Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Yasmin.Diniz 22/12/2019

Senti vontade de socar o protagonista
Do isso nicio ao fim, o livro não me prendeu tanto a atenção, fato que fez com que eu interrompesse a leitura por dois ou três dias. Ainda assim, fui tentada a terminá-lo, graças a seu cativante enredo e um pouco pela contextualização histórica ? tema já abordado antes nas obras de Boyne. Em determinado momento, no início do livro, cheguei a compactuar com seu protagonista, imaginando que o que ele teria feito havia de ser correto, porém ainda no início, logo depois disso, senti vontade de esmurrar o personagem, e assim foi até o final da história. Essa vontade mais do que absurda foi despertada por Maurice que age de forma descabida e sem escrúpulos até o seu fim. O protagonista ainda me fez refletir quanto a assuntos morais e éticos, me fazendo pensar até que ponto a ambição humana pode chegar? Ou então se é tão necessário assim ir tão longe por um sonho? Obviamente Maurice tem alguma psicopatia ou problema mental, mas ainda assim ele traz alguns dos mais perversos lados humanos. Minha nota para toda a obra é de 5 estrelas mesmo não tendo me prendido por completo. Não somente por ser um autor tão influente, mas também por sua obra ser uma das melhores que li esse ano.
Bookstagram: @despertardaleitura
Volnice.Flausino 01/01/2020minha estante
Olha, vc não foi a única que gostaria dar uma lição neste Maurice mas realmente esse livro foi muito de ler. A narrativa de John , na minha opinião,é cativante. Já havia lido ?O garoto do convés ? e tido a experiência do jeito de escrever dele. Com este, não fiquei decepcionada. Um dos melhores livros da assinatura da Tag inéditos.

Larissa.Castellar 22/12/2019

Interessante
Os acontecimentos são previsíveis. Porém, achei bem escrito e sem grandes mentiras. Gostei de ter lido e viajado nessa ficção.

Bruna 21/12/2019

Ranço, raiva e outras emoções
Livro enrolado, prendeu depois da metade por mera raiva de terminar e ver se o personagem se ferrava de fato. Sinto que depois de tantos livros maravilhosos que li este ano, este foi um dos mais decepcionantes, páreo para decepção com A Mulher na Janela.

Não recomendo para quem busca uma grande leitura, ou uma que prenda o leitor, que o faça querer mais. Achei demasiado raso e esperava bem mais em vista dos últimos envios da TAG.

Triste em terminar o ano com esta leitura. Que o livro de janeiro seja melhor.

Alessandra @euamolivrosnovos 19/12/2019

Até onde vai a ambição?
Para Maurice Swift e seu maquiavelismo nada pode barrar seu estrelato no mundo literário. Oportunismo e perfídia passam a ser seus companheiros na busca pelo sucesso desde cedo e o acompanham ao longo da vida, mesmo encontrando-se no fundo do poço.

De origem humilde e com pouco incentivo dos pais, ele sai de casa para trabalhar e perseguir seus ideais. Apesar dessa atitude parecer nobre, revela-se uma pessoa narcisista e sem pudores, com traços cruéis e quase psicopatas, não enxergando
em suas atitudes a maldade para com o próximo.

Um enredo cativante sobre o denominado "furto literário" e a apropriação de ideias que convida o leitor a refletir sobre o tema e delimitar para si mesmo qual o limite entre desenvolver um pensamento que não é seu e dar como sua história alheia. Ambos conceitos antagônicos.

Esse é meu segundo contato com o autor e gostei bastante do livro que, a meu ver, pecou apenas no desfecho previsível. No início a narrativa demora um pouco a pegar ritmo mas depois é quase impossível parar de ler até saber tudo o que aconteceu com os personagens.

Maurice é exatamente como descrito no livro: cativante e perigoso. Não dá para dizer se você simpatiza com ele, que sempre traz muitos argumentos para seus atos, ou se detesta seu caráter duvidoso e doentio.

Para quem gosta de John Boyne é um livraço sim que merece a devida atenção. Traz, também, alguns aspectos históricos interessantes que contribuem para a aclimatação da leitura. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Erika 18/12/2019

Uma escada para o céu
Um jovem atraente, bonito, simpático e autoconfiante. Esse é Maurice.
Um alpinista social escalando seu sucesso através de autores de verdade, criativos e talentosos. Um cara cuja arma é a beleza, que ele utiliza como isca para atrair o que quer e quem ele quer.
Ele sonha em ser um autor consagrado, renomado e premiado. Almeja vencer o "The Prize". Quer entrar para a história, quer ser alguém lembrado, aclamado e admirado na literatura. E para chegar lá, no topo, não vai poupar ninguém. NINGUÉM MESMO! Pois na cadeia alimentar Maurice já está no topo da pirâmide. Ele é um predador em busca de novas presas e , é claro, seus valiosos manuscritos.
Ele é um psicopata social, que se aproveita sem nenhum pudor de pessoas inocentes. Facilmente se aproxima delas e vai aproveitando-se da generosidade, da carência, da vulnerabilidade, do vazio que algumas sentem em suas vidas. E Maurice vai preenchendo essas lacunas. Vai conquistando a amizade, a confiança, ganhando espaço e dominando o território delas. Tudo para ter sucesso e fama a todo custo.
Pessoas não passam de um "Às' escondidas nas mangas de Maurice. Trunfos a serem jogados e descartados por ele na hora exata. As ações que ele pratica não lhe trazem o menor sentimento de remorso, culpa, empatia ou compaixão. Pessoas , para ele, significam peças importantes de um jogo de xadrez que ele vai movendo e usando numa impetuosa partida. São meros trampolins sociais. É pular em cima delas e se projetar. LI-TE-RAL-MEN-TE.

Olha, fazia tempo que eu não sentia tanta raiva por um personagem. Maurice (o bonitinho mas ordinário) conseguiu entrar na minha listinha de desafetos literários com louvor.

Fiquei muito contente de a TAG ter trazido para o Brasil e em primeira mão para seus associados, o John Boyne. Mesmo autor do inesquecível livro "O menino do pijama Listrado".
Em "uma escalada para o céu" o autor também traz algumas breves nuances do Holocausto, sem se aprofundar muito no assunto, mas o suficiente para nos lembrar do maior genocídio que o mundo já conheceu. Traz também outros detalhes para nos tirar da zona de conforto. Não vou citar, para não estragar as surpresas.
O livro é dividido em três partes e apesar de enveredar bastante o universo literário não se tornou uma leitura cansativa . A leitura fluiu bem, os personagens foram bem construídos e cada um nos traz um sentimento diferente.
A leitura mexe muito com nosso estado de espírito. As ações dos personagens ao longo da trama nos transmitem raiva, aflição, compaixão,revolta. É incrível como aciona em nós aquela tecla do senso de justiça.

É perturbador sim pensar que existem vários "Maurices" por aí, dirigindo carros, liderando empresas, pintando paredes, servindo mesas. Indivíduos inescrupulosos. Homens e mulheres transitando por aí como verdadeiros camaleões . Camuflados na sociedade. Passando todos os dias por nós, despercebidos.
Que venham mais leituras assim em 2020.
Com certeza foi um dos melhores títulos trazidos pelo selo TAG Inéditos de 2019.
Helder 30/01/2020minha estante
Adorei este livro. Há tempos não odiava tanto um personagem.

Erika 06/02/2020minha estante
Que bom que gostou! Também gostei muito. Odiei Maurice também.

Litchas 15/12/2019

O autor traz a partir de um tema comum reflexões bastante profundas
Gostei! A expectativa era baixa com o tema, achei q seria mais do mesmo... simplesmente um romance de suspense, vilões e dramas. Mas não, fiquei encantada com o vasto conhecimento do funcionamento humano. Achei muito inteligente e bem escrito.

Stephany 14/12/2019minha estante
Maurice se tornou meu número 2 na lista de ódio por um personagem. Argh!