O Sonho de um Homem Ridículo (eBook)

O Sonho de um Homem Ridículo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

Nanda Corpe 18/02/2024

Dostoiévski é Dostoiévski.
Uma leitura fluida, rápida e até certo ponto fácil de se compreender a sua intenção. Uma história que nos faz refletir sobre os rumos da humanidade, a qual está se perdendo com seu racionalismo e cientificismo exacerbado em detrimento do sentimento, do amor, da compreensão e da solidariedade. É uma viagem muito gostosa ao acompanhar o sonho desse homem que se autodenomina ridículo. Ridículo por fazer parte dessa humanidade que perdeu seu senso mais primordial e essencial que é o amor pelo ser humano. Ridículo também por ser um sonhador e por tentar reencontrar aquilo que a humanidade perdeu, com suas convicções da Verdade absoluta. "Eu não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos seres humanos."

LAvia 16/02/2024

"Eu não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos seres humanos"

O livro é bem curtinho e não achei a escrita parecida com as outras obras de Dostoievski, nem parece que foi ele próprio quem escreveu essa obra

chuwanning 16/02/2024

Curti
Eu amo a cadência que o dostô formula as frases, parece que ele tá sempre muito doidão lá na lua f1 pé-duro com um litro de cachaça do lado. gosto.

Clarissa130 15/02/2024

O sonho de um homem ridículo
?(?) sei que os seres humanos podem ser belos e felizes, sem perder a capacidade de viver na Terra. Eu não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos seres humanos. Mas é só dessa minha crença que todos riem.?

O conto traz um narrador sem nome, cuja única referência que o caracteriza é o fato de ser tido pelos outros enquanto ?um homem ridículo?. Nessa breve apresentação, o homem ridículo está certo de cometer suicídio naquela mesma noite, tendo em vista que, para ele, ?tudo dava na mesma?, ?tanto fazia o mundo existir ou não existir?. Eis que, voltando para casa, ele se esbarra em uma criança desesperada e, apesar de não a ajudar, sente pena e dor pela criança e questiona-se sobre a motivação do suicídio.
Ao cair no sono, ele sonha com um mundo repleto de seres pacíficos, amáveis e desprovidos de pecados, um paraíso habitado por humanos em que o narrador passa a viver, até que, inesperadamente os corrompe?

É um conto breve, crítico e encantador. Vale muito a leitura!

Isabella1982 15/02/2024

O sonho de um homem ridículo
Um homem que era ridículo e o sabia.
Esse conto, aborda os temas centrais que rondam a vida humana. Conta o princípio de todas as coisas, a finalidade com que cada organização humana foi sendo criada ao longo da história e a forma como elas falharam por seus próprios princípios. Religião, política e o mais puro suco dos ideais humanos e a busca incessante por resposta, pelo encontro com o que é divino.

Um homem, atormentando do vazio de estar vivo decide dar cabo de sua vida, mas um sonho lírico, quimérico, cheio de reviravoltas, muda o rumo de suas ideias, muito embora ele não deixe de ser ridículo!

Ingrid.Sombra 14/02/2024

Crítica ao niilismo
Apesar de curto, não é um livro do Dostô que eu recomendaria para quem está pretendendo começar a ler o autor. O sonho de um homem ridículo é claramente sua tese contra o niilismo, corrente tão em alta durante a vida do autor. Sua genialidade está muito explícita em sua capacidade de criar um personagem que sustenta uma ideologia tão avessa às suas próprias, sem perder a verosimilhança. E assim, ele vai nos mostrando como o homem ridículo é mesmo um homem ridículo.

Acho interessante assinalar também a importância do sonho na narrativa (não só pelo seu uso no título), porque ele marca uma virada de chave para o personagem. Aqui, o autor foi claramente inspirado pelas obras de Freud, até então o que havia de mais revolucionário no estudo da psiquê. Compreendendo esse contexto, é possível tirar maior proveito da obra.

Fabio 13/02/2024

"Quem governa os sonhos, não é a razão, mas o desejo, não a cabeça, mas o coração"
(Editada)

"O Sonho de Um Homem Ridículo" escrito em 1877, é uma das mais brilhantes obras do gênio da literatura mundial, Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, e constitui como obra chave da fase tardia de um dos maiores romancistas e pensadores da história, no qual condensa todas as suas grandes obsessões utópicas num texto conciso, melancólico e impactante.

A novela "O Sonho de Um Homem Ridículo" é narrada em primeira pessoa, e sob a perspectiva de um personagem cheio de som e fúria, que de tão solitário, não possui nome e refere-se a si mesmo o tempo todo como " o homem ridículo". Vislumbramos, então, quando o indivíduo, que imerso na racionalidade moderna, aparta-se do mundo e de seus semelhantes, e que, ao se auto depreciar na condição de "ridículo", sofre com a melancolia e a indiferença, e intensificados pela aspereza do ambiente e a má convivência, decide por abandonar a propria existência.

O "Homem ridículo", vagando pelos labirintos frios e escuros de São Petersburgo, perdido em devaneios lúgubres, aceita seu desafortunado destino, quando, em trégua a torrente cessa, o céu se abre e revela uma estrela, como na ribalda de um palco em um espetáculo bruxuleante, o qual fascina o herói de um modo hediondo, e lhe introduz a convicção de que a única escapatória à inércia, está na morte. Durante o devaneio estelar, uma menina desamparada em seu extremo tormento, clama por socorro, mas na sua delirante obsessão, o "Homem ridículo", repele furiosamente a jovem, que em desabalada carreira, foge do semblante de cólera e loucura. Resoluto, o homem, evade-se, e mais tarde, naquela mesma noite, ao tentar consumar seus intentos doentios de tirar apropria vida, recorda-se da jovem e infeliz criatura, o qual expulsou, e depreende o quão cruel e desprezível foi ao ignora-la. Em breve lampejo, ao mentalizar a fatídica cena, de modo quase epifânico, compreende, que os traços de compaixão, discordam de suas convicções de aniquilamento (niinista) , então, o breve abalo, embute dúvidas em seu coração, que, o atormentam ainda mais, até que finalmente em torpor realiza uma viagem onírica sem precedentes, que transformará para sempre a sua existência, e lhe apresentará ao insofismável axioma de sua vida.

Em "O Sonho de Um Homem Ridículo", somos lançados ás implacáveis garras inebries da mente protagonizadora, e acompanhamos todos os delírios, sonhos e loucuras, impressas em cada linha da obra, que num ambiente sombrio repleto de melancólicas, nos fazem remeter a um tipo de purgatório, onde nos enxergamos na persona de Dostoiévski, que ao olhar para dentro, descobre a origem de suas angustias e arrependimentos, e naquele estado de inevitável apreensão e espera, aguardamos junto com os personagens a sentença final do Mestre da Vida.

Doistoiéviski, ao desnudar a mente do protagonista, nos apresenta, o íntimo do ser humano, seus tormentos e seus anseios mais profundos, até mesmo os mais ínfimos e irrisórios, que normalmente escapam dos olhares menos atentos, e nos prova ademais, o quão insalubre é uma vida sem motivações; aquela centelha de vida, que chamamos de força essencial, que sempre nos impulsiona a almejar o próximo passo, a nova página, e a lutar incansavelmente pela felicidade. Força interna essa, que, também nos faz enxergar, e a sentir a culpa e o arrependimento, que, normalmente são os entraves da vida, mas nos leva a compreender, que tais vicissitudes, são intrínsecas a todo homem, que foi maculado pelo pecado original, e que, o próprio ser, precisa encontrar meios para sobreviver a eterna dualidade que é inerente a cada indivíduo, e apaziguar a sempre-luta interna, entre o bem e o mal interior.

Trata-se de uma viagem onírica, onde a apatia, a culpa, a plenitude, o desespero e a esperança, estão lado a lado o tempo inteiro, lutando por supremacia, e o autor ao percorrer por toda a história da humanidade apenas num instante, onde o tempo se equivale ao "tempo de crise", desagua em aguas profundas quando, reverbera-nos, que os sentimentos sobrepõem a racionalidade em todas as instâncias, e que, tal premissa não aceita argumentos ou discursos lógicos, mas matem-se de forma resoluta do incio ao fim pelas vias da sensibilidade, e quando, de forma lacônica, evoca os mitos da criação e da escatologia, acaba entregando uma variante fantástica da queda.

"O Sonho de Um Homem Ridículo", é um manifesto crítico ao niinismo, ao ateismo e as vertentes radicais do socialismo, e mesmo que a imagem da "Idade de Ouro" relatada no texto tenha sido inspirada nos socialistas utópicos franceses, a base e estrutura primordial da obra, está no caminho da iluminação, da redenção e da fé, que são características das narrativas dos santos nas eras patrísticas, e que imprimem as ideias messiânicas do compositor, que enxergava no amor cristão pelo sofrimento, um caminho para alcançar a redenção.

Os signos que Dostoievski constrói dentro de suas obras, são claros, mas oferecem múltiplas traduções, e cabe ao leitor interpretar as nuances psico filosóficas próprias de cada fase da escrita do autor, e que devem estar sempre em consonância com o momento histórico/social e as fases da composição filosófica, entretanto no que se refere aos temas abordados pode-se, vez ou outra encontrar vestígios de contradições, mas não se enganem, trata-se da profusa característica incólume do estilo dostoievskiano, inclusive dos copiosos debates dicotômicos, que permeiam toda a prolífica obra, pois, Dostoiévski representava a mais perfeita antítese, o maior dualista da literatura, possivelmente da humanidade.

De escrita poderosa e indefectível, num mundo cinza de miséria e escuridão, "O Sonho de Um Homem Ridículo", nos leva a uma profunda reflexão sobre a nossa existência e os sentimentos que nos consomem; sobre ações e reações, sobretudo, o amor e o sofrimento, e nas breves páginas dessa novela, somos transportados para dentro da mente de um dos maiores pensadores da história, que de maneira quase biográfica, traduziu em palavras, os delirantes pensamentos utópicos de um sofredor, as beiras do irresistível precipício de sua existência

Aqueles que, mesmo percorrendo esse texto, um tanto quanto prolixo, permanecerem na dúvida, principalmente, quanto à importância de se ler e estudar a obra desse gênio da leitura, advirto. Dostoiévski influenciou a escrita de boa parte de seus pares coetâneos, inclusive vários dos "Monstros Sagrados" da literatura universal, e pesou de forma bem profunda na filosofia e na psicanalise contemporânea que, ajudaram a moldar o mundo que, hoje conhecemos, e que, de forma genuína, agiu sobre os maiores intelectos da humanidade e transformou a maneira que enxergamos a vida, a morte e tudo que há entre esse espaço temporal.
Duda.bae 13/02/2024minha estante
Resenha perfeita como sempre, Fabio!! ???
Preciso ler algum livro do Dostoiévski um dia ainda!!! ?

Mel 13/02/2024minha estante
Suas resenhas são tão MARAVILHOSAS!!! Eu não tenho mais adjetivos para expressar minha total admiração por seu dom da escrita!
PARABÉNS... Como sempre você dá um show no quesito, resenha!!!
????

Mariana 13/02/2024minha estante
Brilhante é essa resenha! ?????. Meu querido, você é um resenhista sensacional e não há como dizer ao contrário. Você adentra a alma do autor e traz pra nós impressões tão verídicas que não há como não se impressionar! Parabéns por essa belíssima escrita e por se permitir ser profundo! Você é incrível ?????

Fabio 13/02/2024minha estante
Dudinha, minha querida, muito obrigado, pelo carinho e pela presença de sempre!!!???
O dia que quiser, só falar que agente programa uma LC... falando nisso, as minhas companheiras de LC em David, Copperfield e eu estamos, pensado em ler Crime e Castigo, do Dostô, depois que terminamos a LC do Dickens, se quiser, bora juntos!!!!

Fabio 13/02/2024minha estante
Mel, minha gêmea amada!???
Sou totalmente grato por suas belíssimas palavras!??
Simplesmente , Obrigado!???

Fabio 13/02/2024minha estante
Mari, minha querida amiga!!!?
sabe, o quão importante suas impressões são para mim!
obrigado pela amizade, pela paciência e principalmente pelo incentivo! ?????????????
Você é incrível minha querida!

Mariana 13/02/2024minha estante
Nem é preciso paciência, só me deslumbro e aproveito sempre. Conte muito comigo ??????????

Duda.bae 13/02/2024minha estante
Falo sim, Fabio, obrigada!! Me avisa depois também quando forem começar, se eu conseguir leio junto!!! ??

Mari???

Fabio 13/02/2024minha estante
Combinado, Dudinha, eu te aviso sim, mas vai demorar uma dias ainda, porque falta aproximadamente umas 250 páginas de David Copp

Fabio 13/02/2024minha estante
Combinado, Dudinha, eu te aviso,.com toda certeza!?

Aline MSS 13/02/2024minha estante
Ainda não me sinto segura pra ler o autor, mas toda vez q leio uma resenha sua dos livros dele fico com vontade de arriscar. Quem sabe esse ano? Tenho 2 pockets e é capaz de pegá-los pra ler pela fofura.???

Regis 13/02/2024minha estante
Esse foi meu primeiro livro do Dostoiévski e me apaixonei completamente por sua escrita. Sua maravilhosa resenha, Fábio me fez recordar da tarde que peguei esse livro para ler e me encantei. Obrigada por isso. ???

Gabriela_Sut 14/02/2024minha estante
Resenha incrível, Fabio, como sempre! E o livro também parece maravilhoso, mal posso esperar para ler este, se não me engano tenho ele no meu kindle!

Camila Felicio 14/02/2024minha estante
Excelente resenha Fábio???

Elton.Oliveira 14/02/2024minha estante
Parabéns Fábio ! ????
Já adc dois de Dostô pra esse ano ... Esse parece ser um espetáculo! Vou deixar na espera ?

Fabio 14/02/2024minha estante
Aline, muito obrigado pelo carinho e presença de sempre, e fico imensamente feliz de te incentivar a ler esse gênio da leitura.
Só por esse fato, valeu o esforço que dediquei a essa resenha!
Obrigado!?

Fabio 14/02/2024minha estante
Regis, esse livro influenciou muito da minha adolescência, mas não tanto quanto, impactou nessa releitura.
Sinto que, ao reler, eu reencontrei comigo mesmo naquela época e pude vislumbrar, o quão importante é reler as obras desse gênio, que tem esse poder influenciador sobre todas as distintas fases de nossas vidas.

Fabio 14/02/2024minha estante
Regis, esse livro influenciou muito da minha
adolescência, mas não tanto quanto, impactou nessa
releitura.
Sinto que, ao reler, eu reencontrei comigo mesmo
naquela época e pude vislumbrar, o quão importante
é reler as obras desse gênio, que tem esse poder
influenciador sobre todas as distintas fases de
nossas vidas. E como você, eu também fiquei o tempo todo com aquela sensação nostálgica!!!??
Muito obrigado pelo carinho, minha querida!?

Fabio 14/02/2024minha estante
Gaby, muito obrigado, minha querida!???
Aproveite que, já tenha ele, e leia, porque, eu posso garantir que não vai se arrepender !???

Fabio 14/02/2024minha estante
Camila, minha querida, muito obrigado pelas palavras. Estou lisonjeado!!!???

Fabio 14/02/2024minha estante
Elton, meu brother, agradeço pelas palavras!
Fico feliz que essa sua lista esteja aumentando, ainda mais quando são os livros do Dostoievski!
Valeu, cara!?

Pedro 14/02/2024minha estante
"O Sonho de Um Homem Ridículo é um manifesto crítico ao niilismo, ao ateísmo e às vertentes radicais do socialismo."

Cara, depois de ler isso aqui, eu serei obrigado a ler essa obra.

Mais uma excelente resenha, meu amigo. Aliás, dentre tantas maravilhosas, acho que essa foi a mais aprofundada e detalhada.
Parabéns!
????????

Mimi Macedo 14/02/2024minha estante
Nossa! Tava inspirado em. ??

Fabio 14/02/2024minha estante
Pedrão meu amigo, muito obrigado!??
As críticas ao niilismo são, criticas abertas, inclusive, o próprio protagonista, antes da sua epopéia, era niinista. ( Como o próprio Dostoievski, antes da prisão na Sibéria)
E sobre o aprofundamento da resenha, eu me empolgo demais quando se trata de filosofia, ainda mais, quando é da filosofia dostoievskiana!???

Mimi, estava sim kkkkk
Nem ficoi evidente né? ???

GessicaM 14/02/2024minha estante
Resenha maravilhosa. Emocionante, cheia de aprofundamento e poética. Sensacional ????.

GessicaM 14/02/2024minha estante

Mimi Macedo 14/02/2024minha estante
Nadinha de evidências kkkkk

Fabio 14/02/2024minha estante
Gé,.minha querida, muito obrigado!???
Estou lisonjeado com suas palavras,... Sério... Muito obrigado!???

Mimi ??????

Flavia_Lo 14/02/2024minha estante
Resenha incrível, Fa ??
Tô buscando livros de países diferentes pra sair do eixo eua/Inglaterra, estou aceitando indicações ??

Fabio 15/02/2024minha estante
Obrigado, pelo carinho e presença de sempre Flavinha, minha querida!?
Feliz que tenha gostado da resenha!!!?
Sobre os livros eu vou te enviar, aqueles que costumo indicar, e que estão fora dos costumeiros países de língua inglesa!?

Ivone. 15/02/2024minha estante
Resenha impecável Fabio, parabéns!
Quero iniciar ler Dostoiévski por Noites Brancas, ainda esse ano

CPF1964 15/02/2024minha estante
Resenha ESPETACULAR, Fábio. Ridículo é aquele que não acompanha suas resenhas.

Mel 15/02/2024minha estante
Concordo plenamente, mano Cassius!! ?

CPF1964 15/02/2024minha estante
??????, Sister ??

Fabio 15/02/2024minha estante
Ivone, muito obrigado, pelas belíssimas palavras!??
Lisonjeado!!!?
Noites Brancas, é um ótimo livro para inicias nos textos de Dostoievski, porque, não é denso, mas mantem a essência da escrita do mestre russo.
Ótima escolha!
Só não esquece, depois de viar aqui para dizer o que achou do seu primeiro Dostô!

Fabio 15/02/2024minha estante
Cassius, meu amigo, me deixou sem palavras aqui ?
Obrigado!!!?

Fabio 15/02/2024minha estante
Cassius, meu amigo, me deixou sem palavras aqui ?
Obrigado!!!?

Fabio 15/02/2024minha estante
Ahh minha, querida gêmea, ,obrigado por esse carinho!!!?

Edson 17/02/2024minha estante
Excelente resenha meu amigo, parabéns! Ao lê-la, lembrei de uma máxima no meio militar: quando achar que não aguenta mais, ainda tem 30%. Assim aconteceu com o Homem Ridículo, quando iria dar cabo da vida, lembrou de alguém em desespero e voltou atrás. Excelente livro pra dar um up no nosso ânimo.

Léo 17/02/2024minha estante
Uau, excelente resenha, Fábio, adorei. ??? Esse foi o primerio livro que li do autor, pretendo ler Crime e Castigo esse ano.

Fabio 17/02/2024minha estante
Muito obrigado, Edinho, meu amigo!!!!?
Concordo contigo, esse livro nos faz acreditar que a humanidade, tem jeito!?

AndrAa58 17/02/2024minha estante
????? que resenha... Fábio. Fiquei até encabulada para comentar ?
Brilhante, você conseguiu reviver toda a minha experiência de leitura... E olha que tem tempo, viu? Lembrei de mim da época ?, senti, revivi, adorei! Muito obrigada. Ler suas resenhas são um prazer e um motivo para voltar sempre por aqui ?

Fabio 17/02/2024minha estante
Muito obrigado, Edinho, meu amigo!!!!?
Concordo contigo, esse livro nos faz acreditar que a humanidade, tem jeito!?
Sobre a máxima militar, eu já conhecia, mas em outro formato... e você sabiamente apontou a analogia entre ela e o homem ridículo ???

Muito obrigado, Léo!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e ainda mais feliz em saber que lerá a maior a obra prima do autor, que, com toda certeza será um divisor de aguas em sua vida como leitor, como foi na minha!
Eu pretendo reler Crime e Castigo esse ano, pois a primeira leitura foi há séculos atras (kkkkk), e pretendo resenha-lo logo após, então, depois de sua leitura, dá um pulo aqui pra dizer o que achou!!!

Fabio 17/02/2024minha estante
Andréa, minha querida, muito obrigado!???
Estou lisonjeado com suas belíssimas palavras... e até me deixaram sem jeito por aqui!!!?
Fico feliz que, a resenha tenha despertado em ti essas belas e bem vindas lembranças sobre esse livro, que para mim, esta no rol de mais impactantes de minha vida!
Eu agradeço demais por compartilhar essas experiências comigo, e aproveito a oportunidade, para expressar meu carinho por ti, e para dizer o quão sou fã de suas resenhas!!!?

Ma_ah 21/02/2024minha estante
Uau!! Parece muito bom. Sua resenha me conquistou e preciso ler, tipo, pra ontem ??????

Fabio 21/02/2024minha estante
Mah, muito obrigado!!!?
Leia e depois volte aqui para debatermos sobre a obra, principalmente sobre o poder reflexivo, que ela imprime em nós!

Ma_ah 22/02/2024minha estante
Pode deixar ???????

Krystal3 13/02/2024

Segundo livro do Dostoiévski que eu leio e gostei tanto quanto gostei do outro. Antes de começar a ler ele achei que ou demoraria muito pra ler por ser tedioso, ou que eu não conseguiria entender nada. Mas na verdade devorei em uma madrugada KKKK entrei muito na historia e também me deixou muito pensativa, e aparentemente isso é normal nos livros dele.
Recomendo muito principalmente por ser uma leitura rápida e não tão difícil quanto parece.

Déborah 11/02/2024

Trecho
"Quem governa os sonhos, aparentemente, não é a razão, e sim o desejo, não é a cabeça, e, no entanto, que coisas engenhosíssimas minha razão não realizava durante um sonho."

IzaF. 11/02/2024

Não é o melhor livro do Dostoievski. ?Nao fede nem cheira?, leitura rapida e bem escrita. 2,5/5.

Manu Tavares 10/02/2024

é a história de um cara que não ta vendo muito sentido na vida, ele se acha o mais idiota da sociedade e tem como grande ambição da vida se suicidar com um tiro na cabeça, até que ele tira um cochilo e tem um sonho que muda toda a sua pespectiva de vida. não foi uma história que me cativou.

cheopsmalta 08/02/2024

Nessa narrativa, encontramos um homem ridículo que deseja suicidar-se. Ao encontrar uma menina pedindo socorro para sua mãe, ver sua história ser transformada. Em casa, arma em punho, cai num sono profundo e entre a realidade do estar acordado e a pseudo fantasia de um sonho viaja de sua cova profunda a realidades que beiram o transcendental. Obra curta e profunda do mestre Dostoiévski!

molinari 08/02/2024

O sonho de um homem ridículo
É um ótimo livro. Muito interessante a questão do suicídio e tudo mais. Mas as notas de tradutor, ilustrador, tio, avô, prima e etc no final do livro no kindle acaba com a vibe da leitura.
Perde completamente a intensidade do fim do livro. Estragou muito pra mim.