Primeiro Amor (eBook)

Primeiro Amor (eBook) Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Richard.Capiotto 16/06/2024

Belo
Minha primeira experiência com o autor, e confesso que por alguma razão, minhas expectativas estavam extremamente altas e me foi entregue um texto que não me empolgou tanto quanto imaginei- ou esperei que fizesse; ainda assim, a obra é muito bem escrita, há momentos em que a beleza e simplicidade da composição chega a ser palpável. O plot me surpreendeu, embora já tivesse cogitado a possibilidade do que ocorre com os personagens.
Estar apaixonado é sempre avassalador, principalmente quando se é jovem e o autor aqui exprime muito bem esse caos emocional que um grande primeiro amor pode causar.

Spolaor 15/06/2024

Gostei
Um livro bem diferente de Pais e filhos, único livro que li do autor. Historia interessante e cativante.

Lanna108 14/06/2024

Quem nunca teve um primeiro amor?
Imagine que vc esteja em uma festa e vc e os presentes começam a contar sobre a história do seu primeiro amor?! Ahhh, o primeiro amor? Quem nunca experimentou esse sentimento, te transporta para o passado, para os tempos da juventude, te faz olhar com um sentimento nostálgico. Vc se arrepende de ter desfrutado desse sentimento?
O livro nos leva de volta para a nossa própria história do primeiro amor através das palavras escritas em cada página.

?Não estou em condições de descrever o sentimento com que me afastei. Não gostaria de que se repetisse algum dia;mas me consideraria um infeliz se nunca o tivesse experimentado ?

Lucas 13/06/2024

Página 84 (1ª Edição/2015)
"Sentia uma inquietação estranha: como se eu tivesse ido para um encontro, acabasse ficando sozinho e apenas houvesse passado perto da felicidade de outra pessoa."

Gabriela 12/06/2024

Curto, mas interessante
Segundo o tradutor Rubens Figueiredo, ?Primeiro amor? foi a primeira obra traduzida do russo para o continente europeu, e o enredo explica por si só o porquê.

A história se inicia no início da madrugada, numa confraternização de quarentões em que o anfitrião desafia seus convidados a contarem sobre seu primeiro amor. Dois dos três convidados o fazem sem dispensar detalhes, mas Vladimir aceita desde que possa contar sua história por escrito.

O tempo da narração é diferente do tempo da narrativa, de forma que, enquanto conta sua história, podemos ver algumas pinceladas do Vladimir de meia-idade em relação ao Vladimir de 16 anos, prestes a ingressar na universidade. É quando ele conhece a princesinha Zinaida, que está residindo na mesma propriedade em que se localiza a casa de campo em que Vladimir e os pais estão passando o verão.

O encantamento de Vladimir com a moça, 21 anos mais velha, é imediato. Ele se apaixona perdidamente, à moda do Romantismo, e se deixa levar por essa paixão em diversos momentos. Quando percebe que Zinaida está apaixonada por outro homem, é quase corroído pelo ciúme.

O livro é curto, mas bem narrado. Para um leitor atento, fica claro desde os primeiros capítulos qual será a grande reviravolta da narrativa. Entendo que a angústia gerada no leitor diante da ingenuidade de Vladimir é um dos objetivos de Turguêniev, magistral em sua narrativa.

Rosana Oliveira 11/06/2024

Tão doce como o primeiro amor de um adolescente. Tão seco como só uma história russa deve ser. Vladimir se entrega a experiência de se apaixonar e de se decepcionar nessa novela curtinha que me aqueceu com seu amor e que me derrubou bruscamente com seu desfecho. Incrível, detalhado, preciso, intrigante. Me apaixonei
Iwatanii 11/06/2024minha estante
Eu amei tanto esse ??

Rosana Oliveira 11/06/2024minha estante
Acabei agora e, nossa, amei muito também. Acho até que desbancou Noites Brancas ?

y2024 10/06/2024

Muito legal
Esse é o primeiro livro de literatura russa que leio mas já entendi por que os russos são tão famosos. Não imagino autor de outra nacionalidade escrevendo um plot desse no século 19. Coitado do M. Valdemar!

Aline.Fazio 10/06/2024

Foi o primeiro livro dos grandes autores russos que li, escolhi esse por ser curto e com uma história menos densa. A leitura é bem rápida, são apenas 100 páginas, e a história é sobre os sentimentos de um menino que se apaixona pela primeira vez, com longas descrições sobre esse sentimento e como ele está sendo ou não correspondido. Apesar de curto o livro demostra porque esse autor é mesmo um grande nome da literatuta com uma escrita superior e muitas citações que nos fazem refletir. Também achei o final original para a época que foi escrito. Contudo, achei o final pouco desenvolvido dando a sensação de ter acabado de forma abrupta e eram as partes com maior ação que poderiam ter enriquecido muito a narrativa ss tivesse sido dedicado o mesmo tempo dos capitulos anteriores.

Nathalia1007 07/06/2024

Dei uma olhadinha em muitas resenhas antes de iniciar a leitura, e achei que seria um dos meus fav, mas não foi dessa vez. Gostei dos personagens e de como a história foi bem contada em um livro de apenas 100 páginas! O final não me agradou muito, achei que seria melhor, por isso não darei 5 estrelas! Porém eu recomendo, principalmente para quem deseja ,assim como eu, iniciar a leitura das obras de Ivan Turguêniev.

?Toda a sua vida transcorrera numa luta amarga contra as necessidades cotidianas; não conheceu alegrias, não provou o mel da felicidade - como não se alegrar com a morte, sua liberdade, seu repouso??

ThaliMarinho 06/06/2024

A literatura Russa deveria receber mais atenção
Isso aqui superou minhas expectativas. Esperava romance suave e recebi fofoca das boas. Terminei empolgada pra explorar a literatura russa mais afundo

jojo 05/06/2024

O amor é um flor roxa..
Nesse mês dos namorados declaro abertamente meu amor aos russos.. ou melhor.. a literatura russa.
Comecem lendo essas pequenas novelas, tb se apaixonará. Meu amor por Turguêniev começou pelo livro País e Filhos..e quero ler mais coisas dele.
Esse livro apesar do nome - Primeiro Amor .. tem muito de muita coisa além do primeiro amor.
Vladimir Petróvitch em uma reunião de amigos, no qual onde o anfitrião convida a todos a contarem a história do seu primeiro amor. Porém Vladimir tem uma história longa, não se cabe em algumas palavras. Ele escreve em um caderno ..
Aos dezesseis anos, em um passeio na casa de veraneio da família, nosso narrador conhece Zinaida, filha da vizinha.. e a partir daí ele se apaixona, e muitas coisas aconteceram desde então. E esse rapaz não só conhece a força de um amor meio q impossível, não só pela idade da moça, ela mais velha, poderia ser até mesmo sua tia. Mas por vários fatores que acontecem em torno dessa moça. E não é uma história bonita, é triste.. de decepções, mágoas e por aí vai.
Tem 112 páginas e vale a leitura..amo vc Turguêniev
"Ah, os sentimentos meigos, as melodias suaves, a bondade e a serenidade de uma alma comovida, o comportamento que se dissolve em contato com as primeiras ternuras do amor.. onde estão? onde estão? "

nymeria 03/06/2024

Esperava mais
Esse livro sempre esteve na lista dos meus desejos na amazon, nunca comprei. Pois bem, decidi ler no kindle e agradeço por ter dado prioridade a outros livros.

Eu tive muitas expectativas com esse livro, mas não alcançou nenhuma delas. O personagem principal é um saco, os personagens não me ?agradaram? nem um pouco. O final tem uma ?surpresa? mas não foi bom o bastante pra me fazer gostar do outro.
Estou decepcionada porque esse autor é um autor que eu queria muito ler, espero que os outros sejam melhores.