Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Kalebe 23/08/2023

Todos sabemos que este livro foi apenas pela hype da série The Handmaid's Tale (O conto da Aia)? Sim, porém o livro foi essencial. A série simplesmente não faz jus o quanto os livros são e tem personagens que não são retratados com a dignidade que merecem. Tia Lydia simplesmente é a melhor personagem do universo do Conto da Aia, bem como a mais complexa, não tem como não ficar intrigado e perplexo com toda a sua trajetória. E claro, neste livro temos diversas cenas que nos faz ficar extremamente desconfortáveis, revoltados, enojados, entre outros sentimentos, um dos motivos que nunca tornarei a relê nenhum dos dois livros, embora sejam meus favoritos. Margaret Atwood é uma baita de uma escritora, que criou um universo utópico mas muito próximo da realidade, e nos deixa intrigado por tudo que ta acontecendo, porém como aprendemos no final dos livros, somos meros historiadores, aprendendo sobre um sistema autoritário e ditatorial, que teve a delicadeza de apagar a maioria de atos prejudiciais a sua imagem, logo temos poucas informações mas mesmo assim aprendemos muito. Descobrimos o óbvio, que sempre em governos frágeis e sociedade que não se dão ao trabalho de de estudar o passado, minorias serão prejudicadas e oprimidas em prol de um bem "maior", que no fim revela que são apenas meios de para manter poder e interesse pessoais. Relembrar o passado é evitar de cometer os mesmos erros no futuro.

mille 20/08/2023

LEIAM POR FAVOR
Simplesmente ARREPIANTE.
Digo e repito: o conto da aia deve ser lido por todos e agora adiciono mais os testamentos a minha lista de livro que devem ser lido por todos.
Eu tô sem palavras, não sei explicar o quanto esses livros mexem/mexeram comigo. Li o conto da aia em 2020 acho, e ficou tão marcado em mim que nunca me esqueci e volte e meia eu lembro dele.
Esse livro é tão impactante quanto o primeiro, mas aqui é diferente: é narrado no ponto de vista de 3 pessoas totalmente diferente nessa distopia, genial!
Foi uma experiência ler agora em três pontos de vista diferentes, conseguimos entender mais o sistema de Gilead, tudo fica mais real: o que dá ainda mais medo.
Tudo no livro é totalmente embasado em coisas que já aconteceram ou aconteceriam na vida real e o poder dele é indescritível.
Nesse livro é muito frisado o poder da leitura e da educação, que não poderia faltar ao falar de ditaduras: a primeira coisa a ser abolida são livros.
Simplesmente leiam o conto da aia, leiam os testamentos. É dolorido? é, aborda temas tão pesados mas tão reais que é na verdade difícil de engolir, mas que precisamos, para podermos encarar e lutar contra.

Ana Ramos 20/08/2023

Eu demorei um pouco pra perceber que eram três personagens, achei no começo que iam ser várias histórias ?

Mas enfim, o livro é bem mais fluido que conto de aia, o desenrolar dos acontecimentos são incríveis.

É muito aterrorizante, por que eu sempre fico imaginando, isso pode acontecer? Sério, esse tipo de livro mexe muito com a minha cabeça
É uma escrita incrível, personagens incríveis
Queria inclusive até um pouco mais delas, será que a fulano ficou com fulano? Mas o importante que oq tinha que dá certo, deu.

Bea.nayra 18/08/2023

Fod@!!!
Nesse segundo livro da dualogia "o conto da aia" acompanharmos a trajetória de três mulheres até o ponto onde o caminho delas se cruzam.

Achei o enredo desse muitooooo melhor que o primeiro sem sombra de dúvida. Aqui a autora trás com mais detalhamento o governo autoritário e mostra também os países vizinhos e como eles lidam entre si. Foi um livro muito bom mesmo e super recomendo a leitura

UrsaMaior 17/08/2023

UAU
Sério, não sei o que escrever sobre esse livro. Definitivamente, Margareth Atwood entrou para minha lista se autoras favoritas.

Rakell 15/08/2023

Leitura difícil de terminar
O primeiro romance "O conto da Aia", considero bem melhor, como sempre são os primeiros. Mas, esse não deixa de ser muito bom. A leitura é difícil por ser pesada. Me pesou em vários momentos. Conhecer a face da vilã tão odiada no primeiro livro e acabar sentindo muito o seu fim neste segundo foi uma quebra de expectativa interessante.
Resumindo, quem leu o primeiro PRECISA ler o segundo. E se for em um curto espaço de tempo entre eles, melhor. Eu li o primeiro em 2019, mas já não está tão fresco na mente, embora me lembre bem de muitas coisas. Enfim, super indico! Muito bom!

Fernanda.Mancini 14/08/2023

O primeiro livro é melhor é bem mais chocante (na minha opinião), mas esse livro também é bom. Foi o segundo livro que eu li esse ano, eu lembro que gostei bastante apesar de ter demorado pra engatar.

Mandy 13/08/2023

Os testamentos
Depois de terminar o conto da aia eu precisava de respostas!
me tirou de uma bela ressaca literária.
Agora vou ver a série

Diego980 10/08/2023

Que livro meus amigos
35 anos após o lançamento e sucesso de O conto da Aia, nos é contado via 3 narrativas o que, como e porque aconteceu com Gilead.

Leonardo 10/08/2023

Ambientado em Gilead, um estado totalitário e opressor, o livro mergulha os leitores em um mundo sombrio onde mulheres são subjugadas e privadas de seus direitos. A narrativa é habilmente entrelaçada por meio de três perspectivas femininas distintas (tias, aias e filhas), cada uma trazendo à tona diferentes nuances do sistema opressor.

A escrita da autora continua afiada e envolvente, que captura as emoções e dilemas das personagens.

A obra aborda temas de poder, resistência, maternidade e liberdade de maneira poderosa, forçando os leitores a refletirem sobre questões relevantes para a sociedade contemporânea.

Taiane.Anhanha 07/08/2023

Surpreendente bom, muito bom!
Assim como coloquei em todo histórico do livro, eu repito: que surpresa boa! Eu não estava dando NADA para esse e ele veio entregar TUDO. Baita narrativa, ideia e roteiro. Ao meu ver, deu de 10 no conto da aia.

O livro segue 3 pontos de vista bem diferentes e sim, no começo vai ser um pouco confuso para se localizar quem tá falando o que e onde. Mas depois que pega o ritmo, minha amiga...só vai! Passei por momentos de raiva, terror, tristeza e ansiedade, juro que esse livro pode proporcionar tudo isso.
Ler o conto da aia é essencial para entender o contexto de Gilead e as problemáticas. Nossa, ti Lídia...nem sei o que dizer. E as duas meninas, só uma palavra: guerreiras.

São relatos de cada uma tão bem escritos que nos transportam para o que cada uma está vivendo naquele momento, parece real. Quando tudo se junto, se linka e faz sentido ? plots legais e inteligentes, não ficam muitas pontas soltas. É um livro que uma passada de pano é necessária.....

O final aaaaaa o final com a conferência e a apresentação das fontes (a historiadora/pesquisadora) aqui dentro de mim, pira akshsksjss

Enfim, baita livro, super indico ?? superou todas as expectativas possíveis e só não dou 5 por uma que outra coisinha que me deixou entediada, o resto perfeito!
Ana Ramos 08/08/2023minha estante
Obrigada pro avisar que eram três pontos de vistas. Eu achava que eram "contos", aí li um capítulo e fiquei, ué essa não é tia que já contou uma história aqui rs ?

Mah Mac Dowell 06/08/2023

Muito bom! Respondeu todas as perguntas de ?O Conto da Aia?, que inclusive deve ser lido antes desse livro. Narrativa incrível. Você mergulha na história. Gostei muito mesmo. O plot também maravilhoso, quando tudo se encaixa. Amei. Muito bom mesmo. Recomendo super.

Dani (@danimoura1) 05/08/2023

Início do fim...
Confesso que imaginava outra história... Afinal, é a continuação de "O Conto da Aia". Os horrores de uma ideologia teocrática, ainda estão aqui, bem como a hipocrisia dos fiéis adeptos à este movimento. Porém, achei o "início do fim de Gilead" muito imaginativo e fora da realidade. Acho que funciona mais para ficção.

Não deixa de ser um livro querido e minha admiração à Margareth Atwood continua intacta. Amei as perspectivas de personagens impactadas pela mesma ideologia, mas com vivências diferentes, isso enriqueceu muito a obra e respondeu perguntas deixadas no primeiro livro.

Recomendo.