhecesse a cada morador, participasse de seu cotidiano, etc.
comentários(0)comente



maria rita 19/10/2021

? | Atemporal.
Humor, traição (e das piores), povão classe média baixa, críticas, desbocamento, pobre querendo ser rico, tudo isso tem nesse livro que é um dos MAIORES da literatura.
Novaes 19/10/2021minha estante
Gosto muito desse autor?


maria rita 19/10/2021minha estante
Eu também!!!!!




Anna.Julia 28/06/2021

Viciante e muito divertido
Tudo que se passou no livro pra mim foi um misto de bizarrice, nem tão bizarra assim. Isso porque mesmo que as situações sejam diferentes das de hoje, elas não estão distantes o suficiente pra eu não perceber a relação com a realidade em que vivo hoje. em algumas partes do livro eu cheguei a sentir ânsia de vômito, em outras ódio, ansiedade, contudo na maior parte do tempo eu sentia raiva, e o livro não descriminou, eu senti isso em relação a todos os personagens principais em algum momento da narrativa. Conclusão: recomento muito, embora saiba que não seja o tipo de leitura preferida por todos, sei que vale a pena conhecer e entender o motivo desse livro ser um clássico.
comentários(0)comente



2375 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR