Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Simone de Cássia 23/12/2019

O bandido da história (Maurice) detém todas os defeitos que um ser humano pode ter: maldade, frieza, falta de empatia, mentira, dissimulação, orgulho e ambição desmedidos. E o pior é que essa porqueira toda vem embalada num frasco lindo de viver... (Quanta semelhança com o mundo real rs rs )Algumas atitudes de outros personagens me pareceram muito caricatas, forçadas mesmo, mas talvez o objetivo tenha sido esse exatamente para exaltar o demônio do Maurice. No fim de tudo, após muitos anos, fica a ideia (verdadeira) de que as pessoas são o que são; onde quer que estejam a índole se mantém inalterada. Para me agradar mesmo, o final do Maurice tinha que ser fritando numa fogueira do inferno com direito a sal grosso e pimenta a cada rodadinha do espeto do capeta.
Riva 23/12/2019minha estante
Socorro!!!!!!!!!!!! Agora fiquei curiosa para ler o livro! Suas últimas palavras me fizeram sair da dúvida sobre ler ou não, e me fez ir para a certeza de que vou ler!!!

Simone de Cássia 23/12/2019minha estante
E olha que eu fui boazinha, viu? rs rs rs

Riva 23/12/2019minha estante
Como diz o povão: misericórdia!

Riva 22/02/2020minha estante
Li o livro de uma vez só... não consegui parar! E agora concordo totalmente com o seu final desejado para o Maurice!!!!

Clara Vellozo 07/01/2022

Só finalizei porque ele me prendeu para saber o final
É um dos livros mais fluidos que já li, mas não foi dos melhores de 2021. Teve seus altos e baixos, achei acima de tudo muito simplório e algumas partes sem sentido. Só finalizei porque ele me prendeu para saber o final.

Conta a história de um aproveitador de oportunidades e pessoas que, sem escrúpulos, faz de tudo para alcançar seu sonho de ser um escritor famoso.

É um livro bem passatempo e algumas partes me deixaram com a sensação de ?perdetempo? porque o autor introduz cenas e personagens que não contribuem para nada. Um pouco decepcionada com esta que foi a última leitura do ano.
Carol 12/01/2022minha estante
Fiquei curiosa pra saber quais partes você achou sem sentido hehe. Pode compartilhar?

ThiagoPleao 22/05/2022minha estante
Como o livro se divide em 3 arcos, confesso que gostei bastante do segundo, deu pra levar no terceiro, mas achei o primeiro bem mais ou menos. Não sei, mas entendo que o autor (com todo o respeito) se estendeu demais. Dava pra contar tudo em menos páginas.

Patty 18/06/2022minha estante
Não li esse, mas achei o ladrão do tempo muito chato

Erika 18/12/2019

Uma escada para o céu
Um jovem atraente, bonito, simpático e autoconfiante. Esse é Maurice.
Um alpinista social escalando seu sucesso através de autores de verdade, criativos e talentosos. Um cara cuja arma é a beleza, que ele utiliza como isca para atrair o que quer e quem ele quer.
Ele sonha em ser um autor consagrado, renomado e premiado. Almeja vencer o "The Prize". Quer entrar para a história, quer ser alguém lembrado, aclamado e admirado na literatura. E para chegar lá, no topo, não vai poupar ninguém. NINGUÉM MESMO! Pois na cadeia alimentar Maurice já está no topo da pirâmide. Ele é um predador em busca de novas presas e , é claro, seus valiosos manuscritos.
Ele é um psicopata social, que se aproveita sem nenhum pudor de pessoas inocentes. Facilmente se aproxima delas e vai aproveitando-se da generosidade, da carência, da vulnerabilidade, do vazio que algumas sentem em suas vidas. E Maurice vai preenchendo essas lacunas. Vai conquistando a amizade, a confiança, ganhando espaço e dominando o território delas. Tudo para ter sucesso e fama a todo custo.
Pessoas não passam de um "Às' escondidas nas mangas de Maurice. Trunfos a serem jogados e descartados por ele na hora exata. As ações que ele pratica não lhe trazem o menor sentimento de remorso, culpa, empatia ou compaixão. Pessoas , para ele, significam peças importantes de um jogo de xadrez que ele vai movendo e usando numa impetuosa partida. São meros trampolins sociais. É pular em cima delas e se projetar. LI-TE-RAL-MEN-TE.

Olha, fazia tempo que eu não sentia tanta raiva por um personagem. Maurice (o bonitinho mas ordinário) conseguiu entrar na minha listinha de desafetos literários com louvor.

Fiquei muito contente de a TAG ter trazido para o Brasil e em primeira mão para seus associados, o John Boyne. Mesmo autor do inesquecível livro "O menino do pijama Listrado".
Em "uma escalada para o céu" o autor também traz algumas breves nuances do Holocausto, sem se aprofundar muito no assunto, mas o suficiente para nos lembrar do maior genocídio que o mundo já conheceu. Traz também outros detalhes para nos tirar da zona de conforto. Não vou citar, para não estragar as surpresas.
O livro é dividido em três partes e apesar de enveredar bastante o universo literário não se tornou uma leitura cansativa . A leitura fluiu bem, os personagens foram bem construídos e cada um nos traz um sentimento diferente.
A leitura mexe muito com nosso estado de espírito. As ações dos personagens ao longo da trama nos transmitem raiva, aflição, compaixão,revolta. É incrível como aciona em nós aquela tecla do senso de justiça.

É perturbador sim pensar que existem vários "Maurices" por aí, dirigindo carros, liderando empresas, pintando paredes, servindo mesas. Indivíduos inescrupulosos. Homens e mulheres transitando por aí como verdadeiros camaleões . Camuflados na sociedade. Passando todos os dias por nós, despercebidos.
Que venham mais leituras assim em 2020.
Com certeza foi um dos melhores títulos trazidos pelo selo TAG Inéditos de 2019.
Helder 30/01/2020minha estante
Adorei este livro. Há tempos não odiava tanto um personagem.

Erika 06/02/2020minha estante
Que bom que gostou! Também gostei muito. Odiei Maurice também.

Isadora 19/05/2020

John Boyne é um dos meus autores favoritos. Adoro seus enredos e mais ainda a forma como são escritos. É de uma imaginação sem igual que te prende sempre. A história é sobre Maurice Swift, um jovem rapaz muito bonito que tem um sonho bem ambicioso, ser pai e virar um escritor de muito prestígio, o único problema é que ele não tem talento. Consegue escrever bem, mas nunca consegue formular as histórias como um verdadeiro escritor.
Seu verdadeiro talento é manipular as pessoas pra que ele possa chegar aonde ele precisa. Até onde podemos ir pra conquistar nosso lugar? Afinal, quanto custa um sonho? No início, temos enfoque em outros personagens, Maurice vai ganhando forma e potência à medida que vai crescendo na sua carreira à custa dos outros. É incrivel como passamos a entender sua cabeça com o decorrer da leitura e como nós mesmo nos deixamos enganar. Foi um drama que achei bem inédito e diferente, bem típico de John Boyne. Vale a leitura.

@uma_almaliteraria
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oii.. boa noite, tudo bem? Gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... já somos quase 1000, poderia me ajudar a chegar nesse número? E tá rolando sorteio lá!! Obrigado ? ??

@leituraeponto

Isadora 19/05/2020minha estante
Oi Leitura! Também possui um. Se tiver interesse @uma_almaliteraria. Te convido também pra conhecer o meu (:

Conça 28/12/2019

Minhas impressões, opniões e sentimentos
Nota 4.6

A escolha do livro do mês foi excepcional.

John Boyne nasceu na Irlanda, começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou numa livraria dos 25 aos 32 anos. O menino do pijama listrado, foi um dos seus best seller ovacionado pelo público e serviu de inspiração para um filme. Boyne é de uma escrita fascinante e envolvente.

A Tag fecha o ano de 2019 com um livro que classifico como um dos melhores do ano da minha assinatura. Confesso que o visual da capa não me cativou de primeira mão, mas ao iniciar a leitura, fiquei magnetizada sem querer perder um momento da devida atenção que o livro merecia.

O enredo do livro é baseado no desejo de Maurice Swift em ser escritor de sucesso, jovem, bonito e de uma personalidade duvidosa, não mede esforços para conquistar o que deseja. É com essa sede de ambição sem limites que irá roubar, enganar e magoar as pessoas que passam pela sua vida de forma desenfreada.

A narrativa do começo ao fim é viciante e em cada personagem que a faz, conseguiu me prender sem desmotivação pela troca dos mesmos.

Ser apresentada ao Maurice na concepção dos personagens que tiveram passagem em sua vida foi de uma riqueza inesgotável, principalmente quando John Boyne tenta nos desviar da torcida de quem é o bonzinho e quem é o vilão dessa trauma espetacular na primeira parte da história.

Minhas impressões foram ficando assustada cada vez que era revelada as ações que Maurice era capaz de chegar para conquistar o que tanto deseja.

O livro não deixa margem de dúvidas quanto a frieza do personagem principal dessa trama. Ao mesmo tempo, o questionamento de quantos Maurice saem da ficção para o mundo real. A cada capítulo eram revelações que atordoava e permitia
extrair sentimentos de revolta, compaixão e dor pelos personagens: Erich, Dash, Edith e Daniel. Qualquer fim dado a essa história nada chegaria perto do que de fato, ele era merecedor.

Como toda obra de Boyne, essa é mais uma que super recomendo.
Volnice.Flausino 01/01/2020minha estante
Acabei de ler e não fiquei decepcionada. A narrativa de Jonh Boyne me cativou desde o início até a última página. Sem dúvida, o melhor livro da assinatura da Tag Inéditos.

Conça 01/01/2020minha estante
Eu também não fiquei decepcionada, não.

camila1856 16/01/2023

resenha
primeiro: queria saber se essas 8 páginas em branco no capítulo que ele encontra com o ex aluno da edith e o ex editor é proposital ou foi erro de edição. pq faz muito sentido dos dois jeitos.

segundo: no começo não estava dando muita fé ao livro, não sei se foi porque tinha acabado de sair de uma leitura ruim... mas com o passar dos capítulos o livro me prendeu Muito!
c a r o l 17/01/2023minha estante
Na minha edição não tem essas páginas em branco.
Esse livro é muito envolvente. Já estou doida para ler outra obra desse autor.

camila1856 18/01/2023minha estante
eita :( então perdi muita conversa

Stephany 14/12/2019minha estante
Maurice se tornou meu número 2 na lista de ódio por um personagem. Argh!

Erica 04/06/2021

Excelente
Um livro muito bem escrito. O protagonista é um personagem complexo e detestável, alguns momentos do livro fiquei com tanta ódio.
Recomendo muito.
Gabs.bomfin 27/12/2021minha estante
vc disse que é excelente, mas marcou 0 estrelas kkk

Bruna.Silva 07/07/2020

Resenha uma escada para o céu
Se eu pudesse resumir em uma palavra os personagens desse livro seria ÓDIO, mas veja bem eu odiei os personagens mas gostei muito do livro, justamente por me fazer odiar os personagens foi que esse livro merece o meu respeito. Dê uma olhadinha no meu blog, não contem spoiler

site: https://lernosfazviajar.blogspot.com/2020/05/resenha-de-uma-escada-para-o-ceu.html
thagfs 07/07/2020minha estante
Ahahahaha sim!! Como é possível, né? Acho que foi a primeira vez que eu realmente entendi sobre o anti-herói

Yasmin.Diniz 22/12/2019

Senti vontade de socar o protagonista
Do isso nicio ao fim, o livro não me prendeu tanto a atenção, fato que fez com que eu interrompesse a leitura por dois ou três dias. Ainda assim, fui tentada a terminá-lo, graças a seu cativante enredo e um pouco pela contextualização histórica ? tema já abordado antes nas obras de Boyne. Em determinado momento, no início do livro, cheguei a compactuar com seu protagonista, imaginando que o que ele teria feito havia de ser correto, porém ainda no início, logo depois disso, senti vontade de esmurrar o personagem, e assim foi até o final da história. Essa vontade mais do que absurda foi despertada por Maurice que age de forma descabida e sem escrúpulos até o seu fim. O protagonista ainda me fez refletir quanto a assuntos morais e éticos, me fazendo pensar até que ponto a ambição humana pode chegar? Ou então se é tão necessário assim ir tão longe por um sonho? Obviamente Maurice tem alguma psicopatia ou problema mental, mas ainda assim ele traz alguns dos mais perversos lados humanos. Minha nota para toda a obra é de 5 estrelas mesmo não tendo me prendido por completo. Não somente por ser um autor tão influente, mas também por sua obra ser uma das melhores que li esse ano.
Bookstagram: @despertardaleitura
Volnice.Flausino 01/01/2020minha estante
Olha, vc não foi a única que gostaria dar uma lição neste Maurice mas realmente esse livro foi muito de ler. A narrativa de John , na minha opinião,é cativante. Já havia lido ?O garoto do convés ? e tido a experiência do jeito de escrever dele. Com este, não fiquei decepcionada. Um dos melhores livros da assinatura da Tag inéditos.

Rita.Lobao 23/02/2020

Torcendo contra
Só digo uma coisa: queria ter tirado a escada antes do personagem chegar ao céu.
O leitor, com certeza, vai desenvolver uma antipatia gigante pelo personagem central.
Riva 23/02/2020minha estante
A mais pura verdade!!!!!

Wes 18/02/2020

A sombria vida das editoras e seus Ghost Writers
O livro carrega um dos piores protagonistas que eu já li na vida. Um vilão gay, que joga todo o seu charme pra cima das pessoas que tão entrando em ascensão. Uma espécie de parasita social no mundo literário, aquela pessoa que vai se esgueirando em que ele vê que tem boa oportunidade no mercado e um grande talento, e o que ele faz? Se relaciona, dar o bote e toma tudo pra si.

Me lembrou até o Andrew Cunanan em alguns aspectos.

O livro é divido em três partes, que vira quase uma volta numa montanha russa:

1 - O começo com o Erich e o desejo de alguém que nunca foi amado tomando controle sobre tudo. A primeira parte foi EXCELENTE, o autor misturou flashbacks com os pensamentos do Erich no presente. E as partes no passado é uma especial de YA, que parece que qualquer hora vai dar merda, simplesmente porque um adolescente está com ciúmes.

2 - A vida e a morte Edith, de como ela foi uma esposa dedicada e apaixonada até se passar por mais uma vítima da inveja. A segunda parte tem muitos altos e baixos e foi onde mais empaquei e me fez dar a nota pro livro. Ela começa numa narrativa epistolar, retratando como foi conviver realmente com o Maurice, um jovem senhor insaciável pelo poder e que só vive cantando vitória por feitos horrorosos. Até que o destino, bem....

3 - A biografia final, e como anda o famoso escritor renomado que vive sozinho pelas ruas de Londres. A terceira parte se envolve quando os fantasmas do passado começam a assustar Maurice novamente, em forma de um jovem rapaz interessado em sua história e com um projeto de biografia. As máscaras caem de vez, mas o final fica tão agridoce que bem, nem todo o esforço de desmascarar o coringa não valeu TÃO a pena assim.

A escada para o céu é um livro sobre ascensão, só que sem queda e que ainda cria uma certa esperança pras pessoas que plantaram o mal desde a década de 80.
Maria 18/02/2020minha estante
Tem que ter muito saco pra engolir uma história que termina assim, me deixa p*ta

Nana 08/02/2020

Mistura de sentimentos!
Que livro é esse???
Não sei exatamente como avaliar, em alguns momentos gostei e em outros senti como se o autor estivesse debochando de mim com personagens tão artificiais e uma trama tão previsível. Mas ao mesmo tempo ele me prendeu até o final e não tive vontade de abandonar, então com isso ele já merece algumas estrelas...rs rs
O problema é que a trama é pouco realista. Todos personagens são escritores de ficção, então fica difícil acreditar que eles tenham sido tão inocentes e não tenham visto o que Maurice estava aprontando com cada um deles. Principalmente Edith, que estava na cara que ele iria fazer o que fez (não vou dar spoiler).
Bom, o que posso dizer é que foi muito previsível, irritante, com personagens sem carisma nenhum, em alguns momentos apelativo com o foco em sexo . E quanto ao final? Não surpreende, mas foi o mais realista de todos, pois não teria como Maurice terminar de outra forma.
​Sobre a edição, eu não compraria esse livro se estivesse na livraria pois a capa é feia, o título não me chamou a atenção e a sinopse não me agradou. Se li foi graças a TAG "experiências" literárias.
​ Vale a leitura? Não sei, acho que apesar de tudo me deu o que pensar e me irritar, então cumpriu o seu papel...hahaha
Bete 08/02/2020minha estante
Agora fiquei interessada!!rsrsrs

Michelle276 16/04/2024

Esse livro me deixou chocada em um nível incrível, cada plot me deixou mais chocada que o outro, tive até que parar de ler em alguns para poder absolver a informação.
Os personagens têm personalidades tão verdadeiras que nem parece que se está lendo uma ficção fora que também parece que você está ouvindo aquelas pessoas te contarem a própria história.
Em relação à história, não posso falar muito porque tudo o que eu falar aqui pode ser spoiler e acho que todo mundo deveria ler esse livro.