Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Maria Bia 13/10/2021

O começo da nova fase - pós crise
De todas as recomendações sobre como começar no universo do Morcego essa HQ é quase unanimidade.
Gostei da proposta "dois lados da moeda" que foi utilizada pra mostrar que o Gordon e o Batman são iguais, ainda que diferentes.
Gostei muito de conhecer mais sobre o Gordon, de ver que ele tem a sua honestidade/moralidade e não se priva de fazer o necessário (dentro dos seus limites) pra combater o crime e o que ele acha errado. Naturalmente, fiquei chocada com uma faceta "mais humana" digamos assim, do personagem SAHUSHAUSH, mas gostei.
Senti falta de alguns elementos que poderiam tornar a obra melhor (à exemplo poderia ter o momento em que o Bruce coloca o traje pela primeira vez ou poderiam ter explorado melhor como o Gordon começou com o batsinal - é esse o nome? HSUAHSAU) e só por isso não dou 5 estrelas, mas sem dúvidas um excelente começo.

aku. 12/09/2021

O início do Batman
Batman ano um retrata a volta de Bruce Wayne para Gotham City e o seu primeiro ano como Batman, antes da criação de seus vilões mais conhecidos como Duas-Caras, Coringa, Bane entre outros tantos. É o início da parceria entre Harvey Dent, Jim Gordon e Batman e o começo da Mulher Gato. Uma ótima hq que vale muito a pena para iniciantes lerem.

Obs: também é muito interessante ver que o "Romano" conseguiu a cicatriz de Longo Dia das Bruxas com a Selina

Iago 11/09/2021

Batman Ano Um resenha
Achei essa HQ muito sensacional, um clássico absoluto, gostei muito de ler está história, recomendo muito para quem é fã de quadrinhos

Jennie 04/09/2021

Foi uma leitura inesquecível, não lia uma hq desde os oito anos, e é voltar a ler foi absolutamente indescritível, principalmente com um volume tão maravilhoso.

Nunca entendi muito bem o comissário Gordon, não era um personagem muito marcante para mim antes, mas, aqui, meus conceitos sobre ele foram completamente mudados.

Bruce foi como sempre incrível aqui, porém sinto que ele perdeu um pouco do charme com as aparições de Gordon, que roubaram bastante a cena.

Gostei muito dessa versão da Selina, sendo absurdamente linda, e como sempre uma personagem tão poderosa, confesso que fiquei um pouco chateada porque por alguns momentos imaginei que ela seria aliada de Bruce, levando em conta ele salvando um gato, mas isso não aconteceu. Imagino que seria incrível se acontecesse.

As poucas aparições de Selina e a citação do nome coringa foram o suficiente para eu já ansiar pelos vilões nos próximos volumes, e com suas, menores ainda, aparições Alfred já me conquistou, até porque ele é perfeito.

Estou muito curiosa para ver mais dessa era.

Nic 01/09/2021

A origem do morcego!
Gostei muito da história apresentada, achei que faltou alguma coisa mas não sei bem o que é. Tanto o Gordon quanto Bruce afirmam durante toda a história que odeiam gotham e com tremenda razão, a cidade lembra muito as reais com exceção dos "super heróis".
lalidesu 01/09/2021minha estante
Gothan é realmente uma visão da Nova York de antigamente, quando a violência estava no seu auge e a cidade era uma das mais perigosas do mundo. Infelizmente lembra muito as metrópoles do BR, né?

Nic 01/09/2021minha estante
Sim, infelizmente..

readsticia 14/08/2021

tinha tentado ler outras duas vezes e nunca terminei, achei bem chato e entediante. hoje, com saudade dos quadrinhos e histórias de heróis, dei outra chance e li em menos de duas horas. apesar do batman não ser um dos meus super-heróis prediletos, gostei bastante, queria mais histórias de origens como essa dos meus favoritos ?

Paulo 01/08/2021

A origem definitiva do Batman
Ano um é quadrinho que falar que ele é bom é chover no molhado. É quase unânime a quantidade de fãs do Homem morcego que consideram essa a melhor história de origem do personagem. Basta procurar na internet pelas melhores histórias do Batman que você facilmente vai encontrar várias listas onde esse gibi vai figurar as primeiras posições no ranking de diversos sites. E não é à toa que ela ocupa essa posição no gosto dos fãs, a obra é realmente excelente, tanto o roteiro quanto a arte definem de maneira satisfatória quem é o herói e toda a mitologia por trás do seu universo.

O interessante desse trabalho é que ele consegue contar os primeiros dias de atuação tanto do Batman como do Comissário Gordon, que na época era somente um Tenente de polícia em Gotham City. Acompanhamos todo o processo de amadurecimento de Bruce Wayne na construção do Batman observando tanto seus erros quanto acertos no combate ao crime e ainda todos os percalços que cercam o policial Gordon, como problemas conjugais no seu casamento, corrupção dentro da corporação onde ele trabalha, a influência da máfia dentro da cidade, drogas e tantos outras questões que ameaçam sua estrutura.

A edição que eu li é da Panini (que diga-se de passagem é muito bem feita) ela traz capa dura, conteúdo integral e no final contém vários extras, como os esboços originais dos desenhos do artista, as capas originais e um texto do roteirista narrando sua visão do protagonista.

Esta é segunda vez que leio essa revista e assim como na primeira vez que li, eu tive uma experiencia de leitura muito agradável e divertida. Batman Ano Um é um clássico no universo do Morcego, um material indispensável na coleção de qualquer fã do herói.

Inclusive tem uma excelente adaptação em desenho animado dessa HQ feita pela Warner Bros muito fiel ao material original de nome homônimo a revista. Eu recomendo assisti-la assim que você terminar de ler o quadrinho, porque ela desenvolve melhor alguns pontos que na revista que não foram tão explorados e acrescenta mais camadas a personagens secundário dentro do enredo da trama. Embora eu prefira o quadrinho as duas mídias são igualmente válidas para degustar melhor esse momento icônico do personagem. Digo isso porque nenhum outro artista que trabalhou com o Batman conseguiu entregar outra história de origem do personagem com uma visão tão concisa e marcante como fizeram Frank Miller e David Mazzuchelli.
Alydia 01/11/2021minha estante
Já leu Batman Terra um??

Paulo 14/11/2021minha estante
Oi Alydia tudo bom?, desculpa responder somente agora seu comentário, você acredita que eu fui ver sua mensagem somente somente hoje, rsrs. Ainda não li Batman: Terra um, mas se Deus quiser, pretendo ler ele logo logo eu ouvi avaliações muito positivas sobre este quadrinho.

Paulo 14/11/2021minha estante
Você já leu num fui, qual a sua opinião?

Toni Bernardes 06/07/2021

Nasce uma lenda!
Enquanto lia ficava esperando momentos de mais pancadaria e mais ação do Batman, mais momentos dele investigando, soturno e bem preparado, mas estamos diante do começo de tudo, então não cabe ver toda essa alta performance agora, e isso traz um certo charme pra história. Com poucos - e pontuais, momentos de ação do Batman e muitos da realidade do Gordon e das pessoas em Gotham, assim como do próprio Bruce enquanto Bruce, eu fiquei preso na história esperando pelo que iria acontecer, sem "um nada" a mais ou a menos. Vemos apenas aquilo que é necessário para entrarmos no mundo real de Gotham, e entendermos como surgem e se constrem as figuras do Gordon, enquanto policial honesto e incorruptível, e do Batman, de vigilante a herói. E que arte na medida certa pra essa história! Como o Mazzucchelli diz no posfácio - parafraseando, esse estilo da arte, esse traço, foi o ideal pra reforçar o realismo e o "pé no chão" que queriam dar pra HQ.

Moisy 25/06/2021

História de origem Perfeita
Muito legal ver os dilemas do bruce e do Gordon, como o gordon tem q conciliar a vida normal com o trabalho, como o bruce tem q lidar com a criminalidade e os dilemas morais, a selina tá meio jogada nessa história mas não incômoda, a reflexão em preto branco pós a história sobre o herói tbm é fantástica.

Fer.Mac 22/06/2021

Clássico !!!
Pra quem tem interesse em conhecer a origem do Batman, recomendo está HQ.
Ele aborda o primeiro ano do Bruce como Batman, e a vinda de Gordon para Gotham.

Matheus 15/06/2021

Incrível
É difícil descrever uma obra que é tida como uma das melhores do Batman e, talvez, do gênero de super-heróis.

O roteiro de Frank Miller e a arte de David Mazzucchelli formam uma combinação perfeita para o ar de realismo que esse quadrinho traz para a história de origem do Batman pós-Crise.

Já havia assistido a adaptação em animação mas, ainda que muito boa, ler a história original foi simplesmente uma experiência incrível.

Dremesky 15/06/2021

Onde tudo começou
?Ele é claramente um homem com uma missão, mas não de vingança. Bruce não busca desforra pessoal. Ele é muito maior, muito mais nobre que isso. Quer tornar o mundo um lugar melhor, onde o menino Wayne não seria uma vítima.?
E é por isso que eu amo o Batman, e por isso que seu primeiro ano é importante, onde foi o começo da modelagem de seu herói.
Os desenhos com tons escuros trazem a sensação de medo que seus rivais sentem ao vê-lo.
Esse é o Batman.

Moi_Ingrid 15/06/2021

Uma boa história
Eu gostei desta HQ, mas não conseguir achar a tal história maravilhosa que todas as pessoas dizem sobre ela, pode ser porque ainda não li "Cavaleiro das Trevas", e as duas precisam uma da outra para se completarem, mas não dá para negar que iam ótima história um belo traço, a propósito um dos belos pontos da HQ é o traço que é fantástico.
Super recomendo a leitura ainda mais para quem quer entender mais a história do Batman.

jessiviesser 02/06/2021

Um belo início para o Morcego
A imersão do leitor na narrativa de Miller é inevitável. Toda a angústia, sofrimento, dor e desespero que os personagens sentem ao longo da narrativa, principalmente Bruce e Gordon, é transmitida através de diálogos simples e uma arte com cores muito dramáticas que dão um ar mais realista à obra. Aqui Batman não é aquele herói infalível e que sempre tem uma carta na manga para resolver quaisquer situações. Pelo contrário, Batman é alguém assim como eu ou você que erra muito e precisa aprender com suas falhas para prosseguir em frente. Gordon não é diferente, é um policial que apesar de seus erros para com a esposa, ainda assim demonstra que as boas intenções se sobressaem.

Batman: Ano Um é uma ótima leitura para quem está iniciando na leitura de quadrinhos, mas também para quem quer ler uma história de origem do Batman com uma trama de maior profundidade e complexidade.

site: https://vidadecolecionador.com.br/resenhas/batman-ano-um/

Est_Toriv 01/06/2021

Um começo digno para o morcego
Batman: Ano um, feita pelo Frank Miller e pelo David Mazzucchelli, retrata o primeiro ano do ilustre morcego das HQs e do tenente Gordon, além de retratar um pouco do início da mulher gato.

Durante toda a hq percebemos que tanto Bruce quanto Gordon não estavam preparados para Gotan. Não eram seres perfeitos e muito menos realizavam tudo com exito.

Em resumo, uma bela HQ introdutória