Blood - A Tale

Blood - A Tale J. M. DeMatteis...

Resenhas - Blood

1 | 2 | 3 | 4

Lali 23/05/2022

Visualmente intenso e lindo. A história em alguns momentos poderia ser melhor conduzida. A premissa é interessante, mas em vários momentos mal explorada.

Johnson 27/04/2022

Só pra doido entender.
Essa hq é loucassa! O negócio da estória dentro da estória dentro da estória. Mas enfim, a arte vale a pena, com ressalvas (mas essas ressalvas só se valem por causa do meu gosto pessoal) eu recomendo, mas não é favorito.
Gabriel Muney 27/04/2022minha estante
Olá! Te convido a ler meu conto: https://naosouomuney.medium.com/tereza-rachel-28e8dacae5ca e dizer o que achou ? obrigado!

fRUNo. 18/04/2022

BLOOD
Uma surpresa, sinceramente achei q a leitura de Blood seria algo diferente doq foi. O que me impressionou bastante.

É uma história de vampiros? Sim! Porém vai muito além disso, com as obras primas de Kent Willians, JM De Metteis brilha com suas escritas.

Uma obra incrível, filosófica, e artística.

sr. felix 29/03/2022

Não há nada novo debaixo do sol.
Blood é uma história alegórica. E seu alegorismo é sobre a vida, sobre a existência humana. Neste quadrinho belo, poético e profundo tudo, ou quase tudo, é um artefato simbólico.

DeMatteis toma emprestado a figura romântica do vampiro pra falar sobre a jornada humana ? ambas uma jornada melancólica e visceral, subsistindo pelo sangue quente e atormentada pela alma fria.

Mas ele foge do clichê meramente vampiresco ao utilizar como estrutura da obra o símbolo místico do ouroboros. A serpe circular engolindo a própria calda representa o conceito do eterno retorno. Tudo o que foi tornará a ser de novo: nasce, cresce, reproduz e morre. E se repete novamente.

Como o protagonista, somos enviados ao mundo envoltos numa casca de espinhos, naufragando num mar de sangue, pra saborear a existência. Crescemos, evoluímos, amadurecemos e somos emancipados. E com a liberdade vem as dúvidas, os mistérios, as buscas.

Iniciamos a procissão, tentando ouvir a Canção que nos conduzirá às respostas. Caímos no Vale da Dor, enxergamos o lado sombrio das coisas, os precipícios e seus abismos. Vagamos a sós até o instante em que encontramos alguém com quem dividir sonhos e temores. Relação, vínculo, união.

Disto resulta todo bem e mal do nosso itinerário. Dor e alegria. Perdas e ganhos. Amor e ódio. Traição e repulsa, perdão e redenção. Vivemos o que já foi experimentado e morremos côncios de que outros passarão pelas mesmas vicissitudes que nós. Não há nada novo debaixo do sol.

@thereader2408 04/02/2022

Poesia em quadrinhos
Blood de J.M. DeMatteis foi lançada pela primeira vez pelo selo Epic da Marvel em 1987 e posteriormente pela Vertigo da DC Comics. No Brasil foi publicada pela editora Abril, na década de 1990, em 4 partes. Blood é um tipo de Graphic Novel que não vai agradar a todos devido a sua pegada reflexiva, é necessário entender a proposta do autor para que o enredo faça algum sentido para gente, e talvez isso não aconteça na primeira leitura.

Mas para quê ler algo tão difícil de entender? Calma, eu explico: porque a experiência vale a pena. Blood é considerada uma obra prima dos quadrinhos, a arte do Kent Williams está belíssima, dá para fazer um quadro de cada página, sem exageros. E a história vai além da mera história de vampiros, é uma metáfora onírica dos dramas pessoais do vampiro Blood. Vamos acompanhar seu nascimento, como ele se tornou vampiro, encontrou o amor, perdeu, se perdeu...é tudo muito poético.

Na verdade, a jornada de Blood é uma história dentro de uma história. Vamos conhecer Blood através de uma entidade que visita um rei moribundo e conta para ele uma história, no início são duas histórias que seguem por caminhos diferentes, se entrelaçam e se associam. Temos salto no tempo, digressões e volta no tempo, tudo um tanto nebuloso e surreal.

Blood é para ser lido devagar, a riqueza está nos detalhes. Talvez uma segunda leitura (ou mais) amplie seu entendimento ou mude suas interpretações. Dizem que a arte conversa diferentemente com cada pessoa, a interpretação de Blood vai depender muito do leitor e sua bagagem de leitura. A minha primeira leitura foi confusa, mas a segunda foi como entrar em uma galeria de arte surrealista e apesar da atmosfera de sonho, pesadelo e realidade misturadas, fez mais sentido para mim.

Blood, Pequenino e a Mulher buscam por um sentido na vida e por respostas sobre passado, presente e futuro. Eles almejam se encontrar em um mundo que castiga e maltrata ao mesmo tempo que permite encontros com pessoas especiais que fazem a jornada menos dolorosa. Deixa a história te conduzir e você verá beleza na história do Blood que no no fundo, lá no fundo, é uma história de amor...

@thereader2408

Edson Camara 08/01/2022

Um vampiro complexo e com uma tremenda crise existencial
Definitivamente esta é a história mais estranha e profunda sobre vampiros que já li em minha vida. Complicadíssima e complexa merece uma releitura no futuro. Blood um homem convertido em vampiro que luta contra si mesmo, suas pessoas amadas, e todos que envolvem sua amarga existência por não aceitar e não entender porque e para que existe. A arte é um espetáculo a parte, é abstrata e cinematográfica ao mesmo tempo, uma maravilha.
A edição da Pipoca & Nanquim é primorosa e de ultra qualidade. Para quem gosta de graphic novels e principalmente para quem gosta de vampiros não pode faltar em sua coleção.

gabrielle c. 11/11/2021

adquiri principalmente pela arte do kent williams, incrível.
É uma estória interessante, porém em certos momentos muito difícil a compreensão pelo uso das metáforas. Não me senti muito tocada pela narrativa ou pelo protagonista, mas claramente é algo com muito valor e sensibilidade e acredito que tenha me faltado atenção a leitura, quem sabe da próxima aproveito mais.

ThayAvalon 08/11/2021

Complexo, um homem que busca a saber o que é e a que veio e pra onde está indo.
O trabalho gráfico é lindo, as ilustrações e pinturas são realmente perturbadora assim como a história. Ela é confusa, então teve partes que eu tive que voltar para entender.
É uma história complexa, uma história dentro de uma história.

RESENHA:
Aqui a gente conhece um bebe, que foi encontrado e entregue a um monastério e aos ensinamentos de Deus. Mas ai ele cresce e começa a questionar tudo, só que ele descobre que o seu mentor é quem faz os ensinamentos e ele fica muito revoltado pois pensava que vinha de Deus e parte do monastério matando o seu mentor. Ele parte em busca de conhecimento, e no meio desse caminho ele encontra uma tribo de vampiros, e ai vai se desenrolando...
A gente tem uma narrativa da história do Blood, e uma história de um rei que está ouvindo a história de Blood sendo contada por um fantasma ou um ser, não fica bem claro o que é esta presença ali.
Eu achei muito envolvente pois é um outro olhar sobre os vampiros, que é um universo que eu gosto muito mesmo. Ele mostrou um outro lado e os trejeitos disso. Vale a pena a leitura sim, peguei uma promoção que valeu super a pena, ter na estante. Mas minhas 3 estrelas é que esperava um desfecho melhor, foi surpreendente ? foi , mas podia ter sido melhor.

Maritza Castro 04/11/2021

Melhor leitura do ano
Eu ainda estou meio anestesiada com esse quadrinho, que arrisco dizer que foi a melhor leitura do ano? o ciclo da vida é tratado de uma maneira linda, assim como o amor, eu tô arrepiada, que história do [*****], e as ilustrações fizeram toda a diferença. Kent Williams fez uma coisa que dificilmente acho em quadrinhos/mangás, ele consegue contar a história através dos desenhos, e carregando todo o sentimento dos personagens? as paginas que não tem diálogos, são as que você absorve mais informações? eu tô de verdade emocionada, me arrepiei durante todo o quadrinho!
Blood é sobretudo (para mim) uma história de amor e busca, busca pelo destino, por uma coisa que você só sente, não conhece
Não sei muito o que falar sobre a trama, acho que nem preciso falar nada, quem tiver a oportunidade de pegar esse quadrinho, leia e aproveite, uma leitura para ser degustada

Alessandro 02/11/2021

Ilustrações
Material ricamente desenvolvimento com ilustrações magníficas. No entanto, o texto é um pouco desconexo. Uma estória de fantasia de um vampiro inconformado com sua condição.

Mateus 23/10/2021

Poesia pura
É estranho dizer que a arte de uma história de terror é uma das coisas mais bonitas que eu já vi na minha vida?

A história central me pareceu uma reflexão sobre vida e morte, começo e fim, mas tenho certeza que vou encontrar novas camadas em uma segunda leitura.

Concordo com as resenhas falando que essa HQ não é para todo mundo, mas eu achei uma experiência incrível.

Cristiano.Cruz 28/09/2021

A imutabilidade da vida
DeMatteis constrói junto a Kent Williams uma estória cíclica que, de maneira premeditada ou não, chega a incomodar quanto ao seu alto nível de inalterabilidade, principalmente para os céticos com relação ao destino.

Maurício 26/09/2021

Sem palavras. Um dos melhores livros que li esse ano e com certeza a melhor HQ que li na minha vida. Uma história linda, contada de um jeito que eu nunca imaginaria que fosse capaz. A arte é absurda e me deixou contemplativo em diversos momentos. Com certeza lerei de novo no futuro, para ver como irei interpretar essa história em um momento diferente da minha vida.
Maria17697 28/09/2021minha estante
Legal!

Julia 02/12/2022minha estante
É o tipo de hq que vale a pena reler! Vc sempre capta algo diferente a cada leitura que faz, uma nova interpretação, algo que ficou nas entrelinhas.

Larissa.Cifarelli 26/08/2021

Blood
A arte é divina, feita em aquarela, lindíssima. A estória é para se refletir, muito filosófica, gostei bastante.
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Refletir quanto ao "futuro" ou a sua "inexistência"?

beleza 24/08/2021

HQ ou mangá
Não leio este tipo de livro.
Achei uma narrativa louca?.
Acho que não entendi e devo reler, mas não me tocou
Cristiano.Cruz 28/09/2021minha estante
Não é para qualquer um, e quando digo isso, não o faço com maledicência.

1 | 2 | 3 | 4