O Sonho de um Homem Ridículo (eBook)

O Sonho de um Homem Ridículo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

cami 14/03/2024

Meu primeiro livro do autor e gostei muito! conta a história de um cara apático a tudo que quando decide se matar tem um sonho que muda toda sua perspectiva de vida, me fez refletir sobre a nossa existência e sobre como quero ver o mundo, me vi um pouco no personagem, achei algumas partes meio religiosas mas adorei!

Beatriz3345 14/03/2024

Sem duvidas nenhuma Dostoievski é um dos meus autores favoritos, todos os deus romances tem algo diferente, porém vc pode encontrar semelhanças, num certo ponto você começa a pensar ?E se tudo estiver conectado??. O universo utópico que ele imagina nesse livro é fantástico, muita coerência, belas palavras e a genialidade de milhões dele melhora tudo. Fiquei imersa nesse universo e por isso 5 estrelas.

?Vejam só: embora tudo desse na mesma para mim, dor, por exemplo, eu sentia.?

Reg 13/03/2024

Que livro maravilhoso, a história é curtinha, de fácil entendimento e explode sua cabeça. Traz tantos questionamentos pra vida, é uma verdadeira lição de Vida.

emanoelle.santos1 12/03/2024

O sonho de um homem ridículo
" O conhecimento da vida está acima da vida".

O narrador-personagem tem uma consciência de si muito grande e começa o livro dizendo que sempre soube que era ridículo.

Dado isso, ele compra uma arma e deseja tirar a própria vida já que, até então, tudo lhe era indiferente.

Porém, uma garotinha de oito anos lhe pedindo socorro e uma única estrela a brilhar no céu o faz perceber que ele não é indiferente a tudo.

E só cair no sono na noite que tinha decidido tirar a própria vida, o narrador, faz reflexões interessantes sobre questões da vida humana.

Jotinha 09/03/2024

O sonho de olhos abertos de um homem ridículo!
Uma leitura pra descansar das outras, resolvi ler esse conto clássico do Dostoiévski achando que seria um livro bobo sobre um homem que se achava ridículo, mas que acabou seno uma reflexão de como os seres humanos chegaram a ser como são. Os humanos nascem bons, mas o meio e a influência do próximo corrompe o seu âmago, e assim eles se tornam maus. Eu acredito que não foi só um sonho, mas que ele realmente viu a verdade, a verdade que falta a todos nós, hoje. Foi um prazer ler esse livro, mas acho que vou voltar pras fantasias, mundos distópicos alugam um quarto na minha mente.

FSouzaPinto 08/03/2024minha estante
Ufa! Ainda bem que esse já li.... hahahaha ?

Michela Wakami 08/03/2024minha estante

Gostei sim ??

Michela Wakami 08/03/2024minha estante
????

Jordana Borges 12/03/2024minha estante
Ganhei ele em um amigo oculto, estou doida pra ler!!! Q

Jordana Borges 12/03/2024minha estante
Ganhei ele em um amigo oculto, estou doida pra ler!!! Que bom que gostou amiga!!

Michela Wakami 12/03/2024minha estante
Que legal, amiga! Torcendo para você gostar, também.??

Jussara 07/03/2024

É apresentado um protagonista facilmente reconhecível de outras obras que já li do Dostoiévski, o protagonista niilista que acorda pra vida em um sonho.

Isabela Zocolaro 05/03/2024

Foi um conto que me impressionou muito!

Um jeito de narrar impecável e uma história muito interessante.

Como todos os contos que li de Dostoievski, terminei e precisei pensar por uns dias antes de entender o que ele tinha a me dizer.

A mensagem do autor é sempre uma que vale a pena ouvir.

Nesse conto temos a história de um homem que não vê sentido em nada. Como a morte um dia chegará e acabará com tudo, não há sentido na alegria, na tristeza, na caridade.

Nada importa!

Querendo antecipar seu fim, ele está decidido a tirar a própria vida. Até que uma situação ocorre, e mexe com as entranhas de sua "insensibilidade", mudando tudo.

Com a arma na mão, o homem adormece e tem um sonho, ridículo? Eu achei incrível.

Wolpim 05/03/2024

O homem niilista e seu sonho ridículo irá te fascinar!
Um homem sem nome, que pode ser um qualquer, que se identifica com o nada, busca o nada, de repente, fascinado por uma estrela, após uma atitude - essa sim ridícula - reprovável, irá te levar em uma jornada absurdamente incrível.

Diante de várias questões filosóficas que esse conto te trará, algo que me deixou extremamente reflexivo foi a seguinte análise:

Será que um dia compreenderemos que nenhum ser humano é uma ilha, inteiramente isolado, e de que a dor de qualquer ser nos diminuirá, porque somos partes de um mesmo todo, pois, somos partes de uma mesma humanidade?

Fica a reflexão desse conto ?fora da caixinha? que o mestre Dostoiévski nos presenteia.

Adriana791 03/03/2024

"Quem governa os sonhos, aparentemente, não é a razão, e sim o desejo, não é a cabeça, e sim o coração, e, no entanto, que coisas engenhosíssimas minha razão não realizava durante um sonho!"

Além do conto genial de Dostoiévski, o livro conta com algumas resenhas que ajudam a entender o motivo de uma história curta como essa ser considerada uma obra prima.

Essa edição está disponível no Kindle Unlimited.

O conto em si é 5/5!

mád 27/02/2024

O sonho de um homem ridículo abre olhos
Não achei que esse livro fosse ser do que foi, porém foi a leitura mais tocante de 2024 com certeza!! entender o que o dosto quer dizer traz mais impacto ainda pro entendimento do livro.
posso dizer também que nosso personagem principal é também uma mistura de outros personagens do dosto e uma mistura de contos de autores que o dosto admirava.
todo mundo precisa ter um contato com esse livro, continua sendo tão atual quanto quando foi lançado!!

Cris 27/02/2024

27.02.2024
Essa obra nos traz muitas mensagens que nos serve até hoje. Conta a história de um homem que é rotulado ridículo pelas pessoas que o cercam e que resolve se suicidar. Algo acontece que o faz sonhar e nesse sonho, tudo muda, inclusive sua atitude para com a vida. É ridículo uma pessoa que sonha com um mundo melhor? Que enxerga não só a maldade nas pessoas? Bom, gostei muito dessa obra. Os questionamentos são muito mais profundos e há muito o que se refletir sobre como vivemos a nossa vida.
CPF1964 29/02/2024minha estante
???????

Janaina Edwiges 17/03/2024minha estante
Adorei sua resenha. Parece ser uma ótima história.

mariwho1661 26/02/2024

Quem governa os sonhos?
Esse é um daqueles livros em que a gente lê em poucas horas - afinal, na verdade é um conto - mas que tem a capacidade de nos manter reflexivos por dias.

O homem ridículo é um homem comum, medíocre, que não vê mais sentido em sua vida, por isso decide tirá-la. Até que, um episódio com uma menina chorosa - que não o deveria ter afetado, já que nada mais o afetava - o faz repensar a sua decisão. Então o homem ridículo adormece, com a arma em seu peito, e sonha.

E que sonho!

É neste mundo imaginário que o protagonista se vê de frente com a realidade ideal, onde os homens viviam em harmonia entre si e com a natureza, e não conheciam o pecado original. Uma terra igual à nossa, mas pura, feliz e em comunhão. Até que, com a permanência dele, tudo muda.

É uma leitura rápida, mas cheia de simbologias e reflexões possíveis, a partir do sonho. E o que é o sonho? Quem manda nos sonhos? ?Quem governa os sonhos, aparentemente, não é a razão, e sim o desejo, não é a cabeça, e sim o coração".

Meu primeiro contato com Dostoiévski. Ansiosa para ler outras obras dele!