Uma escada para o céu

Uma escada para o céu John Boyne

Resenhas - Uma Escada para o Céu

Uiny 17/07/2020

Quando recebi esse livro da @taglivros adorei, pois apesar do autor ser conhecido ainda não havia tido a oportunidade de ler nenhuma obra dele. O que dizer começando pelo Maurice Swift?

Um personagem de personalidade forte, um sociopata talvez, ou apenas um ser humano com defeitos demais. Devo confessar que até o final da primeira parte ainda nutria uma certa simpatia por ele, chegando até construir defesas como: “Ah, mas o que ele fez com o Erick foi aconselhado pelo próprio quando disse ‘encontre uma história e conte’ ... ‘faça alguém te contar os segredos’.

Mas na segunda parte as atitudes de Maurice atingem um nível de crueldade que não é possível continuar defendendo. O livro ganha um novo ritmo, pois apesar de já sabermos o que ele faria (uma pausa para confissão: em alguns momentos da primeira parte isso meio que desmotiva, pois todos os passos do protagonista são previsíveis), não tínhamos ideia de como seria.

A parte três foi a que li com mais ânsia de cada página. Foi a única parte que pudemos escutar a versão do Maurice, já que as duas partes anteriores eram narradas por suas “vítimas”. É como se déssemos a chance para ele se explicar, se redimir...mas, o que encontramos é um homem pior ainda, contando aspectos que destroem mais a visão que já tínhamos dele.

O final apesar de ser inesperado reflete a justiça que vemos no mundo o tempo todo, o que traz mais uma vez o livro para sua realidade e te faz questionar quantos Maurices conheceu ao longo da vida.

Uma leitura fantástica e muito recomendada!

Pedro 17/07/2020

Impactante
Fiquei preso e muito impactado com a força da narrativa desse livro, e também com o caráter do personagem principal. Incrível a capacidade do John Boyne em escrever diferentes gêneros tão bem.

Eu amei e recomendo!

Maria 18/07/2020

Escrúpulos!? Nunca nem vi..
John Boyne me arrancou violentamente da minha zona de conforto com essa leitura. Comecei sem saber exatamente o que esperar e fiquei bastante surpresa com o desenrolar da história. Com uma linguagem formal, mas de fácil compreensão, conhecemos a trajetória de vida e o caráter duvidoso do nosso protagonista. Alguém que desde o início sabia o que queria e não hesitou em fazer o que fosse necessário (não se importando com mais ninguém alem de si mesmo), para conseguir. Com um final surpreendente que, reafirma as intenções e atitudes do protagonista apresentadas ao longo do livro, certamente é uma história para amar ou odiar. E eu amei.

Neiva 21/07/2020

Sinceramente... O ser humano é podre! A escrita do John Boyne te prende muito porém na minha humilde opinião, e com altas cargas de ódio, merecia um final diferente.
Maurice eu queria te pegar na porrada desgraçado.

Francesco.Calderan 29/07/2020

Realmente estiu muito arrependido de não ter lido no dia em que recebi este livro, mas muito feliz por ter tido a chance de ler essa história incrível, maravilhosa.

Tati Vizú 04/08/2020

Interessante
Apesar da personalidade rasa do personagem, gostei da narrativa e principalmente das descrições dos locais no livro.

Lisi 09/08/2020

O livro é surpreendente em vários aspectos. Claro que o enredo principal a gente já sabe só de ler a sinopse, mas as coisas vão se desenrolando de uma maneira que te prende tanto que é basicamente impossível largar a leitura.

De fato nos faz pensar sobre as ambições e ganancias das pessoas e até que ponto estão dispostas a ir para chegarem ao topo.

A leitura e fácil e fluida, vale muito a pena!!

Tawana 15/08/2020

Vale tudo para se chegar onde quer
Um livro inquietante quanto a ganância do ser humano para se chegar onde quer, valendo todos os sacrifícios.

Ni 17/08/2020

Jamais compraria esse livro, mas foi uma surpresa agradável.
Uma leitura que me surpreendeu pelos personagens.

Thais.Moreira 19/08/2020

A que ponto pode chegar a luta pelo sucesso ?
Um livro muito surpreendente, que mostra que a ganância pode ser uma escolha muito amarga, que não traz felicidade.

MJ 21/08/2020

Bom livro, que nos faz refletir sobre até onde o ser humano é capaz de ir para obter ?sucesso?.
Muito interessante. Recomendo.

deiadietrich 22/08/2020

Raiva desse garoto
Um livro pra você ficar com muita raiva do garoto. Ele passa por cima de qualquer um, não importa quem seja. Ele só quer saber dele. É legal a leitura, mas se prepare pra ficar com raiva dele.

Vih 24/08/2020

Um livro surpreendente.!
Me surpreendeu do começo ao fim, muito bem escrito, esse livro não me cansou em momento algum... Fora a experiência de ver... até onde uma pessoa é capaz de ir em busca de sucesso e reconhecimento.!