Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Euller Gabriel 29/05/2023

Mais uma ótima opção de leitura, sem dúvidas!

Foi incrível poder enxergar tudo o que aconteceu em Gilead a partir de outros pontos de vista e como as situações as quais alguns personagens foram submetidos moldaram seus pensamentos e principalmente suas atitudes.

O detalhamento dos ambientes, dos personagens, e dos sentimentos faz com que o leitor consiga se aproximar cada vez mais da trama.

Foi lindo ver o nascimento da amizade entre
Becka e Agnes e a importância que uma passa a ter na vida da outra.

Recomendo demais!

Gabriela 28/05/2023

Perfeito!
Confesso que quando o livro foi anunciado fiquei um pouco em dúvida se ele seria resienten necessário, já que o final de O Conto da Aia não nos dá esperança de um segundo livro com um final feliz.
Mas por incrível que pareça a Margareth Atwood fez um belo trabalho para mostrar que o livro era sim necessário e entregando absolutamente tudo nessa história.
Aqui no lugar de acompanhar uma outra aia ou a própria Offred, acompanhamos um manuscrito da Tia Lydia (que pessoalmente eu odiava com todas as forças no livro anterior) e de duas meninas, uma que cresceu no Canadá e outra que cresceu em Gilead. É incrível como esse livro nos guia mostrando o contraste entre as duas meninas além de no manuscrito da Tia Lydia mostrar o lado ainda mais sombrio de Gilead, desde a sua fundação até o momento em que a história está sendo contatada.
Cada reviravolta nessa história é uma delícia, e faz completo sentido. Amei o jeito que ela achou de mostrar ainda mais sobre esse lugar peculiar (pra não falar outra coisa rs) e ainda de fazer uma história tão perfeita! Apenas leiam sem medo.

AmandaRabelom 25/05/2023

Se você está n dúvida, leia
Que livro!! Me fez refletir sobre religião, cultura, família, feminismo e amizade.
Eu não costumo me empolgar com livros lançados depois do hype, principalmente porque tendem a decepcionar e desviar da obra original. Esse livro revolucionou isso. Além de se manter fiel ao tom de O Conto da Aia, foi capaz de inovar e trazer elementos novos e importantes que acrescentaram muito ao universo. Foi uma leitur gratificante. Personagens muito bem construídas, totalmente tridimensionais e diferentes entre si. Conforme mudava o capítulo mudava completamente a narrativa, caracterizando muito bem a personagem. A história é intrigante e bem contada, o final é no mesmo tom do primeiro livro e não decepciona.
Pra quem sente saudade do conto da aia é um bom livro, e pra quem quer novidade, também. Leiam!

Vic 24/05/2023

Luta e esperança
Trinta e cinco anos depois de 'O conto da Aia', Margaret Atwood nos presenteia com a continuação da história da famosa República de Gilead. Os testamentos conta a história de Gilead e sua queda sob a perspectiva de 3 diferentes narradoras: uma Tia, que escreve suas memórias em Ardual Hall, uma jovem filha de um comandante, e uma jovem que vive no Canadá.

Quando li O Conto da Aia, a sensação permanente que tive durante toda a leitura foi a de desesperança, desespero, tristeza. Esse não é o caso em Os Testamentos. Aqui, o sentimento que se passa é de esperança, de luta. A escrita foi bem mais fluida do que no primeiro livro, com muito mais explicações dos temas e do mundo. A obra explica como se deu o golpe no qual Gilead foi formada e como o novo Estado se organizou em seus primeiros anos. Também nos mostra o lado corrupto da sociedade, por mais puritanos que se mostrem seus dogmas. E claro, o inicio de sua queda.

Ela também nos da uma visão externa da sociedade, algo não mostrado no primeiro livro e que deixa muitas dúvidas sobre onde a história se passa e qual sua posição perante o restante do mundo. O livro aborda feminismo, romance, pedofilia, abuso sexual, religião, política, irmandade, e tantos outros assuntos. Isso tudo sempre levando em conta o sistema de classes instituído e algumas dessas classes ganhando mais visibilidade.

Uma leitura incrível, que me fez refletir sobre muitos pontos, e com certeza enrriquecedora. Fica a dica pra quem quiser mergulhar nessa história!

Alguém ai já leu? Me conta o que achou!

Leonardo Bezerra 21/05/2023

Gostei muito de acompanhar a narrativa de Tia Lydia e achei que as personagens Becka e Agnes foram ótimos complementos à obra. Porém, achei que Nicole trouxe um lado muito distopia adolescente que não combinou com a obra e não entendi muito bem qual foi o propósito daquele plano todo de enviar a personagem para Gilead.

Ao final, fiquei com a sensação de que o livro só foi feito pra encerrar a história, mas que não trouxe nenhuma novidade quanto ao funcionamento de Gilead (poderíamos ter aprendido mais sobre as econopessoas, por exemplo). Pela grandiosidade do primeiro livro, esperava que esse fosse tão excelente quanto.

Angélica 21/05/2023

Esperança...
Na minha opinião esse livro serve a esclarecer as dúvidas e curiosidades do leitor de "O Conto da Aia". Se no primeiro livro acompanhamos tão de perto a dura realidade das Aias de Gileard, em "Os Testamentos" podemos perceber que naquela república nenhuma mulher escapa da opressão do regime teocrático. Conhecer a história pela perspectiva de três mulheres em diferentes posições é, no mínimo, muito interessante. O desfecho da história é surpreendente e reconfortante. Vale a leitura!

lilyandbooks 12/05/2023

"Liberdade para as mulheres de Gillead"
Numa Gillead cheia de repressão para as mulheres, onde os corpos femininos são censurados e tidos como objeto e em que as mulheres devem ser submissas, três histórias diferentes se cruzam. Segredos revelados, mentiras descobertas, punições, será que vão conseguir libertar as mulheres de Gillead?

A história é bem fluida eu gostei bastante, um dos relatos meio que conversa com o leitor, o que é bem interessante ao meu ver. A história é contada por meio de três relatos de histórias diferentes e que em determinado momento se cruzam

Gi Sogabe 08/05/2023

A história se desenrola de modo fluída , o livro foi feito para os leitores, e a dedicação de Atwood de nos oferecer uma histórica concisa, impactante, nos mesmos moldes do primeiro livro.A continuação foi perfeita como se ela tivesse escrita ambas na sequência do outro. Nesse, é claro, há um aprofundamento maior sobre Gilead e regimes totalitários, com uma perspectiva maior, aborda detalhes de como cada grupo na sociedade viviam.
Um livro distópico muito bem escrito onde a cada página você junta as peças para entender todo o contexto ! Amei ???

tabatatucat 03/05/2023

Acabei gostando muito mais da continuação do que do primeiro livro, acredito que pela sensação de ficar menos perdida no início e de ver os plot twists (que são muitos) com personagens importantes do outro livro.

Lary 02/05/2023

Como boa fã de fantasia como sou, gostei mais desse do que de The Handmaid's Tale, adorei que houvesse esse enredo emocionante que estava impulsionando o momento e que estávamos aprendendo mais sobre Gilead e o mundo lá fora e como ele surgiu. E como li ele logo após ler The Handmaid's Tale, senti que isso enriqueceu muito mais o mundo. Contudo ele não é melhor que o primeiro, tá mais pra uma continuação água com açúcar, as melhores partes foram somente os poucos trechos narrados por Tia Lydia que são verdadeiramente espetaculares. Tia Lydia sempre foi uma vilã cativante e abrir a cortina de seus pensamentos é infinitamente intrigante. O final deixou muito a desejar, tão morno que eu fiquei sem reação por um momento de tão chocada de que já era o final.

Mylla 01/05/2023

Louvado seja
Diferente do livro anterior que li, esse não é para se ler em uma sentada, não tenho palavras para explicar as diversas sensações que esse livro me causou, teve momentos que tive que pausar a leitura em outros fiquei literalmente de boca aberta pois não esperava o plot, mas foi uma leitura boa apesar de um pouco pensada para mim.