O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

Janaina 26/04/2021

Fechando com chave de ouro!
N. K. Jemisin, meu coração é seu, mulher!!!
Li essa trilogia quase que "em uma sentada" e já estou morta de saudades de cada um dos personagens (menos do Jija ?).
Esse terceiro livro foi um pouquinho moroso ali pela metade dele, na minha opinião, por que acredito que a autora exagerou um tantinho na ambientação da história,mas nada que me fizesse desfrutar menos da experiência.
O final foi bem construído, com um clímax após o outro e mtas revelações.
Em todos os 3 livros há o debate de temas polêmicos e sensíveis costurados com mto talento na narrativa.
Fiquei com aquele gostinho de "pôxa, N. K., manda um livro #4, vai?"

Thais B 25/04/2021

A trilogia toda é muito bem construída do início ao fim e o livro três fecha de forma muito satisfatória.
O estilo de narrativa é uma das coisas mais geniais na escrita de Jemisin. O modo como o narrador dialoga com a história e com o leitor é estimulante, o arco interno dentro de cada capítulo é trabalhado de um jeito que poucos escritores conseguem fazer e a quebra ocasional da escrita em prosa tradicional é um extra que só reforça o estilo próprio da escritora.
Os personagens são igualmente bem trabalhados, cada um com sua história e personalidade, moldados de acordo com suas vivências nesse mundo brutal.
Gosto de como a história reinventa todo um gênero sem precisar se apoiar em clichês e em reproduções de elementos comuns. Tudo é muito único. Jemisin virou uma das autoras favoritas da vida.

Reinan.Barbosa 19/04/2021

Que final !!!!
Sinceramente não sei se vou suportar mais finais de séries desse nível, como me emocionei quando as respostas saltaram desse último livro, muito obrigado Deus por essa oportunidade !!!!

Vitor Reinaque 17/04/2021

Chave de Ouro
Uma das mais instigantes e diferentes sagas de ficção cientifica/fantástica que li. A conclusão épica de uma saga forte, precisa e fluente. Jemisin se tornou um dos autores que mais tenho vontade ler.

bardo 10/04/2021

A primeira coisa a ser dita certamente é que os 3 Hugo Awards são merecidos, os três livros são consistentes e nesse terceiro a autora eu diria entrega uma obra-prima. A leitura de seus agradecimentos dão conta de fazer compreender o porquê existe tanta verdade em certas passagens do livro, por mais que o confronto principal seja esperado a forma como ele é desenvolvido é magistral. Vale ainda destacar a forma como a autora mais uma vez reconta a mesma história, agora com mais detalhes e ainda que ela deixe alguns pontos em aberto não dá para dizer que são pontas soltas e sim escolhas que dado o narrador e seu objetivo ao contar a história perfeitamente compreensíveis. Certamente uma autora para ficar de olho.

Yanna Paula 07/04/2021

Admirável...
Esse livro fez nascer a minha admiração pela N K Jemisin e me fez notar todo o poder que ela tem com as suas palavras. Essa trilogia tem um apelo social gigante e eu admiro a forma como a autora conseguiu retratar essa discriminação quanto aos orogenes e todo o impacto psicológico da vivência em um mundo que necessita desse povo, mas ao mesmo tempo oprime e rejeita toda a sua importância.

Eu adoro a forma como a autora escreve, é uma leitura fluida e a Essun é o que eu mais amo nesse livro. Ela é uma personagem muito bem desenvolvida em que, com toda a maestria da autora, nós conseguimos notar todas as marcas que a vida deixou nela e todo o percurso que ela faz durante a história é muito interessante. Por outro lado, a sua filha Nassun não me conquistou e foi impossível me conectar a ela o que tornou a leitura dos seus capítulos um pouco mais arrastada e me fez pensar em desistir do livro em alguns momentos.

Outro aspecto que me fez dar as 4 estrelas foi o excesso de explicações sobre o funcionamento das coisas que passou dos limites. Não é perfeito, mas admirável.

É uma trilogia muito boa e acho que todos devem dar uma chance.

Jorge Lavagnoli 07/04/2021

Decepção total
Na procura de uma nova série de ficção me deparei com esta e não tive dúvida, vencedora do Hugo Awards, crítica positiva, leitores satisfeitos... Não tinha como dar errado.
Me enganei.
Até agora não entendi toda a hype criada em cima desta série, tirando a virada da junção das 3 personagens no primeiro livro, não há nada de bom. Enredo fraco e superficial, nenhuma grande revelação, não há ganchos, descrições monótonas, diálogos rasos, enfim, uma série de, literalmente, dar sono.

Se vc está procurando uma série para começar, fuja desta, procure as séries da Licia Troisi e Brandon Sanderson que não tem erro.

cypherskooluv 28/05/2021

Foi uma longa jornada acompanhar esses personagens e o desenvolvimento desse universo e digo valeu muito a pena.
Gostei da forma como a N.K. Jemisin finalizou esse história.
E a mensagem que ela deixou no final foi muito importante.

alexememo 11/03/2021

Neste terceiro livro que conclui a trilogia, as criticas sociais são mais evidentes. Os orogenes sempre foram discriminados, mas são fundamentais para que o mundo seja melhor. Sera que se conseguirem será suficiente para haver igualdade?

Alyson.Fagner 04/03/2021

trilogia I M P E C Á V E L
maravilhosa! bem construída! dramática... e cruel.

chega o fim dessa trilogia. e o final foi de arrancar lágrimas e suspiros. eu já sabia o que aconteceria (estava bem explícito), mas lá a autora conseguiu fazer isso ser mais doloroso ainda...

essa não é uma história feliz. é sobre sobrevivência e lados.

e eu recomendo com TODAS AS MINHAS FORÇAS. porque ela é maravilhosa, espetacular, esplêndida!

Bruna - @libros.et.libri 23/02/2021

É assim que o mundo termina. Pela última vez.
O Céu de Pedra de N.K. Jemisin, encerra a trilogia da Terra Partida, publicada pela editora Morro Branco.

É assim que o mundo termina. Pela última vez.

Aqui acompanhamos o final da jornada de Nassun, Essun e seus companheiros.

Ambas tiveram suas histórias alteradas pelo preconceito dos quietos em relação aos orogenes. A percepção que cada uma teve desses acontecimentos e o impacto que cada uma delas sofreu as impulsiona a ficarem de lados opostos na guerra travada há centenas de anos entre o Pai Terra e os comedores de Pedra.

Essa é uma séria ímpar, que precisa ser lida. Fazia muito tempo que eu não encontrava uma fantasia dessa magnitude. Os personagens tem várias camadas, que são desvendadas ao longo do tempo, fazendo com que a gente se afeiçoe a eles, e sinta saudades ao finalizar a trilogia.

Os ambientes e as mudanças climáticas derivadas da estação são ricamente detalhadas, o que é outro diferencial do livro, pois muitas histórias falam sobre o fim do mundo, mas nessa mostra as alterações no nosso planeta e a adaptação dos seres humanos à nova realidade.

O final da trilogia foi incrível, fechando com chave de ouro, N.K. Jemisin manteve a sagacidade e o brilhantismo ao longo de toda a trajetória.

Depois dessa trilogia estou louca pelos próximos lançamentos dessa autora.

site: @LIBROS.ET.LIBRI

alice 23/02/2021

Um final grandioso.
Com certeza a trilogia A Terra Partida entrou para a minha lista de favoritos da vida, sempre fico com medo de ler finalizações de sagas mas N. K. Jemisin fez um final incrível, todas as revelações nesse livro se encaixam de uma maneira perfeita e as discussões abordadas são tão atuais que dão medo.

Um livro com representatividade e mulheres fortes. Um mundo quase destruído e cheio de raiva e desejo de vingança, onde os vilões somos nós mesmos.

Essun e Nassun foram personagens que odiei em alguns momentos mas amei intensamente na maioria deles, no final meu amor e admiração por elas cresceu mais ainda. As duas tão parecidas, o mundo tirou tanto delas e mesmo assim decidiram lutar por ele. Hoa é tão precioso, ele foi de longe meu personagem favorito dos três livros, junto com Alabaster.

Aqui o mundo acaba pela última vez.

Rodrigo 01/02/2021

Eu queria começar dizendo que essa trilogia é incrível e entrou nos meus livros favoritos.
Dito isso, queria dizer que nada me emocionou tanto nesse livro quanto os agradecimentos da Jemisin. Acredito que depois de ter lido esse livro todo que fala tanto sobre o relacionamento de pais e filhos e ler sobre a Jemisin falar sobre sua mãe, tudo começou a fazer sentido sabe? E eu acredito que o final de Essun foi ainda mais significativo depois disso e me fez amar ainda mais esse livro.
A relação de Essun-Nassun é uma coisa tão próxima da realidade sabe? Nossos pais podem cometer erros na criação que nos marcam para o resto da vida e eles nem imaginam, os filhos podem dizer e fazer coisas que machucam os pais e os filhos também podem não perceber coisas que seus pais sacrificam apenas para fazê-los felizes. Acredito que família é uma coisa tão complexa e o livro mostrou isso, até mesmo quando a Nassun vê o Schaffa como parte da sua família, coisa que me faz lembrar de RuPaul falando "nós, os LGBT+, temos a possibilidade de escolhermos nossa própria família" pois como uma minoria que muitas vezes sofrem preconceito e agressões dentro de casa, vemos outras pessoas como nossa família. E Nassun que é orogene, uma raça extremamente marginalizada e discriminada neste livro, não tem essa aceitação do pai e a mãe não demonstrou nenhum sinal de amor em sua criação. Por isso, Nassun vê o Schaffa como a família que ela "nunca" teve. Além de sempre ter as marcas na pele e na memória das coisas que sua mãe fez com ela.
Eu sou apaixonado pela relação das duas, porque percebo o quanto somos falhos não só como filhos mas como pais tamgem, mas, diferente de Nassun e Essun, não podemos deixar para tentar corrigir essas falhas tarde demais.

Além disso, a Jemisin tem um talento incrível para desenvolver personagens, no final do livro me senti completamente satisfeito pela história. Eu consigo ver que todos seus personagens tiveram um papel e contaram sua história de certa forma e que eles foram importantes para a trama. A narração é muito bem feita e justificada no final. A inserção de representatividade de raça e de LGBT+ é de forma tão natural, não é nada forçada, e isso me deixa tão feliz como fã de ficção científica pois é tão raro ler um livro assim nesse gênero que é majoritariamente com protagonismo homem, hétero e branco.

É notório o quanto a Jemisin se doou para esse livro, o quanto cada coisa foi pensada e como foi tudo tão bem trabalhado. Fico muito feliz pelos prêmios do Hugo tão merecidos e por ter finalmente ter tido a oportunidade de apreciar essa obra.