Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Isa 08/02/2024

Demorei muito pra terminar esse livro e achei uma leitura bem difícil, n so pela delicadeza do tema em si mas as idas e vindas da história q muitas vezes me deixou perdida. Mas super recomendo (:
Paula1735 08/02/2024minha estante
Eu não gosto muito de livros que tem passado e presente,me dá uma preguiça de ler o passado

Dry 24/12/2022

"A guerra é o que acontece quando a linguagem falha."
Quebrei a cara bonito com essa duologia, sempre achei que o "conto da aia" era o melhor livro, que o segundo seria só uma continuação, mas foi totalmente diferente, margaret 35 anos depois do primeiro livro, nós prova que ela melhorou absurdamente, e o quão necessário é esse livro. Os testamentos, deixaram esclarecidas muitas dúvidas do livro anterior, além de uma porrada de ação, o livro ficou realmente bem costurado do início ao fim, nos fazendo criar vínculos com as personagens, e temer o futuro delas.

Paloma 13/01/2021

Nas primeiras páginas Atwood já arrebata a atenção das leitoras. 15 anos após os acontecimentos narrados em O conto da Aia, Gilead se mantém como uma potência teocrática autoritária e perversa, mas nem tanto assim... A história é narrada a partir de três personagens e, de longe, essa é uma das coisas mais incríveis da continuação, as diversas perspectivas que as personagens com realidades e posições sociais distintas nos demonstram a ponto de fazer com que a narrativa de torne ainda mais instigante. O desfecho é maravilhosamente surpreendente!

Vanessa.Carla 01/07/2023

Excelente
Uma continuação tão boa quanto ou até melhor que o primeiro livro.
Eu estava com receio de como a autora lidaria com a história tantos anos depois do lançamento do primeiro, principalmente quando se tem uma história tão forte e que praticamente tem vida própria.
Mas o livro é surpreendentemente bom.
Desde os novos personagens apresentados, e os já conhecidos e todas as reviravoltas.
Que sabor bom ler livros bem escritos meus amigos.
Clakson 01/07/2023minha estante
Precisa ler O Conto da Aia antes?

Vanessa.Carla 01/07/2023minha estante
sim, essa é a continuação ?

Francesca.Zibetti 20/06/2021

Os testamentos
Muitos pontos que não ficaram claros em O conto da aia serão esclarecidos nesta continuação. Livro extremamente nescessário!

Kevin 19/05/2021

Uma boa continuação para O Conto da Aia.
Quase 35 anos depois, Margaret Atwood lança Os Testamentos, livro que pretende explicar de que maneira ocorreu o início do colapso de Gilead. Sobre o desenvolvimento da obra, eu gostei dos três pontos de vistas escolhidos pela autora, sendo a de Tia Lydia a mais interessante para mim.

A questão toda é que, por melhor que tenha sido a combinação das histórias e o desfecho do livro, é complicado não fazermos a comparação com a obra que deu origem, O Conto da Aia. E aí não há como darmos as mesmas notas e avaliações. O primeiro livro é bem superior na história e na narrativa, contudo isso não torna Os Testamentos um livro ruim. Apenas não está no nível de clássico atemporal que o primeiro atingiu.

Dai 14/03/2021

Irmandade
Digito essas palavras no teclado do meu smartphone, com o dedo indicador direito, cuja unha ostenta um esmalte nude lascado... Enquanto escrevo, pondero sobre a finitude humana, a brevidade do nosso tempo aqui e sobre as "formas autorizadas de se viver" hoje, agora. Aqui.

Sendo mulher, esposa e mãe. Sendo filha e também uma irmã - não é surpresa alguma que esse livro, assim como o anterior, tenha me evocado fortes emoções, proposto muitos questionamentos e convidado à novos olhares.

Pra além da narrativa deliciosamente instigante da autora, da satisfação de conhecer os destinos de nossas personagens mais queridas - e daquela que amamos odiar - e os meios e agentes do (início) do fim de Gilead, temos essa simulação visceral de existir em um mundo onde não há espaço pra nós. Sustentar a coisa toda nos ombros, podendo contar apenas com a fé em nossa perseverança. Vingar o que nos foi roubado, ainda que nos custe tudo que restou. Buscar o desconhecido, às custas de tudo que tínhamos como caro, sagrado. Arriscar nossa liberdade, em resgate daquelas que jamais a experimentaram.

Sacrifício? Obstinação?

Irmandade!

Priscila Furtado 26/06/2021

Os Testamentos - Margaret Atwood
Esse livro se passa cerca de 15 anos após o conto da Aia. Ele é narrado a partir das perspectivas de três mulheres, e mostram como é a vida em Gilead e quais eventos foram determinantes na queda dessa regime teocrático extremista.
A personagem "A" é uma menina que cresceu em Gilead e vê a beleza escondida nesse esquema opressor;
A personagem B é uma menina canadense que em determinado momento da vida se vê em meio à organização que busca libertar mulheres de Gilead.
A outra personagem é uma que já apareceu no primeiro livro, Tia Lídia, e ela conta como entrou para o alto escalão de Gileadiano.
Em determinado momento essas vidas se entrelaçam fazendo com que elas encarem quem realmente são e decidam até onde podem ir em busca do que acreditam.
Gostei bem mais desse livro do que do primeiro. Os capítulos pequenos fizeram a leitura ser bem fluida. Além de ter mais narradoras, o que faz com que a história se tornasse muito mais interessante.

Gabriela.Melo 16/07/2020

Pra uma grande fã da série, como eu, o livro cumpre um papel fundamental em dar voz a personagens tão importantes, nos levando além de uma visão única de República de Gileade contada pela offred. Vale muito a leitura!

aseduti 16/04/2020

Um livro que instiga o leitor desde o começo. Além de respeitar o livro anterior tbm se encaixa à série de televisão. Devorei o livro e certamente recomendo.
Naty 16/04/2020minha estante
esse livro é maravilhosooo

Reis 02/04/2021

O fim tão esperado
O Conto da Aia terminou com um fim em aberto deixando espaço para várias possibilidades e teorias, o que fez meus nervos ficarem eletrizados, saber o que realmente aconteceu era quase uma necessidade pra poder dormir em paz novamente. Cada dia a dúvida vinha "será que June conseguiu mesmo fugir com a filha e voltar a ter uma vida normal? Ou será que ela foi traída e arrastada de volta para aquele regime desumano tendo sua voz sido abafada?". Eu, assim como tantos outros leitores (que provavelmente tiveram que esperar muito mais), tínhamos a carência de ter um fim, saber com precisão qual o destino dos nossos tão amados, ou odiados, personagens para poder nos alegrar e sorrir com eles, ou então chorar e se enfurecer. Os Testamentos são esse fim tão sonhado e pedido e as respostas que nos dão em nada deixam de satisfazer.
Camila2019 05/04/2021minha estante
Só uma ressalva: June é personagem da série, não dos livros.

Lorena.Naben 28/08/2022

n°1 em favoritos do ano
Que livro! Que história! Um fecho maravilhoso pra o conto de Aia, favoritei os dois, livros passíveis de muito desgosto por as pessoas serem muito sensibilizadas com tudo. Porém o livro e a história são necessárias e de grande valia pra nossa própria evolução. Sem dúvidas estou gostando cada dia mais dessa autora.

Louca_das_leituras 01/06/2021

@louca_das_leituras
Resenha: Os testamentos.
-Introdução. Parte 1.
Quinze anos após os eventos de O conto da aia, o regime teocrático da República de Gilead aparentemente se mantém firme no poder, mesmo após as sucessivas tentativas de insurgência. Mas há sinais de que suas engrenagens começam a se deteriorar.
Nesse momento crucial da história política do país, as vidas de três mulheres radicalmente diferentes convergem, e as consequências deste encontro poderão ser explosivas. Duas delas cresceram em lados opostos da fronteira: uma em Gilead, criada em meio a privilégios como filha de um importante Comandante, e outra no Canadá, onde frequenta a escola, trabalha na loja dos pais, participa de protestos anti-Gilead e assiste na TV as notícias sobre seus horrores. Os testamentos dessas suas jovens, que fazem parte da primeira geração a chegar a idade adulta nessa nova ordem mundial, são entrelaçados por uma terceira voz: o revelador manuscrito de uma das executoras do regime, uma mulher que exerce a sua autoridade implacável por meio do acúmulo e da manipulação de segredos de Estado que podem ameaçar todas as estruturas do poder. Segredos dispersos e há muito enterrados, capazes de unir essas três mulheres, fazendo com que elas encarem quem realmente são e decidam até onde podem ir em busca do que acreditam.
#louca_das_leituras #lendo #ler #amo #literatura #lido #amo
Resenha: Os testamentos.
Parte 2.
O livro me fascinou em muitos aspectos. Primeiramente quero dizer que esse livro foi tudo ao contrário do que eu pensava, eu achava que ia ter a história de Offred com a narração dela e o que eu encontrei foi a história de três mulheres divididas por partes que logo vão começar a perceber que elas estão interligadas de um modo ou de outro.
Elas são:
Daisy- Jade- Nicole (depois vocês entendem o motivo dessa pessoa ter tantos nomes) - """"Canadense"""
Agnes- """"única""" filha de Offred.
Tia Lydia- antagonista (eu amava a forma como ela interagia com a gente, leitores).
??Dica: Anote esses três nomes em algum lugar do livro para você não se perder.
Como já citei, o livro vai narrar a história desse três mulheres de acordo com os seus testamentos da época futurística, será que vão conseguir derrubar o regime??? Uma coisa que eu gostaria (por mais que saiba que não tem nada com nada) era que falassem mais da vida delas após todos os acontecimentos, foi supracitado no livro no finalzinho como uma história (de descobertas) mas de forma bem rasa, queria saber os romances das meninas kkkkk. Vale a pena ler esse livro? Vale pois por ele você também saberá o que aconteceu com a Offred do primeiro livro e tudo após a fuga dela.
??Nota: Um livro bastante interessante, pode parecer ser um livro com uma escrita pesadinha mas após uns tempos você se acostuma e começa a perceber que não é. Achei surpreendente e viciante, não conseguir desgrudar dele.
?Valor aproximado: (R$34,00) esse foi o valor no qual eu comprei na época mas com a desvalorização dessa capa por causa das novas capas desse dueto provavelmente está mais barato (ou não com a taxa dos livros).
? Editora: Rocco.
?Autor: Margareth Atwood.
?Número de folhas: 447.
?Frase do livro: "Quem espera, sempre alcança. Aqui se faz, aqui se paga. A paciência vale ouro. A mim pertence a vingança." -O hológrafo de Ardua Hall.
#louca_das_leituras #lendo #ler #amo #literatura #lido #amo

Diana 18/05/2021

Resenha- Os testamentos
Autora: Margaret Atwood
Páginas: 447
Editora: Rocco

"Uma vez que uma história que você tinha como verdadeira se mostra falsa, você começa a desconfiar de todas as histórias"

Em Os testamentos vamos acompanhar a continuação do universo de O conto da Aia.

Em O conto da Aia acompanhamos a vida de uma Aia e compreendemos o que é ser Aia na República de Gileade.

Em Os testamentos temos a narrativa em primeira pessoa, como no Conto da Aia, mas acompanhamos a vida de uma "tia" e também a vida de uma estudante de alto escalão e outras pessoas que vão surgindo no decorrer na história e suas vidas vão se mesclando.

Falaram que Os testamentos a autora tinha melhorado muito a escrita e eu concordo. Os testamentos apesar de um pouco grandinho, não cansou. Teve uma narrativa fluída demais e no final eu não queria que acabasse.

Senti que não teve um aprofundamento em alguns personagens que até teria curiosidade em saber mais. O que foi uma pena. No mais o livro é ótimo e recomendo ler.