O Sonho de um Homem Ridículo (eBook)

O Sonho de um Homem Ridículo (eBook) Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

Ygor60 01/04/2024

Uma nova chance?!
Por um momento cheguei a me perguntar se o que ele descrevia ainda era um sonho ou se era a realidade. Mas ao final vemos que era sim um sonho, mas gosto de pensar que também foi uma revelação, face ao que o personagem estava sofrendo, e que belo despertar, não só do sono, mas para a vida! Sublime

Dalsoquio 01/04/2024

Eu sou muito básica. Eu sempre vou reafirmar isso porque eu acredito não ser uma coisa ruim mas algo que me distingue de muitos.
Se você entrar no meu perfil, logo antes desse livro, você vai ver que tem um livro genérico de romance de época (os meus favoritos), e você vai ver que eu escrevi uma resenha gigante sobre ele.
Não espere isso desse livro, pois como disse la em cima, eu sou básica pra caramba. A faculdade vem me obrigando a perder esse meu ser básico e tentando me morfar para algo diferente mas eu simplesmente não consigo, então, aqui vem uma resenha bem básica sobre um livro super complexo.
Eu gostei. Não sei muito o que dizer porque não sei se entendi ele realmente. Eu sei que ele me fez sentir muita vontade de chorar as vezes, e eu senti um aperto no peito também.
Ele me trouxe muito essa sensação de angústia, e eu acredito que seja causada pela constante angustia do narrador, que é a única coisa que ele demostra o livro todo na verdade.
Eu quero entrar mais nessa parte da literatura russa, não só porque é bem interessante mas também pelo fato de que não vou conseguir fugir muito dela por causa da minha faculdade, então acho que deveria só começar a aceitar minha sina logo.

Bruna.Adenice 31/03/2024

Sensacional!!!
Embora tenha curiosidade em ler o aclamado "Crime e Castigo", sempre adiei a leitura de qualquer coisa do autor por achar que talvez não fosse me adaptar a sua linguagem. Não sei se será o caso com outras obras, mas achei "O sonho de um homem ridículo " simplesmente o máximo.

Digamos que a história parta da premissa dos devaneios de um homem já desanimado com a vida. Temos aqui um personagem que sente-se isolado, que não encontra paz e companhia em sua vida e, justamente, por não ter a quem confiar e, sem perspectivas, resolve tirar a própria vida.

A narrativa se desenvolve a partir da fatídica decisão do personagem em colocar um ponto final em sua trajetória por aqui. A partir desse ponto temos o enredo onírico do personagem relatando o que vê no novo mundo logo após "morrer".

É interessante que, em seus sonhos, vemos um mundo ideal, em que pessoas respeitam a si e aos outros, um mundo em que a empatia se faz algo real. Ou seja, o mundo em que nós almejamos é consideramos ideal.

Em seguida, algo acontece e é, nesse momento que somos levados a refletir sobre alguns pontos e a traçar paralelos com o nosso mundo, de como estamos vivendo e como tratamos os outros.

Ao ler a obra, especialmente seu início, senti que o personagem nada mais era que alguém depressivo gritando por ajuda. A meu ver, no fundo ele só queria viver e ser bem aceito pela sociedade, sem precisar fazer algo para se adequar aos outros. A sua visão de se sentir "ridículo" nada mais era como a força que as pessoas a seu redor o via, mae ao invés de ajudá-lo preferiam tecer julgamentos e a ignorá-lo (mais real, impossível).

O personagem apenas usa o suicídio como justificativa para sanar seu sofrimento, assim como tantos outros "ridículos" espalhados pelo mundo afora. Gente que vive a mercê da rejeição e não encontra outro meio para a cura, senão cessar a vida.

Toda a obra é um convite à reflexão de como agimos com os outros enquanto sociedade. Especialmente as partes finais nos remetem a pensar muito sobre o que somos e, como muitas vezes, nosso egocentrismo nos faz ignorar a importância do outro, como se aquele que está a nosso lado fosse "invisível ", útil somente conforme às conveniências. Mais atual, impossível!!!

"O CONHECIMENTO DA VIDA ESTÁ ACIMA DA VIDA. O CONHECIMENTO DA LEI E DA FELICIDADE ESTÁ ACIMA DA PRÓPRIA FELICIDADE "

Helison.Fortunato 31/03/2024

Profundo
A obra do Distoiévski sempre munida de reflexão e angústia, itens importantes para que possamos manter uma linha continua na vida, as mazelas e obstáculos que encontramos na literatura, inevitavelmente apareceram em nossas vidas, e isso nem é um clichê, é um fato!

Murphy 28/03/2024

"Às vezes o homem prefere o sofrimento à paixão."
Geralmente eu prefiro fazer minhas resenhas logo depois de terminar o livro, enquanto minhas emoções ainda estão frescas e vívidas, pra não perder nenhum sentimento que tive durante a leitura. Este livro em específico, é um tanto difícil de passar em palavras, sinto como se estivesse tentando capturar o vento em um punhado de termos de um vocabulário que eu não conheço. Porque, mesmo depois de fechar o livro, minha mente ainda ecoa com a profunda ressonância das emoções despertadas, é como se meu cérebro não pudesse processar as informações que li, na mesma velocidade que capturou os sentimentos que a obra quis passar.

Ainda que tenha lido apenas uma outra obra do autor (duas, incluindo esta), arrisco em afirmar que Dostoiévski possui uma habilidade singular em sua escrita, capaz de fazer o leitor se sentir pequeno e simplório diante da grandiosidade e complexidade da existência que ele desvela. É incrível a forma que ele repassa para o papel a verdadeira essência da condição humana, desvendando camadas de sentimentos complexos que ecoam no próprio ser.

Acompanhando o protagonista em sua jornada, somos levados a confrontar os labirintos escuros da alma, onde a tristeza se entrelaça com a esperança, a dúvida com o ressentimento, e a solidão com o desejo ardente por conexão humana. Todos esses sentimentos são chacoalhados em nós como uma batida maluca, que depois de um tempo, de certa forma, acaba sendo tão complexo, que faz sentido.

Não sei se eu bati a cabeça durante a leitura, mas senti como se Dostoiévski destrinchasse o personagem, de forma que ele se tornasse um reflexo distorcido do próprio leitor, me senti intimidada com a convocação para explorar os abismos da minha própria existência. Confesso que geralmente me sinto tão ridícula quanto o próprio homem ridículo, mas a forma que o autor descreveu o "despertar" do personagem, me deixou motivada para olhar de outro ângulo alguns aspectos da vida.

Esse livro não se encontra apenas uma história, mas um espelho no qual é possível se ver refletidos seus próprios medos e desejos mais profundos. É uma narrativa que não apenas me comoveu, mas me deixou com uma sensação de vulnerabilidade e ânsia por encontrar significados diferentes em meio ao caos da vida. Tenho uma inclinação a gostar de coisas dramáticas, melancólicas e vulneráveis, e esse livro apesar de começar com essa premissa, ele traz acima de tudo, esperança... Então vamos ver, né?

emmi 26/03/2024

Primeiro livro que leio desse autor e agora entendo completamente a sua fama, uma leitura aprazível e muito interessante, divaguei em todas as ilustrações e me vi bastante no protagonista

Gabriela Motta 26/03/2024

O Sonho do Homem Ridículo
O personagem principal, cujo nome não nos é revelado, afirma com convicção que é um homem ridículo, durante a leitura percebemos que ele é depressivo, frustrado com sua vida, não há expectativa nenhuma sobre seu futuro.
Ao encontrar uma menina que pedia ajuda o homem a ignora e prossegue seu caminho, é a noite em que decidiu que vai se matar, mas quando chega em casa e senta em sua poltrona, ele sente compaixão por aquela criança e decide que não irá acabar com tudo, entra em um sono profundo que o leva ao sonho que irá trazer muitas reflexões tanto para ele quanto para nós, leitores. Recomendo muito!!

arthurcfm 24/03/2024

O sonho de um homem ridículo
O protagonista tem ideais niilistas, não vê mais sentido na vida, para ele tanto faz ele estar vivo ou não. Niilismo de fato.
Ele se sente uma pessoa ridícula e sabe disso, as outras pessoas também sabem.
Quando vai tirar sua própria vida ele pega no sono, tem um sonho que muda esse pensamento dele.
Percebe no sonho uma utopia, um paralelo com a bíblia com o pensamento "E se os humanos não tivessem o pecado original nas costas?"
Mas aí no decorrer da história eles acabam se corrompendo e a causa foi o próprio protagonista, pois ele foi o "fruto proibido".
O livro tem muito da bíblia, da história do Genesis. No final, ele desiste de se matar e a vontade que tem é de começar a pregar o que viu nesse sonho, para que as pessoas vivam em comunhão e melhor.
Na minha opinião, ele deixou de ser um homem ridículo para ser um homem iludido.

SabinoBarbara 23/03/2024

?Eu não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos seres humanos?

Esse livro é bem curto, mas a edição conta com bastante material extra, como as demais da Antofagica. Achei uma leitura rápida e proveitosa. O conto apresenta reflexões importantes e uma visão positiva acerca do que a humanidade poderia ser. Ademais, a história possui um viés religioso que não me agrada muito, mas é algo totalmente pessoal e que não é exacerbado a ponto da mensagem virar um sermão. As notas extras também são bastante enriquecedoras para o livro.

beIinha 19/03/2024

Interessante
Gostei, mas esperava mais
um pouco confuso mas muito interessante e traz mtos assuntos filosoficos, políticos e sociais camuflados dentro da historia q sao mto legais de perceber.

Maria1691 18/03/2024

O sonho de um homem ridículo
Leitura muito gostosa, atemporal e super filosófica pra fazer pensar. É um conto que da para ler numa tarde ou duas, mas que vale a pena se demorar nas ilustrações e nas frases marcantes, e vale mais a pena ainda reler.

Allison 17/03/2024

Particularmente não sou um fã das obras curtas de Dostoiévski, e essa aqui prova algo que acontece nos seus contos, muito comum a outros escritores russos de sua época, o fato desse livro aqui lembrar muito um único capitulo de uma obra maior do autor, isso é ruim? Longe de ser, porém, sinto um vazio, uma falta de complemento ao que esta escrito.

Rebeca397 17/03/2024

Me identifiquei com o personagem, gostaria de lê-lo novamente em outra ocasião pra amadurecer a opinião.