Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Clara Vellozo 07/01/2022

Só finalizei porque ele me prendeu para saber o final
É um dos livros mais fluidos que já li, mas não foi dos melhores de 2021. Teve seus altos e baixos, achei acima de tudo muito simplório e algumas partes sem sentido. Só finalizei porque ele me prendeu para saber o final.

Conta a história de um aproveitador de oportunidades e pessoas que, sem escrúpulos, faz de tudo para alcançar seu sonho de ser um escritor famoso.

É um livro bem passatempo e algumas partes me deixaram com a sensação de ?perdetempo? porque o autor introduz cenas e personagens que não contribuem para nada. Um pouco decepcionada com esta que foi a última leitura do ano.
Carol 12/01/2022minha estante
Fiquei curiosa pra saber quais partes você achou sem sentido hehe. Pode compartilhar?

ThiagoPleao 22/05/2022minha estante
Como o livro se divide em 3 arcos, confesso que gostei bastante do segundo, deu pra levar no terceiro, mas achei o primeiro bem mais ou menos. Não sei, mas entendo que o autor (com todo o respeito) se estendeu demais. Dava pra contar tudo em menos páginas.

Patty 18/06/2022minha estante
Não li esse, mas achei o ladrão do tempo muito chato

Gilvanelma 30/03/2020

Suja indústria literária
Chocada. É o que descreve minha sensação acerca desse livro. Não que eu fosse ingênua demais a ponto de acreditar que a indústria literária se safa ao inescrupuloso caráter das indústrias em geral. Mas difícil é encontrar um escritor que não tenha papas na língua a ponto de acusar seu escopo e ambiente de trabalho.
Ousado o tal do Boyne...

Dani @meu_romeo 21/02/2020

Incrível! / por @meu_romeo
Este livro é fascinante de inúmeras formas.
Ele conta toda a história do Maurice e sua sede por poder e o autor conseguiu transmitir de forma tão intensa os sentimentos do personagem que foi impossível não se sentir preso a obra.

Como eu odiei um personagem. Eu odiei tanto o Maurice, mas ao mesmo tempo eu me vi tão envolvida na história, que por pior os sentimentos que ele me despertava, eu não conseguia parar de ler.

A cada página lida, eu ficava pensando em qual seria agora a próxima decisão que ele tomaria, e ficava obcecada torcendo por sua queda.

Pode parecer uma ficção, mas senti pela escrita sentimentos tão reais, que eu fico pensando que de fato existem vários Maurices por aí.

E o que o autor demonstrou na obra, é que dificilmente as pessoas mudam a sua essência, que podem ocorrer mil coisas no decorrer da vida, mas o que elas são de verdade, pode permanecer quieto em um canto, mas no final sempre vem a tona.

Livro incrível e com certeza já entra como um dos favoritos.

Neiva 21/07/2020

Sinceramente... O ser humano é podre! A escrita do John Boyne te prende muito porém na minha humilde opinião, e com altas cargas de ódio, merecia um final diferente.
Maurice eu queria te pegar na porrada desgraçado.

Edson Lima 03/06/2022

Se o objetivo do autor é que o leitor odeie seu protagonista, ele conseguiu.

Maurice, ex-garçom e que quer se tornar um escritor e fará de tudo para conseguir alcançar seus sonhos e, principalmente, a fama.

Ao mesmo tempo em que você se afasta do Maurice, o seu comportamento me fez querer saber mais sobre ele, compreendê-lo.

Livro com forte violência psicológica. Curiosas inserções de autores famosos da época.

Tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, tem três pontos de vista principais: A primeira parte do livro é sob a perspectiva do Erich, amigo de Maurice.
A segunda de Edith. A terceira é narrada pelo próprio Maurice.

Histórias sobre egoísmo humano.Não é exatamente o meu tipo de leitura, mas elogio a capacidade do autor.

Mateus 09/01/2021

Aquele livro em que John Boyne se reinventa mais uma vez, mas não surpreende
John Boyne passou a integrar a lista de escritores contemporâneos mais populares há anos, desde que lançou sua obra mais famosa, “O Menino do Pijama Listrado”, em 2006. Desde então, o autor vem surpreendendo o público por transitar por diferentes gêneros, tendo o romance histórico como sua marca registrada. Apesar de contar com alguns personagens reais (e breves referências à Segunda Guerra Mundial), “Uma Escada para o Céu” não é um romance histórico, apresentando um enredo totalmente original e sem se basear em um período ou personagens específicos.

Inicialmente, a obra segue a história de Erick Ackerman, um famoso escritor de origem alemã que passou a viver na Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial. Já idoso, em 1988, Erick está de volta à sua terra natal para divulgar um novo livro e conhece um jovem garçom, Maurice Swift, por quem se apaixona. Mas “Uma Escada para o Céu” não é uma história de amor. Maurice, na verdade, é o personagem principal da obra, e pretende passar por cima de Erick e de qualquer outra pessoa para se tornar um grande escritor, mesmo que ele não tenha grandes talentos para isso.

Dividido em três partes – que acompanham diferentes fases da vida de Maurice –, “Uma Escada para o Céu” traz uma história bem escrita e envolvente que se aproxima bastante do suspense, gênero que eu ainda não havia conferido pelas mãos de Boyne. O problema é que um elemento fundamental para qualquer obra de suspense acabou ficando de fora aqui: a surpresa.

Mesmo tendo considerado “Uma Escada para o Céu” um dos melhores livros do autor, seu grande problema é a previsibilidade. Li o livro avidamente e em poucos dias, isso é certo, mas bastavam poucas páginas em cada uma das partes para já prever o clímax da narrativa. Com isso, uma certa sensação de desânimo foi inevitável. Apesar dessa situação incomodar, ela não eclipsou o talento de Boyne e nem a ótima história que aqui tenho em mãos – não é à toa que dei 5 estrelas ao livro. No entanto, a falta de um elemento surpresa me impediu de favoritá-lo.

Sem dúvida, um dos destaques do livro é a presença do escritor real Gore Vidal. Nunca li nenhum de seus romances, mas sou um grande fã do autor e li sua autobiografia, “Palimpsesto”. Por isso, foi uma grande surpresa perceber que Boyne utilizou muitos maneirismos e a própria linguagem de Vidal no livro, o que mostra o quanto ele é um excelente escritor.

É sempre interessante acompanhar histórias de escritores sobre outros escritores, principalmente porque aqui estamos falando de um autor ficcional muito bem construído. Nesse sentido, “Uma Escada para o Céu” acerta em cheio. E o pior é saber que Maurice Swift é baseado nos diversos aspirantes a escritores que John Boyne conheceu em cursos de escrita que ministrou e participou ao longo da vida – ou seja, muitos autores que tanto gostamos provavelmente não são talentosos como imaginamos.

Uly 27/12/2019

Ótima Leitura
A principio esse romance passa a ideia onde você chega a se perguntar o que o levou a começar tal obra. Entretanto ao autor surpreende o leitor com um enredo intrigante, através do qual é possível conhecer o mundo literário, seus respectivos prêmios e trabalho a cerca da construção de um livro. Sendo o personagem principal um shown a parte onde o leitor certamente vai construir uma relação de amor e ódio.
Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagran. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande icentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

site: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

skdv 22/01/2024

Apaixonado!!!
Meu Deus esse com certeza vai para a minha prateleiras de livros favoritos, é simplesmente perfeito do início ao fim!

Bem no comecinho você se sente um pouco perdido, mas depois começa a entender e identificar as verdadeiras intenções do personagem principal. Fica um pouco na cara o que vai acontecer, mas cada página era uma surpresa diferente e me deixava ansiando por mais.

A segunda parte com certeza é que mais me deixou com ódio do protagonista, é ali que você identifica verdadeiramente a natureza dele, você percebe que ele faria de TUDO para ter o que ele quer. Eu senti coisas indescritíveis com o rumo que a história tomou.

A terceira parte é o ápice e você fica ansiando para que a justiça seja feita. Neste momento o feitiço se vira contra o feiticeiro. Depois de mais de duzentas páginas, você consegue identificar um perfil manipulador, e isso torna tudo perfeito, porquê você sabe que o que é certo, no final vai se realizar.

A conclusão não exatamente o que eu esperava, mas já foi de bom agrado. Simplesmente um dos melhores livros que eu li, todo o desenvolvimento da história e personagens, foi incrível.

Nana 08/02/2020

Mistura de sentimentos!
Que livro é esse???
Não sei exatamente como avaliar, em alguns momentos gostei e em outros senti como se o autor estivesse debochando de mim com personagens tão artificiais e uma trama tão previsível. Mas ao mesmo tempo ele me prendeu até o final e não tive vontade de abandonar, então com isso ele já merece algumas estrelas...rs rs
O problema é que a trama é pouco realista. Todos personagens são escritores de ficção, então fica difícil acreditar que eles tenham sido tão inocentes e não tenham visto o que Maurice estava aprontando com cada um deles. Principalmente Edith, que estava na cara que ele iria fazer o que fez (não vou dar spoiler).
Bom, o que posso dizer é que foi muito previsível, irritante, com personagens sem carisma nenhum, em alguns momentos apelativo com o foco em sexo . E quanto ao final? Não surpreende, mas foi o mais realista de todos, pois não teria como Maurice terminar de outra forma.
​Sobre a edição, eu não compraria esse livro se estivesse na livraria pois a capa é feia, o título não me chamou a atenção e a sinopse não me agradou. Se li foi graças a TAG "experiências" literárias.
​ Vale a leitura? Não sei, acho que apesar de tudo me deu o que pensar e me irritar, então cumpriu o seu papel...hahaha
Bete 08/02/2020minha estante
Agora fiquei interessada!!rsrsrs

Frank 11/07/2020

Ódio é a palavra, terminei na força do ódio.
Livro muito bem escrito. O livro é dividido em três partes, cada uma narrada sob o ponto de vista de um personagem
A primeira parte se arrastou de forma chata, mas foi chocante. A segunda parte me confundiu até eu entender quem estava narrando, mas tinha um fim previsível. Mas a terceira prende realmente na leitura e você corre as páginas em busca de vingança. Achei meio previsível o final, mas de qualquer forma a história foi muito bem escrita.

@wesleisalgado 06/05/2021

Sempre que um amigo meu consegue sucesso, um pedaço de mim morre.
Gosto muito dos livros do John Boyne, e da facilidade com que ele transita entre enredos infantis com um viés mais sério de fundo e romances mais adultos de fato.
Pra mim a obra em pauta é mais uma comédia negra do que um suspense. O livro é dividido em três partes e dois interlúdios. A primeira parte passada no fim dos anos 80 na Europa, quando o jovem Maurice, na melhor personificação de Andrew da segunda temporada de American Crime Story, um garçom aspirante a escritor conhece Erich Ackermann. Aqui de verdade, não há nada que você não tenha visto na série acima, eu imaginei o Darren Criss perfeitamente como o Maurice o livro inteiro.
Na segunda parte, nossa narradora é a Edith, atual esposa de Maurice nos inícios dos anos 2000. É o capítulo mais dinâmico, apesar de haver uma subtrama com a irmã da Edith que no final não teve finalidade nenhuma. Aliás, veio somente mostrar que a maldade gratuita, não se limitava ao Maurice na história. E na derradeira parte, temos a expiação dos pecados de nosso protagonista.
Apesar da história e atos do Maurice se repetirem, ele é um personagem bastante complexo e bem construído, fazendo com que o leitor sinta pura ira diante dos seus atos. E existe muita classe na escrita do autor, o que torna o livro muito agradável, seja nos bares e hotéis europeus ou na conversa literária dos personagens.
A única coisa que me incomodou foi o final, por isso considero mais o livro uma comédia negra do que um suspense. E gostaria que a punição do Maurice foi mais concreta e até mesmo física. Fora isso, foi uma ótima leitura.

OBS: Resenha nº 49 do desafio Skoob 2021.

bacintra 18/04/2021

Uma escada para o céu -John Boyne
Eu sei que enrolei bastante pra terminar essa belezura????mas tem um motivo e eu vou explicar porquê.

O livro trás muitas reflexões, nos faz pensar no quê o ser humano é capaz de fazer pra conquistar aquilo que almeja. Tem que respirar muito pra não querer matar o Mauríce, personagem principal.

Foram muitos sentimentos misturados, me contive muitas vezes pra não deixar a leitura de lado.

Fica aqui a reflexão pra vocês! Com certeza existem muitas pessoas como o Maurice. É frustrante e até injusto, mas a vida nem sempre é justa, né?! ?

Mrs. Blackstairs 18/05/2020

Pra quem gosta de livro com Psicopatas!
Confesso que o começo é meio chatinho, porém a história vai te envolvendo e tem partes fortes que me deixaram com muita raiva do personagem! Um livro que me lembrou Verity da CoHo... Muito bom!