Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Giovanna 19/05/2022

Divertido, do jeito que gosto
Quase abandonei esse livro, pois o início é mesmo um pouco confuso. Porém, depois que entrei no ritmo, passei a adorar a narrativa sarcástica e ácida que crítica diversos cenários brasileiros (ainda que não profundamente).

Os personagens são um pouco caricatos, o que, claro, deve ter sido intencional, e isso contribui bastante para esse efeito de humor negro.

O final é surpreendente, porém eu não consigo imaginar outro hahaha.

Alexandre de Omena 17/05/2022

Chico cada vez melhor
Essa é minha segunda experiência com a escrita ficcional de Chico Buarque. Ao contrário do que leio de certa crítica que espera do autor uma cópia do compositor, a escrita de Chico me soa sofisticada e popular, podendo estar no grupo do que de melhor há na literatura contemporânea. E este romance soa bastante contemporâneo por expressar as agruras do Brasil atual e sua doentia obsessão pela violência cordial e pelo autoritarismo machista.

Ana 11/05/2022

Duarte, o que sentir por vc?
Chico neste livro foi totalmente ousado. O livro é separado por datas e rola conforme um diário. No meio aparecem algumas cartas ou ligações telefônicas. No começo fiquei um pouco perdida, mas vc vai criando a história e tbm preenche as lacunas do que não é falado. O final foi totalmente inesperado (ou esperado pra quem conhecer bem chico). Leiam!

Romulo 23/03/2022

Muito bom.
Na minha visão, a questão crítica do atual momento político não é o fim do livro, apenas é retratado como pano de fundo.
O objeto do livro Me parece mais a metalinguagem (ato de escrever) e do processo criativo de um escritor, muito influenciado pelos acontecimentos biográficos.
E no final tem um plot twist que realmente me pegou de surpresa.

Renata Vaz 14/03/2022

Pode ser que eu seja cancelada?
Nunca me conectei à obra de Chico Buarque. Reconheço a sua importância na música brasileira, porém não consigo enaltecê-lo assim como outros artistas do mesmo nicho. Não foi diferente com a leitura de ?Essa gente?. Personagens muito caricatos em um contexto que por ora parece ser ambientado em décadas atrás, ora parece da atualidade, trazendo críticas sociais muito parecidas com o atual cenário social político do Brasil. Críticas essas que, para mim, foram superficiais. Aquela sensação de alguém que fala não estando em seu ?lugar de fala?.
Enfim, não sei se me expressei bem, espero não ser cancelada.
Ahhh?.o final foi muito bom. Um plot twist que eu não estava esperando.

Ariane.Monteiro 12/03/2022

Um livro envolvente, com linguagem simples, abordando a situação atual do Brasil com humor e cheio de referências. Chico Buarque me fazendo ainda mais fã de sua obra. Recomendo!!

tituinho 06/03/2022

Sobre chico
Li esse livro tem pouquíssimo tempo, algo de um mês ou três semanas atrás. Não lembro. Não digo também que esse texto seja algo válido, já que a minha memória é do tamanho duma semente.

Primeiro de tudo, o formato.
O livro que é posto como num diário, de datas que não vi importância e de horários (tem horários?) que também não tem importância, algo que dá a entender que Chico mais publicou seu próprio diário do que manejou um livro. É um livro cativante, aliás, um daqueles pra quem sente falta de algo original e nacional, puramente nacional, sem as entrelinhas que balançam pra fora de cá.

E é isso, primeiro de tudo porque não tem nada além disso. É um livro ótimo, do final eu não falo.

Bi 27/02/2022

Tragicômico
O livro é escrito num formato de carta/diário, o que torna dinâmico, e se passa entre 2018 a 2019 no Rio de Janeiro.
Ele traz algumas críticas a problemas sociais e políticos presentes no país e na cidade de forma sútil e irônicas. Contudo, o protagonista (bem como o autor) encontra-se num local de privilégio, então as reflexões sociais muitas vezes me parecem superficiais.
Ainda assim gostei muito do tom irônico do livro para retratar tanta tragédia em nosso cotidiano.
Quanto ao protagonista em si, ele é aquele camarada de conduta duvidosa, mas que está tentando achar alguma felicidade na vida.

Não é um livro que eu super recomendo, mas isso não significa que ele é ruim. Achei ele mediano, porém acredito que outros livros do Chico mereçam ser priorizados.

guimpinheiro 20/02/2022

Diferente, mas familiar
Neste livro de Chico Buarque, o autor decide por um formato de capítulos em que a perspectiva e maneira de se contar a história são diferentes e misturados a realidade, sonho e escritos.

O formato é interessante, mas, por alguns breves momentos, demora-se a situar o que estamos lendo. Apesar disso, é algo fresco para quem está acostumado a romances mais tradicionais, sobretudo de literatura estrangeira.

Familiar no sentido que fala de um Brasil (para quem é do sudeste, e especialmente do Rio de Janeiro) em um cenário que vivemos no dia a dia com figura que juramos conhecer alguém parecido.

Recomendo a leitura. É um livro curto e que desperta a curiosidade de se desvendar o que está acontecendo dada os capítulos difusos que estamos lendo.

Mariana 15/02/2022

que prazer é ler Chico. e que tristeza tbm, afinal, um Brasil realzão. Duarte é uma alma falida mas tem sua comicidade. amei como a história foi contada e Maria Clara, em sua penúltima carta, liberta a voz de várias mães em cima de pais que fazem o mínimo (e se acham). no mais, um acalanto ler verbos conjugados; revolta em ver termos racistas ainda usados e uma vontade de sair por aí falando tal qual uma romancista.

Mimi 09/02/2022

Do Chico só conhecia suas músicas. Da sua escrita que agora conheço, só tenho elogios. Leitura agradável, pitadas de humor, drama e críticas sociais. Recomendo.

Sara 05/02/2022

Mais um livro do Chico que a trama é menos relevante do que a forma que ela é contada
O livro é em forma de diários e tem um plot que me deixou boquiaberta

Marmore 02/02/2022

Essa gente, gente é...
?Essa gente? é contraditório linha a linha. É uma leitura fácil e ao mesmo tempo difícil de digerir. Personagens decadentes e fortes; uma vida cheia de graça e triste. Uma realidade dura e sensível. E o final da história é surpreendentemente presumível.

Lia 26/01/2022

Pouco confuso, mas um bom livro
Primeiro livro do Chico Buarque que leio. Fiquei um pouco confusa no início e demorou um pouco para engrenar à leitura. Demorei a finalizar mais do que imaginei.

Traz a história de um escritor sexagenário que teve sucesso no passado mas que enfrenta um período sem conseguir terminar o seu novo livro. Traz temas que abordam conflitos familiares, casamento, paternidade, críticas sociais, infidelidade, suicídio, uso de drogas, etc.

Patresio.Camilo 23/01/2022

Primeiro livro do Chico que leio.
Sou fã do Chico Buarque como cantor e compositor. Isto é inegável.
Comprei este livro em uma conexão que fiz em Campinas, numa viagem que fiz exatamente um mês do mundo deflagrar nesta pandemia.
E sim fui ler agora, porque no meu caso, os livros vão acumulando até eu achar que agora vou ler.
O livro tinha tudo para ser cinco estrelas, um grande autor, para mim um grande intelectual.
As estrutura do livro é um estilo interessante: estilo um diário com vários personagens escrevendo, mas para por ai.
O protagonista, o Duarte, além de uma escritor decadente, é uma personagem sem graça, que não te cativa, e o livro só começa a ficar interessante quando o círculo à sua volta ganha mais força. Mas isso dura muito pouco.
Como tenho o propósito de ler todo livro até o fim, valeu a pena pelo final, que sim, foi genial.
Sei que vai ter daquelas resenhas que o povo vai dar piti, principalmente em se falar do Chico, que o povo dá faniquito, mas espero ler outro livro dele, para poder realmente ver o Chico como grande autor que ele deve ser.
Camilinha 23/01/2022minha estante
Também li com grandes expectativas e achei bem cansativa a leitura. Mas darei outra chance para outra obra dele.

cpreviatti 23/01/2022minha estante
Sugiro que fuja de ?Leite derramado?- ?

Renata Vaz 14/03/2022minha estante
Cara, tu conseguiu traduzir em palavras tudo o que eu senti.