Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Talita379 19/06/2023

Gilead e suas consequências
Essa continuação de O Conto da Sua é muito boa.

Margaret apresenta os desdobramentos da República de Gilead e as consequências nos países vizinhos, novos personagens são introduzidos e o enredo é satisfatoriamente surpreendente.

Vale ressaltar que não se trata de uma continuação direta, assim como a série, mas sim um vislumbre do que é Gilead por dentro e como as ações dos extremistas religiosos impactou na vida de gerações de pessoas.

Uma leitura que prende a atenção e entrega ao final um sentimento de completude.

Luiz.Machado 18/06/2023

Mais uma vez a autora nos traz um futuro aterrador. Nos faz pensar como temos que vigiar para garantir os direitos que tanto lutamos para conquistar.

Sycamore 16/06/2023

Não atende às expectativas, mas também não decepciona
Adotando um novo foco na trama, Margaret Atwood, 3 décadas após o lançamento de O Conto da Aia, se aventurou na origem e fim de Gilead na visão de 3 personagens muito distintos.

Quem lê Os Testamentos esperando por uma continuação fiel de O Conto da Aia talvez fique surpreso ao descobrir que neste livro foi adotado um foco diferente à trama. Aqui, são explorados novos personagens, as relações de poder, a origem e a queda de Gilead, tudo em um estilo notadamente diferente do utilizado no primeiro livro.

A visão restrita de Offred, que nos apresentou Gilead em O Conto da Aia, é substituída pelo amplo horizonte de Tia Lydia, que divide espaço com os relatos de duas jovens meninas, uma filha de comandante, nascida no Período de Gilead, e uma nascida no Canadá, mas que tem ligações passadas com o regime.

O estilo documental e intimista de O Conto da Aia não foi levado em frente neste livro, que tem um espírito mais aventuresco e de ação. No entanto, apesar de talvez não atender às expectativas iniciais dos leitores que esperavam uma continuação linear e estilística de O Conto da Aia, Os Testamentos certamente não vai decepcioná-los.

A história é interessante e explica muitas das questões que não foram abordadas no primeiro livro. Os personagens são mais modernos e relatam sua vida com mais abertura. Além disso, os que assistiram à série vão compreender melhor o segundo livro, que foi escrito por motivação dos fãs de The Handmaid's Tale e se passa após a segunda temporada.

Enfim, Margaret Atwood conseguiu presentear os fãs de O Conto da Aia com um bom final.

Natalia Faria 15/06/2023

A genialidade da autora retorna
Enrolei muito para ler este livro, afinal o impacto que “O conto da aia” gerou em mim foi indescritível. Uma narrativa fictícia e ao mesmo tempo tão real e atual me assombrou por um tempo (e sinceramente, ainda me assombra). Eu sentia que voltar no país de Gilead poderia ser tão difícil e perturbador quanto da primeira vez, então fui deixando de lado. Até que recentemente fiz a leitura e posso assegurar que ele é impecável como o primeiro.

Se passaram 15 anos desde o final de Offred e aqui são reunidos os pontos de vista de três outras mulheres ligadas de alguma forma ao brutal governo de Gilead. Algo que sempre tive curiosidade ao ler “O conto da aia” era saber mais dos pontos políticos, principalmente do início do regime, e desta vez é oferecida várias dessas respostas. Isso porque conhecemos mais a fundo uma personagem que já aparece no primeiro livro como alguém bem importante na narrativa. Outra questão é que a violência está presente de formas diferentes, não focando tanto no estupro e estas revelam consequências que só isolam as mulheres independente da sua posição na nova realidade. Enfim, acho que quanto menos informação você souber sobre a trama, melhor será sua experiência.

Favoritei essa sequência, gostei muito de ver esses diferentes pontos de vista, descobrir mais sobre o início e as outras funções exercidas pelas mulheres de Gilead, me vi torcendo para quem não deveria e apreensiva para que tudo desse certo e garantisse um futuro diferente do que estava acontecendo. Recomendo muito se você leu o primeiro, se não leu, faça um favor a si mesmo e leia. Esse país criado pela Margaret Atwood gera muitas reflexões, tem uma escrita maravilhosa e instigante, é simplesmente genial.

“Você pessoalmente nunca teria feito as coisas daquele jeito! Mas você pessoalmente nunca precisou fazê-las”.

Henrique Sanches 14/06/2023

Ficção Científica / Distopia / Ficção Feminina
Leitura #036 / 2023

Os Testamentos, de Margaret Atwood

Cheguei a 36ª leitura do ano e pra variar é um scifi.

Terminei essa leitura no sábado passado e foi a última de Maio. Li junto com a galera que faz parte do Grupo Letras Cadentes, comandado pela @christianealvescs

Quando li o Conto da Aia, foi aquele baita soco na boca do estômago... conhecia o livro pelos posts, sabia que era uma distopia, mas não estava preparado para aquela leitura.

Foi uma experiência bem tocante. Este segundo livro, Os Testamentos, é mais interessante, mas continua pesado.

A Atwood consegue manter a história e ir um pouco além. Gostei muito, principalmente porque eu não sabia nada sobre este livro.

Descobri que ele foi escrito 35 anos depois e é um tipo de expansão do universo do Conto da Aia.

Comentei no debate de domingo, o livro tem muita coisa impressionante, a começar com a divisão de narração.

Eu não sabia que era dividido entre três narradoras e descobri durante a leitura... são três pontos de vista com impressões diferentes.

Como eu não assisti a série, não pude identificar nem comparar histórias e personagens, mas a experiência da leitura foi muito bacana.

Se você gosta de distopias, Testamentos e O Conto da Aia são super indicados!

O próximo post de Leitura vai sair no ritmo da próxima leitura, ou seja, voltei a programação normal.

É isso, boas leituras!

#contoDaAia #osTestamentos #margaretAtwood
#ficçãoCientífica #distopia #ficçãoFeminina

site: https://www.instagram.com/p/Cs7nKVxLdUh/

Lizandra.Mirelle 14/06/2023

Liberdade para as mulheres de Gilead
Os eventos que se passam nesse livro são anos após a primeiro, conto da aia. O livro é narrado por três mulheres e ambas contam seu passado e presente, além de como ajudaram a derrubada do regime de Gilead.
Nessa história, conhecemos mais de como se iniciou Gilead, sabemos mais sobre personagens importantes de conto da aia e o protagonismo que duas irmãs tiveram juntas em sua missão de derrubar um regime totalitário, falso e transgressor com mulheres.
A escrita é muito fluída, você se envolve demais com a leitura. Livro muito bem escrito e envolvente. Se tivesse mais 500 páginas teria lido fácil.

Ãgape 13/06/2023

A continuação perfeita
Após ter lido o conto da aia, admito que fiquei muito frustrada com o final em aberto, eu precisava de uma continuação e os testamentos não falha nisso.

Os pronto fracos que o conto da aia tinha, com certeza foram melhorados nos testamentos, já que a autora fez o segundo livro depois de 35 anos. Ou seja, existe uma profundidade MUITO melhor nos personagens, a história é cativante do começo ao fim e o final não decepciona.

Eu simplesmente amei esse livro, ele com certeza entrou nos meus top 10. O final certinho, os personagens cativantes, ao ponto de vc ficar triste por alguns, as descrições não tão massivas, tudo.

LEIAM

Léo Pavani 09/06/2023

OS TESTAMENTOS - Margaret Atwood
O livro traz três testamentos de mulheres que possuem suas vidas inseridas ou influenciadas, de alguma forma, pelo regime teocrático e totalitário de Gilead: Tia Lydia, Agnes e Daisy. Essas três histórias servem pra mostrar as diferentes visões que cada uma tem em relação ao momento em que estão vivendo.
Enquanto que Daisy é moradora do Canadá e enxerga Gilead como um sistema totalmente ditatorial e opressivo, Agnes enxerga aquele lugar como único no mundo, com limitações, uma vez que é filha de Comandante e daqui uns anos tem grandes decisões a fazer, como o casamento e filhos, conforme propõe a política de Gilead. Já Tia Lydia traz a história da nação, o desenvolvimento do sistema, a importância do seu cargo e da relevância que ela possui para todos.

De uma forma fluída e conexa, a autora interliga a história das três. A partir disso, revelações atrás de revelações começam a surgir.
Diferente de "O Conto da Aia", aqui a história não se baseia em apenas uma classe social. Temos diferentes posições e relações sociais e isso contribui muito para a leitura.
A história de ambos os livros é instigante e capaz de causar todo tipo de sentimento: aflição, desespero, empatia e compreensão.

Nana 07/06/2023

Pra mim foi melhor que o primeiro, muito bom, não achei parado. fiquei emocionada em várias partes e com medo por ser algo palpável dada a situação mundial atualmente

saralupion 06/06/2023

A continuação superou o primeiro volume ?
Amo o "Conto da Aia" e tive muuuuito medo de me decepcionar com a continuação, escrita depois de tantos anos da primeira publicação... Entretanto, não poderia ter ficado mais satisfeita!!
As personagens são queridas e o enredo é envolvente. Li esse muito mais rápido do que o outro, ainda que maior em páginas. Incrível!

jessica.guabiraba 04/06/2023

Quase um fan-service, mas deu certo
Apesar de preferir narrativas que exploram mais o fluxo de consciência, esta obra cheia de diálogos e acontecimentos me prendeu. Os testamos que é uma continuação do livro O conto da Aia, inclusive só foi publicado 35 anos depois com o intuito de dar algumas respostas aos fãs, tem uma leitura mais dinâmica, a história se passa 15 anos após a ascensão de Gilead e fala sobre a possível queda desse governo totalitarista, teocrático e terrível. A plataforma #skoob não me deixa mentir, peguei no livro no máximo 5 vezes e foi o suficiente para concluir a leitura, pois dessa vez Atwood caprichou na fluidez das palavras. Foi praticamente um fan-service? Foi, mas eu amo fan-service (eu acompanho os filmes da Marvel ?).