Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Fabio 22/12/2023

"O trágico, dramático e desastroso, Primeiro Amor"
Romance de formação de Ivan Turguêniev, o qual mostra as aflições de um jovem inquieto e sonhador, que vive as desesperanças de uma paixão não correspondida. "O Primeiro Amor", em síntese é o perfeito retrato dos conflitos internos, da rendição e do encanto, concernente ao avassalador ardor e suas alucinações.

Narrado em forma de relato, e ambientando na Rússia do século XIX, o protagonista, Vladimir Petróvitch, filho único de uma família tradicional, descreve de forma envolvente, sua juventude no interior do pais, quando conhece a linda e jovem, Zinaida, filha de uma princesa russa, quase falida, por quem se apaixona loucamente e passa a maior parte da história a tentar conquista-la, entretanto, ao conhece-la, se depara com um grupo de jovens galanteadores, que disputam atenção Zinaida, que mais velha, não enxerga Petróvitch propriamente como um homem, mas uma criança, criando assim vários entraves entre os dois.

Publicado originalmente em 1860, "O Primeiro Amor" é considerada uma novela de raiz autobiográfica, em que, Turguêniev, abstrai a história presente, as discussões sociais políticas e históricas, sempre presentes em seus romances anteriores, para concentrar suas energias no terreno dos afetos, reproduzindo situações vividas em sua juventude, dando ao texto, um teor ainda mais intimista.

Em "O Primeiro Amor", Turguêniev adota a perspectiva de um jovem abastado e, desse ângulo, evidencia a idealização das relações afetivas, e depreende o romantismo, importado da Europa, que conflita, com outras correntes literárias russas daquele período, evidenciando ainda mais a chamada "ocidentalização" do autor, mas, acabou rendendo frutos, pois Ivan Tuguêniev, foi o primeiro autor russo a ser traduzido na Europa.

Em uma narrativa insinuante, extremamente garbosa, carregada de metáforas, Turguêniev, nos envolve em uma história repleta de dramas familiares, intricados jogos de sedução e diálogos de caráter ambíguo, tudo sempre envolto em uma cortina silenciosa, velada pela descrição aristocrática, e no fim, uma tragédia digna das maiores composições gregas.

Em síntese, "O Primeiro Amor", é uma obra valorosa, recheada de melancolia, intensa paixão e reminiscências da juventude, que imprime a obra um tom nostálgico e lírico, peculiar aos escritos russos contemporâneos a Tolstoi.

Ivan Turguêniev, transpôs sua época, e traduziu os sentimentos intrínsecos e os pensamentos filosóficos de uma maneira a tocar o coração e alma, e com seu belíssimo texto, remete o leitor a juventude, a recordar as paixões de outrora, e imprime em nosso interior aquela necessidade de suscitar o passado, e a revisitar, mesmo que forma intima e impetuosa, as doces ou talvez amargas lembranças do Primeiro Amor.
CPF1964 22/12/2023minha estante
Comprei esta edição mas ainda não li.

CPF1964 22/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fabio. Fenomenal. Serei sucinto desta vez. Elogiar suas resenhas é chover no molhado. ???

Fabio 22/12/2023minha estante
Muito obrigado, meu amigo, Cassius!??
Sempre feliz em ter suas opiniões sobre as resenhas!
Esse livro, vale muito uma leitura mais cuidadosa, para captar as nuances do próprio retrato biográfico de Tuguêniev... triste, porém necessário, Cassius!!!

Fabio 22/12/2023minha estante
Eu também comprei essa edição recentemente, porém a da Antofagica, tem a melhor tradução, na minha opinião

CPF1964 22/12/2023minha estante
Entendi, amigo. Anotei. Vou procurar no Bezos. Obrigado.

-Rachel 22/12/2023minha estante
Que belíssima resenha, Fabio!!! ??
Um texto instigante e muito bem escrito, como sempre. ??

Fabio 22/12/2023minha estante
Muito obrigado, Rachel, minha querida! ??????
É sempre um prazer enorme, tê-la aqui lendo as resenhas, e cometendo!
Fico muito lisonjeado com suas palavras!?

Carolina.Gomes 22/12/2023minha estante
Eu gostei ?

Duda.bae 22/12/2023minha estante
Ótima resenha, Fabio!????
Como sempre muito bem escrita, e o livro parece interessante ?

Mel 22/12/2023minha estante
Como sempre, espetacular sua resenha. Parabéns meu querido! ?

Carol, livraço né?
Só não foi uma nota maior, por conta de certa prolixidade no inicio da novela, mas do mais, impecavél!

Fabio 22/12/2023minha estante
Dudinha, muto obrigado pelo carinho!?
Agradeço imensamente, querida!?
Sobre o livro, vale a pena demais, principalmente pelas reflexões que nos remete. Se for ler, me avisa, que eu quero, saber as suas impressões!

Fabio 22/12/2023minha estante
Mel, minha querida, muito obrigado!??????
Fico feliz com sua presença por aqui? , e por tirar um tempo para ler esse textão! kkkk
Obrigado!???

Mariana 22/12/2023minha estante
Fábio ??????????. Excelente resenha, sua descrição é cativante, e lógico que me deixa com muita vontade de lê -lo! Amei a resenha!!!!!!???

Fabio.Nunes 22/12/2023minha estante
Espero ler esse aí ano que vem Fabão. Curti demais Pais e filhos.

Fabio 23/12/2023minha estante
Mari, querida, muito obrigado pelo carinho e pela presença e pela amizade!??Lisonjeado com suas palavras!

Fabão, leia sim!
É um livro sem pretensões politicas ou partidárias do revolucionário, porém tem uma carga dramática muito grande e vale a pena porque tem um tematica reflexiva muito grande.

Alessandro117 23/12/2023minha estante
Esse livro é uma fofura

Fabio 23/12/2023minha estante
Alessandro, pensa numa leitura bem proveitosa!?

Roberta 23/12/2023minha estante
Eita, deve ser bom!

Fabio 23/12/2023minha estante
E bom demais, Roberta, só não leva nota máxima, por conta do início que achei, meio que prolixo

AndrAa58 24/12/2023minha estante
Que resenha maravilhosa, Fabio. Me deu vontade de sair correndo para comprar e começar a ler agora ?. Ler as suas resenhas dá nisso, aumento na listinha dos para ler hoje ?

Fabio 24/12/2023minha estante
Andrea, minha querida, muito obrigado pelas belíssimas palavras!
Lisonjeado com suas palavras!???
E as listas não param de aumentar, que bom! Kkk

ju676 06/01/2024minha estante
que belas palavras, tão boas quanto a da história! e por falar em história, que livro hein, tem envolvente e gracioso de se ler.
só uma observação: o nome da moça é zinaida* hahaha

Fabio 06/01/2024minha estante
Ju, muito obrigado por me corrigir kkkk eu não sei porque fiquei na cabeça Zinailda kkkk ... Isso que dá fazer a resenha muito tempo depois da leitura kkkkk...

Gustavo.Romero 27/12/2018

Singelo... apenas à primeira vista
“Primeiro amor” é um livro cujo título simples e mote inicial pode sugerir outra incursão comum pelo universo do romantismo. Porém, ao avançarmos na leitura, a surpresa é tremenda, e recordamos por que Turgueniev se encontra no centro da distensão entre o romantismo e psicologismo russos. Trata-se de um enredo composto com bastante simplicidade e extrema desenvoltura. Os ambientes e cenários são poucos, os personagens secundários não são desenvolvidos em profundidade mas destacam com precisão diferentes traços de personalidade que servirão de respaldo à ação principal, esta que, por sua vez se desenvolve num curto período de tempo (aproximadamente um mês). A atenção deve ser retida, nesse sentido, não tanto nos personagens e ambientes, mas nas funções que cada uma dessas peças exercerá na narrativa como um todo, recurso utilizado recorrente e habilmente por Turgueniev em suas obras.
Isso posto, é inevitável que apontemos como principal figura do livro não o narrador, mas sua amada Zinaida Aleksándrovna, figura extremamente complexa e que pode ser classificada com justeza entre as “mulheres de Turgueniev” – essas que, muito provavelmente, são figuras que refletem diferentes ângulos do curioso relacionamento do escritor com a cantora Pauline Viardot. Zinaida é uma mulher jovem com pleno controle de sua sexualidade e domínio de retórica, submetendo toda uma gama de homens rasos e planos – incluindo o próprio narrador – à sua vontade. Sua satisfação advém da manutenção de um “estado de tensão” permanente entre possibilidade e concretização do relacionamento amoroso com esses homens, conduzindo o comportamento desses na direção que convém ao seu entretenimento.
Não se trata, contudo, de uma personagem “fútil”: Turgueniev desenvolve sua complexa personalidade como um breve estudo dos comportamentos psicológicos individuais humanos em geral, e testa com Zinaida uma de suas principais hipóteses, o que seria efetivamente a “liberdade”, discretamente apresentada no cap. 08 numa conversa entre o narrador e seu pai, que fala ao filho: “Apanhe o que puder, mas não se deixe apanhar; você pertence a si mesmo – esse é todo o segredo da vida (...). A vontade, a vontade própria, e o poder que ela dá, que é melhor que a liberdade. Saiba querer que você será livre e vai comandar.” (p. 47-48). Inclusive, é a figura do pai que, alicerçada nesse lema vai ser a única a “submeter” Zinaida num relacionamento extra-conjugal – com especial destaque ao açoitamento da moça pelo homem, que salta aos olhos pela fortíssima carga pictórica (cap. 21, p. 102).
É necessário alertar que “Primeiro Amor” só pode ser considerado em todo seu potencial se devidamente tomado entre duas obras pivotais de Turgueniev: de um lado, “Memórias de um caçador”, em que as tensões sociais se sobressaem ao aprofundamento psicológico, e “Pais e Filhos”, quando são conciliadas num mesmo fluxo essas tensões com o comportamento intelectual e pessoal da época. A temática social é quase imperceptível em “Primeiro amor” (ainda que se apontem algumas frações existentes dentro da própria aristocracia, a exemplo da mãe de Zinaida, ‘princesa’ e falida), sendo seu foco concentrado no desenvolvimento psicológico. A outra obra que fará um apontamento mais rigoroso do problema social será “Rúdin”, que compõe com “Primeiro amor” a dupla de estudos para composição de “Pais e Filhos”.
Ao longo do livro, se esboçam temas que ressoam de maneira distante, mas detectável, questões relacionadas ao Eros e Tânatos, ao complexo de Édipo e à “vontade de potência”, temas caros a Nietzche e à psicanálise e, nesse sentido, aproximam-se curiosamente Turgueniev de seu “rival” Dostoiésvski. Aliás, ainda que de maneira menos desenvolvida que Dostoiévski, é justamente a flexão dual entre “querer” e “poder” a problemática a que se dedica explorar “Primeiro amor”, exercício que se reconstituirá num patamar mais amplo e aprofundado o embate entre “razão” e “sentimento” na obra “Pais e Filhos”, embate que marcará não apenas a literatura russa, mas toda a problemática da “civilização ocidental” do século XX.
Ótima resenha!

Gustavo.Romero 27/12/2018minha estante
Foi repeteco, na verdade... o skoob duplicou o registro e tive que apagar e colocar de novo hehe.

Thiago 27/12/2018minha estante
Que belo texto, meu caro.
Na verdade você e o Israel, são os "culpados", por eu não me atrever a escrevinhar. kkkkkkkkkkkk

Gustavo.Romero 27/12/2018minha estante
Kkkk Que absurdo Thiago! Não nos prive da escrevinhação, que é escrevinhando que a gente se faz incompleto!

kkkkkkkkkkkkkk

Israel145 27/12/2018minha estante
Não chego nem aos pés duma resenha dessa. Mas mesmo assim me arrisco sendo um mero diletante. Não nos prive das suas escrevinhacões, Thiago!!!!

Israel145 27/12/2018minha estante
Por falar em escrevinhar, estou pelejando pra terminar meus contos desde 2006. É verdade quando falam que o medo é uma das maiores forças criativas :-(

Thiago 27/12/2018minha estante
Se publicar, irei adquirir um exemplar.

Thiago 27/12/2018minha estante
O problema é que eu não anoto nada, e francamente não tenho uma memória tão boa, então eu teria muito trabalho, e a leitura deixaria de ser prazerosa se eu tivesse que parar e buscar ilações nos trechos que fossem necessários fazer alguma reflexão mais pormenorizada, ou mesmo ir buscar material de apoio. Basicamente, eu sou um ser indolente, praticamente uma causa perdida kkkkkkkkk.

Israel145 27/12/2018minha estante
Thiago, sempre tive a impressão que vc é alguma celebridade do mundo editorial disfarçado de leitor kkkk REVELE-SE!!! quanto a publicação, uma merda a mais uma merda a menos não fará diferença kkkkk vou querer muito passar pelo crivo dos colegas.

kkkkkkkkk

Thiago 27/12/2018minha estante
Serei impiedoso na avaliação de seu eventual livro, e talvez até me arrisque a fazer uma diatribe acerba.
Agora quanto a minha real identidade, não posso revela-la, pois teria que eliminar vocês dois, e quem mais lesse esta conversa. kkkkkkkkkkkk

Gustavo.Romero 28/12/2018minha estante
Kkkkkk. Israel, pode reservar dois exemplares!
Essa coisa de força criativa é tensa. Eu escrevi minha dissertação a la Joyce, não conseguia manter uma escrita regular. Acho que vc deveria terminar os contos numa performance digna dos escritores bárbaros (se não conhece, procure no Google: Bolaño + estrela distante + bárbaro + Delorme).
E concordo que o Thiago seja um olheiro editorial disfarçado!

Israel145 28/12/2018minha estante
Gustavo, eu já tinha lido a respeito, mas dei uma conferida e é bastante interessante. Realmente é um rompimento com as formas tradicionais. Mal posso esperar para vomitar no meu exemplar de Guerra e Paz kkkkkk

Israel145 28/12/2018minha estante
Quanto a você, Thiago, vou continuar stalkeando mais um pouco!

Flávia Menezes 27/01/2023

CARTA ABERTA PARA O MEU PRIMEIRO AMOR.
?Primeiro Amor?, é uma novela publicada em 1860, e é um dos trabalhos mais celebrados do romancista, poeta, escritor de contos e novelas, tradutor, dramaturgo e divulgador da literatura russa no Ocidente, Ivan Sergeiévitch Turguêniev. Muito admirado por grandes nomes como Henry James e Gustave Flaubert, Ivan Turguêniev foi o primeiro autor russo a ser traduzido na Europa, e que, ainda em vida, foi reconhecido como um dos grandes escritores de sua época. Título esse que podemos compreender bem ao ler ?Primeiro Amor?, sentindo essa facilidade que o autor tem de nos seduzir com sua narrativa atraente e recheada de todas as grandes emoções do primeiro amor, com aquela pitada ácida das decepções que (inevitavelmente!) toda idealização romântica que essa fase tão gostosa da vida nos traz.

Quando vi a sinopse desse livro, me recordei de outro que recentemente li esse ano, ?O Amor de Mítia?, de Ivan Búnin, que também traz a trama sobre o primeiro amor de um jovem garoto de uma família tradicional russa, imponente, que se vê pela primeira vez na vida perdidamente apaixonado por uma garota envolvente, por quem seu amor é inteiramente devotado de tal forma que ele não passa um único segundo do seu dia sem pensar nela. Exatamente como acontece nessa novela de Ivan Turguêniev, porém, eu confesso que, para mim, Búnin foi bem mais profundo (e por isso, mais bem-sucedido) do que Turguêniev.

Com capítulos curtos, a leitura flui com tanta facilidade e agilidade que, se você tiver tempo, é possível ler em uma única tarde preguiçosa de domingo. Mas mesmo que você não o leia em uma "única sentada", e acabe fazendo como eu, e vá lendo aos poucos, saiba que a leitura não perde em nada seu encanto, porque é uma verdadeira delícia degustar aos poucos cada momento dessa descoberta do amor, de um garoto tão inexperiente nessa arte de amar, como é o caso de Vladímir Petróvitch.

Falar do primeiro amor é sempre um assunto tão gostoso por despertar essa sensação saudosista de quando éramos mais inseguros nesse terreno, mas ao mesmo tempo, mesmo com toda a inexperiência, tínhamos mais facilidades para nos lançarmos de braços abertos, porque ainda não guardávamos em nós tantas cicatrizes dos amores que não deram certo. E quer coisa mais gostosa do que poder se jogar sem medo, experimentando de forma tão única e poderosa cada pequena sensação que o nosso primeiro amor nos desperta?

E é isso o que essa história nos traz. Vladímir vai nos contando página por página sobre as emoções que a encantadora (mas também muito manipuladora) Zinaida, uma mulher mais velha do que ele, vai lhe despertando, e se convertendo nessa paixão é tão avassaladora que acaba por lhe cegar para muitas coisas que se passavam bem diante do seu nariz, porém que ele não conseguia se dar conta, mesmo sentindo que algo de muito errado estava acontecendo.

Esse clima de amor, misturado ao mistério que envolvia a sedutora Zinaida, é um tempero delicioso para manter a nossa atenção presa até o final, que traz um encerramento com tanta simplicidade, porém sem deixar de traduzir a grande genialidade do autor.

Muito embora a trama possa ser algo nada inovador para a nossa atualidade, na época em que foi escrita essa novela, falar sobre a forma como o primeiro amor de um amor pode ser tão arrebatador foi algo importante, e até bastante ousado. O que torna essa história ainda mais importante para o mundo da literatura russa.

Apesar de ser recente a minha aventura pelo universo dos autores russos, algo que pude ver tanto em Búnin quanto em Turguêniev, é essa narrativa carregada de intenções implícitas. Confesso que eu me sinto particularmente atraída por esse jogo de palavras que não deixa tudo explícito, porém, eu só senti que em alguns momentos isso aconteceu com tanto excesso, que não consegui compreender o que exatamente o autor quis dizer.

Sem querer traçar comparativos entre esses dois gênios, mas o que me faz amar mais Búnin do que Turguêniev, é que o último traz essas emoções do primeiro amor com um pouco mais de racionalidade, voltando-se mais para os acontecimentos, o que me fez desconectar um pouco com o que o protagonista estava sentindo em alguns momentos. Sem contar que, no momento do clímax da história, tudo acontece tão rápido, que senti como se estivesse vendo as cenas de dentro de uma locomotiva: apenas borrões que passam com tanta pressa, que ficamos nos perguntando se realmente aquilo aconteceu ou não.

Mas, uma coisa que realmente ganhou o meu coração nesse livro foi ver a admiração com que o jovem Vladímir falava do seu pai. Mesmo com todos os problemas que envolviam a família, a forma como ele olha para o pai com respeito e plena admiração é algo tão belo, que não há como não se encantar com o final cheio de reviravoltas que o autor nos oferece.

Para todos aqueles que já viveram esse momento do primeiro grande amor, e em especial para aqueles que já passaram por ele há bons anos, eu deixo aqui essa sugestão para que você possa se dar uma chance de parar um pouquinho nesse mundo adulto corrido em que vivemos, para lembrar de uma época em que as emoções eram tão puras, intensas e com um poder tão forte, que nos fazia acreditar que a vida não poderia ser melhor, mesmo sabendo que lá no horizonte, uma linha fatal das desilusões amorosas já começasse a se desenhar.
Geovana 27/01/2023minha estante
Boa resenha! Saber detalhes desse livro me deu mais vontade de me aventurar na literatura russa.

Francisco 27/01/2023minha estante
Ótima resenha, Flávia. Lembro que li Turgueniev (um livro de contos). Com toda a certeza Turgueniev e Tchekov são os maiores contistas russos do século XX. Não conhecia esse livro do Turgueniev, mas vou inclui-lo em futuras leituras.

Flávia Menezes 27/01/2023minha estante
Muito obrigada, Geovana! Leia sim! Os russos tem sido uma grata surpresa, e com certeza não irão te decepcionar.

Flávia Menezes 27/01/2023minha estante
Obrigada, Francisco. Eu tenho visto esse livro sendo lido por aqui, e foi uma grata surpresa. Super recomendo, viu? Vale à pena!

Francisco 27/01/2023minha estante
Já está adicionado à lista. :)

debs 27/01/2023minha estante
Uaaaaaaau! Essa resenha me deu vontade de ler imediatamente, esse é o seu poder Flávia: fazer a gente ler todos os livros que você faz resenha kkkk

Flávia Menezes 28/01/2023minha estante
Aaah Deborah!!! Que coisa mais gostosa de ler. Mas eu também fico só de ? nas suas leituras!!

Fabio 29/01/2023minha estante
Entrar nos mares da literatura russa, é uma viagem sem volta!
Eu tinha certeza que amaria o estilo russo dos clássicos

Michela Wakami 29/02/2024

Intenso
Que leitura deliciosa, uma escrita fluida, com um enredo envolvente.
O primeiro amor, vem raramente, acompanhado com a felicidade.
Geralmente ele não é correspondido e nos traz muito sofrimento.
Claro, tem aqueles nunca revelados, acho que esses são maiorias.
Mas não importa em qual o seu se encaixe, ele é inesquecível.
FSouzaPinto 29/02/2024minha estante
Entrou na minha lista infinita ??

Michela Wakami 29/02/2024minha estante
Que maravilha! ???
Nem me fale dessas listas, Flávia. A minha já perdi de vista.????

Geraldo Marçal 01/03/2024minha estante
Quero ler , tá na fila ??.

Michela Wakami 01/03/2024minha estante
Ebaaaaaaaaa! ????????

Celso Filho 29/01/2023

Simples, mas isso basta
"Primeiro Amor" tem uma premissa muito simples: um grupo de amigos se reúne e, no final de uma festa, decidem contar histórias sobre seu primeiro amor. Vladmir, no entanto, necessita de tempo para escrevê-la e contá-la adequadamente, e é essa a história que vemos se desenrolando no decorrer do livro. Zinaida, uma jovem de 21 anos e cinco anos mais velha do que ele, torna-se fruto de uma paixão avassaladora e autodestrutiva até que nos deparamos com um ponto de virada que não consegui prever.
Francisco240 30/01/2023minha estante
Vai me dizer que leu também pela recomendação da Tatiana Feltrin? ?

Celso Filho 30/01/2023minha estante
Vou tentar ver se acompanho aqueles livros para 2023, pelo menos a maioria

Francisco240 30/01/2023minha estante
Eu não gostei tanto dos escolhidos para esse ano, mas os que mais me encantarem tentarei ler ?

Luke_the_hero 25/12/2021

Livro que traduz a paixonite da adolescência, mas de uma forma rasa
Primeiro amor é uma pequena novela do Ivan Turguêniev que fala sobre a primeira paixão do protagonista Vladimir pela humilde princesa Zinaida. Nota-se que o foco principal do livro não é a história em si (mesmo assim o livro te prepara para a tragédia que está pra acontecer), e sim exprimir os sentimentos do personagem naquela primeira paixão.

De certa forma o livro consegue sim transpor todo esse sentimentalismo da adolescência e aborda desde o ápice da alegria até a forte melancolia, mas senti que isso poderia ser abordado de uma forma mais profunda. Talvez pelo tamanho do livro, isso não aconteceu. O vocabulário é bem formal e isso pode fazer a leitura parecer meio lenta, mas para os que estão acostumados com a literatura russa ou com palavras rebuscadas, esse livro pode ser uma boa e rápida experiência.
clarinha | @mostraacapa 25/12/2021minha estante
humilde? KKKKKKKKKKK

Luke_the_hero 25/12/2021minha estante
sim, ela é probri kkkkk

clarinha | @mostraacapa 25/12/2021minha estante
ah tá KKKKKKKK humilde assim

Mandark 27/01/2022

Encantadoramente triste e real...
Fiquei impressionado com a leveza da escrita e o peso da história. A narração de Vladímir é recheada do ardor juvenil quando revisitado na maturidade. É visível as marcas da paixão e da decepção em sua história de amor. É triste acompanhar os encaminhamentos finais e perceber que a leveza do amor adolescente vai aos poucos sendo substituída pela dureza do crescer, do entender as nuances da paixão. Estou encantado com o livro. Acho que foi a melhor leitura do ano até agora!
Araujo20 27/01/2022minha estante
Acho que vc tem uma queda pelas histórias desse autor.

Mandark 27/01/2022minha estante
Ainda não tinha lido nada dele... Foi o primeiro.

Araujo20 27/01/2022minha estante
Rsrs
Confundi com o Ian ??????

trizisreading 13/11/2023

Ah, juventude!
"Primeiro Amor", obra do autor russo Ivan Turguêniev, narra as recordações de como foi se apaixonar pela primeira vez, contada pelo jovem Vladímir Petróvitch.

Vladímir é um garoto de 16 anos, filho único, que junto de sua mãe e seu pai, moram vizinhos à uma princesinha, Zinaida, de 21 anos. Ao longo dos dias que Vladímir passa a conhecer Zinaida, ele se apaixona cegamente pela moça, e talvez tão cegamente, que somente muito depois se dá conta de que ela está apaixonada por outrem.

Vladímir passa a sentir uma angústia, deseja saber por quem ela está apaixonada, mas somente muito depois vem a descobrir quem é o homem. Embora seja perceptível quem era a tal pessoa, eu fiquei muito surpresa quando foi revelado na história.

Sr. Paixão 13/11/2023minha estante
Então eles não ficam juntos?

trizisreading 14/11/2023minha estante
@Sr.Paixão logo nas primeiras páginas o narrador se refere ao Vladímir como um solteirão, e pede para ele contar a história do primeiro amor dele, então ali você já sabe o destino deles antes de começar a história :c

Sr. Paixão 14/11/2023minha estante
Que triste...

Julyana. 07/10/2013

Livro lindo sobre um primeiro amor, mas também sobre muito mais além disso. Por isso me faltam palavras para falar dele. Ganhei de presente de um amigo e lembrei de uma breve conversa que a gente teve quando fui contar da minha leitura. Seguem essas poucas palavras que são o melhor que posso fazer a título de resenha.

R: Envio dois livros que acho belíssimos, um da Carson McCuller e um do Turgueniev, e minha aposta é de que vc amará os dois.

J: Os livros chegaram!
Agora não sei por onde eu começo... de qual você acha que eu vou gostar mais?
Um beijo.

R: Ihhh, difícil! Briga de cachorro grande....
Sinceramente, todos são bons.
Leia o do Turguenev, que é curtinho.
Se bem que todos são curtinhos, rsss, leia o Turgueniev, mesmo assim.
Mas é o menos "complexo" dos três, talvez.

J: Então está escolhido.

R: e aí ?
terminou ?

J: Terminei sim, li em duas noites. Esse livro é tão lindo que eu não conseguia parar. Gostei demais da construção dos personagens, da forma como a história vai se formando. Começa tão leve e alegre... são tão bonitas as passagens em que Vladimir vai se descobrindo apaixonado (como não se identificar?). Aí vem o ciúme, a certeza de que nunca será objeto do amor dela até desembocar naquela parte em que ele percebe o que (coincidentemente, acho) se recusava a ver:
“O que eu ficara sabendo estava além das minhas forças; essa descoberta repentina me esmagara... Estava tudo acabado. Todas as minhas flores haviam sido arrancadas de uma vez, e jaziam em volta de mim, espalhadas e pisoteadas”.
Gostei demais mesmo. Muito, muito obrigada.

R: Que bom! Adorei esse livro; gosto de como Vladimir parece se reconciliar com o pai, apesar de tudo.
Na verdade acho que ele sempre se ressentiu mais do modo displicente como o pai o tratava do que pelo romance com a princesa.
E acho que ele entende a "natureza" do pai; um homem que sempre parece desconfortável no papel de pai de família.
Isso parece tirar um peso, uma culpa enorme do menino, ao mesmo tempo em que o aproxima do pai: é a primeira vez que eles têm algo em comum.

J: Eu não tinha pensado nisso, mas faz todo sentido... talvez tenha sido mesmo o momento em que ele conseguiu se sentir mais próximo do pai, talvez tenha sido uma forma de ‘reconciliação’ com ele. No fim do livro ele passa a idéia de que traz essa história muito bem resolvida.
Mais um grande livro!
Renata CCS 21/07/2014minha estante
Adorei os comentários. O livro parece ser apaixonante!

Gabriela.Lopes 18/04/2020minha estante
É legal?

Julyana. 20/04/2020minha estante
Muito.

Thaís Aguiar 22/06/2020

Um livro curto e muito poderoso, penoso, eu diria até mesmo trágico. Com passagens lindas e que me deixou carregada de uma penosa sensação de impotência frente à situação do protagonista. Amei ler este livro e o capítulo final vale por toda a história, lindíssimo. Sobre amores platônicos, paixões não correspondidas, a vulnerabilidade das expectativas e da vida.
Ander 05/07/2020minha estante
Suas resenhas são muito boas. Aliás vc fez uma resenha tbm de Crime e Castigo q posso dizer q me motivou muito a ler essa obra.

Thaís Aguiar 06/07/2020minha estante
Fico tãaaaao feliz em ler isso!!!! Espero que esteja aproveitando a leitura de Crime e Castigo!!!! ??????

Ander 06/07/2020minha estante
???

Guilherme Amin 21/03/2024

Travessuras da menina má
Em 1860, décadas antes do surgimento do primeiro filme, Ivan Turguêniev publicou na Rússia a novela ?Primeiro amor?, com trama feita do que viria a ser um dos temas fundamentais do cinema: o primeiro e não correspondido amor.

O personagem principal, um adolescente, se apaixona por uma menina mais velha e é esculachado pela amada, sem nada compreender, até descobrir um segredo estarrecedor que mudará o curso de seu amadurecimento.

O deleite estético proporcionado pelo estilo de Turguêniev, aqui em bela tradução de Rubens Figueiredo ? que também assina o bom texto introdutório ?, completou a experiência prazerosa da leitura para mim.

Termino este comentário com a citação de que mais gostei (páginas 106/107):

?Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você confiante e ousada, você diz: Só eu vivo ? cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígios, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve? E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo ? consista justamente em que você solte aos ventos forças que não saberia empregar de outro modo ? consista em que cada um de nós se considere a sério um perdulário, e acredite a sério que tem o direito de dizer: ?Ah, quanta coisa eu faria se não tivesse desperdiçado meu tempo!??
Regis 24/03/2024minha estante
Esse está sempre sendo passado para depois na minha lista, preciso fazer essa leitura depois de ler essa resenha incrível.??

Fabio 25/03/2024minha estante
Belíssima resenha, Guilherme!

Guilherme Amin 25/03/2024minha estante
Boa leitura, Regis, espero que goste tanto quanto eu!
E muito obrigado, Fabio!

Davi 29/07/2022

Primeiro Amor
É impressionante como um livro pequenininho pode conter uma das revoltas mais emocionantes da literatura.
cássia leituras 29/07/2022minha estante
vale a pena??

Davi 29/07/2022minha estante
Muito a pena

Paulo.Sakumoto 08/09/2020

Malícia x Inocência
O amor, com suas nuances e sua descoberta nunca é singelo e pode carregar tanta ironia e crueldade.

Turguêniev fornece nessa novela, os elementos conflituosos da descoberta, medo, insegurança, desejo, fantasia, ciúme, ódio, manipulação, ego, orgulho, disputa, etc.

A história de nossas vidas amorosas da adolescência estão condensadas aqui, mas com um toque tragicamente russo ao final.
Lore 08/09/2020minha estante
Sua resenha é extremamente encantadora!!!

Paulo.Sakumoto 15/09/2020minha estante
Oi Lorecaluz, vi só agora seu comentário, que bom que curtiu minha resenha, obrigado! Há tanta coisa boa desses russos para ler!

Isabele 02/06/2023minha estante
Adorei sua resenha! Vou ler

Matheus 02/06/2023minha estante
Muito obrigado. Você vai amar!