Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

jessyhehe 25/01/2020

A história narra sobre o suposto escritor que faz de tudo para publicar seus livros , ganhar prêmios e ainda ser famoso. O livro é excelente, a escrita muito boa, o enredo bem construído. Apesar de ter odiado o personagem principal, não significa que desmereço o livro, pelo contrário, torna o livro mais marcante na vivência. Único ponto negativo que encontrei foi que ele é previsível em maior parte, no entanto, isso não é um problema para mim.

Rodolfo Baldassi 28/08/2020

Esse livro é de longe a melhor coisa que já li!
Apesar de curto não é um livro rápido. Ele é bem denso e angustiante. Eu amei do começo ao fim, mas me senti diversas vezes extremamente mal com as atitudes e acontecimentos do livro, principalmente a ganância e maldade do ser humano.

Eu indico esse livro para todo mundo que gosta de um bom livro com uma
História e uma escrita Espetacular

Manu Zavi 13/11/2022

Um dos melhores enredos deste ano!!
Eu que sou metida a escritora, fico abismada quando me deparo com enredos como este: absolutamente inéditos e únicos (é a mesma coisa? Kkkkkk entendedores entenderão :D) No viés criativo, um livro perfeitamente dividido, fluindo com histórias aprisionantes e contadas de maneira magistral. Como leitura, fascinante! Não sei explicar o quanto me apeguei ao Maurice, esse anti-heroi ao qual odeio e entendo com a mesma intensidade. Enfim, marquei bastante esse livro??

José Carlos 26/03/2022

Personagem marcante!
Maurice Swift entrou para minha lista de personagens que serão difíceis de esquecer! Inescrupuloso ao extremo! Com certeza existem muitos Maurices por aí! Me surpreende este livro não ser tão comentado!

leituraadois 23/01/2021

Nem tudo o que reluz é ouro
Esta história é particularmente especial para os amantes da literatura, uma vez que explora os bastidores do cenário editorial e o processo de escrita de livros, propondo um debate sobre apropriação de ideias. "De onde surgem suas ideias para a escrita?". Maurice Swift detesta responder a essa pergunta, já que as ideias são roubadas de outros escritores.

Maurice deseja ser um escritor famoso, mas, embora tenha talento para a escrita, não tem criatividade para dar vida a suas próprias histórias. Compelido pelo desejo de não ser esquecido após a morte, Maurice usa e abusa de sua beleza física e caráter manipulador para escalar a carreira que tanto almeja.

Sua primeira vítima – Erich Ackermann –, movida pelo desejo sexual, conta a Maurice um segredo sombrio sobre seu passado na Alemanha nazista, que dará vida ao seu primeiro romance, Dois alemães. Mas esse é o só o começo dessa história angustiante.

Dividido em três grandes partes, o enredo se desenvolve entre três narradores diferentes, sendo Maurice o último narrador – o que me pareceu uma estratégia de Boyne para não abandonarmos o livro por conta do ranço causado pelo protagonista intragável e sem escrúpulos, que se revela um sociopata.

A leitura começou arrastada. Mas, a certa altura, a curiosidade para saber quais seriam os próximos acontecimentos tomou conta do meu ser, me fazendo devorar o livro. É um livro muito bem escrito e com uma trama muito bem encadeada.

John Boyne não merece ser lembrado unicamente pelo sucesso do best-seller O menino do pijama listrado, tendo produzido uma estrutura narrativa tão original em Uma escada para o céu. Segundo ele, a inspiração desse livro deriva de seus anos de experiência no mercado editorial, portanto, não se pode tratar esta história como pura ficção – quis Boyne relatar que os escritores não medem consequências para atingir seus objetivos?

Temas predominantes: ambição; poder. sociopatia; mercado editorial; processo de escrita; aparências.

Destaque: O livro é cheio de referências a autores reais.

Lido pela Bianca.

site: https://www.instagram.com/leitura.a2/?hl=pt-br

Uiny 17/07/2020

Quando recebi esse livro da @taglivros adorei, pois apesar do autor ser conhecido ainda não havia tido a oportunidade de ler nenhuma obra dele. O que dizer começando pelo Maurice Swift?

Um personagem de personalidade forte, um sociopata talvez, ou apenas um ser humano com defeitos demais. Devo confessar que até o final da primeira parte ainda nutria uma certa simpatia por ele, chegando até construir defesas como: “Ah, mas o que ele fez com o Erick foi aconselhado pelo próprio quando disse ‘encontre uma história e conte’ ... ‘faça alguém te contar os segredos’.

Mas na segunda parte as atitudes de Maurice atingem um nível de crueldade que não é possível continuar defendendo. O livro ganha um novo ritmo, pois apesar de já sabermos o que ele faria (uma pausa para confissão: em alguns momentos da primeira parte isso meio que desmotiva, pois todos os passos do protagonista são previsíveis), não tínhamos ideia de como seria.

A parte três foi a que li com mais ânsia de cada página. Foi a única parte que pudemos escutar a versão do Maurice, já que as duas partes anteriores eram narradas por suas “vítimas”. É como se déssemos a chance para ele se explicar, se redimir...mas, o que encontramos é um homem pior ainda, contando aspectos que destroem mais a visão que já tínhamos dele.

O final apesar de ser inesperado reflete a justiça que vemos no mundo o tempo todo, o que traz mais uma vez o livro para sua realidade e te faz questionar quantos Maurices conheceu ao longo da vida.

Uma leitura fantástica e muito recomendada!

Erica 04/06/2021

Excelente
Um livro muito bem escrito. O protagonista é um personagem complexo e detestável, alguns momentos do livro fiquei com tanta ódio.
Recomendo muito.
Gabs.bomfin 27/12/2021minha estante
vc disse que é excelente, mas marcou 0 estrelas kkk

Hamilton* 06/07/2021

Posso começar dizendo que é impossível não odiar o protagonista, ele é um dos seres mais horríveis, sem empatia e principalmente o mais ambicioso que eu me lembro. E o pior é que é incrivelmente humano e possível. Agora sobre o livro, ele é fantástico, uma escrita tão fluída é bonita e boa. Com certeza quero ler mais do autor. Á e o livro me causou um mix gigante de emoções, e uma que eu vou lembrar especialmente, é o PRAZER ao fim do livro, mas não posso falar o porque.

Dora 25/08/2021

[*****]
Esse livro? esse livro é a melhor retratação de gente canalha que eu já vi na vida.

É impressionante o que o autor faz aqui. Maurice Swift é um filho da mãe, canalha desprezível do início ao fim, e ainda assim você fica preso no livro pra saber qual a próxima filhadaputisse que ele vai aprontar.

A raiva que eu passei com esse livro não tem como ser descrita. Amei, 5 estrelas e favoritado.

Juliana.Quadros 03/01/2021

Esses dias eu vi alguém falando que a relação das pessoas com esse livro é sempre ou de amor ou de ódio. Mas eu nem amei nem odiei, haha.

O autor é o mesmo do livro “O menino do pijama listrado”, no entanto a história desse livro quase em nada se assemelha ao outro. A não ser pela Segunda Guerra Mundial, que tem um pouco de espaço nesse livro.

O livro tem início pela perspectiva do escritor Erick Ackermann. Ele veio à Berlim para um evento de seu livro, Pavor, o qual lhe rendeu o prêmio The Prize.
Durante sua estada na cidade, se encanta com um jovem garçom em um bar, Maurice Swift.

Eles saem juntos, Maurice se apresenta como um grande admirador de Erick e também um aspirante a escritor. Erick se dispõe a lhe ajudar avaliando seus textos e também o convida para participar de algumas viagens para os eventos de seu livro com ele.

À cada destino, Ackermann passa a revelar detalhes de sua vida e seu passado a Maurice, que ora se apresenta interessado nessa aproximação, ora se mostra irritado com ela.

Maurice revela ser um grande dominador da técnica da escrita... mas o que lhe falta para ser um escritor é criatividade. Ele possui um enorme bloqueio ao pensar na história e no seu desenrolar.

Após algumas sucessões de acontecimentos, passamos a observar as inescrupulosas ações de Maurice para alcançar a fama. Não existe remorso nas suas atitudes.

A história se divide em 3 partes. Vemos nelas alguns estágios da vida de Maurice, que prefiro não revelar para não estragar as experiências de vocês.

O final surpreende, mas achei que a leitura alternava entre o brilhantismo e o maçante. O que achei mais difícil nesse livro foi me conectar com esse personagem central, que não cativa nem pelo amor, nem pela compaixão e nem pelo ódio.

Bia 22/08/2022

O livro conta a história do ambicioso, porém ordinário, Maurice. Mesmo sem talento, ele está determinado a se tornar o romancista mais importante de sua geração, e ele não tem escrúpulos: fará de tudo, fará qualquer coisa para alcançar o seu objetivo. Charmoso, jovem e muito bonito, ele está disposto a seduzir e enganar, se atrelar a escritores mais talentosos e influentes e usá-los (e depois descartá-los) para chegar aonde deseja.

O problema é que Maurice e sua história não despertam simpatia alguma. Pelo contrário. Tanto o personagem quanto sua história são enfadonhos, e dão vontade de revirar os olhos eternamente. Ele não é um charmoso anti-herói, daqueles por quem é impossível não torcer: ele é apenas chato pra caramba, e eu desejei que ele se ferrasse do início ao fim.

A obra não é ruim, mas também não é boa, e eu não perderia meu tempo com uma releitura (e talvez nem com uma primeira leitura, se já não a tivesse feito). A verdade é que eu teria abandonado no meio se não estivesse tão a fim de saber o que aconteceria, e torcendo tão avidamente pela desgraça de Maurice. Mas confesso que não valeu a pena. Eu esperava mais de John Boyne: se não qualquer outra coisa, personagens marcantes que provocassem alguém encantamento, alguma empatia. Definitivamente não é o caso de Maurice Swift.

Bruna.Silva 07/07/2020

Resenha uma escada para o céu
Se eu pudesse resumir em uma palavra os personagens desse livro seria ÓDIO, mas veja bem eu odiei os personagens mas gostei muito do livro, justamente por me fazer odiar os personagens foi que esse livro merece o meu respeito. Dê uma olhadinha no meu blog, não contem spoiler

site: https://lernosfazviajar.blogspot.com/2020/05/resenha-de-uma-escada-para-o-ceu.html
thagfs 07/07/2020minha estante
Ahahahaha sim!! Como é possível, né? Acho que foi a primeira vez que eu realmente entendi sobre o anti-herói

Leo 12/04/2020

Me surpreendi e recomendo
Já tinha visto gente falar que esse livro era chato, difícil de ler - e por isso enrolei pra começar ele. Só que, pra mim, foi bem o oposto. Achei que a leitura fluiu super bem e a história é maravilhosa.

Quem já leu John Boyne sabe que Segunda Guerra é recorrente nos livros dele, e esse não fica de fora, mesmo que esse não seja o tema central. E, além disso, tratou de outros assuntos de forma tão simples e como deve ser tratada.

Maurice é um personagem ótimo e terrível. Cada página falando sobre o personagem é uma surpresa. Cada parte do livro também. O final, apesar de tudo, também é surpreendente.

Talvez tenha sido uma das melhores leituras do meu ano até agora. Recomendo.

Thais.Moreira 19/08/2020

A que ponto pode chegar a luta pelo sucesso ?
Um livro muito surpreendente, que mostra que a ganância pode ser uma escolha muito amarga, que não traz felicidade.

Camila 28/06/2020

Uma leitura super fluida , gostei muito da escrita do autor. É um livro muito interessante do modo como é mostrado a faceta mundo editorial dos livros e a concorrência que percola entre os escritores, cheio de ironia e mostrado explicitamente o extremo que pessoas podem fazer para alcançar o sucesso almejado.