Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Nicoli 08/04/2023

Tive medo de ler essa
Essa foi uma continuação a altura, com personagens bem escritas, consistentes e interessantes. A trama foi bem "legal" de acompanhar e por várias vezes me vi aflita com os acontecimentos, torcendo para que tudo corresse bem.
Uma das personagens, conhecida do primeiro livro, me surpreendeu demais, e uma a outra, uma nascida e criada em Gileade, foi uma surpresa boa, e me vi amando a personalidade dessa protagonista em sua vida mais adulta.
A escrita da autora nesse segundo livro foi mais fluida que no primeiro pra mim e eu recomendo muito a leitura. Pode ir sem medo pq esse livro só agrega ao primeiro, fazendo dos dois uma duologia que com certeza vale a pena ler.

Sahmundi 08/04/2023

A perfeição de gilead
A história é contada por três narradoras: Uma foi criada em Gilead com todos os previlegios que lhe eram oferecidos ,e uma está no Canadá,as duas tem que lidar com as mentiras que lhe foram contadas,e por último temos uma mulher que trabalha no sistema manipulando todos a sua volta.

A segunda personagem é apenas um caminho para a história,ela tem uma missão e deve cumpri-la,as três narradoras devem se encontrar e cumprir seus objetivos (mesmo que ainda não saibam qual é).

É agonizante ler como as mulheres foram criadas simplesmente para serem esposas,mães ou cozinheiras,não podiam ter certos questionamentos, pois "uma mulher com alto conhecimento e dúvidas é perigosa pois ela pode começar a ter ideias."

Gilead é uma completa mentira,disso todos nós já sabíamos mas é inacreditável como eles raptavam as crianças no começo do "governo" e elas não sabiam quem eram,elas não eram filhas legítimas daquelas mulheres e homens mas ninguém ousaria contar, ninguém ousaria quebrar a perfeição de Gilead.

Vemos no sistema de Gilead que a política e religião não são coisas que se misturam e corremos o risco do fanatismo religioso,além de que a corrupção existe em qualquer governo e os poderosos sempre se livram de seus julgamentos.

Os personagens que aparecem no decorrer da história vivem em uma hipocrisia constante, "Faz parte da nossa prova quanto pérolas,é para experimentarmos as tentações carnais do estrangeiro para melhor compreende-las,e depois rejeita-las de todo o coração", eles vivem em um mundo justo mas não são justos.

A Tia Lídia é a anti-heroi do conto da aia, ela cumpri o seu dever ao mesmo tempo que tenta proteger as meninas. É uma personagem muito complexa. Ela manipula, vê e sabe de tudo.

"Totalitarismo podem desmoronar de dentro para fora,à medida que deixam de cumprir as promessas que os levaram ao poder;ou podem ser atacados de fora para dentro;ou ambas as coisas. Não há fórmulas infalíveis,já que muita pouca coisa na história é inevitável".

Beatriz.Marques 08/04/2023

Li e reli O Conto da Aia para ter fixado na minha mente o quanto uma mulher pode ser subjugada por terem medo do potencial do seu gênero.
Os Testamentos me surpreendeu ao me mostrar que mulheres que aceitam estar do outro lado deste tipo de fascismo, na verdade estão sobrevivendo dentro do que já impuseram para elas e que de alguma forma e em algum momento elas também são vítimas de quem as pisam por terem medo delas.

GeekRick 07/04/2023

Uma obra de arte!!!!
Aqui anos depois do primeiro livro, a autora lançou essa continuação pra concluir a história, né?
Ela só esqueceu de avisar o quão incrível ia ser, socorro. Tem 3 personagens na narrativa do livro e foi MUITO difícil escolher uma favorita entre elas !
Sem defeitos e favoritado com certeza!!!

looptms 07/04/2023

Uma continuação essencial
Ao contrário de muitos comentários que li sobre a continuação desse livro não ser necessária após tanto tempo da primeira obra, sendo eu uma pessoa que leu recentemente o primeiro livro e também acompanha a série, discordo. Apesar da data de publicação, o primeiro livro é recheado de temas e discussões bastante atuais, muito intenso e importante, trazendo uma mensagem fundamental para as mulheres, sobre direitos, luta, identidade e feminilidade, a partir de uma perspectiva subjetiva e pessoal da aia Offred. Com todo o hype envolvido na série e no livro, acho que a contribuição que Os Testamentos traz é essencial porque aborda a sociedade de Gilead de forma mais ampla, inclusive com seu passado e constituição, e insere outras dinâmicas negativas para as mulheres que a perspectiva mais íntima do primeiro livro não possibilita. Recomendo muito a leitura, me surpreendi e me acrescentou bastante, principalmente para entendimento dos eventos que acredito que vão acontecer na próxima temporada de The Handmaids Tale. Ainda, sendo a parte da Tia Lydia do livro a mais interessante e importante nesse sentido, com uma escrita crítica não só ao governo, mas a si mesma, promovendo em mim um sentimento genuíno de arrebatamento e redenção da personagem por suas ações.

JORGE387 06/04/2023

Palavras da Tia Lydia: "Você pessoalmente nunca teria feito as coisas daquele jeito! Más você pessoalmente nunca precisou fazê-las."

Diferente do O Conto da Aia, em que vemos toda a história sob o olhar de uma Aia, uma serva cuja única finalidade é a de reprodução, aqui temos três locutoras que têm visões e relações diferentes com Gilead: uma jovem que cresceu lá dentro com todos os privilégios que poderia ter a filha de um comandante; uma outra que aprendeu sobre os horrores de Gilead na escola e uma terceira mulher (na minha opinião a mais interessante e que está presente também no primeiro livro) que nos é revelada durante a trama e que possui, nas mãos o poder de desestruturar de vez o Estado.
Os Testamentos explica muitas das questões que deixaram o leitor intrigado no primeiro livro, principalmente sobre as mulheres que de certa forma colaboraram para a criação de um regime que trata mulheres de forma extremamente objetificada.
Atwood usa suas palavras para deixar claro o quanto a escrita, a leitura, o desenvolvimento de pensamento crítico e a documentação histórica são extremamente importantes, pois esses são os elementos primeiramente abolidos, difamados, manipulados e subvertidos por qualquer regime antidemocrático.

Mariele.Boeira 04/04/2023

Fascinante
Achei fascinante como a Tia Lydia narrava a ruptura desse governo, os trechos dela são disparados os melhores. No geral gostei do livro, traz mais detalhes sobre o universo, só não gostei tanto das outras personagens.

Gabfrx 01/04/2023

O amor é forte como a morte
Parece até ironia eu ter acabado esse livro justamente hoje, 59 anos depois do Golpe Militar aqui no Brasil. Gilead caiu. Esse livro virou um dos favoritos da vida, Margaret Atwood foi simplesmente majestosa em cada palavra desse livro. A escrita flui assim como os acontecimentos, uma vez que você está lendo, não quer parar até o fim.

May 28/03/2023

Testamentos
O segundo livro/ continuação de o conto da aia, nos trás um pouco mais sobre essa distopia. O livro possui leitura fluída e progressiva, sendo irresistível.

Eloisa.Renata 25/03/2023

Como esperar menos dessa leitura sendo que foi Margaret Atwood quem escreveu?

Os Testamentos conta a história do começo da queda de Gilead, temos três narradores, e a forma como as três se juntam é viciante, a cada página você fica com mais vontade de desvendar a história, e meu amor total a todos as mulheres aqui, eu até penso que o que foi escrito é real, amei como era de se esperar.