Pedagogia do Oprimido Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia do Oprimido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fiuza 03/05/2024

Estou simplesmente sem palavras pra essa obra.
Você sente em cada linha desse livro o amor que o Paulo carrega na educação e no povo brasileiro. Chega a ser comovente a forma com que ele descreve as suas ideias e elabora suas análises.
Esse livro é uma lição de consciência de classe e de posicionamento no mundo.

?Os opressores, violentando e proibindo que os outros sejam, não podem igualmente ser; os oprimidos, lutando por ser, ao retirar-lhes o poder de oprimir e de esmagar, lhes restauram a humanidade que haviam perdido no uso da opressão.? Pg. 59

Dani Cruz 19/04/2020

Pedagogia do Oprimido
Esta é uma das obras mais conhecidas de Paulo Freire, contudo, só tive oportunidade de lê-la por completo recentemente, já na fase adulta. Tendo contato com essa obra eu pude perceber o quanto a minha educação e de milhares de crianças mundo à fora poderia ter sido diferente se os ensinamentos do mestre fossem mais difundidos.

Na pedagogia do oprimido, uma das maiores críticas de Paulo Freire está relacionada à prática "bancária" da educação, onde os estudantes são sempre vistos de forma inferior aos educadores, sendo eles, os únicos detentores do saber. Quando na verdade, numa sala de aula, há vários saberes diferentes que devem ser compartilhados e igualmente levados à sério. Tornando o processo educacional dialógico e prazeroso.

Ao mesmo tempo que refletimos sobre essa prática pedagógica de Paulo Freire, a pontuação que eu fiz no primeiro parágrafo é respondida. Uma prática educacional dialógica cria seres críticos e potenciais agentes transformadores capazes de mudar nossa realidade. Mas a quem interessa esse tipo de educação?

Seres pensantes são o terror de qualquer governo que lucra com a ignorância das massas!

RGreen 30/07/2021

coisas para pensar
a pedagogia do oprimido traz uma reflexão extensa sobre as relações entre opressores e oprimidos.
a linguagem do livro é clara com apenas algumas palavras difíceis e referencias interessantes em sua lingua original (que pode ser um problema para quem não tem acesso a um tradutor).
recomendo uma leitura calma para pensar sobre as questões que o livro traz e para compreender o seu papel na sociedade.

Pedro 01/07/2021

Revolucionário
Eu conheci Paulo Freire pela "Pedagogia da Autonomia" e me encantei pela prática pedagógica que ele advogava através da amorosidade e do afeto, além da relação dialética educador-educando que leva à educação pela autonomia.
Neste livro temos um Paulo Freire combativo e revolucionário, sem ser, em nenhum momento, contraditório. A pedagogia revolucionária é também libertadora e se dá pela autonomia dos sujeitos.
Nessa comparação é importante também contextualizar a época de cada livro. Enquanto a "Pedagogia da Autonomia" foi lançado em 1996, este foi escrito entre 1964 e 1968, durante o exílio.
O que mais me marcou em "Pedagogia do Oprimido" foram as experiências vividas pelo autor em seus "círculos de cultura". Os testemunhos são muito reais e a prática sistemática não deixa de lado o afeto e a dialogicidade. Me trouxe outra visão do que é ser um "revolucionário"!
Fica aqui o ultimo parágrafo que resume o sentimento de ter lido este livro em 2021:
"Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar."

Nathany 30/05/2021

Inspirador
Sou formanda em Letras e não entendo como esse livro não fez parte da lista obrigatória de leitura na universidade. São tantas coisas para se refletir a partir dessa leitura. Com certeza irei reler inúmeras vezes. Recomendo a todas as pessoas.

Dougvdr77 10/05/2021

Um livro para todos
O Pedagogia do Oprimido, por mais que seja muito utilizado em cursos de pedagogia e licenciatura, é um livro necessário de ser lido por todos, é menos sobre o ato de ensinar de uma forma acadêmica e mais sobre refletir sobre o que é uma educação libertadora, sobre praxis, revolução. Um livro lindo tanto quanto o seu último parágrafo: "Se nada ficar destas páginas, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar"

Arthur 06/05/2021

O amor e a palavra são revolucionários
Escrevo essa resenha em meio a dois momentos muito marcantes: a maior pandemia em anos e no dia em que uma operação policial no Rio de Janeiro terminou com a morte de 25 pessoas. Menciono isso pois, diante da possibilidade iminente de morte seguimos, muitos, com o discurso enviesado das elites que sempre ditaram os rumos do país, em detrimento da própria vida, e na repercussão do acontecido no Rio de Janeiro vemos a naturalização da morte como meio de dominação, de novo, discurso partindo de muitos que podem muito bem ser os próximos alvos dessa necropolítica.
"Pedagogia do oprimido" é uma obra que vai acalentar justamente esses que sonham com uma sociedade mais justa e mais esclarecida de sua realidade. É sobre como, em um processo dialógico, como diz Freire, podemos compreender juntos as diversas realidades que nos oprimem e os discursos que nos dividem e manipulam. E assim, na primeira pessoa do plural, porque esse processo não deve ser imposto, nem entregue, mas sim construído entre educador e educando, entre líderes e massa, entre interlocutores. De forma cúmplice e amorosa.
Esse livro mudou a minha vida quando o li na graduação. Fiz essa releitura que muito me tocou novamente e, provavelmente, o revisitarei tantas outras vezes. Não me sinto muito capaz e digno de comentar muito mais sobre o livro, apenas a incentivar a quem se interessar pelo pensamento freiriano que o leia, ainda que não seja um profissional da educação. E leia com a disposição de fazer as reflexões propostas explícita e implícitamente. É sobre amor, é sobre gente e é sobre mundo.

Fael 07/03/2021

Pedagogia e Revolução
Nesse brlhante e denso livro, Freire aborda a pedagogia como um ato com potencial revolucionário.
Essa pedagogia revolucionária parte do pressuposto que os oprimidos estão imersos em uma realidade mitificada pelos opressores. Nesse sentido, a humildade do educando, que se coloca em posição de aprender junto de seus companheiros, num claro processo de ensino-aprendizagem, se torna indispensável.
Essa via de mão dupla, que contém as experiências vividas pelos oprimidos, se torna suficientemente clara para a tomada de consciência por parte dos mesmos.
Todo esse processo é obtido através de uma ferramenta importante e que anda em falta nos dias atuais: o diálogo.
É o diálogo que atravessa as pessoas e constrói um entendimento da realidade. Sem impôr verdades, e sim nesse processo de construção, a revolução se torna possível através da interpretação crítica da realidade.
Todo esse cenário de construção de uma Pedagogia do Oprimido é trabalhada dialeticamente com uma ideia de revolução pedagógica. Para Freire a Revolução precisa elevar seu caráter pedagógico, e é assim que o mesmo trabalha toda essa linha de raciocínio também com os líderes revolucionários.

Diálogo, humildade e educação.
Ideias escritas há décadas pelo patromo da educação brasileira e que parecem ser, ainda, o caminho para uma melhora substancial de condição de vida em nossas terras.
Se uma revolução parece estar distante, que seja para atribuir valores básicos para o nosso dia-a-dia, o que aparentemente perdemos nos últimos anos.

Camila 05/03/2021

Eu era uma vasilha
Não creio que eu possa falar da Pedagogia do Oprimido a não ser pra contar minha experiência pessoal. Certamente existirão muitas resenhas de todo tipo, então gostaria apenas de registrar meu desejo de que qualquer pessoa que chegue a se interessar, mesmo que vagamente, pela leitura, não espere mais e se dedique a ela.
Cheguei ao final do livro já com saudade de cada descoberta que fiz durante a leitura. Mas tenho certeza de que a cada releitura, eu vou descobrir ainda mais coisas. Porque somos seres inconclusos, na busca do ser mais. E cada um de nós que se comprometa com a Pedagogia do Oprimido se humaniza e aos demais.
Gostaria de poder reler Pedagodia do Oprimido uma vez por ano, se não for muita ambição.

Tiago Eduardo 08/02/2021

Traz reflexões importantes sobre o processo de ensino. A leitura é um pouco dificil porque é um livro acadêmico. Porem com calma é possível tirar varios aprendizados que poderiam revolucionar nossa forma de interação na educação.

João 22/12/2020

Pedagogia do Oprimido
Livro polêmico. Um ótimo livro para quem quer entender a educação brasileira.

Giovanna 13/12/2020

A necessidade atual de Paulo Freire
Através dessa obra Freire nos prova a necessidade de união das minorias oprimidas, o livro é sobre um método educacional baseado na humanização, empatia, respeito e amor, e ao mesmo tempo quase que um manual para que possamos evoluir politicamente e superar fases sombrias sem nos deixar corromper ou recair.

isalourenn 01/10/2020

Leitura extremamente necessária.
Apesar de ter sido escrito a anos atrás, é um livro absurdamente atual. É uma leitura que necessita ser feita com muita atenção, não é leitura fácil e de fácil compreensão de cara em vários momentos, mas é, um livro que penso eu que todos deveriam ler!!

Juliana.Azadinho 15/09/2020

Mudou minha vida
Essa é uma releitura que fiz depois da faculdade, talvez pela maturidade ela tenha sido mais significativa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5