Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Andrea 20/11/2020

Ambição
Utilizando um provérbio de origem desconhecida que diz "Ambição é colocar uma escada para o céu" para nomear o seu romance, John Boyne coloca o mundo editorial, seus escritores, o ato de escrever, as publicações e os cursos de escrita criativa em um livro vira página que me prendeu do início ao fim.

A história começa em Berlim Ocidental no ano de 1988, quando o escritor e professores alemão Erich Ackermann encontra-se divulgando o seu livro que acaba de ganhar o prêmio The Prize e está sendo traduzido para diferentes idiomas. Em um bar de hotel, aprendendo a lidar com o desconforto de retornar para casa, ele se encanta por um dos garçons.

O rapaz bonito que o aborda na saída do local se chama Maurice Swift e sonha em ser escritor. Entrega um manuscrito para Erich, que observa que ele sabe utilizar as palavras, mas suas histórias são tediosas, faltando alma no que se propõe. Mas o charme do rapaz o impede de falar diretamente. Apaixonado, ele contrata o rapaz a circular com ele pela Europa e América do Norte com a justificativa de lhe dar dicas.

Uma escada para o céu possui narrativa em primeira pessoa, achei muito interessante Boyne apresentar inicialmente a visão de outros personagens sobre Maurice, para somente depois nos colocar dentro da sua mente. Nos dando uma visão completa dos fatos, não havendo dúvida nenhuma da índole do pseudo-escritor.

Outros motivos para ler o livro é a viagem que fazemos através dele, seja de cidades (Berlim, Copenhague, Roma, Madrid, Paris, Amsterdam, Nova York e Londres), seja pela literatura, onde há muitas referências de livros, assim como a mistura de escritores fictícios e os reais, como Gore Vidal.

Envolvente e surpreendente, foi um livro que eu devorei rapidamente, onde a escrita fácil não evita o choque, mas facilita a necessidade de saber mais.

Resenha completa no blog:

Wes 18/02/2020

A sombria vida das editoras e seus Ghost Writers
O livro carrega um dos piores protagonistas que eu já li na vida. Um vilão gay, que joga todo o seu charme pra cima das pessoas que tão entrando em ascensão. Uma espécie de parasita social no mundo literário, aquela pessoa que vai se esgueirando em que ele vê que tem boa oportunidade no mercado e um grande talento, e o que ele faz? Se relaciona, dar o bote e toma tudo pra si.

Me lembrou até o Andrew Cunanan em alguns aspectos.

O livro é divido em três partes, que vira quase uma volta numa montanha russa:

1 - O começo com o Erich e o desejo de alguém que nunca foi amado tomando controle sobre tudo. A primeira parte foi EXCELENTE, o autor misturou flashbacks com os pensamentos do Erich no presente. E as partes no passado é uma especial de YA, que parece que qualquer hora vai dar merda, simplesmente porque um adolescente está com ciúmes.

2 - A vida e a morte Edith, de como ela foi uma esposa dedicada e apaixonada até se passar por mais uma vítima da inveja. A segunda parte tem muitos altos e baixos e foi onde mais empaquei e me fez dar a nota pro livro. Ela começa numa narrativa epistolar, retratando como foi conviver realmente com o Maurice, um jovem senhor insaciável pelo poder e que só vive cantando vitória por feitos horrorosos. Até que o destino, bem....

3 - A biografia final, e como anda o famoso escritor renomado que vive sozinho pelas ruas de Londres. A terceira parte se envolve quando os fantasmas do passado começam a assustar Maurice novamente, em forma de um jovem rapaz interessado em sua história e com um projeto de biografia. As máscaras caem de vez, mas o final fica tão agridoce que bem, nem todo o esforço de desmascarar o coringa não valeu TÃO a pena assim.

A escada para o céu é um livro sobre ascensão, só que sem queda e que ainda cria uma certa esperança pras pessoas que plantaram o mal desde a década de 80.
Maria 18/02/2020minha estante
Tem que ter muito saco pra engolir uma história que termina assim, me deixa p*ta

Géssica 20/09/2021

É possível odiar um personagem e amar o livro?
Pra mim a resposta é sim.
Um livro muito interessante protagonizado por um ser humano horroroso. Fiquei presa na história do início ao fim.

Karla 05/08/2021

Protagonista odioso
Termino "Uma escada para o céu" com repugnância do protagonista, Maurice. O autor até tenta fazer o leitor ter empatia por ele, mas não funcionou aqui.

Eu amei a história, apesar disso. Bem construída, gostei da divisão em 3 partes e seus interlúdios.

Poderia sair um ótimo filme, no estilo de "Prenda-me se for capaz", mas nessa história aqui o personagem principal não aprende a lição, mesmo depois da queda. Mostrando sua mentalidade doentia e se revelando um verdadeiro psicopata, que nao poupa esforços (e nem pessoas) para alcançar o que deseja.

Vih 24/08/2020

Um livro surpreendente.!
Me surpreendeu do começo ao fim, muito bem escrito, esse livro não me cansou em momento algum... Fora a experiência de ver... até onde uma pessoa é capaz de ir em busca de sucesso e reconhecimento.!

Laisa 04/03/2020

Bom, mas revoltante
Acho que nunca fiquei tão revoltada com um personagem principal como fiquei nesse livro. O meu ódio era enorme, maa eu não consegui parar de ler. Recomendo, mas prepare-se para ficar muito bravo!

Camijuv 22/04/2020

Personagem que eu odeio
Conhecemos a vida de Maurice, um um escritor que não tem nem um pouco de criatividade, mas que todo jeito ser um famoso escritor.

Nós conhecemos a história dele, sobre o olhar de uma pessoa que está inteiramente apaixonada por ele e com o seu charme usa essa pessoa de qualquer jeito, para chegar ao objetivo dele.

Para falar sinceramente, foi muito difícil eu conseguir terminar esse livro e não encontrei nenhum uma justificativa para que esse personagem fazer tantas coisas só para ter sucesso. Sinceramente eu odiei esse personagem.

Larissa 18/04/2020

Relação de amor e ódio
O primeiro livro que me deixou com um sentimento de ódio em quase todos os momentos, mas a escrita me prendia muito, maravilhosa. Um livro que mostra que as vezes nem todos recebem a justiça que merecem.

Gabriella Buarque 30/09/2021

senti tanto ódio que não tinha como não favoritar
Nunca senti tanta raiva de um personagem na vida. O livro é incrível e a trama me prendeu de um jeito absurdo.

Entrou para os favoritos

Pedro 17/07/2020

Impactante
Fiquei preso e muito impactado com a força da narrativa desse livro, e também com o caráter do personagem principal. Incrível a capacidade do John Boyne em escrever diferentes gêneros tão bem.

Eu amei e recomendo!

Camila 28/06/2020

Uma leitura super fluida , gostei muito da escrita do autor. É um livro muito interessante do modo como é mostrado a faceta mundo editorial dos livros e a concorrência que percola entre os escritores, cheio de ironia e mostrado explicitamente o extremo que pessoas podem fazer para alcançar o sucesso almejado.

Anna.Araujo 12/02/2022

Simplesmente a bi mais podre da história eu to impressionada kkkkkkkk todas as escolhas criminosas que poderia ter feito ele fez
Adorei kkkkk 5 estrelas recomendo

Lilian 03/04/2021

Submundo da literatura
O livro trata de um aspirante a escritor ambicioso e que vai fazer o que lhe parecer útil para alcançar o sucesso. Bastante verídico!

Gioamaro 09/03/2021

Ótima leitura,
um enredo totalmente diferente dos livros que já li na vida.
Tive raiva do personagem e de seus atos e principalmente do seu final.