À espera dos bárbaros

À espera dos bárbaros J. M. Coetzee

Resenhas - À Espera dos Bárbaros

Julia Manjko 18/03/2023

Quem é o monstro ? ... E o homem quem é ? ....
Livro curtinho mas que diz muito. Que rica experiência!!

Comecei a leitura meio as cegas, não conhecia o autor, não sabia sobre oq o livro se tratava exatamente só sabia que foi um livro importante. No começo essa falta de informação me deixou um pouco perdida mas não demorou muito pro livro chamar a minha atenção.

No geral foi uma leitura bem envolvente e emocionante ( o meio me dispersou um pouco mas logo o ritmo voltou ). Não foi uma leitura confortável, principalmente no final quando a violência se tornou bem descritiva, mas mesmo assim se tornou um livro importante pra mim, me fez pensar demais.

Tirei uma estrela apenas por que algumas partes foram chatas pra mim, mas quando o livro focava no assunto principal.... Obra prima !!

Marconi Moura 06/01/2023

7 / 10
O mote inicial deste livro é muito interessante, com nítida inspiração no Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati: uma modorrenta cidadezinha fortificada de fronteira que é envolvida em um clima de guerra iminente da qual nem desconfiava, de uma provável invasão pelos bárbaros que tinham na conta de coitados, tudo iniciado pelos próprios procedimentos de investigação truculenta e mobilização militar. Também é muito interessante o ambiente meio fantástico de um império qualquer, em um deserto qualquer de algum tempo desconhecido... A partir daí o magistrado sem nome da cidade vai narrando em primeira pessoa a sucessão de eventos e refletindo sobre a situação e sobre si mesmo. O enredo vai indo bem, com boa habilidade narrativa... mas então achei que começou a desandar. O ritmo começa a ficar irregular entre os eventos violentos ou surpreendentes e os momentos de reflexão do narrador. Além disso, na última metade ou último terço o autor assume um tom moralista meio piegas, um proselitismo... Enfim, um bom livro, mas que deixa um sabor residual chato. Ainda assim uma boa leitura, com questões éticas e morais sempre atuais.

Mumartins 31/10/2022

À espera dos bárbaros
O romance de J.M. Coetzee narra parte da vida de um de um homem sem nome, que ocupa do cargo de magistrado na fronteira de um império igualmente sem nome. Acostumado a viver em um lugar pacífico, o personagem se vê completamente perdido quando um funcionário do império com o nome de Joll vai para a fronteira investigar supostas incursões bárbaras no território imperial. Bárbaros esses que já viviam lá antes da chegada dos opressores, bárbaros esses que foram massacrados e empurrados em direção às montanhas.
O método investigativo de Joll é degradante, pois se baseia na tortura de suspeitos. Ao se deparar com tal situação, o magistrado fica comovido e passa a questionar os meios imperiais. Após certo tempo, ele conhece e passa a cuidar de uma garota que teve o pai assassinado nos interrogatórios, além de ela própria ter perdido parcialmente a visão e ter tido os tornozelos quebrados. O magistrado se afeiçoa a essa garota sem nome, dando início a uma jornada que apenas findará com a barbárie.
A situação descrita acima leva ao questionamento sobre quem realmente são os bárbaros: os nativos ou os colonizadores que massacraram a cultura e o povo do local? No desenrolar da trama, fica muito bem exposta a violência que os povos americanos e africanos sofreram quando os europeus adentraram em seus territórios. O que torna o livro ainda mais interessante é o fato de o lugar e o Império carecerem de nomes, pois permite que o leitor imagine inúmeras situações que aconteceram em diversos países, não obstante em alguns momentos o autor ter dado a entender que o livro trata da colonização britânica.

Eddie.Erikson 25/10/2022

Um livro sem atrativos. Contada em primeira pessoa da visão da espera pelos bárbaros. Sem ação, sem muitas referências. Apenas o sentimento e trajetória de um personagem fraco velho e cansado que perde seu posto e suas esperanças.

Bru 22/05/2022

Livro com escrita fluída, com personagem principal que desperta muitos sentimentos no leitor. É fácil gostar e também detestar o magistrado.
Eles que já estavam entre os bárbaros, mais cruéis que se pode imaginar.

vicareno 16/04/2022

Qual o nosso maior medo?
Livro brilhante desse escritor que está se tornando, para mim, membro de um seleto grupo de romancistas excepcionais de nosso tempo.
O livro tem tudo: enredo, trama, personagens e suas complexidades, suspense, as ricas descrições de que tanto gostamos, e, acima de tudo, a abordagem magistral de um tema demasiadamente humano: o medo do outro.
Essa questão atávica e paradoxal, que nos faz, muitas vezes, temer o estranho e subestimar o monstro que habita em nós mesmos e em nossos semelhantes. Essa fonte de preconceitos muitas vezes injustificáveis, e que desde sempre mantém um papel nas sociedades.
Coetzee tratou disso nesse livro de modo magistral, sob os olhos de um homem que ocupou os dois lados das relações de poder e que tem a perspicácia para compreender o outro e avaliar de onde provém o verdadeiro terror.

Gerson91 07/12/2021

Muito atual
Uma história que aborda intolerância, poder absoluto, etnocentrismo e o dualismo político, moral e religioso. Impõe, através de atos violentos e falsas notícias, o medo como maior forma de aliciamento. Uma grande obra e sempre contemporânea.

Kel 10/11/2021

Uma análise da violência
O livro apresenta uma violência textual que vai sendo desenvolvida em atos e vai alémk trazendo paradigmas entre o velho e o novo, o correto e o incorreto, entre outros tantos temas. Em uma primeira leitura eu não gostei, mas após pensar sobremo que li, comecei a perceber coisas que deixei passar. É um livro com uma grandeza textual e apresenta de forma clara e rica a ambientação.

Tiago600 13/10/2021

Assombroso
Aos fatos. Coetzee é um artista que gera em mim diversas emoções e opiniões justamente por ser imprevisível. Faz muito tempo que li "Desonra", lembro de ter amado, porém devo uma revisão, o filme é intragável. "Homem Lento" é escrito de forma bem elegante, também preciso reler. Em "Infância", tive problemas com certas visões do autor perante a África negra. Para citar um exemplo: a abordagem condenatória do autor (assumidamente vegetariano) para com o sacríficio de animais em rituais indígenas africanos que quando exposta de maneira rasa e caricata, antropologicamente falando é no mínimo problemática, visto que acima de tudo é um olhar unilateral. Porém o assunto aqui não é "Infância" e isso por si só demandaria uma resenha mais profunda.

Gosto quando Coetzee de forma antropofágica se apropria de obras consagradas e por consequência consegue extrair delas algo de novo. São os casos de "Foe"- para mim um livro melhor que Robinson Crusoé - e "Vida e Época de Michael K." que apesar de não ser melhor que "O Processo", é um dos trabalhos mais interessantes do escritor. Algo que acho de suma importância ser dito aqui é a influência de Beckett - que por sua vez foi o tema de mestrado/doutorado do escritor sul-africano. Essa influência é tão notória, que basta que nos atentemos aos títulos de seus livros e já temos a resposta de tamanho impacto.

À Espera dos Bárbaros faz uma dupla "apropriação". Começando mesmo pelo título, que por sua vez é o título do poema mais emblemático do colossal poeta Konstantínos Kaváfis (ainda que muito desconhecido no Brasil) em nada deixa de fazer frente a T.S. Eliot, Fernando Pessoa e tantos outros titãs poéticos do Século 20. A segunda corruptela se dá no claro paralelo com o atemporal "O Deserto dos Tártaros" de Dino Buzzati. Aqui eu me vi em conflito nas páginas iniciais, pois sabia que se Coetzee fosse se apropriar por completo da obra magna do autor italiano, ele falharia perante tamanha megalomania. Para minha surpresa, ele não faz isso. O que resta da influência de Dino Buzzati no livro em questão é apenas uma breve sombra esquelética da proposta in loco, e foi justamente essa sutileza que me fisgou.

Qualquer um que leia Coetzze, sabe que o autor tem uma dívida eterna para com Kafka, inclusive também é possível traçar um paralelo entre "À Espera dos Bárbaros" e o conto "A Muralha da China" do escritor tcheco, só que essa apropriação se faz de forma mais branda. Dito tudo isso, "À Espera dos Bárbaros" é uma pancada, justamente porque pega o melhor de todos esses mundos e os condensa. Não entrarei no velho chavão sobre como os "bárbaros" em questão somos nós, justamente por acreditar que todos (independente de etnia) carregamos a barbárie em alguma instância no âmago de nosso ser. Portanto, encarar o livro só como uma mera "alegoria" é um grande equívoco. As páginas versam sobre diversos temas e dimensões. Na minha visão, o grande cerne da obra é sobre como passamos e temos passado ao longo da história. Para o homem que se diz "civilizado" é praticamente inconcebível admitir que em determinados momentos históricos, seus exércitos já foram aniquilados por povos munidos de arco e flecha, velhas armas enferrujadas, homens que viviam em tendas sem saber ler ou escrever. Isso é tão notório, que esse homem dito "civilizado" expõe todos esses utensílios e afins em museus ao mesmo tempo que se debruça sobre pedras com runas arcaicas tentando decifrar o passado atrás de respostas que desconhece em sua totalidade. Assim novos impérios nascem todos os dias, falando sobre novos começos e capítulos em branco, o que por sua vez não passa de discurso, pois sabemos que até hoje estamos lutando com a velha história na vã tentativa que ela nos responda se tudo isso valeu a pena ou não.

Higor 11/10/2021

"Lendo Nobel": sobre o colonialismo e seus resultados tortuosos
Considerado um dos melhores livros do século XX, "À espera dos bárbaros" é, junto com "Desonra", o magnum opus do autor, ou até mais mencionado que ele, como o grande livro de Coetzee. O comitê do Prêmio Nobel, que concede a láurea pela obra em conjunto, não um livro individual, mencionou À espera dos bárbaros, aliás, como "um thriller político na tradição de Joseph Conrad, no qual a ingenuidade do idealista abre as portas para o horror".

Como não podia deixar de ser em um livro de Coetzee, o livro é bastante cru e pesado; enquanto em "Desonra" não há nada explícito, aqui a violência, principalmente, é explícita a ponto de causar desconforto no leitor despreparado, e este precisa fechar o livro, respirar e pensar antes de voltar a história.

O autor conta a história de um Império fictício, situado em um lugar e tempo não especificados, mas reconhecível como uma versão civilizada da África do Sul. Esta cidade, no meio do deserto, com condições sanitárias e de sobrevivência, se não precárias, ao menos no limite, vive bem, ou ao menos sem reclamações por parte de seus habitantes, até que devido a rumores de que os povos indígenas da área , chamados de "bárbaros", pode estar se preparando para atacar a cidade. Com isso, forças especiais da capital são mandadas para tal cidade.

Consequentemente, tal força conduz uma expedição para as terras além da fronteira. Liderado pelo desumano Coronel Joll, a tripulação captura vários bárbaros, os traz de volta para a cidade, tortura-os, mata alguns deles e parte para a capital a fim de preparar uma campanha maior.

O livro carrega uma grande aura de "Será?" em volta do que são os bárbaros, se eles são realmente bárbaros, aquele que ou quem é cruel, desumano, feroz, como o dicionário classifica, ou se são apenas quem pertencesse a outra etnia ou civilização e falasse outra língua que não a deles, meros estrangeiros que não se comportam como o Império espera.

Talvez o desconforto com a leitura seja justamente a de não reconhecer o inimigo, ou de saber se o vizinho é, de fato, alguém que pode fazer mal. Pelos históricos anteriores, tais índios, embora não convivessem perto deles, ou em sociedade, ao menos uma vez por ano aparecia para fazer escambo, trocas e outras coisas que, porventura, podiam ter com o auxílio da sociedade, e estava tudo bem. Agora, quando os prisioneiros começam a surgir, são torturados, e tais torturas são explícitas, é impossível o leitor não se sentir, no mínimo incomodado e compadecido com o descaso.

Um estudo de reflexão sobre o que nossos antepassados sofreram, suportaram e tiveram que encarar para que hoje, aos trancos e barrancos, pudessem tentar conquistar seu espaço hoje. Um passado terroso, sangrento e, embora fictício neste livro, dá uma pincelada, apenas 1% da crueldade e maldade do homem, do homem branco e "civilizado" sobre os menores, os oprimidos.

Doloroso e chocante, tal como algumas histórias de Mario Vargas Llosa, do recém laureado Abdulrazak Gurnah e tantos outros autores que abordam o colonialismo e seus desastres, seus sistemas opressores e o resultado de tais atitudes, "À espera dos bárbaros" é um livro que precisa de cuidado, fôlego, e principalmente, um estado mental no mínimo, preparado para se encarar.

Este livro faz parte do projeto "Lendo Nobel". Mais em:

site: leiturasedesafios.blogspot.com

Juliana JRS 04/10/2021

A menina bárbara carrega no corpo as marcas da barbárie do homem civilizado. Aonde estão os bárbaros?

leandro.marcond 26/05/2021

Impactante
Vejo que temos uma quantidade significante de resenhas aqui no Skoob sobre a descrição do romance, não vou me dedicar a isso.

O livro me trouxe umas das frases mais impactantes e verdadeiras que tive contato nas minhas leituras literárias (que são ainda modestas, ressalta-se):

"Só um pensamento preocupa a mente submersa do Império: como não acabar, como não sucumbir, como prolongar sua existência. De dia ele persegue seus inimigos [...]. De noite se alimenta de imagens de desastre."

É uma frase que se aplica não somente a muitas colonizações, como também a diversas guerras, imperialismos e, porque não, a muitas teorias conspiratórias e a polarização política. Como alimentar o ódio ao outro, a ideia de "nós contra eles" senão por meio da criação de "imagens de desastres", sendo elas reais ou não?

Uma boa reflexão.

Laura 18/02/2021

Literatura modernista
Não foi uma leitura ruim, mas também não foi uma leitura de deleite. O enredo estava legalzinho, porém, o final não foi nada satisfatório.

O Ciclista 10/02/2021

O outro são eles, ou somos nós?
Uma leitura rasa, não compreende a riqueza que o livro aborda em cada página virada. Coetzee traduz todo um contexto de poder e violência do apartheid africano, que se deve ter em questão antes de ler o livro, em uma história entendível, explicativa e temporal dos fatos. O que mais chama atenção é o significado de paz e tranquilidade, para nosso Magistrado, os Bárbaros e o Império.