Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Carla.Cerqueira 06/11/2020

Esperava mais
Esperava mais por ser escrito pelo mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado. A história de perdeu e no final, quando a personagem tem a chance de um final descente, o autor consegue estragar mais o livro...

Luan 23/12/2021

Como eu já disse, normalmente John Boyne dificilmente decepciona. E assim foi em Uma escada para o Céu, uma das suas obras mais recentes. Nela, autor não chega a entregar a história mais original, mas consegue imprimir um desenvolvimento crível e único ao tema abordado. Falando sobre ambição, Boyne aborda um assunto já visto na literatura e na dramaturgia, mas o fez como poucos.

Uma escada para o céu conta a história de Maurice Swift, um aspirante a escritor que, para conseguir o que quer e chegar ao sucesso, não poupa nada e ninguém. Ele é uma pessoa de índole bastante duvidosa, que usa o charme, a beleza e a comunicação para subir degraus que o levem à glória da profissão dos sonhos.

O livro é contado em três etapas diferentes. Primeiramente a partir da perspectiva de um escritor experiente sobre sua relação com Maurice. Na sequência, sob a perspectiva de uma mulher na vida do protagonista, mas narrado em segunda pessoa. E, por fim, em primeira pessoa, pelo próprio Maurice. Há no meio disso ainda interlúdios que dão mais riqueza à obra.

O formato intercalado de narrativas contribuiu bastante para possibilizar uma experiência ainda melhor na leitura da obra. Além disso, a escrita única do autor, que já é conhecido por esta peculiaridade, além dos ótimos diálogos, e da construção de personagens repletos de camadas, contribuíram para que a leitura não fosse apenas muito prazerosa, mas também rápida e fluída.

Confesso que, dos livros adultos mais recentes que li, este foi um dos mais demorados a se conectar a mim (O Palácio de Inverno, As fúrias invisíveis do coração e Uma história de solidão me conquistaram de cara). Apesar de reconhecer a qualidade da história desde o início, ainda não tinha sido arrebatado como os outros livros.

Mas chegando ao fim, isso mudou. E se tornou praticamente impossível não dar um reconhecimento perto topo para a obra. As cinco estrelas são mais que merecidas. O autor conseguiu desenvolver de forma única a história, sempre sabendo para onde iria levar a história, surpreendendo o leitor com diversos acontecimentos, até um desfecho que não poderia ser diferente.

Victor 01/03/2020

"Gostei bastante. Foi minha primeira experiência dom a TAG e fiquei feliz de ter me aventurado. Apesar de não achar esse o melhor livro do autor a história e bem envolvente e a escrita, como sempre, fantástica!

Wonderland of Books 13/02/2020

AMEI
GENTE DE DEUS QUE HOMEN DO INFERNO.

Felipe 13/02/2020

Tag inéditos

Tamiris Durigan 23/07/2022

Melhor do que a subida só mesmo assistir à queda.
O livro certamente consegue atingir seu objetivo aqui mas ainda assim o final me deixa REVOLTADA. Queria muito que Maurice se FERRASSE PROFUNDAMENTE mas entendo completamente que na vida real isso nem sempre acontece do jeito satisfatório que eu gostaria de ver. E essa é uma história com personagens muito reais.

Fiquei curiosa do início ao fim para saber onde as atitudes do protagonista iam levar ele e isso me tirou duma ressaca, engoli o livro. A escrita do John Boyne é muito fluida.

No entanto, a segunda parte perde um pouco o tempo de narrativa. Não entendi muito de que plano a narradora estava falando, eu achei no início dela que fossem cartas, mas ficou claro que não era. O fim para essa parte foi de uma frustração, a personagem realmente foi muito burra para não enxergar o barraco que ela devia ter feito ANTES de uma ameaça. Isso fica tão óbvio que para mim não encaixou, minha avaliação diminuiu por isso.

O final, como o paralelo entre o filho e o estudante me deixou gargalhando com o uso de frases iguais ao do começo, o que mostra a reviravolta de caso. Fiquei alegre demais quando percebi o que ia acontecer e aplaudi.

Deisy.Trampusch 23/02/2020

Maravilhoso!
Simplesmente amei a obra. Principalmente as dicas para se tornar um escritor. Confesso que comecei a ler outros livros de maneira diferente e até analisar minha vida com uma nova perspectiva. Me deu até vontade de escrever um livro!!

Joao.Marley 26/11/2023

John Boyne realmente sabe o que faz.
Ele conseguiu escrever bem a história de um narcisista. Não é o melhor livro de John Boyne mas é um bom livro com toda a certeza.

Rita.Lobao 23/02/2020

Torcendo contra
Só digo uma coisa: queria ter tirado a escada antes do personagem chegar ao céu.
O leitor, com certeza, vai desenvolver uma antipatia gigante pelo personagem central.
Riva 23/02/2020minha estante
A mais pura verdade!!!!!

bruna.diska 16/12/2020

Uma escada para o céu
Foi um livro bem complicado de finalizar, quase desisti. Não que a história seja ruim, tanto é que a maioria das opiniões sobre ele são bem positivas. Mas a verdade é que eu não me identifiquei com a trama em si, e muito menos com o personagem Maurice e sua personalidade e índole questionável. Desde o início o livro não me prendeu, pra mim, foi uma leitura maçante, que só despertou meu interesse na última parte, quando começa enfim o desfecho final de Maurice, com certeza associo isso ao “ranço” desse personagem, que é cruel e invejoso. Entendo que essa talvez tenha sido a proposta do livro, trazer uma historia com um personagem principal diferente, mais cruel que esta disposto a tudo para conseguir o quer, e não se pode negar que cumpriu muito bem esse papel, a trama e os personagens são bem construídos, e a escrita do autor, excelente.

site: https://www.instagram.com/bru.leituras/?hl=pt-br

Hed 31/12/2020

Bom, porém...
Um sonho de ser escritor em uma pessoa sem caráter.
Resumo melhor não há.
A história é muito bem escrita, te deixa com ranço do protagonista (Maurice) desde as primeiras páginas, mas é ao mesmo tempo, algo interessante a se pensar... Até onde o ser humano pode ir para defender um sonho?

Anelise Silva da Rosa 02/03/2020

Tenho amor pelo autor e pavor do protagonista kkkkk

mai 03/03/2020

Um livro que tira definitivamente sua paz de espírito.

Alan (@coracaodeleitor) 03/03/2020

Um vilão instigante
Resenha do ig @coracaodeleitor

Hoje iremos conversar sobre o livro de dezembro do clube de assinaturas @taglivros que é do mesmo autor de "O menino do pijama listrado", Jhon Boyne.

Para começar, logo de cara eu preciso elogiar a escrita dele que é maravilhosa. Mas vamos á premissa.

Nesse livro vemos a jornada do Anti-herói Maurice, que sonha em ser um escritor prestigiado e premiado. Porém lhe falta o principal: Imaginação e inspiração.

A partir daí ele vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para alcançar seus objetivos, é um completo psicopata sem escrúpulo algum.

Se aproveita de velhos escritores sugando tudo que eles tem na oferecer, até se casa com uma jovem escritora buscando alavancar sua carreira ainda mais.

Posso dizer que você vai odiar o Maurice bem antes da metade do livro, e isso prova o quanto esse livro é bem escrito.

Quando você pensa que ele não pode ir mais longe, ele vai e você vai se ver preso em querer saber a jornada desse homem tão odioso.

O mais incrível dessa história é que apesar de ser bem linear ela toma um rumo completamente diferente do que eu esperava.

Enfim, adorei e super recomendo.