Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Victor Vale 02/02/2020

A saga do psicopata com super-poder de magnetismo pessoal punindo os gays que se apaixonavam levando-os a um fim trágico não me agradou.

Bruna 21/12/2019

Ranço, raiva e outras emoções
Livro enrolado, prendeu depois da metade por mera raiva de terminar e ver se o personagem se ferrava de fato. Sinto que depois de tantos livros maravilhosos que li este ano, este foi um dos mais decepcionantes, páreo para decepção com A Mulher na Janela.

Não recomendo para quem busca uma grande leitura, ou uma que prenda o leitor, que o faça querer mais. Achei demasiado raso e esperava bem mais em vista dos últimos envios da TAG.

Triste em terminar o ano com esta leitura. Que o livro de janeiro seja melhor.

Victor 01/03/2020

"Gostei bastante. Foi minha primeira experiência dom a TAG e fiquei feliz de ter me aventurado. Apesar de não achar esse o melhor livro do autor a história e bem envolvente e a escrita, como sempre, fantástica!

Luan 23/12/2021

Como eu já disse, normalmente John Boyne dificilmente decepciona. E assim foi em Uma escada para o Céu, uma das suas obras mais recentes. Nela, autor não chega a entregar a história mais original, mas consegue imprimir um desenvolvimento crível e único ao tema abordado. Falando sobre ambição, Boyne aborda um assunto já visto na literatura e na dramaturgia, mas o fez como poucos.

Uma escada para o céu conta a história de Maurice Swift, um aspirante a escritor que, para conseguir o que quer e chegar ao sucesso, não poupa nada e ninguém. Ele é uma pessoa de índole bastante duvidosa, que usa o charme, a beleza e a comunicação para subir degraus que o levem à glória da profissão dos sonhos.

O livro é contado em três etapas diferentes. Primeiramente a partir da perspectiva de um escritor experiente sobre sua relação com Maurice. Na sequência, sob a perspectiva de uma mulher na vida do protagonista, mas narrado em segunda pessoa. E, por fim, em primeira pessoa, pelo próprio Maurice. Há no meio disso ainda interlúdios que dão mais riqueza à obra.

O formato intercalado de narrativas contribuiu bastante para possibilizar uma experiência ainda melhor na leitura da obra. Além disso, a escrita única do autor, que já é conhecido por esta peculiaridade, além dos ótimos diálogos, e da construção de personagens repletos de camadas, contribuíram para que a leitura não fosse apenas muito prazerosa, mas também rápida e fluída.

Confesso que, dos livros adultos mais recentes que li, este foi um dos mais demorados a se conectar a mim (O Palácio de Inverno, As fúrias invisíveis do coração e Uma história de solidão me conquistaram de cara). Apesar de reconhecer a qualidade da história desde o início, ainda não tinha sido arrebatado como os outros livros.

Mas chegando ao fim, isso mudou. E se tornou praticamente impossível não dar um reconhecimento perto topo para a obra. As cinco estrelas são mais que merecidas. O autor conseguiu desenvolver de forma única a história, sempre sabendo para onde iria levar a história, surpreendendo o leitor com diversos acontecimentos, até um desfecho que não poderia ser diferente.

Augusto Stürmer Caye 24/07/2021

Até onde você pode ir?
Um retrato sobre as relações homossexuais baseadas no mito do sugar Daddy e da exploração social e financeira de pessoas afetivamente abandonadas por jovens gananciosos e sem limites na sua ambição.

Uma escada para o céu mostra que o sucesso as vezes é trilhado com degraus para o inferno.

Deisy.Trampusch 23/02/2020

Maravilhoso!
Simplesmente amei a obra. Principalmente as dicas para se tornar um escritor. Confesso que comecei a ler outros livros de maneira diferente e até analisar minha vida com uma nova perspectiva. Me deu até vontade de escrever um livro!!

Rita.Lobao 23/02/2020

Torcendo contra
Só digo uma coisa: queria ter tirado a escada antes do personagem chegar ao céu.
O leitor, com certeza, vai desenvolver uma antipatia gigante pelo personagem central.
Riva 23/02/2020minha estante
A mais pura verdade!!!!!

Rosana Miyata 05/02/2020

Surpreendente!
Livro que narra a trajetória do anti-herói, Maurice Swift. O começo do livro eu achei maçante, mas depois não conseguia parar de ler, pois queria muito saber até aonde o Maurice seria capaz de ir para alcançar o seu sonho de ser escritor.

Wonderland of Books 13/02/2020

AMEI
GENTE DE DEUS QUE HOMEN DO INFERNO.

Felipe 13/02/2020

Tag inéditos

deiadietrich 22/08/2020

Raiva desse garoto
Um livro pra você ficar com muita raiva do garoto. Ele passa por cima de qualquer um, não importa quem seja. Ele só quer saber dele. É legal a leitura, mas se prepare pra ficar com raiva dele.

Carla.Cerqueira 06/11/2020

Esperava mais
Esperava mais por ser escrito pelo mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado. A história de perdeu e no final, quando a personagem tem a chance de um final descente, o autor consegue estragar mais o livro...

Babigabreu 16/02/2020

Delicioso e inteligente
A incerteza de quem é o protagonista, aliada às descrições de uma mente capaz de tudo para conseguir o que quer, fizeram deste livro uma deliciosa experiência.