Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota Meteoro Brasil

Resenhas - Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota

Myy 16/05/2021

?A gente precisa ser humilde e dizer que não sabe?.
A parte sobre Freud sempre necessária! Assim como Alan Turing e abordar inúmeros dos tabus. Ah, método científico é importante sim e pelo amor de Deus, nem preciso falar a respeito das vacinas né?! UNIVERSIDADES PÚBLICAS REALIZAM PESQUISAS SIMM!

Diego 27/05/2021

O antídoto para a idiotia olavista
A sacada genial do livro é ele ser um compêndio de respostas para Olavo de Carvalho sem mencionar Olavo de Carvalho em uma linha sequer.

Todas as teorias da conspiração ridículas (que ganharam status de filosofia no Brasil maluco onde vivemos hoje) são devidamente demolidas aqui. Uma por uma, detalhe por detalhe, sem dó.

A obra é um grande chamado ao bom senso. Uma tentativa de despertar o que ainda resta da inteligência brasileira (que não esteja dominada pela hipnose coletiva da extrema-direita nas redes sociais). Sim, porque reforçar o óbvio parece ser uma tarefa hercúlea em tempos de textão do WhatsApp.

Dizer que a Terra é esférica, que Paulo Freire não destruiu educação brasileira, que universidades públicas fazem essencialmente pesquisa, entre outras coisas óbvias, virou ato de contestação política no Brasil atual. E este livro cumpre maravilhosamente este papel.

Keyla.AraAjo 28/05/2021

Necessário
Diante todos os problemas da atualidade esse livro se torna de extrema importância para reconhecer comportamentos da era "pós-verdade".
Recomendaria a todos os brasileiros que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e informação.

Ricardo 28/05/2021

NECESSÁRIO
Muito mais que um bom livro, necessário é o que melhor o descreve, com ele você entende a política, história e o que levou o mundo a oque é hoje.

Rodrigo.Macedo 28/06/2021

Saia da bolha e descubra que vc é um ignorante
Característica principal notada: fácil entendimento. Para mim q sou iniciante nesses assuntos esse aspecto foi de suma importância. Essa leitura me fez perceber como as construções de narrativa tiraram o foco do verdadeiro debate político de 2018. Caramba, os principais assuntos que circulavam era o kit gay, forum de São Paulo, Paulo Freire, Globalismo, desacreditação da mídia. O whatsapp estava carregado desses assuntos. Vc verá nesse livro, q esse tipo de estratégia compõe algo muito maior.

Miguel Leite 11/07/2021

Tipo um farol
Esse livro é um símbolo contra todo o obscurantismo e negacionismo que vemos nos dia atuais, não por conter toda a absoluta verdade, mas por mostrar que existe um caminho que pode ser seguido, negando toda essa corja que insiste em seguir valores ultrapassados e retrógrados que nunca levaram a nenhum caminho além da destruição. Esse livro é a placa que diz "siga o caminho de tijolos amarelos".

GLIGLI 15/07/2021

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Amanda 15/07/2021

Essa obra traz uma introdução muito interessante, explicando como o conceito de “idiota” alterou com o passar do tempo- o idiota ancestral era aquele que se afastava da vida em comunidade por se considerar superior, já o moderno pensa que sabe tudo, e que todos são doutrinados.

Os capítulos seguintes focam em várias teorias conspiratórias da atualidade, algumas eu nem conhecia. Destaca-se que as teorias são irrefutáveis, pois são fundamentadas em crenças e não nos fatos, e que é difícil argumentar com o conspirador, pois este acha que somos então integrantes da própria conspiração.

Acredito que não seja um livro para convencer um negacionista de que ele está errado, mas sim, para compreendermos como as teorias surgiram, o contexto, e analisarmos os fatos que as refutam. Devo dizer que não é a leitura mais fácil, porque é um pouco triste saber que tantas pessoas realmente acreditam em tantos absurdos.

No fim de cada capítulo também há sugestões bem bacanas de livros, filmes, séries e jogos, que nos ajudam a compreender o contexto da teoria abordada. O livro também coloca todas as referências que utilizou (e são muitas!), e ainda nos fala para ir além e continuar questionando.

Derek 20/07/2021

Quando o óbvio precisa ser defendido
O livro traz um bom panorama das teorias conspiratórias que infelizmente dominam a sociedade brasileira e do mundo como um todo, mostrando as falhas de cada uma delas, apesar de muitas serem óbvias.

Marina.Encinas 05/09/2021

Necessário e Incrível
Esse livro me ensinou muito mais do que eu imaginava que precisava aprender, coisas que eu nunca pensei serem possíveis de se existir no brasil atual, confesso que desconhecia da maioria das teorias conspiratórias aprensentadas no livro.

É de extrema importância dar a devida atenção a essas loucuras que estão sendo inventadas e que atigem pessoas mais vulneráveis a acreditar nessas besteiras inventadas por pessoas mal intencionadas.

Eu fiquei particularmente impressionada com as partes destinadas a falar sobre a educação no brasil, e acredito muito que a criminalização das universidades possui o fim de emburrecer ao máximo a população, para que a mesma siga elegendo esses idiotas que estão governando o país.

Agradeço muito ao Meteoro Brasil por escrever esse livro tão importante que deveria ser lido por todos os brasileiros que possuem acesso a ele.

Becca 09/09/2021

Todo mundo deveria ler
Estamos vivendo um tempo onde o delírio e as conspirações parecem reger uma parcela considerável do país. Mas isso tudo tem uma origem, e entender como surgiram, é o primeiro passo pra reverter isso antes que seja tarde demais.

DanielSLopes 03/10/2021

O livro aborda muito bem as principais teorias da conspiração em voga no Brasil e no mundo. É incrível como um livro escrito em 2019 faz mais sentido em 2021. Alguns capítulos estão diretamente ligados a assuntos pós-pandêmicos.

Jorge.Lopes 08/02/2022

Para pensar
Um livro que provoca a pensar, estando conectado com o que está acontecendo com a nossa história recente.

Lilia.Tranin 09/02/2022

Didático
O livro é bem crítico e voltado exclusivamente para combater ideias absurdas de um autor influenciador digital, astrólogo e filósofo para alguns.