Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Michelle276 16/04/2024

Esse livro me deixou chocada em um nível incrível, cada plot me deixou mais chocada que o outro, tive até que parar de ler em alguns para poder absolver a informação.
Os personagens têm personalidades tão verdadeiras que nem parece que se está lendo uma ficção fora que também parece que você está ouvindo aquelas pessoas te contarem a própria história.
Em relação à história, não posso falar muito porque tudo o que eu falar aqui pode ser spoiler e acho que todo mundo deveria ler esse livro.

Gui 11/04/2024

Belo, impecável e vai te dar ódio
Quero começar dizendo que o Boyne não surpreende, ele é EXCEPCIONAL sempre. Terceiro livro dele que li e fico de queixo caído quando termino já que nem senti o livro passar de tanta fluidez na escrita.

Agora... Maurice Swift... Eu tô embrulhado de ódio até agora. Não vou levantar muito spoiler, mas acho que nunca odiei tanto um personagem por tanto tempo. Vai ficando bem nítido o que ele vai fazer ao longo dos primeiros capítulos e quando ACONTECE você ainda se choca com a forma e com a gravidade das escolhas dele...

UM DOS MELHORES DO ANO PRA MIM

angel? 04/03/2024

Leitura que vale a pena
O principal ponto a destacar é o quão interessantes são os pormenores do mundo literário - as questões de ego, a criação de ideias, a sede por ser visto, publicado e admirado - abordados nesse livro. Como é uma ficção, obviamente as coisas não devem funcionar exatamente de tal forma, mas gostei de como Boyne abordou o "backstage" que eu não conhecia.
O narcisismo de Maurice é realmente intrigante, e por mais que eu quisesse terminar o livro, não consegui me importar muito com nenhum dos personagens (o que não considero necessariamente ruim).
A única coisa que de fato me incomodou foram as passagens de sexo entre adolescentes de 15 anos. Sei que foram poucas, e não o tema central do livro, mas foram longas e desnecessárias e fiquei desconfortável sabendo que o autor tinha por volta de 47 anos quando escreveu elas, ressaltando o tempo todo a idade deles durante o ato. É claro que não há problema no sexo e em escrever sobre ele, só na necessidade de escrever algo que nada importou para a história, nada mesmo.

skdv 22/01/2024

Apaixonado!!!
Meu Deus esse com certeza vai para a minha prateleiras de livros favoritos, é simplesmente perfeito do início ao fim!

Bem no comecinho você se sente um pouco perdido, mas depois começa a entender e identificar as verdadeiras intenções do personagem principal. Fica um pouco na cara o que vai acontecer, mas cada página era uma surpresa diferente e me deixava ansiando por mais.

A segunda parte com certeza é que mais me deixou com ódio do protagonista, é ali que você identifica verdadeiramente a natureza dele, você percebe que ele faria de TUDO para ter o que ele quer. Eu senti coisas indescritíveis com o rumo que a história tomou.

A terceira parte é o ápice e você fica ansiando para que a justiça seja feita. Neste momento o feitiço se vira contra o feiticeiro. Depois de mais de duzentas páginas, você consegue identificar um perfil manipulador, e isso torna tudo perfeito, porquê você sabe que o que é certo, no final vai se realizar.

A conclusão não exatamente o que eu esperava, mas já foi de bom agrado. Simplesmente um dos melhores livros que eu li, todo o desenvolvimento da história e personagens, foi incrível.

_luanych 16/01/2024

Terminei por que tinha um bom enredo...
Mas admito que foi difícil permanecer lendo a história, durante vários momentos fiquei entediada. Mas ainda sim, queria saber o final. Ao qual também não me agradou muito.

cherry_motth 30/12/2023

?Pouquíssima gente se interessa pela arte?
Uma narrativa razoavelmente boa, foi interessante ler sobre a manipulação fria e envolvente de Maurice, e sobre como, no mundo dos artistas, o ego está sempre em evidência de uma maneira ou outra. Foi ainda mais interessante (satisfatório, na verdade) observar Maurice cair pelas mesmas manipulações e paralelos que ele mesmo infligiu nas suas vítimas por alguém idêntico a ele na juventude.

Porém acredito que o autor deveria seguir o próprio conselho que um de seus personagens expressa no livro: ?Diga apenas o que você tem a dizer, e então siga em frente e diga outra coisa.? Sinto que o livro possuí passagens super desnecessárias e cansativas de se ler, mas no geral foi um bom livro.

Amanda 30/12/2023

Eu definitivamente amei essa leitura e o tanto que ela me prendeu do começo ao fim. O personagem principal não é dos melhores, quer dizer, é dos piores possíveis, no entanto nos instiga a acompanhar a sua trama. Quero ler outros livros desse autor

Thaís Vilas Bôas 08/12/2023

Rumo a um best-seller
UMA ESCADA PARA O CÉU, de John Boyne. Esse livro me surpreendeu! Esquecido na minha estante, ao pegá-lo, confesso que iniciei a leitura com um tanto de preguiça. Mas, quando fui entendendo o real tema do livro, a história ficou bem interessante!

Quais atitudes podemos ter para atingir os nossos sonhos? Há pessoas que são capazes de qualquer coisa! Se aproveitar de alguém, manipular ou dar rasteiras. Enfim, são narcisistas que só conseguem enxergar o seu bem-estar.

Assim é Maurice Swift. Suas atitudes nos envolvem de tal maneira que deixa o leitor na curiosidade de saber qual resultado ele irá atingir e como será o desenrolar de tudo.

Basicamente, a história é sobre Maurice, que sonha em ser um grande escritor (grannnde mesmo, do tipo mega premiado!), mas o pequeno detalhe é que ele possui zero criatividade para tal. No entanto, ele sabe aproveitar cada oportunidade de encontrar um bom enredo, independentemente de sua origem.

Esse livro eu recebi do Clube de Leitura da TAG. Acho que o personagem principal, junto com suas vítimas, serão marcantes para mim. Leitura que vale a pena!

Bella Ci 01/12/2023

No inicio achei q nao ia gostar muito. Depois me surpreendi com o quanto comecei a ficar interessada, especialmente quando entrou o gore e depois a edith. Eu acertei parte do plot, que foi de fato previsivel, mas o autor me pegou ali no meio do livro e me deixou de queixo caído. Senti tanto odio do protagonista que tive q deixar o livro de lado por um tempo. Acho que o que mais senti falta foi alguem pegar ele na porrada mesmo. As vezes tudo que o leitor quer é ver um narcisista psicopata levando uma surra. Mas enfim, quando achei que a historia ia deslanchar e terminar em uma crescente senti que o ritmo deu uma morrida e se encaminhou para um final previsivel e ok. A pior parte com ctza. Nao odiei, longe disso. É um bom livro e valeu a leitura. Sinto que talvez ele cresça em mim com o tempo, pois alguns (poucos, bem poucos) personagens realmente me fizeram pensar bastante, mas veremos. Talvez ele so caia no esquecimento e eu só lembre que o prota é um pau 🤬 #$%!& .

Joao.Marley 26/11/2023

John Boyne realmente sabe o que faz.
Ele conseguiu escrever bem a história de um narcisista. Não é o melhor livro de John Boyne mas é um bom livro com toda a certeza.

lav 01/11/2023

A escrita é excelente, a leitura é fluida, contudo, o enredo não surpreende.
O livro é narrado por pessoas diferentes, em períodos diferentes, dessa forma, algumas partes dos livros são mais interessantes do que outras, entretanto, é um livro morno e mediano.

Fernanda631 29/08/2023

Uma escada para o céu
Uma escada para o céu (Tag Inéditos) foi escrito por John Boyne.
“Uma escada para o céu” é um livro que fala sobre ambição e este é o principal traço do caráter de Maurice Swift, um jovem cujos maiores desejos consistem em construir uma carreira literária e ter um filho. Para alcançar seus objetivos, Maurice vai se utilizar dos seus belos olhos e de seu corpo, de sua fala mansa e de seu poder de manipular o outro oferecendo o que tem ao seu dispor, assim como uma droga, ele tem o poder de tornar as pessoas dependentes.
Dessa forma, ele vai circular em meio aos influentes e talentosos, tentando encontrar a única coisa que lhe falta para alcançar o seu objetivo de construir uma carreira literária, o talento para escrever uma história memorável. Ainda jovem, trabalhando como garçom em um hotel, Maurice teve a sua primeira oportunidade de adentrar no mundo dos escritores, essa oportunidade veio na forma do premiado escritor Erich Ackermann.
Dessa forma, ele vai circular em meio aos influentes e talentosos, tentando encontrar a única coisa que lhe falta para alcançar o seu objetivo de construir uma carreira literária…o talento para escrever uma história memorável. Ainda jovem, trabalhando como garçom em um hotel, Maurice teve a sua primeira oportunidade de adentrar no mundo dos escritores, essa oportunidade veio na forma do premiado escritor Erich Ackermann.
Quando conheceu Maurice, Erich estava iniciando a turnê de divulgação de seu mais recente e premiado romance “Pavor”. As obras de Erich sempre tiveram a solidão como uma temática recorrente, tema que reflete muito bem o que sua vida se tornou após um fato terrível que aconteceu em sua adolescência em Berlim durante a ascensão nazista da década de 1940.
Maurice Swift é obcecado pelo sucesso. Sendo um aspirante a escritor, ele sabe que tem talento para a escrita, só que infelizmente lhe falta criatividade. E então quando estava trabalhando de garçom em um hotel, seu caminho acabou cruzando com o do escritor Erick e essa seria sua chance e ele sabia disso e como iria aproveita-la.
Imediatamente atraído pela beleza de Maurice e pelas suas armadilhas, o escritor se vê incapaz de deixar com que o garçom escape e, diante do conhecimento de que Maurice sonha em ser autor, ganha pouco no serviço atual e é um grande admirador de sua obra, Erich oferece ao garoto um cargo de assistente, cargo que consiste em organizar sua agenda e fazer companhia durante as viagens da turnê de lançamento de “Pavor”.
Maurice obviamente aceita a proposta de trabalho, se excita pelo fato de poder enviar pequenos contos para que o famoso Erich Ackermann leia e lhe dê suas impressões, a oportunidade de conhecer diversos outros autores, rotina de escrita e o mundo que sonha adentrar, esses poderiam ser motivos de gratidão eterna para com Erich, mas o autor torna-se apenas um primeiro degrau em sua escalada para seus objetivos. E com essa aproximação totalmente fortuita, ele acaba descobrindo alguns segredos que são inspiração que faltava para que a sua obra.
Com sua ambição sem limites e sua total falta de escrúpulos, de degrau em degrau, Maurice vai chegando mais próximo aos seus sonhos, deixando para trás uma série de vítimas de suas armadilhas. Assim, carreiras e reputações são destruídas, corações partidos e vidas finalizadas, no sentido mais cruel que você possa cogitar.
Alcançando o estrelato que sempre sonhou, ele acha que agora conseguirá viver sempre assim. Só que a sede por poder não diminui agora que alcançou o estrelado e por isso esse pseudoescritor será capaz de fazer qualquer coisa para continuar no auge.
Maurice apesar de detestável, o personagem é também intrigante. Após o primeiro golpe, é inevitável sentir curiosidade sobre até onde ele estaria disposto a ir, eu só posso dizer que Maurice vai longe demais. Erich por exemplo é um homem que tem o amor associado à tragédia, por isso sempre escreve sobre solidão, ele me entristece por ser uma pessoa tão carente de afeto, tão desejoso por ser amado que acaba aceitando qualquer migalha como se fosse um banquete. Dash é um sem vergonha, um safado mal caráter que, ao provar do seu próprio veneno, entra em um vórtice muito exagerado de dependência, autocomiseração e punição. Já Edith é uma mulher extremamente fascinante e poderosa, que peca apenas na ingenuidade e por confiar demais nas pessoas.
A obra é ambientada em diversos momentos da história e transita entre a Europa e a América do Norte, várias das locações, obras e até mesmo personagens citados na obra realmente existem ou existiram, como é o caso do pub The Crown, a obra “A Cidade e o Pilar” e o incrível romancista, dramaturgo e ativista político norte-americano Gore Vidal, que aparece na melhor parte do livro, com toda a sua perspicácia e experiência ele reconhece a podridão por baixo da casca bonita de Maurice e tenta alertar o amigo Dash Hardy sobre o problema no qual ele está se metendo.