Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Vitor458 27/04/2023

OS TESTAMENTOS | 4,5 ?
Li o conto da aia no começo desse mês (abril) e senti a necessidade de ler a continuação. Antes de ler, minhas expectativas estavam lá em cima - um spoiler, cumpriu com elas.

A história é contada em três pespectivas. No começo, a forma como ele é escrito, acaba confundindo e sendo um pouco monótono, mas a partir do momento em que a história se desenrola, fica bem melhor.

Estou satisfeito com o fim da Tia Lydia e seu sacrifício para acabar com Gilead. Confesso que fiquei triste com o final trágico da becka, esperava outra coisa.

Espero muito a adaptação do livro e também, que ela seja fiel ao livro.

Indico a todos que gostam de distopia!

Jane.Deus 27/04/2023

Palmas, Palmas, Palmas...
Conseguiu subir muito o conceito em relação ao primeiro volume. História concluída com sucesso e satisfatoriamente.

Infinityoned 25/04/2023

Que livro bom!
Que livro bom! Fala de muitos temas que considero relevantes atualmente. Além da falta de igualdade de gênero que é amplamente mostrada na distopia, tem também a manipulação da mídia feita pelo governo, que negava tudo o que poderia difamá-lo. O regime pregava que Gilead era o lugar perfeito para viver, mas na realidade ocorria a falta de liberdade de expressão, pessoas do gênero feminino não poderiam ler ou vestir calças e existia uma política de "olho por olho, dente por dente", óbvio que mais evidente em relação as mulheres, seguindo ideias do velho testamento ? que foram modificadas visando o interesse do Estado. Enfim, é uma obra que considero de fácil entendimento, principalmente por ser narrada de três perspectivas diferentes, o que faz com que o leitor se aproxime mais dos personagens. Ademais, os plots e a aura de suspense e mistério criada em volta foi maravilhosa. Recomendo bastante!

Nicole 23/04/2023

Depois de cerca de quinze anos do primeiro relato, temos um outro ponto de vista explorado sobre a história de Gilead, onde conseguimos ver e explorar a sociedade e dos horrores que acontecem nesse lugar.
Somos apresentados à história de uma Tia, de uma filha de um Comandante e de uma pessoa que mora fora de gilead, mas de alguma forma, mesmo em mundos diferentes, a história dessas três mulheres convergem e contribuem para a teia de casos que desencadearam o fim de Gilead.
Cheio de reviravoltas, com detalhes importantes e visões diferentes, foi uma leitura responsável por vários sentimentos (nem sempre os melhores) mas que me prendeu do início ao fim! Um livro difícil, porém muito bom

Isadora.cobra 22/04/2023

Gostei muito desse livro mesmo achando q o final ficou meio em aberto. Leitura leve e rápida, mas eu demorei um pouquinho p ler

grazi 21/04/2023

Margaret atwood é a única escritora que eu faço questão de ler até os agradecimentos. é a minha favorita.
testamentos foi lançado em meio ao sucesso da série, não relutei em comprar a edição e ler, mesmo tendo um medo irracional e genuíno de estragarem meu livro e série favoritos. entretanto, margaret nunca decepciona.
é um final esplêndido, um livro maravilhoso e que estou ansiosa para ver a adaptação e para ver ann dowd, jordana blake e a atriz que interpretará nichole darem vida às personagens novamente.
obrigada, atwood, tu és sensacional.

Hiária 20/04/2023

Que livro!!
Que livro senhores, que livro! ??

?Os Testamentos? conta o relato de 03 mulheres de Gilead que estão intrinsecamente ligadas. E, a partir do relato delas, conseguimos ligar as lacunas que faltava no ?Conto da Aia?. Também foram essas mulheres, personagens essenciais para o início da queda do regime.

Quero ler de novo ?O conto da Aia? para encontrar conexões que talvez eu tenha perdido e embora este livro seja o complemento ou continuação do anterior, gostei mais da leitura deste, pois dei muitas risadas com a narração da Jade.

E como não há contos ou histórias sem sacrifícios, sentir muito pela Pérola?

?As aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícias do assunto.
O amor é forte como a morte.? ?

Jessica Moraes 20/04/2023

O que fiquei sem entender no primeiro livro, fizeram sentido e a autora nos dá o que merecemos como desfecho dessa história doida e maravilhosa: uma bela vingança.
Gostei bastante dos encontras nas histórias;
tirei meia estrela pois teve um ou duas ações que achei forçado para chegar ao final desejado, mas foi justo, nada que tire o brilho do restante;

Whorton 20/04/2023

Os testamentos me prendeu do início ao fim. É simplesmente maravilhoso. Quando nos vemos gilleard sob outros pontos de vista que deixam a gente entendendo mais do mecanismo do local.

Ingrid.Sombra 20/04/2023

Os Testamentos
Sinto que gostei ainda mais da continuação que do primeiro livro. Já faz uns bons anos que eu havia lido O conta da aia, e apesar de ter gostado, lembro de não ter me conectado com o ritmo da narrativa. Essa experiência somada ao volume maior da sequência me desanimaram por mais de um ano após ter ganhado o livro físico. Até que entrei num surto de "vou ler todos os livros que ganhei de presente" e finalmente chegou a vez deste.

Fica muito claro como a diferença de tempo de 35 anos entre a publicação dos livros fez muito bem ao amadurecimento da escrita da autora, bem como ao planejamento dos desfechos. Sinto que, mais que uma narrativa para dar um fechamento, foi um mergulho na subjetividade de 3 mulheres submetidas a contextos completamente diferentes: nº1 vivia no nosso mundo até ser submetida a um golpe que a obrigou a encontrar novos meios de sobreviver; nº 2 nasceu e se criou em Gileade como sendo a única realidade possível; nº 3 foi criada no mundo pós golpe, porém fora de Gileade. É interessante ver os recursos de cada uma para sobreviver diante das adversidades.

Em alguns momentos, foi muito difícil de ler pelo conteúdo. Uma frase dita ficou tão marcada em mim que ficou ressoando até agora, porque foi dita por um comandante de Gileade, mas poderia facilmente ser dita por qualquer redpill/incell/misógino por aí: "Não deveríamos ter dado a vocês a ilusão de que um dia haveria igualdade". Ai!

Ponto também para o ilustrador da capa, que conseguiu incorporar elementos de uma mulher na outra. No início de cada seção, há também uma ilustração indicando de quem é aquele testemunho, mas sinceramente os estilos são tão diferentes e fáceis de identificar que só fui perceber isso depois de muito tempo. Vi numa resenha que seria bom assistir à segunda temporada da série antes de ler, mas não fiz isso e sinto que não prejudicou em nada minha compreensão. Recomendo a leitura.

Jóice 19/04/2023

Foi uma leitura incrível! Demorei para ler esse por pensar que poderia ser pesado como o conto da aia, já que nele traz todo o sofrimento e abusos sofridos. Mas nesse por mostrar a história de 3 mulheres diferentes, com papéis diferentes em gilead, tornou a leitura muito fluida. Gostei muito do desfecho para a história como um todo e da história de cada uma das personagens. Achei bem interessante o arco da TIA Lydia e como foi apresentado tudo que ela viveu dentro desse governo.